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A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aparecida de Fátima Coelho

Dheslei Paula Pereira da Silva

 

RESUMO:

 

Este trabalho tem objetivo de relatar a importância do lúdico na educação infantil. Essas atividades contribuem para a construção do conhecimento e podem ser compreendidas quando a criança consegue demonstrar diferentes tipos de sentimentos e pode aceitar gradativamente a presença de outras pessoas. O caráter travesso da educação infantil aponta as possibilidades e interesses das crianças em todos os aspectos do desenvolvimento, o que favorece o crescimento, a socialização e o aprendizado das crianças por meio de diversas atividades. Eles estão inclinados. Melhorar a interação entre as crianças para que viva uma situação de colaboração, trabalho em equipa e respeito. Brincadeiras e jogos é a essência da influência, e sua utilização permite o trabalho docente, para que o conhecimento seja produzido de forma contextual no mundo infantil. Por meio de consultas a autores que possuem evidências na área e registros documentais, o método utilizado para a realização deste trabalho é o bibliográfico.

 

Palavras-chave: Artigo científico. Lúdico. Educação Infantil.

 

1 INTRODUÇÃO

 

O tema principal e a experiência educacional desta pesquisa têm como objetivo despertar a reflexão e mostrar a importância do brincar na educação infantil. Pois na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo movimentos cognitivos emocionais e sociais. E o objetivo do projeto no contexto desta etapa merece especial atenção do autor docente, que observará se é possível utilizar jogos e brinquedos infantis para a realização de atividades em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.

O brincar é como estratégia de ensino que pode ajudar os alunos a aprender muito bem, especialmente se estiverem envolvidos na educação infantil, esta é uma fase em que as crianças se concentram em buscar desbloquear o mundo ao seu redor. Brincar é sinônimo de aprendizagem, porque brincar produzirá espaço para pensar, as crianças se desenvolverão no pensamento, o pensamento estabelecerá conexões sociais, compreenderá a forma de satisfazer desejos e desenvolverá habilidades, conhecimento e criatividade, para que brincar e brincar proporcione harmonia.

A interação apoia a superação de problemas egocêntricos, desenvolvendo unidade e empatia, especialmente introduzindo novos significados de posse e consumo no compartilhamento de jogos e brinquedos. As atividades travessas desenvolvem diversas habilidades nas crianças, além de terem a imaginação de atenção e memória, e por fim formam todos os aspectos básicos do processo de aprendizagem, ou seja, a educação infantil passa a ser a base de toda educação da sociedade civil, e as travessas constituem um. Esse tipo de recurso de ensino eficaz permite que os alunos participem da aprendizagem. Atividades que permitem que as crianças se desenvolvam cognitivamente.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

O lúdico tem um significativo cultural e vem conquistando seu espaço, principalmente porque as crianças se influenciam no processo de assimilação e integração entre imaginação e fantasia, socialização e expressão, além de expressar o processo de estar ciente deste mundo. Conforme Almeida (2006, p 03). “O lúdico passou a ser reconhecido como uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano".

 Por meio de atividades lúdicas, as crianças podem não só testemunhar as formas pessoais e sociais desses momentos importantes com os próprios olhos, mas também se desenvolver em todos os aspectos da psicologia, física, mental, social e moral. Segundo Vygotsky (1998),

 

“O lúdico influencia muito desenvolvimento da Criança é através do jogo que a criança aprende a agir tem a curiosidade estimulada adquire iniciativa e autoconfiança Além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração”.

 

A ludicidade na educação infantil tornou-se uma das ferramentas que possibilita às crianças realizarem uma aprendizagem de qualidade a partir de técnicas que promovem o desenvolvimento de habilidades básicas nesse processo. Esta é uma atividade importante porque desenvolve a capacidade de atenção, memória e percepção, e todos os aspectos básicos relacionados à aprendizagem são processo de tornar a criança consciente de si mesma e do mundo.

Brincar não é uma perda de tempo, nem uma atividade trivial, é uma ocasião para aprender e trocar experiências. Por meio do desenvolvimento de sentido e autonomia nas relações interpessoais para geração de sentido e cultura, podemos observar que crianças sozinhas podem transmitir emoções e ansiedade expostas a qualquer momento, estabelecer vínculos afetivos, interagir e socializar.

