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A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO COM JOGOS NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

 

Marcia Vieira de Souza[1]

Artigo científico apresentado à Universidade Cândido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

 

RESUMO

A presente pesquisa propõe a importância da prática de jogos no ensino e aprendizagem, com uma reflexão que provoque discussões entre professores/alunos sobre as expectativas de aprendizagem, hipóteses e pressupostos considerados para que seja enriquecido e a ajustada às necessidades da criança com dificuldade na aprendizagem. A pretensão de compreender e pensar a importância e a complexidades nas ações humanas motivou-me a abordar, como objeto de estudo desta pesquisa, as expressões das atividades com jogos. Do ponto de vista teórico, as diferentes experiências com jogos permitem comprovar a validade da teoria da formação do símbolo na criança de Jean Piaget, para a explicação das diferentes condutas das crianças definidas como jogo. Para sua realização, optou-se pelo estudo de caso com abordagem qualitativa, e para a coleta dos dados, foi utilizada como instrumentos a observação. A partir dos dados coletados, realizou-se um diagnóstico relacionando com pressupostos teóricos que fundamentaram a pesquisa. Pode-se concluir por meio da pesquisa dentro do âmbito escolar, a prática dos jogos, pode acontecer frequentemente de uma forma prazerosa, trazendo momentos de práticas significantes, por meio do qual o sujeito se constitui, e se desenvolve atingindo o outro como uma fonte de conhecimento e descoberta, estimulando a imaginação, e contribuindo para ampliar o vocabulário, e desenvolver a criatividade, a se concentrar, ter habilidades motoras, atenção, percepção a socialização e a estimulação da memória.

Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos. Dificuldades. Transtornos.

 

ABSTRACT

The present research proposes the importance of the practice of games in teaching and learning, with a reflection that provokes discussions between teachers / students about learning expectations, hypotheses and assumptions considered to be enriched and adjusted to the needs of children with learning difficulties . The pretension to understand and to think the importance and the complexities in the human actions motivated me to approach, like object of study of this research, the expressions of the activities with games. From the theoretical point of view, the different experiences with games allow to prove the validity of the theory of the formation of the symbol in the child of Jean Piaget, for the explanation of the different behaviors of the children defined as game. For its accomplishment, the case study with a qualitative approach was chosen, and to the data collection, observation instruments were used as tools. From the data collected, a diagnosis was made relating to the theoretical assumptions that underpinned the research. It can be concluded through research within the school context, the practice of games, can often happen in a pleasurable way, bringing moments of significant practices, through which the subject is constituted, and develops reaching the other as a source Of knowledge and discovery, stimulating the imagination, and contributing to expand vocabulary, and to develop creativity, to concentrate, to have motor skills, attention, perception, socialization and stimulation of memory.

Keywords: Learning. Games. Difficulties. Disorders.

 

Introdução

 

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a importância de utilizar jogos para orientar crianças com dificuldades de aprendizagem realizando um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam prejudicar o processo ensino-aprendizagem da criança em sala de aula.  Os jogos fazem parte da vida e estão presentes nos mais variados grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.

Nesta pesquisa revela como os jogos podem ajudar em sala de aula, tornando as aulas mais divertidas e prazerosas, para proporcionar momentos lúdicos de aprendizagem e de socialização. Introduzir os jogos no desenvolvimento da criança diariamente faz com que a criança sinta mais vontade de aprender não deixando as aulas tão maçante só com atividades escritas.

 As aulas com jogos podem ajudar na aprendizagem da criança, ao jogar com outra criança elas precisam fazer transações e considerar opiniões com o outro argumentando sobre suas opiniões. O uso dos jogos é uma excelente estratégia para aprendizagem, seja no papel de estimulador ou ainda de mediador entre o outro, são poucos os que utilizam desse recurso para favorecer uma aprendizagem significativa e prazerosa para o ensino da criança com dificuldade.

Por meio dos jogos as crianças são capazes de ampliar seu conhecimento, construir conceitos e habilidades, além de colaborar no processo de construção e autonomia. O jogo e uma ferramenta indispensável para que a criança aprenda de acordo com seu ritmo e suas capacidades, quando utilizados corretamente o jogo propõe aprendizado significativo, os jogos é um excelente instrumento para o desenvolvimento da criança.

Diante de um jogo a criança planejam pensam em estratégias, agem analisam e antecipam o passo do adversário, observam o erro um do outro. A uma diversidade de jogos que permite trabalhar diversos aprendizados como o conciliar interesses com os colegas e enfrentar dificuldades. Um mesmo jogo oferece desafios diversos em diferentes momentos, como analisar os movimentos, conviver com pessoas que tem outras opiniões, pode beneficiar a criança nas demais atividades realizadas na escola.

