A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aparecida de Fátima Coelho
Dheslei Paula Pereira da Silva
RESUMO:
Este trabalho tem objetivo de relatar a importância do lúdico na educação infantil. Essas atividades contribuem para a construção do conhecimento e podem ser compreendidas quando a criança consegue demonstrar diferentes tipos de sentimentos e pode aceitar gradativamente a presença de outras pessoas. O caráter travesso da educação infantil aponta as possibilidades e interesses das crianças em todos os aspectos do desenvolvimento, o que favorece o crescimento, a socialização e o aprendizado das crianças por meio de diversas atividades. Eles estão inclinados. Melhorar a interação entre as crianças para que viva uma situação de colaboração, trabalho em equipa e respeito. Brincadeiras e jogos é a essência da influência, e sua utilização permite o trabalho docente, para que o conhecimento seja produzido de forma contextual no mundo infantil. Por meio de consultas a autores que possuem evidências na área e registros documentais, o método utilizado para a realização deste trabalho é o bibliográfico.
Palavras-chave: Artigo científico. Lúdico. Educação Infantil.
1 INTRODUÇÃO
O tema principal e a experiência educacional desta pesquisa têm como objetivo despertar a reflexão e mostrar a importância do brincar na educação infantil. Pois na educação infantil, as crianças estão desenvolvendo movimentos cognitivos emocionais e sociais. E o objetivo do projeto no contexto desta etapa merece especial atenção do autor docente, que observará se é possível utilizar jogos e brinquedos infantis para a realização de atividades em sala de aula durante o desenvolvimento do projeto.
O brincar é como estratégia de ensino que pode ajudar os alunos a aprender muito bem, especialmente se estiverem envolvidos na educação infantil, esta é uma fase em que as crianças se concentram em buscar desbloquear o mundo ao seu redor. Brincar é sinônimo de aprendizagem, porque brincar produzirá espaço para pensar, as crianças se desenvolverão no pensamento, o pensamento estabelecerá conexões sociais, compreenderá a forma de satisfazer desejos e desenvolverá habilidades, conhecimento e criatividade, para que brincar e brincar proporcione harmonia.
A interação apoia a superação de problemas egocêntricos, desenvolvendo unidade e empatia, especialmente introduzindo novos significados de posse e consumo no compartilhamento de jogos e brinquedos. As atividades travessas desenvolvem diversas habilidades nas crianças, além de terem a imaginação de atenção e memória, e por fim formam todos os aspectos básicos do processo de aprendizagem, ou seja, a educação infantil passa a ser a base de toda educação da sociedade civil, e as travessas constituem um. Esse tipo de recurso de ensino eficaz permite que os alunos participem da aprendizagem. Atividades que permitem que as crianças se desenvolvam cognitivamente.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O lúdico tem um significativo cultural e vem conquistando seu espaço, principalmente porque as crianças se influenciam no processo de assimilação e integração entre imaginação e fantasia, socialização e expressão, além de expressar o processo de estar ciente deste mundo. Conforme Almeida (2006, p 03). “O lúdico passou a ser reconhecido como uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano".
Por meio de atividades lúdicas, as crianças podem não só testemunhar as formas pessoais e sociais desses momentos importantes com os próprios olhos, mas também se desenvolver em todos os aspectos da psicologia, física, mental, social e moral. Segundo Vygotsky (1998),
“O lúdico influencia muito desenvolvimento da Criança é através do jogo que a criança aprende a agir tem a curiosidade estimulada adquire iniciativa e autoconfiança Além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração”.
A ludicidade na educação infantil tornou-se uma das ferramentas que possibilita às crianças realizarem uma aprendizagem de qualidade a partir de técnicas que promovem o desenvolvimento de habilidades básicas nesse processo. Esta é uma atividade importante porque desenvolve a capacidade de atenção, memória e percepção, e todos os aspectos básicos relacionados à aprendizagem são processo de tornar a criança consciente de si mesma e do mundo.
Brincar não é uma perda de tempo, nem uma atividade trivial, é uma ocasião para aprender e trocar experiências. Por meio do desenvolvimento de sentido e autonomia nas relações interpessoais para geração de sentido e cultura, podemos observar que crianças sozinhas podem transmitir emoções e ansiedade expostas a qualquer momento, estabelecer vínculos afetivos, interagir e socializar.