A brincadeira também deriva da habilidade simbólica, nesta habilidade, as imagens são consideradas como base para a instrumentalização das crianças, com o objetivo de construir o conhecimento e sociais por meio de uma série de jogos. O desenvolvimento do entretenimento e ensinar requerem tempo e espaço para ser realizado, e o desenvolvimento consiste em uma experiência cultural universal e apropriada para as crianças, pois promove um crescimento saudável e as relações em grupo estimulam a comunicação e a interação.

 

2.1 O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Atualmente, a educação infantil tem por objetivo educar e cuidar da formação das crianças. Os professores são responsáveis ​​por garantir que as crianças tenham plena experiência de desenvolvimento no processo. Os professores usam os jogos como ferramenta de ensino para ajudar no desenvolvimento e atingir seus objetivos.

Para os professores da educação infantil, os jogos podem ser uma ferramenta poderosa, pois auxiliam no processo de ensino e também no desenvolvimento geral. Segundo Kishimoto (1997, p.32) “para manifestar à conduta lúdica a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.

Quando incorporamos o lúdico às nossas sugestões curriculares, uma pessoa que deve dar instruções à experiência da criança ao brincar. Pois ela estabelece seu próprio universo, ou seja, estabelece seu conhecimento. Devemos valorizar o brincar. Porque por meio dele, as crianças serão estimuladas a serem criativas e imaginativas para processar a memória e auxiliar aspectos esportivos como atenção e equilíbrio. No referencial curricular nacional para educação infantil (1998, p 98),

 

“Educar significa portanto propiciar situações de cuidados brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação respeito e confiança e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural nesse processo a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais afetivas emocionais Estéticas e éticas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”.

 

De acordo com a Estrutura Curricular Nacional da Educação Infantil de 1998, as escolas no campo da educação infantil devem realizar várias atividades recreativas, que devem estar no campo da linguagem e da expressão para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social global. Criar riqueza e diversidade dentro da organização é essencial. Desde que as crianças entraram nas rodas de música e diálogo, quando os professores usam jogos "radicais" na educação infantil, as crianças podem aprender jogando jogos "radicais", e as crianças podem trocar experiências e até atividades com os colegas.

 

Para Arnais (2012, p. 81) o educador de primeira infância é mediador e deve utilizar-se do brincar enquanto instrumento de aprendizagem Pois é na brincadeira na atividade espontânea que as crianças recriam e conciliam aquilo que sabe sobre os mais diversas áreas de conhecimento.

 

As atividades e planos do dia a dia da escola devem estar inseridos em um ambiente divertido, você não pode educar seus filhos sem brincar, não existe pré-escola sem jogos e música, o que é quase impossível. Vale ressaltar que a sugestão curricular de atividades lúdicas é dar às crianças a oportunidade de aprenderem sobre si mesmas e sobre as atividades do mundo. Quando os educadores usam a brincadeira como ferramenta de idade para obter uma educação de qualidade, brincar faz parte da vida da criança.

A brincadeira pode ser dividida em dois elementos, o primeiro é brincar, porque as crianças devem brincar, o segundo já é educativo, as crianças podem aprender brincando. Vale ressaltar que a motivação dos educadores é muito importante para que os alunos estimulem a participação nas brincadeiras. A brincadeira é considerada pura distração, mas como uma ferramenta de método de ensino para o desenvolvimento colaborativo da lógica cognitiva e social, também ajuda as crianças a controlar e aperfeiçoar os movimentos motores, permitindo-lhes controlar e aperfeiçoar os movimentos motores.

 

Arnais (2012, p. 34 ) quando a criança brinca com seus brinquedos no jogo de faz-de-conta ela explora formas e ideias sobre as coisas objetos pessoas e sobre si a observar as crianças brincando podemos vê-las construindo Torres com blocos de armar conversando com bonecos fazendo papel materno alimentando dando banho dirigindo o carro e se vestindo como os adultos

 

É muito importante proporcionar às crianças um ambiente lúdico e ferramentas, como papel colorido e canetas, que podem estimular a criatividade das crianças. Segundo Khamer (2000) a criança da Educação Infantil aprende brincando por meio de afetos nas brincadeiras tendo a possibilidade de expor arrebentar diferentes das crianças do ensino fundamental.