 Para diagnosticar o problema, primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico com referenciais teóricos que defende a importância de trabalhar a pratica de jogos na criança com dificuldade de aprendizagem. Nesse contexto, a pesquisa teve como fundamentação teórica os autores: Férnandez (1991), Gasparin (1999), Barbosa (2010, p.197): (KISHIMOTO 1994.), entre outros.

 

Desenvolvimento

A Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana e o processo de aprendizagem, contribuindo assim com um vínculo entre o conhecimento e a crianças com dificuldades, a relação com o sujeito que está em faze de aprendizagem. Atuando em caráter preventivo, terapêutico não só no âmbito escolar, mas da família e da comunidade alcançando diferentes etapas do desenvolvimento da criança, que compreende entender as características, atitudes e dificuldades.  Segundo Gasparin (1999 p. 09), Psicopedagogo institucional em sua atuação deve priorizar:

[...] a intervenção visando à solução dos problemas de aprendizagem tendo como enfoque o aprendiz ou a instituição de ensino; Realização do diagnóstico e intervenção psicopedagógica utilizando, métodos, instrumentos, estratégias, técnicas e testes próprios da Psicopedagogia; Desenvolvimento de novas pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem e seus problemas.

Para isso, busca também intervir por meio dos jogos, quando se sabe que os mesmos podem ser utilizados com diferentes propósitos, instigando a criança a novos desafios, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e instrumentação, podendo ser de caráter competitivo quanto cooperativo. De acordo com Barbosa (2010, p.197):

No processo de atenção psicopedagógica, é possível utilizar os jogos com o objetivo de desenvolvimento do aprendiz em diferentes aspectos ou dimensões: raciocínio lógico, oralidade, escrita, percepção, rapidez, ritmo, motricidade, atenção, memória e outros.

 

Nesta perspectiva, seria viável para a criança inserir as diversidades de jogos como atividade, cuja finalidade é propiciar a possibilidade de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando a sua motivação pessoal. Essas atividades com jogos ajudarão espontânea no processo de aprendizagem a desenvolver sua capacidade de concentração, e da sua criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação.

            As práticas das Atividades com jogos têm um papel fundamental no desenvolvimento com ações lúdicas que possibilita a criança a explorar, descobrir, inventar, destruir e construir. O jogo articulado ao ensino nos conteúdos escolares contribui muito para a superação e aprimoramento intelectual, valorizando os aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança. O fato decisivo nesse processo será, sem dúvida, o prazer que a criança vai descobrir na hora das atividades que lhes são realizadas e que a elas são oferecidas como destaca KISHIMOTO.

 

O benefício do jogo está nessa possibilidade de estimulara exploração em busca de respostas, em não constranger quando se erra. O autor vê dois momentos na situação escolar: o trabalho pedagógico de aquisição sistemática do saber e o jogo que, escapando à severa lei do trabalho, caminha em direção a um “não-sério”, sem se submeter à ordem, criando um espaço de liberdade de ação para a criança. (KISHIMOTO P.24, 1994.)

 

              Por meio dos jogos a aprendizagem entram em contato com uma aula rica e significativa em termos de aprendizagem. Essa prática pode ser facilmente incorporada à rotina diária da criança em faze de desenvolvimento, com atividade planejada por intermédio do professor despertando na criança o gosto de um ambiente favorável a desenvolver atividades lúdicas. A prática de trabalhar jogos, tem um papel fundamental no desenvolvimento e pode desenvolver uma conquista emocional, moral e social. Segundo (Henriques,1996, p.72.)

 

O sujeito só tem a possibilidade de conhecer os objetos agindo sobre eles. Assim que começa um processo de construção este nunca mais termina. Quando falamos do objeto e do seu papel no edifício do conhecimento, consideramo-lo sempre como um objeto em vias de construção.

 

                  Os jogos enquanto universo ficcional é um elemento importante na autoconstrução da criança, ajudando-a situar-se no mundo. Nessa ordem de ideias, os jogos têm uma importância que vai muito além do prazer proporcionado dos jogos, eles servem para efetiva iniciação da criança nas complexidades como, ideias, valores e sentimentos.

               Os jogos trás conhecimentos de regras, decisões e estimula no agir e pensar da nas atividades em grupos. Os jogos estão se tornando interesse de pesquisadores e psicólogos que vem trazendo sua importância para a criança com algumas necessidades especiais. Como argumenta (KISHIMOTO P.24, 1994.)

