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BASES NEUROLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Maicon de Jesus Joaquim
Edinete Gomes da Silva Joaquim

 

 

RESUMO

Desenvolvimento humano se estabelece através da interação do indivíduo com o ambiente físico e social. Caracteriza-se pelo desenvolvimento mental e pelo crescimento orgânico conforme a lei natural da vida. O desenvolvimento mental se constrói continuamente e se constitui pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Assim cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência; apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento. Distinguindo cada ser humano, como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas. A inteligência medida e inteligência. Por inteligência medida, queremos dizer o desempenho em determinada situação específica de teste, definimos inteligência como uma capacidade para atividade mental que não pode ser medida diretamente. O ser humano é um ser gregário, não vive isolado, ao contrário, ele participa de vários grupos se desenvolve a socialização primária.

 

Palavras – Chave: Desenvolvimento Humano, Inteligência, Social.

 

Introdução

O presente artigo propõe uma discussão teórica que tem como base as pesquisas, sobre o desenvolvimento humano, com bases neurológicas no desenvolvimento infantil desde o pré-natal à idade adulta, visando apresentar a divisão entre as fases do desenvolvimento, evidenciando a importância do desenvolvimento e da aprendizagem nas fases construtivas do ser humano. Observa – se que o desenvolvimento humano se estabelece através da interação do indivíduo com o ambiente físico e social em que ele convive. Estando plenamente desenvolvidas suas habilidades, caracterizarão um estado de equilíbrio superior em relação à inteligência, à vida afetiva e às relações sociais. Outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo. A obediência da criança é substituída pela autonomia moral do adolescente. Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência; apresentam características que as identificam e permitem o seu reconhecimento, vivemos em constantes mudanças no decorrer do tempo. O seu estudo possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Distinguindo como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas do ser humano para subsidiar a organização das condições para o seu desenvolvimento pleno. O desenvolvimento humano é um processo ordenado e contínuo, sempre estará buscando novos aprendizados e conhecimentos para obter o esperado, com isso o desenvolvimento se realiza da cabeça para as extremidades; sequência céfalo-caudal: a criança sustenta primeiro a cabeça, para só então levantar o tronco, sentar e andar; progride do centro para a periferia do corpo, todos os aspectos do desenvolvimento humano são inter-relacionados.

 

Desenvolvimento

 

O ser humano, no seu processo de desenvolvimento, apesar das diferenças individuais, O desenvolvimento humano é um processo ordenado e contínuo, dividido em quatro fases principais: infância, adolescência, idade adulta e senescência. O desenvolvimento humano se realiza da cabeça para as extremidades; sequência céfalo - caudal: a criança sustenta primeiro a cabeça.

O indivíduo tende a responder sempre de forma mais específica as estimulações do meio. A fala se torna mais abrangente em relação aos objetos a serem designados etc. O desenvolvimento se dá do geral para o específico; Os órgãos não crescem de maneira uniforme. Enquanto o cérebro, por exemplo, desenvolve-se rapidamente na infância, as outras partes do corpo seguem ritmos diferenciados, às vezes de forma lenta em outras aceleradamente.

Cada indivíduo se desenvolve de acordo com um ritmo próprio que tende a permanecer constante segundo seus padrões de hereditariedade. Todos os aspectos do desenvolvimento humano são inter-relacionados, o desenvolvimento deve ser entendido como uma globalidade; mas, em razão de sua riqueza e diversidade, é abordado, para efeito de estudo.

O ser humano tem os quatro aspectos físicos básicos:

Aspecto físico-motor: Refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica.

Aspecto intelectual: Incluem os aspectos de desenvolvimento ligados as capacidades cognitivas do indivíduo em todas assuas fases.

Aspecto afetivo emocional: É a capacidade do indivíduo de integrar suas experiências. Que formam nossa estrutura emocional.

Aspecto social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

As etapas do desenvolvimento humano se classificam da seguinte forma:

O Desenvolvimento da Inteligência

 

Se os muitos psicólogos que pesquisam o funcionamento mental fossem solicitados a definir inteligência, haveria uma grande quantidade de diferenças de opinião, outros argumentam que a inteligência depende de muitas capacidades separadas.

Spearman (1863-1945) era um conhecido proponente do ponto de vista da capacidade ser única.

 

Concluiu que todas as tarefas mentais solicitavam duas qualidades: inteligência e perícias específicas para o item individual. Resolver problemas de álgebra, por exemplo, exige inteligência geral mais um entendimento de conceitos numéricos. Spearman supôs que as pessoas espertas tivessem uma grande dose do fator geral.

 

A inteligência deve ser conceituada como uma capacidade (ou capacidades) para aprender em situações acadêmicas ou dominar matérias conceituadas abstratas ou, mais geralmente, como uma capacidade (ou capacidades), para se adaptar ao ambiente? A inteligência deve ser visualizada como uma faculdade inteiramente cognitiva ou deve-se levar em conta a motivação? Até que ponto a hereditariedade influencia a inteligência? A inteligência passou a ser definida operacionalmente em termos dos testes destinados a medi-la. Em outras palavras, o que quer que os testes meçam era chamado de inteligência.

Conceitos práticos como estes dominaram a pesquisa psicológica sobre a inteligência até bem recentemente, quando os cientistas comportamentais começaram a reexaminar seus pressupostos. Aqui, distinguimos inteligência medida e inteligência. Por inteligência medida, queremos dizer desempenho em uma situação específica de teste, sempre baseada em realizações: hábitos e habilidades adquiridos.

Em contraste, definimos inteligência como uma capacidade para atividade mental que não pode ser medida diretamente. Assumiremos o ponto de vista de que a inteligência consiste em muitas capacidades cognitivas separadas, inclusive as envolvidas em percepção, memória, pensamento e linguagem. Conceito Tradicional de Inteligência. O cientista comportamental britânico Francis Galton provavelmente foi a primeira pessoa a pensar seriamente em testar a inteligência.

 

Considerações finais

 

Assim, existe um padrão de comportamento para o aluno, para o professor, para o noivo, para o pai etc. Além disso, existem padrões de comportamento que são considerados adequados para as diferentes idades e gêneros.

O papel de professor, tradicionalmente aceito, inclui explicar, fornecer informações, dirigir uma discussão, questionar, avaliar, aconselhar etc. O papel de mãe inclui o cuidado com a casa e com a alimentação da família, a criação, a proteção e a orientação das crianças. Do pai espera-se que oriente os filhos, trabalhe e forneça o sustento para todos. Da criança exige-se afeto, obediência e respeito a seus pais e irmãos.

 

Referências

 

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DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. SP: McGraw-Hill do Brasil, 1991.

 

DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Psicologia na educação. 2 ed., SP:
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