 

2.2 A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIAL E AFETIVO DA CRIANÇA

 

O professor é a principal chave para o desenvolvimento cognitivo social e emocional dos alunos. Ele enfatiza que cada criança tem seu próprio desenvolvimento, então o professor busca uma forma de desenvolver os objetivos gerais de todos com cada aluno.

O brincar é muito importante na educação infantil, pois por meio dele as crianças começam a desenvolver habilidades de aprendizagem. Os exercícios e rotinas não devem ser utilizados para o treino, mas sim para a educação, criação, aprendizagem, entretenimento e socialização, envolvendo uma educação consciente e prazerosa, pois neste ambiente lúdico, aprender brincando pode manter as crianças em rotinas relaxadas e influentes que estimulam o interesse das pessoas pelo conhecimento e usam o ambiente escolar como uma extensão da vida doméstica e coletiva, tornando a aprendizagem em vários campos, como conhecimento da natureza, sociedade e ciência, tornando mais fácil, interessante, agradável, acessível e com resultados satisfatórios.

 

“O movimento lúdico, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elaborasse sequência lógicas, desenvolve o psicomotor e afetividade e amplia o conceito de várias áreas da ciência”.(RONCA, 1989, p. 27).

 

Desde a antiguidade e ao longo de todo o período histórico, em diferentes partes do mundo, as pessoas jogavam jogos antes das primeiras pesquisas, porém, devido à redução do espaço físico e do tempo, o desenvolvimento das instituições de ensino e da indústria de brinquedos, assim como a televisão, todas as influências das mídias eletrônicas e das redes sociais, existem jogos projetados para serem usados ​​nesta atividade. As pessoas estão preocupadas com o declínio dos jogos e o surgimento de exercícios que salvam vidas para crianças, bem como a necessidade de provar seu valor em pesquisas e pesquisas.

As crianças que não brincam não vão crescer, portanto, brincar não vai perder tempo. Os brinquedos possibilitam o desenvolvimento integral da criança, pois ela pode se desenvolver de forma efetiva e social. Tudo isso acontece de forma fascinante. A criança pode criar e recriar as regras e buscar soluções para resolver os problemas que surgem no jogo. O desempenho é mais importante do que o produto.

            Os brinquedos ajudam a compreender a realidade e que o brincar é uma atividade e experiência, onde requer movimento físico. As brincadeiras requerem a participação plena das crianças na qual devem aprender de uma forma mais agradável. Ao mesmo tempo em que ajudam a desenvolver valores morais e culturais, também contribuem para o desenvolvimento da autoimagem e da autoestima, despertando a criatividade e consciência crítica e outros potenciais.

 A brincadeira é muito importante para o crescimento das crianças, por isso as brincadeiras vão surgindo gradativamente na vida das crianças a partir das regras mais simples.

 

O brincar contribui para o processo de formação da subjetividade do indivíduo, consideramos que somos formados por nossas experiências sociais, pelo contato com os objetos da cultura, durante a nossa história de vida. ( BARROS, 2009, p. 100).

 

É por meio desses subsídios que as crianças ganham experiência em participar da formação de sua identidade. Portanto, podemos dizer que os brinquedos e jogos são inesgotáveis, e os recursos inesgotáveis ​​podem trazer uma aprendizagem alegre e eficaz, e os jogos são excelentes recursos para promover a aprendizagem. Por meio da brincadeira, a criança aprendeu a obedecer às regras, ampliou seu relacionamento social e me fez respeitar por meio da brincadeira. Em outro momento, a criança passou a se expressar com mais facilidade, ouvir, respeitar e discordar, e exercitar o sua habilidade. Lidere, lidere e compartilhe a diversão do jogo.

            Brincar é um mundo onde as crianças continuam se movendo. O certo é que o brincar é um bom laboratório digno de educar a atenção dos pais, pois é através dele que se podem produzir práticas emocionais, alegres e sérias, e experiências inteligentes e reflexivas. E descobri que, quando contatamos diretamente a educação infantil, isso provou que não é difícil para você aprender jogando.