 

Atualmente, o jogo está presente também entre aqueles que estudam as representações mentais. Entre os teóricos mais relevantes que subsidiam esta perspectiva, encontram-se os expoentes da psicologia genética como Wallon, Piaget, Vygostski, Bruner, e outros que mostram a importância do jogo para o desenvolvimento infantil ao propiciar a descentração da criança, a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação do conhecimento. Há ainda pesquisadores que se dedicam à análise de representações sociais acerca da concepção de jogo, dentro de uma perspectiva interdisciplinar. 

 

    Com essa afirmação, os autores deixam claro que os aspectos psicomotores exercem grandes influencia na aprendizagem, pois essa prática pedagógica apresentada a criança, orientadas com atividade planejadas pode auxiliar no desenvolvimento na construção potencialização tornando um fator determinante nas dificuldades de aprendizagem e configurar como um espaço natural nos jogos e favorecer nas aprendizagens de atividades com conteúdo por meio de jogos. Segundo os autores (Macedo, Petty e Passos)

 

O jogo é um dos sucedâneos mais importantes do brincar. O jogar é o brincar em um contexto de regras e com um objetivo predefinido. Jogar certo, segundo certas regras e objetivos, diferencia-se de jogar bem, ou seja, da qualidade e do efeito das decisões ou dos riscos. O brincar é um jogar com ideias, sentimentos, pessoas, situações e objetos em que as regulações e os objetivos não estão necessariamente predeterminados.   

 

 

                Com base nos autores Macedo, Petty e Passos, apud (Barbosa 2010, p.183 e 184), as atividades para serem lúdicas devem possuir cinco qualidades: devem ter o prazer funcional, que está relacionado à escolha que um aprendiz pode fazer entre ou não participar de uma atividade, serem desafiadoras, colocar em prática o conhecimento vivenciado e estar disposto a desenvolver habilidades novas.

 As dificuldades de aprendizagem precisam ser estudadas levando-se em consideração os ambientes em que as crianças participam como um bom exemplo é ser acompanhada pela família, a escola e a sociedade. As dificuldades de aprendizagem precisa ser feito e identificar quais aspectos devem ser trabalhados para suprir as dificuldades e melhorar o rendimento escolar da criança. Os distúrbios de aprendizagem devem ser vistos como um sintoma, uma manifestação de comportamento muitas vezes oculto que ao ser analisado é encarado como sinalização. Segundo Fernandez (1991, p. 117):

 

Para compreendê-los é necessário um estudo padrões evolutivos da aprendizagem, especialistas auxiliam no entendimento quanto: A intervenção psicopedagógico não se dirige ao sintoma, mas ao poder para mobilizar a modalidade de aprendizagem, o sintoma cristaliza a modalidade de aprendizagem em um determinado momento, e é a partir daí que vai transformando o processo ensino aprendizagem.

 

   A participação da criança nas naturezas lúdicas dos jogos, no contexto pedagógico traz aprendizagem de conhecimento e ainda prazerosas nos diferentes tipos de jogos, fortalecendo a concentração e a atenção da criança. Os jogos permitem conquista cognitiva, a manipulação livre a aplicação de regras, as práticas de jogos trazem possibilidades de aprendizagem que pode trazer desafios e interesse que é construído a interação dos alunos entre os jogos e ser entendido como atividades de captação das ideias da criança uns com os outros com proposito constituído no sócio cognitivo interacional como atenção e a concentração. De acordo com (Piaget e freire p.69, 1993.)

 

Superando os brinquedos de exercícios e os brinquedos simbólicos surgem os brinquedos de regras que supõem, necessariamente, relações sociais ou interindividuais. Utilizamos de proposito, o termo “superar” (cf. I, B, 2, a-Nota11), no sentido de “ultrapassar englobando” ou ”subsumir;” os brinquedos de exercícios, por exemplo, reaparece durante toda a infância convivendo com o brinquedo simbólico, ambos englobados, porém, pelos brinquedos de regras; com o advento da operação, porém, os brinquedos de regras tendem a extinguir as duas formas procedentes.

 

Os jogos são muito importantes e necessários à aprendizagem no ensino e envolve atividades naturais e autoisntrutiva com investigação e significados com conteúdo de aprendizagem nas aulas com uma aproximação nos processos de características diferentes. Os jogos são um fenômeno natural com muitas manifestações e significados que pode caracterizar várias situações de jogos com regras e iniciativas permitindo identificar novas modalidades, pois os jogos propiciam um trabalho com noções, como aponta. (Kishimoto p.21 1994)

 

Alain (1957, p.19) defende o emprego do jogo na escola. Sua justificativa é a de que o jogo favorece o aprendizado pelo erro e estimula a exploração e a solução e a solução de problemas. O jogo, por ser livre de pressões e avaliações, cria um clima adequado para a investigação e a busca de soluções.

