Buscar artigo ou registro:

 

 

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Marcielly Dayane Silva Santos Pavoski

 

RESUMO

Este artigo traz a importância da tecnologia e seus impactos, nos dias atuais, seus benefícios na educação, sendo usado como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, para ministração das aulas e pesquisa. Diante deste cenário surge a necessidade de mudança nas escolas, um novo olhar para o mundo das tecnologias rompendo com velhos paradigmas educacionais. O ensino tem sido trabalhado nas escolas, de forma repetitiva, transferência de informação, que são usados como métodos para as aulas ministradas, ensino tradicional. Na sociedade em que vivemos o uso da tecnologia tem sido cada vez maior, notório que as pessoas não ficam sem as tics. Estão sempre conectadas, e as escolas não podem ficar de fora, usando as tecnologias, meios de comunicação, a favor da educação, acompanhando os avanços tecnológicos. Nesse sentido, a evolução e o desenvolvimento das tecnologias, no processo de ensino e aprendizagem devem ser trabalhados, pelos professores, para que, suas aulas sejam inovadoras, dinâmicas e interativas através das tecnologias, caminhando juntos aos avanços futuros desta nova era. Para a realização deste artigo, foram feitas pesquisas bibliográficas, numa análise qualitativa dos principais conceitos, pertinentes ao objetivo de estudo, pesquisas de artigos relacionados à temática nas plataformas virtuais e google acadêmico.

 

Palavras-chaves: Evolução da tecnologia. Tecnologia na escola. Mudanças na Educação.

 

ABSTRACT

This article brings the importance of technology and its impacts, nowadays, its benefits in education, being used as a tool in the teaching and learning process, for teaching classes and research. Given this scenario, there is a need for change in schools, a new look at the world of technologies, breaking with old educational paradigms. Teaching has been worked in schools, repetitively, transfer of information, which are used as methods for taught classes, traditional teaching. In the society we live in the use of technology has been increasing, it is clear that people are not without tics. They are always connected, and schools cannot be left out, using technologies, means of communication, in favor of education, keeping up with technological advances. In this sense, the evolution and development of technologies, in the teaching and learning process, must be worked by teachers, so that their classes are innovative, dynamic and interactive through technologies, walking together to the future advances of this new era. To carry out this article, bibliographical research was carried out, in a qualitative analysis of the main concepts, relevant to the objective of the study, research of articles related to the theme on virtual platforms and academic google.

 

Keywords: Evolution of technology. Technology at school. Changes in Education.

 

Introdução

 

A tecnologia, em suas diversas formas, traz a curiosidade do novo, contribui na busca do conhecimento, na comunicação, entretenimento e agilidade.

As questões que nortearam o trabalho foram:

Quais os desafios, de inserir o uso das tecnologias nas escolas?

Como o professor pode desenvolver suas aulas usando a tecnologia?

As tecnologias fazem parte da trajetória da história do homem, foram criadas para diversas utilidades, que o auxiliavam no cotidiano, ajudando na sobrevivência, na caça, alimentação e na segurança.

 

Inicialmente, eram utilizados elementos pré existentes na natureza tais como galhos, ossos, pedras e outros. O homem semeou fundamentos para o processo de desenvolvimento da humanidade, o que resultou nas modernas tecnologias. (Suzuki; Rampazzo 2013.p1)

 

A palavra Tecnologia significa: teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnica, processos e métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínio da atividade humana. (Dicionário)

As tecnologias primitivas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita entre outras ferramentas. Mais foi a partir do século XX, destacaram-se as Tecnologias de informação (TIC)´´ pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum, são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem) `` (Infoescola 2006-2021).

A história da tecnologia na educação começou nos Estados Unidos a partir da década de 1940 sendo utilizadas para formar especialistas militares durante a 2º Guerra Mundial, para alcançar o objetivo, foi desenvolvido cursos com auxílio de ferramentas audiovisuais.

Em 1946, foi que a tecnologia surgiu como matéria no currículo escolar, em estudos de educação audiovisual da Universidade Indiana. No decorrer da década de 1950, a psicologia de aprendizagem tornou-se campo de estudo curricular da tecnologia educacional, através desses estudos novos paradigmas aconteceram e influenciaram o desenvolvimento da tecnologia educacional como disciplina dos currículos pedagógicos.