            Na escola, os professores podem relaxar e jogar jogos como forma de divulgar o conteúdo. Para tanto, o educador deve optar por atividades lúdicas, mas por isso o jogo é uma das estratégias, não a única. Hoje, jogos e brinquedos tornaram-se objetos privilegiados na educação infantil, pois inserimos sugestões educacionais baseadas em atividades durante a interação. Ele está procurando novas maneiras de ensinar brincando, e teremos uma educação de alta qualidade que possa realmente atender aos interesses e necessidades das crianças.

 

O principal indicador da brincadeira, em três crianças, é o papel que assume enquanto brinca ao adotar outros papéis na brincadeira, a criança age em frente a realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do Papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. ( BRASIL, 1998, p.27, v 01).

 

É importante destacar que a atitude lúdica não é apenas uma questão de atividade, é antes de tudo uma forma de ser, digitar, pensar e encarar a escola. É preciso saber entrar no mundo das crianças nos seus sonhos de jogo e entrar a partir daí brinque com ela. Quanto mais divertido o espaço que oferecemos, mais alegre, espontâneo, criativo, autônomo e emocional ele será.

 

2.2.1 FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO LÚDICO

 

A educação não se limita a transmitir informações ou mostrar apenas um caminho, mas também ajuda as crianças a reconhecerem outros e na sociedade. A brincadeira é um importante recurso metodológico que ajuda as crianças a aprenderem na educação infantil. Em termos de educação, o processo de aprendizagem da educação infantil é lúdico, objetivando a realização do conhecimento por meio da promoção da atuação de alunos e professores na área da educação.

 O lúdico deve ser praticado de forma consciente, pois não é mera diversão ao preenchimento de tempo e sim um fator essencial para uma educação de qualidade ao indivíduo (ROSA, 2003, p. 40). Nesse sentido, é importante que os educadores proporcionem às crianças experiências de jogo diversificadas e ricas para promover seu bom crescimento.

 

2.3 COMO O LÚDICO PODE FAZER PARTE DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

 

O mundo das crianças existe em cada um de nós, mesmo que não produza novos conhecimentos e capacidade de pensar e usar conceitos e práticas, como sua experiência e estimulação, também fornece um ambiente agradável e tranquilo para sua vida escolar.

 

“Aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendidos como a transformação de processos básicos biologicamente determinada em processos psicológicos mais complexos essa transformação ocorre de acordo com a interação por meio social e o uso de ferramentas e símbolos culturalmente determinadas”. ( VYGOTSKY, 1998, p.17).

 

Por meio de novos métodos de ensino e aprendizagem, as crianças descobriram que a brincadeira tornou-se um meio valioso, portanto, é necessário que o professor explore o mundo com os alunos e se adapte ao seu plano de ensino por meio de jogos de resgate. Brinquedos antigos são valiosos na sua existência. A criança pode mostrar a sua concentração, meditação e criatividade no jogo, para que a sua capacidade de raciocínio se desenvolva.

É necessário sensibilizar o educador para a análise de sugestões curriculares interessantes e seguir a necessidade da atividade a ser realizada. O jogo não é um jogo livre, mas sim como objetivo do ensino de avaliação. Por meio da brincadeira pessoal, as crianças ficam felizes em brincar como parte da relação adulto e criança-criança. Sempre que o professor usa a brincadeira no plano de ensino, ele pode determinar com segurança as condições morais e sociais e decidir pela vida adulta como um só, ao mesmo tempo.

Um método educacional que visa promover contribuições para o desenvolvimento do aluno por meio de ensino e aprendizagem de alta qualidade. As crianças travessas têm duas aplicações no processo de ensino: a primeira é a lógica e um grande laboratório que incentiva as crianças a entrar no mundo da fantasia, enquanto o mundo da fantasia permite viajar por vários lugares, socializar e interagir uns com os outros em uma sala de aula incentivada as atividades determinadas pela cultura de residência da criança que devem seguir as regras.

É importante esclarecer a motivação do professor da escola para permitir atividades recreativas e a motivação para incentivar o aluno a compartilhar, a fim de criar e aumentar as expectativas de conhecimento.

 

4 MATERIAL E MÉTODOS

 

            O presente trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas, onde foram coletados dados e informações em livros, artigos, teses, revistas e sites já publicados. Segundo Cervo, Bervian e da Silva, a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.” Dessa forma, foi feito uma abordagem qualitativa que nos possibilitou a compreensão sobre o conhecimento sobre a importância do lúdico na educação infantil. Na pesquisa qualitativa nós buscamos explicar o porquê do tema escolhido e aprofundar nas informações obtidas.