                                 

 Os jogos podem trazer estratégicas didáticas com atividades planejadas orientadas pelo professor com finalidades de aprendizagens. As noções abordadas na educação trazem uma variedade de jogos principalmente os classificados como construção de regras de vários tipos de jogos, pode interessar a criança num contexto educacional como ideias e conhecimentos que evidencia na criança a curiosidade de perguntas, observações, concentrações e atenção. Assim ressalta (Piaget e freire p.69, 1993.). Que.

 

Os brinquedos de regras “são brinquedos de combinações sensório-motoras (corridas, bola de gude, etc.) ou intelectuais (cartas, xadrez, etc.) com competição dos indivíduos (sem o que a regra seria inútil) e regulamentados quer por um código transmitido de geração em geração, quer por acordos momentâneos. ” (FS, p.184-5) Da imensa variedade do brinquedo infantil, quase só o brinquedo de regras resiste à involução prolongando-se pela vida adulta.

 

Os jogos permitem os alunos a observar as e identificar figuras geométricas e fazer representações os jogos permitem que os grupos estruturem e estabeleça relações.

 

Conholato (1992) afirma que ao tornamos o jogo como ferramenta do ensino, ele passa a ter novas dimensões, e é isto que nos obriga a classifica-lo considerando o papel que pode desempenhar no processo de aprendizagem. O jogo pode, ou não, ser jogo no ensino. Ele pode ser tão maçante quanto a resolução de uma lista de expressões numéricas: perde a ludicidade. No entanto, resolver uma expressão numérica também pode ser lúdico, dependendo da forma como é conduzido o trabalho. O jogo deve ser o jogo do conhecimento, e isto é sinônimo de movimento do conceito e desenvolvimento.

 

É importante afirmar que pode ser vista pelos alunos como uma construção de conhecimento que favorece o desenvolvimento o raciocínio, a capacidade significativa, e a imaginação. Estabelecendo relações entre objetos, acontecimentos e conceitos, que aponta direções, e apresenta estratégias ou alternativas para que a criança passa a constituir múltiplos acordos e associações com significados e conceitos.

 

CONCLUSÂO

 

A presente pesquisa oportunizou a prática e teorias com conhecimentos adquiridos durante a Pós-graduação de Psicopedagogia Clínica Institucional. Ao desenvolver essa pesquisa observei e analisei para melhor compreender as dificuldades de aprendizagem.

 Acompanhei um processo de ensino e aprendizagem da criança com dificuldade e a possibilidade de inserir atividade por meio de jogos na criança com dificuldade de aprendizagem. Durante este período de pesquisa vivenciei momentos de grande aprendizagem, conquistada por meio desta relação, interação com os sujeitos. Ressalto a importância dessa pesquisa na formação do Psicopedagogo, pois, é na prática que temos a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com a realidade educacional, adquirindo assim experiências para a futura profissão.

Essa pesquisa foi de grande importância também um grande desafio que contribuiu muito na minha vida e formação, foi agradável e todo o conhecimento contribuiu para tornar essa pesquisa ainda mais prazerosa. 

Observa-se com esta pesquisa a grande importância da presença de um Psicopedagogo intervindo junto aos professores dentro da escola para sanar dificuldades de aprendizagem da criança.

            No entanto ao concluir esta pesquisa oportunizou uma reflexão sobre as aprendizagens sendo elas inúmeras, importantes e constantes concentrando nossa atenção aos trabalhos em nível preventivo por meio das intervenções para assim aperfeiçoar construções do nosso dia a dia com práticas pedagógicas cognitivas psicológicas, ou afetivas em nossas vidas, frente aquelas formulações que se originam como verdade.

 

REFERÊNCIAS

Conholato, Maria Conceição: O jogo e a Construção do Conhecimento na Pré-Escola. São Paulo: Editora, FDE 1992.

 

Henriques. A. Christófides, Aspectos da Teoria Piagetiana e Pedagogia. Lisboa: ED. Sociedade Astória, 1996.

 

MACEDO, Lino de et al: Os Jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre Editora Cortez. 2005

MACEDO, Lino de et al: 4 Cores senha dominó. São Paulo - Editora Casa do Psicólogo, 1997 

OLIVEIRA. G.de C. Psicomotricidade – Educação e reeducação. São Paulo: vozes , 2002

 

Piaget, Jean. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação; ed. Rio de Janeiro, 2010.

 

Khishimoto, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil: São Paulo: ED. Livraria Pioneira, 1994.

 

FERNANDÉZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

 

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

  

 



[1] Licenciado em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.