Na década de 1970, aconteceu o marco inicial do desenvolvimento da informática com o emprego de computadores utilizados para fins educativos. Com o passar dos anos, aconteceram muitos avanços na tecnologia, em vários meios industriais, e nos meios de informação e comunicação (Tics), também ganharam grande espaço na sociedade, tanto na área profissional quanto educacional.

Essas mudanças estão contribuindo para a criação de novos modos de interagir, de produzir, de ser, auxiliando na constituição do que tem sido denominado por alguns autores como cultura digital (Lévy, 1999; Gere, 2008).

As tecnologias se tornaram parte da vida das pessoas como se fosse um membro do corpo, no qual estão sempre ligados, através da televisão, celular, tablet ou computadores, usando sempre algum objeto tecnológico, do qual muitos ficam na dependência desses aparelhos.

 

Desenvolvimento

 

Neste século XXI, chegada da nova era muita coisa mudou, a maneira como a sociedade se comunica, as informações, notícias, tudo está ao dispor da sociedade e a educação escolar também está inserida neste contexto atual, através de documentos, como a BNCC, que é um documento de caráter normativo que define o conjunto, orgânico e pogressivo das aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

A tecnologia está entre as 10 das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular que são:

 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. (BNCC, p.10).

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BNCC, p.10).

 

O professor tem a responsabilidade de fazer com que essas competências se tornem concretas em suas aulas, ensinando os alunos conforme as orientações deste documento, para isso, é necessário que o educando esteja preparado, saiba utilizar as tecnologias, os computadores, tablets, entre outros aparelhos,por meio de cursos, buscando sempre conhecimento.

Segundo Sancho (2006, p.17), ´´torna-se difícil a influência das tecnologias da informação e comunicação na configuração do mundo atual, mesmo que esta nem sempre seja positiva para todos os indivíduos e grupos``.

O autor coloca um olhar crítico ao falar que, a (tic), nem sempre favorece todos de forma positiva, pois alguns ainda não tem o privilégio de ter, usufruir estes aparelhos, pela falta de dinheiro, serem famílias carentes, sem condições de manter um plano de internet e a localidade onde moram é de difícil acesso a internet, como se afirmou:

 

As tecnologias da informação e comunicação não são neutras. Estão sendo desenvolvidas e utilizadas em um mundo cheio de valores e interesse que não favorecem toda a população. Além de considerar o grande número de pessoas, sem acesso às aplicações das Tic em um futuro próximo deve se lembrar que os processos gerados pela combinação dessas tecnologias e das práticas políticas e econômicas dominantes nem sempre é positivo para os indivíduos e a sociedade (SANCHO et, al.,2006)

 

Nem todos são favorecidos e algumas escolas, também estão nesta situação, falta de computadores que supram a necessidade, dos alunos e professores, que precisam destes aparelhos, para estudar, pesquisar, sendo muitas escolas da rede pública de ensino como mostra a pesquisa do IBGE:

 

Em uma pesquisa realizada em 2019, mostra que, cerca de 4,3 milhões de estudantes em todo o país não tinham acesso à internet, seja por razões econômicas ou indisponibilidade do serviço na área em que vivem. Deste total, 4,1 milhões são alunos da rede pública. Os dados são da Pesquisa Nacional por amostras de Domicílios (Pnad), as informações foram divulgadas no dia 14 de março de 2021.

 

Podemos ver que há um grande desfavorecimento na rede pública, para Moran, uma escola desconectada é uma escola atrasada, pode se dizer que as redes de ensino público estão incompletas, de acordo com os dados que vimos:

 

Escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas). Alunos sem acesso contínuo às redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual: do acesso à informação variada e disponível on-line, da pesquisa rápida em bases de dados, bibliotecas digitais, portais educacionais. (Moran, 2007, pág. 9)

 

O autor ressalta a importância da tecnologia na educação.

É importante humanizar as tecnologias : são meios, caminhos para facilitar o processo de aprendizagem. É importante também inserir as tecnologias nos valores, na comunicação afetiva, na flexibilização do espaço e tempo do ensino de aprendizagem. (Moran,2007,pág.38).

