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BRINCADEIRAS COMO EIXO PRINCIPAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula Da Silva [1]

Neura Lucia Da Silva [2]

 

RESUMO

 

Este artigo científico tem como objetivo, estudar e analisar fazer reflexões diante da importância e do real significado das brincadeiras para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e o aprendizado na educação infantil, destacando pesquisas já realizadas sobre o assunto que ainda nos dias de hoje gera debate, principalmente no que tange aos familiares das crianças que não compreendem o real desenvolvimento que pode ser alcançado através das brincadeiras e ludicidades que são desenvolvidas na educação infantil. Dessa forma, buscamos realizar este artigo, através de pesquisas bibliográficas utilizando como fonte de pesquisa, leitura de livros, sites espelhando sempre em autores que deram enfoque fundamental a este tema. Assim poderemos de certa forma esclarecer um pouco da metodologia adquirida pelo educador que utiliza o brincar em suas aulas para o desenvolvimento da criança enquanto ser humana.

Palavras-chave: Educação Infantil. Brincadeiras. Desenvolvimento das capacidades cognitivas.

 

ABSTRACT

 

This scientific article aims to study and analyze reflections on the importance and real meaning of the games for the development of cognitive abilities and learning in early childhood education, highlighting research already carried out on the subject that still today generates debate, Especially with regard to the families of children who do not understand the real development that can be achieved through the games and playfulness that are developed in early childhood education. In this way, we seek to carry out this article, through bibliographical research using as source of research, reading of books, sites always mirroring authors that gave a fundamental approach to this theme. In this way, we can somehow clarify some of the methodology acquired by the educator who uses the play in his classes for the development of the child as a human being.

Keywords: Early Childhood Education. Jokes. Development of cognitive abilities.

 

Introdução

 

Este artigo cientifico tem como objetivo, estudar e analisar fazer reflexões diante da importância e do real significado das brincadeiras para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e o aprendizado na educação infantil, destacando pesquisas já realizadas sobre o assunto que ainda nos dias de hoje gera debate, principalmente no que tange aos familiares das crianças que não compreendem o real desenvolvimento que pode ser alcançado através das brincadeiras e ludicidades que são desenvolvidas na educação infantil.

As brincadeiras na educação infantil tem grande importância para o desenvolvimento das aprendizagens que são diárias e gradativas já que é através das brincadeiras que as crianças aprendem a desenvolver noções e saberes que irão levar para a vida toda, tais como, saber esperar sua vez, respeitar o outro, desenvolver habilidades de concentração, coordenação motora ampla, lateralidade, reflexão, agilidade, psicomotricidades, noções de espaço, tempo entre outros.

É importante fazermos algumas perguntas enquanto professor diante do tema aqui discutido, Qual o real papel das brincadeiras na educação infantil? Qual o papel do professor nessa fase de desenvolvimento? Quais meios o professor pode buscar para melhorar sua metodologia diante das brincadeiras propostas e desenvolvidas com as crianças na educação infantil?

O desenvolvimento deste artigo deu se através das observações das professoras Ana Paula da Silva e Neura Lucia da Silva que lecionam na rede municipal de educação infantil de Sinop e perceberam diante de suas praticas pedagógicas a importância das brincadeiras lúdicas do faz de conta para o desenvolvimento e o crescimento de seus alunos. A prática de brincadeiras possibilita o aprendizado como um todo, é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem a autonomia, adotam conceitos sua opinião própria e aprendem a respeitar a opinião do outro.

É importante destacar também que é através das brincadeiras que as crianças aprimoram suas formas de comunicação. Poderão utilizar se do faz de contas para reproduzir questões de seu cotidiano.

Ao defendermos as praticas de brincadeiras na educação infantil, podemos dizer ainda que é através do ato de brincar que se constrói a reflexão, a autonomia, e a criatividade para o desenvolvimento das aprendizagens. È importante ser feito a conscientização sobre o assunto com os pais, familiares e toda a sociedade, falar sobre as brincadeiras que devem estar inseridas na infância, destacar que as brincadeiras fazem parte da aprendizagem, de uma forma lúdica e prazerosa para as crianças.

 

Desenvolvimento

 

Buscando em dicionário Aurelio (2003) o significado da palavra brincar, visualizamos que: é divertir – se, folgar, também pode ser : entreter – se com jogos infantis.