A brincadeira também deriva da habilidade simbólica, nesta habilidade, as imagens são consideradas como base para a instrumentalização das crianças, com o objetivo de construir o conhecimento e sociais por meio de uma série de jogos. O desenvolvimento do entretenimento e ensinar requerem tempo e espaço para ser realizado, e o desenvolvimento consiste em uma experiência cultural universal e apropriada para as crianças, pois promove um crescimento saudável e as relações em grupo estimulam a comunicação e a interação.
2.1 O PAPEL DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atualmente, a educação infantil tem por objetivo educar e cuidar da formação das crianças. Os professores são responsáveis por garantir que as crianças tenham plena experiência de desenvolvimento no processo. Os professores usam os jogos como ferramenta de ensino para ajudar no desenvolvimento e atingir seus objetivos.
Para os professores da educação infantil, os jogos podem ser uma ferramenta poderosa, pois auxiliam no processo de ensino e também no desenvolvimento geral. Segundo Kishimoto (1997, p.32) “para manifestar à conduta lúdica a criança demonstra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.
Quando incorporamos o lúdico às nossas sugestões curriculares, uma pessoa que deve dar instruções à experiência da criança ao brincar. Pois ela estabelece seu próprio universo, ou seja, estabelece seu conhecimento. Devemos valorizar o brincar. Porque por meio dele, as crianças serão estimuladas a serem criativas e imaginativas para processar a memória e auxiliar aspectos esportivos como atenção e equilíbrio. No referencial curricular nacional para educação infantil (1998, p 98),
“Educar significa portanto propiciar situações de cuidados brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possa contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação respeito e confiança e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural nesse processo a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais afetivas emocionais Estéticas e éticas na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis”.
De acordo com a Estrutura Curricular Nacional da Educação Infantil de 1998, as escolas no campo da educação infantil devem realizar várias atividades recreativas, que devem estar no campo da linguagem e da expressão para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social global. Criar riqueza e diversidade dentro da organização é essencial. Desde que as crianças entraram nas rodas de música e diálogo, quando os professores usam jogos "radicais" na educação infantil, as crianças podem aprender jogando jogos "radicais", e as crianças podem trocar experiências e até atividades com os colegas.
Para Arnais (2012, p. 81) o educador de primeira infância é mediador e deve utilizar-se do brincar enquanto instrumento de aprendizagem Pois é na brincadeira na atividade espontânea que as crianças recriam e conciliam aquilo que sabe sobre os mais diversas áreas de conhecimento.
As atividades e planos do dia a dia da escola devem estar inseridos em um ambiente divertido, você não pode educar seus filhos sem brincar, não existe pré-escola sem jogos e música, o que é quase impossível. Vale ressaltar que a sugestão curricular de atividades lúdicas é dar às crianças a oportunidade de aprenderem sobre si mesmas e sobre as atividades do mundo. Quando os educadores usam a brincadeira como ferramenta de idade para obter uma educação de qualidade, brincar faz parte da vida da criança.
A brincadeira pode ser dividida em dois elementos, o primeiro é brincar, porque as crianças devem brincar, o segundo já é educativo, as crianças podem aprender brincando. Vale ressaltar que a motivação dos educadores é muito importante para que os alunos estimulem a participação nas brincadeiras. A brincadeira é considerada pura distração, mas como uma ferramenta de método de ensino para o desenvolvimento colaborativo da lógica cognitiva e social, também ajuda as crianças a controlar e aperfeiçoar os movimentos motores, permitindo-lhes controlar e aperfeiçoar os movimentos motores.
Arnais (2012, p. 34 ) quando a criança brinca com seus brinquedos no jogo de faz-de-conta ela explora formas e ideias sobre as coisas objetos pessoas e sobre si a observar as crianças brincando podemos vê-las construindo Torres com blocos de armar conversando com bonecos fazendo papel materno alimentando dando banho dirigindo o carro e se vestindo como os adultos
É muito importante proporcionar às crianças um ambiente lúdico e ferramentas, como papel colorido e canetas, que podem estimular a criatividade das crianças. Segundo Khamer (2000) a criança da Educação Infantil aprende brincando por meio de afetos nas brincadeiras tendo a possibilidade de expor arrebentar diferentes das crianças do ensino fundamental.