O ensino mudou os alunos têm a liberdade de falar sua opinião, hoje os professores são os que orientam os alunos, buscando formas diversificadas para melhor ensinar e que, eles venham por si próprios fazer, seus questionamentos, resolver problemas, tudo isso tem o objetivo de prepará los para o futuro, como a tecnologia de informação tic, tem todas as informações que podemos imaginar, e pensar, os alunos tem tudo isso em suas mãos através do celular entre outros aparelhos digitais, porém a maioria, não sabem usar corretamente o seu aparelho, ficando na dependência deles, por exemplo: os jogos, redes sociais, entre outros.

Para Valente (2018), pode-se dizer que a sala de aula está completamente fora de sintonia com o resto da sociedade, especialmente em relação aos seus alunos.

O professor deve entender a potencialidade dos recursos tecnológicos para promover aprendizagens significativas. Usando seus recursos para benefício e aprendizagem dos alunos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais: são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, nela também encontramos alguns artigos que nos falam da tecnologia na educação.

 

Art 6º Princípios que os sistemas de ensino e as escolas adotaram(...)

a compreensão do ambiente natural e social, dos sistemas políticos, das artes, da tecnologia e dos valores em que se fundamenta a sociedade. (Dcn. 2010).

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos também traz a importância da inclusão digital nas escolas e ressalta que os alunos devem ter o número suficiente de materiais, recursos e falar sobre a necessidade do professor ter uma formação adequada.

 

Art 28º A utilização qualificada das tecnologias e conteúdos das mídias como recursos aliados ao desenvolvimento do currículo contribui para o importante papel que tem, a escola com ambiente de inclusão digital e de utilização crítica das tecnologias da informação e comunicação, requerendo o aporte dos sistemas de ensino no que se refere à:

– provisão de recursos midiáticos atualizados e em número suficiente para o atendimento aos alunos;

– adequada formação do professor e demais profissionais da escola. (Dcns, Parecer Ceb 2010)

 

Mesmo as normas da (DCn), sendo obrigatória, na educação básica, muitas vezes não são colocadas em ação na prática, pois pela lei todos devem ser beneficiados, mas vemos que isso não acontece, por isso há, algumas escolas, sem recursos necessários que atendam a necessidade dos alunos e professores, também as localidades em que elas se encontram dificulta o funcionamento das tecnologias de informação, porém, foi criado pelo Governo federal, um programa para benefício da sociedade.

Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebrás, seu objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Ainda o serviço que oferece conexão gratuita à internet em banda larga por satélite e via terrestre à população.

Legislação, que aprova a norma Geral do Programa de Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão - GESAC. (Portaria nº 2.460, 2021).

Assim, o governo começa a oferecer tecnologia a todo brasileiro, principalmente, as comunidades mais vulneráveis como as áreas rurais e indígenas, onde só pode ser estabelecido via satélite.

Atualmente o programa conta com mais de 14 mil pontos de funcionamento, instalado em: escolas, unidades de saúde, unidades de segurança e unidades públicas localizadas em áreas remotas, de fronteira ou de interesses,estratégicos, entidades da comunidade civil, sem fins lucrativos, por meio das quais seja possível promover ou ampliar o processo de inclusão digital.

Com o acesso a internet e os aparelhos nas escolas, o professor deve estar preparado, para alcançar seus objetivos, de preparar os alunos para o futuro, no planejamento de suas aulas, utilizando as tecnologias, principalmente as tecnologias de informação

.

Não há como ignorar o poder dos professores de despertar nos estudantes interesses e dons que, por vezes, de outra forma passariam despercebidos. Através deles, os alunos podem interessar-se, amar ou até mesmo temer determinados assuntos. ( Blanca, 2017, online)

 

O professor tem um importante papel na vida dos alunos como diz Blanca, contribui para o desenvolvimento, despertar da curiosidade e proporciona ao aluno experiência que ajuda a terem conhecimento e a tic oferece informação em rápida velocidade, contribuindo para o aprendizado do aluno tirando suas dúvidas, conectando os alunos e professores por meio das redes sociais, grupos de whatsapp, entre outro aplicativos por meio dos computadores, tv, tablets e celulares.

“A tecnologia pode ser uma ferramenta valiosíssima para os professores envolverem os alunos e aprimorarem o processo de aprendizagem”, diz Paige Johnson, estrategista em educação da Intel e perito em orientação de sistemas escolares durante a curva de adoção da tecnologia.

Na internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: divulgação, pesquisa, apoio ao ensino de comunicação. A divulgação pode ser, institucional - a escola mostra o que faz, ou particular, grupos de professores ou alunos que criam suas home pages pessoais. A pesquisa pode ser feita individual e coletiva, ao vivo ou fora de aula.