 

Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações (DESLAURIERS, 1991, p. 58).

 

Assim podemos explicar e informar que o lúdico na escola é um pilar fundamental para o melhor no ensino aprendizagem da criança, pois é um modo que pode oferecer melhora na coordenação motora, criatividade, além de permitir a socialização, na qual a convivência social é essencial para aumentar a autonomias e a autoconfiança, trazendo benefícios no brincar e aprender.

 

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 

 

A partir da pesquisa bibliográfica, podemos constatar que as crianças aprendem quando brincam. Além disso, a interação, os jogos e os brinquedos são essenciais como mecanismos para o desenvolvimento da memória, linguagem, atenção, percepção, criatividade e capacidade de aprendizagem. A infância é uma das etapas em que as crianças começam a se desenvolver habilidades e potencial.

Portanto, é importante fazer fruição educacional na proporção dos momentos, incluindo jogos, brincadeiras, brinquedos, contação de histórias e crenças ficcionais, para que ela se sinta livre para que possa usar sua imaginação para jogar a necessidade do jogo.

Em todas as cidades, principalmente na infância, a atenção das pessoas deve ser distraída, não só para distrair, mas também para ampliar o potencial das crianças, pois o conhecimento se estabelece por meio de relações interpessoais e se estabelece comunicação mútua ao longo do treinamento. Dessa forma, a introdução de atividades lúdicas no cotidiano vital das escolas é atribuída ao impacto no crescimento das crianças, pois, ao participarem, o processo de ensino se torna mais simples e dinâmico.

Entretanto, o trabalho lúdico é muito importante para a construção do conhecimento da educação infantil, pois auxilia no desenvolvimento da imaginação, do raciocínio e da criatividade, além dos aspectos cognitivos, físicos e psicológicos.

Também temos a formação continuada de professores é um processo permanente de aprimoramento dos conhecimentos necessários à atividade docente ao longo da carreira e tem como objetivo garantir ações pedagógicas efetivas que promovam uma aprendizagem significativa por meio desta pesquisa. É evidente a importância da formação continuada de professores.

Segundo FREIRE, (1996, p.43) afirma que na formação permanente dos professores o momento fundamental é a reflexão crítica sobre a prática é pensado criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima. A solução é valorizar a cultura formativa e buscar novos métodos teóricos e práticas reflexivas. Esta formação pode introduzir competências de acordo com as necessidades e condições reais de cada um, pois esta prática nada mais é do que conhecimentos adquiridos e disseminados pelos professores.

Dessa forma concluímos que a vivência educacional é de suma importância para a educação das crianças no meio escolar, e não devemos deixar de lado o brincar, sempre com excelentes conteúdos para que a criança seja incentivada a querer aprender.

 

6 CONCLUSÃO

 

Na realização deste trabalho, pretendemos mostrar como o brincar pode auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, principalmente no campo da educação infantil, evidenciando a importância dos jogos, brincadeiras e música. As crianças são cheias de criatividade, curiosidade e imaginação positiva, tudo isso pode ser estimulado por jogos materiais que estimulam os livros e a música, e tudo isso pode se tornar um brinquedo nas mãos das crianças.

 Quando aumentamos a brincadeira na educação infantil, enriquecemos a aprendizagem das crianças, proporcionando uma aprendizagem emocional alegre e feliz e estabelecendo laços de amizade. Portanto, conquistamos o respeito e a unidade de outras pessoas neste trabalho. Estamos cientes da importância da brincadeira na vida, como são importantes os primeiros anos.

Ao vivenciar momentos de diversão, as crianças aprendem muito e desenvolvem um gosto lúdico, que pode ser inserido na sala de aula. Por exemplo, o canto da pintura histórica continua a brincar e cantar fora da divertida sala de aula, contribuindo para o estabelecimento de um vínculo a amizade emocional.

Dessa forma, ao somar a brincadeira à educação infantil, as crianças ganham um aprendizado emocional e social mais rico, ajudando-as a se tornarem adultas e criativas, sabendo trabalhar em uma equipe que mantém um bom vínculo com a sociedade.

 

REFERÊNCIAS

 

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