2.2 A IMPORTÂNCIA DO DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIAL E AFETIVO DA CRIANÇA
O professor é a principal chave para o desenvolvimento cognitivo social e emocional dos alunos. Ele enfatiza que cada criança tem seu próprio desenvolvimento, então o professor busca uma forma de desenvolver os objetivos gerais de todos com cada aluno.
O brincar é muito importante na educação infantil, pois por meio dele as crianças começam a desenvolver habilidades de aprendizagem. Os exercícios e rotinas não devem ser utilizados para o treino, mas sim para a educação, criação, aprendizagem, entretenimento e socialização, envolvendo uma educação consciente e prazerosa, pois neste ambiente lúdico, aprender brincando pode manter as crianças em rotinas relaxadas e influentes que estimulam o interesse das pessoas pelo conhecimento e usam o ambiente escolar como uma extensão da vida doméstica e coletiva, tornando a aprendizagem em vários campos, como conhecimento da natureza, sociedade e ciência, tornando mais fácil, interessante, agradável, acessível e com resultados satisfatórios.
“O movimento lúdico, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elaborasse sequência lógicas, desenvolve o psicomotor e afetividade e amplia o conceito de várias áreas da ciência”.(RONCA, 1989, p. 27).
Desde a antiguidade e ao longo de todo o período histórico, em diferentes partes do mundo, as pessoas jogavam jogos antes das primeiras pesquisas, porém, devido à redução do espaço físico e do tempo, o desenvolvimento das instituições de ensino e da indústria de brinquedos, assim como a televisão, todas as influências das mídias eletrônicas e das redes sociais, existem jogos projetados para serem usados nesta atividade. As pessoas estão preocupadas com o declínio dos jogos e o surgimento de exercícios que salvam vidas para crianças, bem como a necessidade de provar seu valor em pesquisas e pesquisas.
As crianças que não brincam não vão crescer, portanto, brincar não vai perder tempo. Os brinquedos possibilitam o desenvolvimento integral da criança, pois ela pode se desenvolver de forma efetiva e social. Tudo isso acontece de forma fascinante. A criança pode criar e recriar as regras e buscar soluções para resolver os problemas que surgem no jogo. O desempenho é mais importante do que o produto.
Os brinquedos ajudam a compreender a realidade e que o brincar é uma atividade e experiência, onde requer movimento físico. As brincadeiras requerem a participação plena das crianças na qual devem aprender de uma forma mais agradável. Ao mesmo tempo em que ajudam a desenvolver valores morais e culturais, também contribuem para o desenvolvimento da autoimagem e da autoestima, despertando a criatividade e consciência crítica e outros potenciais.
A brincadeira é muito importante para o crescimento das crianças, por isso as brincadeiras vão surgindo gradativamente na vida das crianças a partir das regras mais simples.
O brincar contribui para o processo de formação da subjetividade do indivíduo, consideramos que somos formados por nossas experiências sociais, pelo contato com os objetos da cultura, durante a nossa história de vida. ( BARROS, 2009, p. 100).
É por meio desses subsídios que as crianças ganham experiência em participar da formação de sua identidade. Portanto, podemos dizer que os brinquedos e jogos são inesgotáveis, e os recursos inesgotáveis podem trazer uma aprendizagem alegre e eficaz, e os jogos são excelentes recursos para promover a aprendizagem. Por meio da brincadeira, a criança aprendeu a obedecer às regras, ampliou seu relacionamento social e me fez respeitar por meio da brincadeira. Em outro momento, a criança passou a se expressar com mais facilidade, ouvir, respeitar e discordar, e exercitar o sua habilidade. Lidere, lidere e compartilhe a diversão do jogo.
Brincar é um mundo onde as crianças continuam se movendo. O certo é que o brincar é um bom laboratório digno de educar a atenção dos pais, pois é através dele que se podem produzir práticas emocionais, alegres e sérias, e experiências inteligentes e reflexivas. E descobri que, quando contatamos diretamente a educação infantil, isso provou que não é difícil para você aprender jogando.
Na escola, os professores podem relaxar e jogar jogos como forma de divulgar o conteúdo. Para tanto, o educador deve optar por atividades lúdicas, mas por isso o jogo é uma das estratégias, não a única. Hoje, jogos e brinquedos tornaram-se objetos privilegiados na educação infantil, pois inserimos sugestões educacionais baseadas em atividades durante a interação. Ele está procurando novas maneiras de ensinar brincando, e teremos uma educação de alta qualidade que possa realmente atender aos interesses e necessidades das crianças.