Através de pesquisas e leituras realizadas a cerca desse assunto encontramos em um artigo desenvolvido na Monografia Brasil, achamos importante destacar este breve trecho aqui já que coincide com o tema em destaque e com o que queremos passar para nossos leitores, esse trecho diz o seguinte:

Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Vygotsky (1998), um dos representantes mais importantes da psicologia histórico-cultural, partiu do princípio que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas, que são mediadas por ferramentas técnicas e semióticas. Nesta perspectiva, a brincadeira infantil assume uma posição privilegiada para a análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão tradicional de que ela é uma atividade natural de satisfação de instintos infantis. Ainda, o autor refere-se à brincadeira como uma maneira de expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

Ainda de acordo com os referenciais curriculares da educação infantil, Considerando a fase transitória pela qual passam creches e pré-escolas na busca por uma ação integrada que incorpore às atividades educativas os cuidados essenciais das crianças e suas brincadeiras, o Referencial pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.

Dessa maneira entende se que os referenciais buscam garantir os direitos das crianças na educação infantil, colocando em destaque a necessidade para seu desenvolvimento e aprendizagem através das brincadeiras.

Sendo assim podemos afirmar que a brincadeira tem uma fundamental importância para o aprendizado na educação infantil, transformando e criando novos significados. Quando as crianças são estimuladas nas brincadeiras é possível observar que rompe com a relação de subordinação referente ao objeto, provocando um novo significado, expressando assim seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.

Para Vygotsky, ao compreender adequadamente o desenvolvimento devemos compreender não apenas o nível real de desenvolvimento em que a criança se encontra, mas também as etapas já alcançadas por elas.

 

Conclusão

Para concluirmos este ártico, devemos destacar aqui, que nos dias atuais as crianças estão cada dia mais conectadas as brincadeira e á brinquedos eletrônicos, vivem trancadas dentro de casa em frente a televisão e computadores, deixando dessa maneira as brincadeiras cantadas e que movimenta o corpo de lado.

Como foi falado logo mais a cima as brincadeiras na educação infantil ainda é objeto de incertezas e questionamentos, principalmente para os pais e familiares das crianças, pois não sabem da importância que as brincadeiras tem para o desenvolvimento das aprendizagens. Depois de tudo que foi observado através das pesquisas podemos dizer que sim, as brincadeiras podem e devem ser trabalhada metodologicamente como o principal eixo de aprendizagem.

Podemos ver que é realmente através das brincadeiras que se dá um desenvolvimento pleno de acordo com as fases de desenvolvimento cognitivo sem pular etapas e fases da vida de uma criança.

Com as brincadeiras podemos desenvolver, o senso critica, social e histórico promovendo assim de acordo com cada fase de desenvolvimento, o raciocínio logico, habilidades motoras e de psicomotricidade, o conhecimento de suas capacidades de concentração, compreensão, possibilitando ainda que as crianças aprendam noções básicas que vão levar para vida toda, tais como, saber respeitar sua vez, compreender e aceitar a opinião do outro, saber expor sua própria opinião entre outros conceitos de suma importância para que uma criança se desenvolva preparada para ser um cidadão de bem e possa ser inserido de maneira eficaz na sociedade, conhecendo seus direitos e deveres e qual seu papel diante da sociedade.

È através das brincadeiras que as crianças exploram sua imaginação misturando o faz de conta com as realidades, coisas do dia a dia, o que possibilita uma inteiração entre os alunos já que com a ludicidade as crianças aprendem de maneira prazerosa e dinâmica deixando de ser algo repetitivo e imposto por alguém já que com as brincadeiras que são desenvolvidas as crianças têm total autonomia e liberdade para se expressar de acordo com suas vontades e opiniões.

Dessa forma este artigo contribui para que profissionais da educação percebam que as brincadeiras contribuem e muito para o desenvolvimento das capacidades e aprendizagem das crianças e que sua metodologia de ensino podem e devem ter como embasamento as brincadeiras, sendo também que é muito importante tentar passar essa informação aos familiares para que compreendam de que maneira as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento das etapas cognitivas de seus filhos.

 

REFERÊNCIAS

__________. A Importância do Brincar na Educação Infantil. http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm

 

MORAIS, Ana Maria Galeazzi. A importância do brincar no desenvolvimento infantil. Disponível na Internet via: http://www.tribunaimpressa.com.br/Conteudo/A-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-infantil,771,778. Arquivo capturado 26 de maio de 2009.

 

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

 

VALLE, Ribeiro do. O brincar. (online) Disponível na Internet via: http://www.ribeirodovalle.com.br/brincar.htm >. Acesso em 10 maio de 2009.

 

Revista Maringá Ensina nº 10 – fevereiro/abril 2009.Aimportância da formação lúdica para professores de educação infantil. Rúbia Renata das Neves Gonzaga. (p. 36-39).

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2.

 



[1] Licenciada em Pedagogia cursando.  Pós-Graduação de Educação Infantil na faculdade Fael. Atuo na Escola de Educação infantil Tempo de Infância.

[2] Licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação Especial na faculdade Uninter. Atua na Escola de Educação Infantil Gerson Pires.