A comunicação ocorre entre professores e alunos, professores e outros professores, entre alunos e outros colegas da mesma cidade ou de outras cidades e países, interagindo esporádica ou sistematicamente.

As redes atraem os estudantes. Eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de se comunicar. Mas também podem perder se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas.

As atividades dos alunos através de pesquisas, o professor pode estar ensinando os alunos a buscar em sites, confiáveis para sua pesquisas. Fazendo projetos tecnológicos com seus alunos, a leitura também, através dos aparelhos digitais, já que muitas vezes os alunos ficam horas na tela de seus celulares, através dos livros digitais, para que os alunos possam ler o livro proposto para a atividade ou mesmo, um livro que ele goste na biblioteca digital sem sair de casa.

Os professores podem também aproveitar a tecnologia para tornar a experiência de leitura ainda mais interessante e enriquecedora ao indicar a filmes, reviews em vídeo, entrevistas com o autor e outros documentos on-line, realizar pesquisas diversas, entre várias outras possibilidades.

Através dos aparelhos os alunos têm acesso a recursos na mesma hora, sem precisar ficar horas em busca da informação. Ainda o professor pode trabalhar a Comunicação/colaboração: os alunos aperfeiçoam suas habilidades de comunicação com diversos meios e participam de aprendizagem colaborativa.

 

Conclusão

 

Este estudo buscou analisar a importância da tecnologia na educação, suas transformações no decorrer dos anos, suas contribuições para educação e os desafios de inserir as novas tecnologias de informação, qualificação do professor.

A especialização dos professores quanto ao uso das ferramentas no preparo de suas aulas é de grande importância, orientar seus alunos com eficiência e segurança ao acessar sites, fazer suas pesquisas, buscar informações que não sejam fake, informações falsas, ter o educar digital.

A inclusão digital nas escolas, prepara os alunos para o futuro, mercado de trabalho, pois ela, não se limita apenas em paredes, mas ultrapassa os limites de localidades, regiões, fazendo que todos possam se comunicar, mesmo distantes de um país para o outro, a complexidade cultural encontrada, grupos privados e públicos, redes sociais, tantas outras formas de interagir através das tecnologias.

Uma grande maioria na rede pública da educação não tem acesso, porém através do projeto WIFI, criado pelo governo federal pode- se perceber, que muitos já foram beneficiados, que estão trabalhando para que todos venham a ser favorecido com as tecnologias.

As tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade, o índice é só aumentar, devemos estar abertos para estas mudanças, e usá-las como ferramentas que venham nos auxiliar no dia a dia, sem perder a interação social que também é importante para o desenvolvimento pessoal, tanto para as crianças, com os jovens e adultos.

 

Referências

 

Moran,José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Disponive em: www.Scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-5.pdf https://www.nied-uni-camp.br/wp.-content/uploads/2018/11/. Acesso 20 de outubro de 2021.

 

Muller, Nicolas. O impacto-da-tecnologia em nossas vidas. Disponível em:https://www.oficinadanet.com. Acesso 22 de outubro.

 

Brasil Pais digital. Disponível em:

https://brasilpaisdigital.com.br/pesquisa-do-ibge. Acesso em 24 de outubro de 2021.

 

SANCHO, Juana Maria et. al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

 

Moran, Manuel José. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2º ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 2007.

 

Ministério da Educação. Base Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso 25 de outubro de 2021.

 

Brito, Glaucia da Silva;Purificação ,Ivonélia da. Educação e novas tecnologias:um repensar. Curitiba: Ibpex, 2006.

 

SAMPAIO, Marisa Narcizo; Leite, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.Parecer CNE/CEB Nº: 11/2010.Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica. Acesso 14 de outubro 2021.

 

Ministério das comunicações. Disponível em:

https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/wi-fi-brasil. Acesso em 6 de outubro de 2021

 

França Luísa. TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO, 12 de abril de 2021. Disponível em:

https://www.somospar.com.br/tecnologia-na-educacao. Acesso 30 de outubro de 2021.

 

Moran, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.

 

Moran, José Manuel. Como utilizar a internet na educação. Disponível em:

https:www.Scielo.br/pdf/ci/v26n2/v26n2-5.pdf. Acesso em 16 de outubro.