O principal indicador da brincadeira, em três crianças, é o papel que assume enquanto brinca ao adotar outros papéis na brincadeira, a criança age em frente a realidade de maneira não literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do Papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos. ( BRASIL, 1998, p.27, v 01).
É importante destacar que a atitude lúdica não é apenas uma questão de atividade, é antes de tudo uma forma de ser, digitar, pensar e encarar a escola. É preciso saber entrar no mundo das crianças nos seus sonhos de jogo e entrar a partir daí brinque com ela. Quanto mais divertido o espaço que oferecemos, mais alegre, espontâneo, criativo, autônomo e emocional ele será.
2.2.1 FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO LÚDICO
A educação não se limita a transmitir informações ou mostrar apenas um caminho, mas também ajuda as crianças a reconhecerem outros e na sociedade. A brincadeira é um importante recurso metodológico que ajuda as crianças a aprenderem na educação infantil. Em termos de educação, o processo de aprendizagem da educação infantil é lúdico, objetivando a realização do conhecimento por meio da promoção da atuação de alunos e professores na área da educação.
O lúdico deve ser praticado de forma consciente, pois não é mera diversão ao preenchimento de tempo e sim um fator essencial para uma educação de qualidade ao indivíduo (ROSA, 2003, p. 40). Nesse sentido, é importante que os educadores proporcionem às crianças experiências de jogo diversificadas e ricas para promover seu bom crescimento.
2.3 COMO O LÚDICO PODE FAZER PARTE DO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM
O mundo das crianças existe em cada um de nós, mesmo que não produza novos conhecimentos e capacidade de pensar e usar conceitos e práticas, como sua experiência e estimulação, também fornece um ambiente agradável e tranquilo para sua vida escolar.
“Aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendidos como a transformação de processos básicos biologicamente determinada em processos psicológicos mais complexos essa transformação ocorre de acordo com a interação por meio social e o uso de ferramentas e símbolos culturalmente determinadas”. ( VYGOTSKY, 1998, p.17).
Por meio de novos métodos de ensino e aprendizagem, as crianças descobriram que a brincadeira tornou-se um meio valioso, portanto, é necessário que o professor explore o mundo com os alunos e se adapte ao seu plano de ensino por meio de jogos de resgate. Brinquedos antigos são valiosos na sua existência. A criança pode mostrar a sua concentração, meditação e criatividade no jogo, para que a sua capacidade de raciocínio se desenvolva.
É necessário sensibilizar o educador para a análise de sugestões curriculares interessantes e seguir a necessidade da atividade a ser realizada. O jogo não é um jogo livre, mas sim como objetivo do ensino de avaliação. Por meio da brincadeira pessoal, as crianças ficam felizes em brincar como parte da relação adulto e criança-criança. Sempre que o professor usa a brincadeira no plano de ensino, ele pode determinar com segurança as condições morais e sociais e decidir pela vida adulta como um só, ao mesmo tempo.
Um método educacional que visa promover contribuições para o desenvolvimento do aluno por meio de ensino e aprendizagem de alta qualidade. As crianças travessas têm duas aplicações no processo de ensino: a primeira é a lógica e um grande laboratório que incentiva as crianças a entrar no mundo da fantasia, enquanto o mundo da fantasia permite viajar por vários lugares, socializar e interagir uns com os outros em uma sala de aula incentivada as atividades determinadas pela cultura de residência da criança que devem seguir as regras.
É importante esclarecer a motivação do professor da escola para permitir atividades recreativas e a motivação para incentivar o aluno a compartilhar, a fim de criar e aumentar as expectativas de conhecimento.
4 MATERIAL E MÉTODOS
O presente trabalho foi realizado através de pesquisas bibliográficas, onde foram coletados dados e informações em livros, artigos, teses, revistas e sites já publicados. Segundo Cervo, Bervian e da Silva, a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema.” Dessa forma, foi feito uma abordagem qualitativa que nos possibilitou a compreensão sobre o conhecimento sobre a importância do lúdico na educação infantil. Na pesquisa qualitativa nós buscamos explicar o porquê do tema escolhido e aprofundar nas informações obtidas.
Na pesquisa qualitativa, o cientista é ao mesmo tempo o sujeito e o objeto de suas pesquisas. O desenvolvimento da pesquisa é imprevisível. O conhecimento do pesquisador é parcial e limitado. O objetivo da amostra é de produzir informações aprofundadas e ilustrativas: seja ela pequena ou grande, o que importa é que ela seja capaz de produzir novas informações (DESLAURIERS, 1991, p. 58).
Assim podemos explicar e informar que o lúdico na escola é um pilar fundamental para o melhor no ensino aprendizagem da criança, pois é um modo que pode oferecer melhora na coordenação motora, criatividade, além de permitir a socialização, na qual a convivência social é essencial para aumentar a autonomias e a autoconfiança, trazendo benefícios no brincar e aprender.
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A partir da pesquisa bibliográfica, podemos constatar que as crianças aprendem quando brincam. Além disso, a interação, os jogos e os brinquedos são essenciais como mecanismos para o desenvolvimento da memória, linguagem, atenção, percepção, criatividade e capacidade de aprendizagem. A infância é uma das etapas em que as crianças começam a se desenvolver habilidades e potencial.
Portanto, é importante fazer fruição educacional na proporção dos momentos, incluindo jogos, brincadeiras, brinquedos, contação de histórias e crenças ficcionais, para que ela se sinta livre para que possa usar sua imaginação para jogar a necessidade do jogo.
Em todas as cidades, principalmente na infância, a atenção das pessoas deve ser distraída, não só para distrair, mas também para ampliar o potencial das crianças, pois o conhecimento se estabelece por meio de relações interpessoais e se estabelece comunicação mútua ao longo do treinamento. Dessa forma, a introdução de atividades lúdicas no cotidiano vital das escolas é atribuída ao impacto no crescimento das crianças, pois, ao participarem, o processo de ensino se torna mais simples e dinâmico.
Entretanto, o trabalho lúdico é muito importante para a construção do conhecimento da educação infantil, pois auxilia no desenvolvimento da imaginação, do raciocínio e da criatividade, além dos aspectos cognitivos, físicos e psicológicos.
Também temos a formação continuada de professores é um processo permanente de aprimoramento dos conhecimentos necessários à atividade docente ao longo da carreira e tem como objetivo garantir ações pedagógicas efetivas que promovam uma aprendizagem significativa por meio desta pesquisa. É evidente a importância da formação continuada de professores.
Segundo FREIRE, (1996, p.43) afirma que na formação permanente dos professores o momento fundamental é a reflexão crítica sobre a prática é pensado criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima. A solução é valorizar a cultura formativa e buscar novos métodos teóricos e práticas reflexivas. Esta formação pode introduzir competências de acordo com as necessidades e condições reais de cada um, pois esta prática nada mais é do que conhecimentos adquiridos e disseminados pelos professores.
Dessa forma concluímos que a vivência educacional é de suma importância para a educação das crianças no meio escolar, e não devemos deixar de lado o brincar, sempre com excelentes conteúdos para que a criança seja incentivada a querer aprender.
6 CONCLUSÃO
Na realização deste trabalho, pretendemos mostrar como o brincar pode auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, principalmente no campo da educação infantil, evidenciando a importância dos jogos, brincadeiras e música. As crianças são cheias de criatividade, curiosidade e imaginação positiva, tudo isso pode ser estimulado por jogos materiais que estimulam os livros e a música, e tudo isso pode se tornar um brinquedo nas mãos das crianças.
Quando aumentamos a brincadeira na educação infantil, enriquecemos a aprendizagem das crianças, proporcionando uma aprendizagem emocional alegre e feliz e estabelecendo laços de amizade. Portanto, conquistamos o respeito e a unidade de outras pessoas neste trabalho. Estamos cientes da importância da brincadeira na vida, como são importantes os primeiros anos.
Ao vivenciar momentos de diversão, as crianças aprendem muito e desenvolvem um gosto lúdico, que pode ser inserido na sala de aula. Por exemplo, o canto da pintura histórica continua a brincar e cantar fora da divertida sala de aula, contribuindo para o estabelecimento de um vínculo a amizade emocional.
Dessa forma, ao somar a brincadeira à educação infantil, as crianças ganham um aprendizado emocional e social mais rico, ajudando-as a se tornarem adultas e criativas, sabendo trabalhar em uma equipe que mantém um bom vínculo com a sociedade.
REFERÊNCIAS
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