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O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

 

Abraão Angelo Barboza¹

Jéssica dos Santos de Almeida Silva²

 

RESUMO

Diante da proposta quando se trata do processo de ensino aprendizagem pode-se concluir e dizer sobre as metodologias específicas que devem ser aplicadas para obtenção de resultados concretos, sendo assim quando se fala alfabetização pensamos no uso adequado e estudos de caso em quais metodologias devemos utilizar e como utilizar tais recursos e/ou ferramentas.

 

Palavras-chave: Ensino aprendizagem. Metodologias. Resultados.

 

INTRODUÇÃO

 

Este artigo tem como objetivo elencar algumas questões referente ao uso de metodologias especificas afim de obter resultados satisfatórios quanto as utilizações de tais ferramentas sejam eficazes no processo de ensino aprendizagem, quando se trata de alfabetização no ensino fundamental, em que se nota a necessidade de aplicar métodos capazes de potencializar o processo afim de obtenção de resultados concretos.

Sendo assim pensa-se no uso do lúdico como sendo essa ferramenta capaz de potencializar o processo, em que com uso do mesmo o aluno assimilará a letra e/ou conjunto silábico com mais facilidade, em que ao utilizar metodologias de forma correta é possível avaliar os resultados de forma mais objetiva.

 

Na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. (Fantacholi, p.3)

 

Entretanto nota-se que os profissionais da educação devem ser criativos na busca por novas metodologias de ensino, estar sempre dispostos a novas implementações e também ao uso de novas ferramentas que tem como objetivo potencializar o processo de assimilação e consequentemente de obtenção dos resultados específicos.

Em virtude dessas novas ferramentas de ensino, alguns profissionais demonstram certa resistência no uso de novos recursos em suas práticas, sendo assim nota-se a necessidade de trabalhos direcionais com esses profissionais na busca de melhores metodologias em os mesmos se adaptem de acordo com a realidade de cada um.

Em se tratando metodologias sabe-se que existem uma infinidade de opções a serem avaliadas no contexto educacional, mas que essas devem ser analisadas com critérios específicos para aplicação em determinadas turmas, ou seja, o profissional da educação deve avaliar a metodologia comparando alguns parâmetros antes de aplicar as ações em sala.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Educação e Sociedade

A Educação está presente em todos os âmbitos sociais e todos nós de certa forma permeamos essa fase em um determinado momento de nossas vidas, sendo assim é sabido que ela está diretamente ligada a tudo que realizamos em nossas ações cotidianas.

 

A educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade. A qual busca nas raízes da educação o verdadeiro sentido para sua evolução cultural, principalmente. Pois, é através desta interação que existem contribuições, porque a sociedade só se torna moderna com a evolução da educação. (Pereira, 2011)

 

A educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade.

Para (Barbosa, 2010) “verdadeira educação é aquela que satisfaz as múltiplas necessidades da criança, a educação não tem outro caminho senão o de organizar seus conhecimentos a partir dos interesses das crianças. ”

Tendo em vista o papel da educação e ela sendo parte crucial no desenvolvimento do ser humano sabe-se das fases que tem como objetivo a construção do saber e os métodos que os profissionais da educação devem utilizar para potencializar o processo de assimilação ou seja, de ensino/aprendizagem aos educandos.

Em relação ao avanço tecnológico e a globalização a educação tem papel crucial na administração e manutenção de suas teorias e a novas atualizações em seus parâmetros, de acordo com (Boyer, 2015):

 

Quando nos deparamos com os desafios contemporâneos ligados à globalização, à individualidade exacerbada, ao multiculturalismo, às novas tecnologias e etc., sabemos que a educação tem um papel a desempenhar nisso tudo, embora não saibamos como devemos proceder.

 

Sendo assim sabe-se que a sociedade está cada vez mais envolta a tecnologia e que os educandos estão imersos a tais ferramentas, sendo assim a educação tende a inovar-se a cada dia traçando metas e objetivos quanto a utilização desses novos métodos para que com uso adequado se tornem perspicaz afim de associar teoria e ação na construção do processo de aprendizagem.

A educação tendo como principal papel preparar o educando para o mundo do trabalho em relação as mudanças ocorridas na sociedade, nota-se que a mesma deve estar alinhada aos preceitos e as inovações tecnológicas assim como relata, (Boyer 02015):

 

Tendo em vista as mudanças na organização da indústria e do trabalho, a educação formal se vê muitas vezes pressionada para atender às novas exigências do mercado. Com efeito, os avanços no progresso técnico modificam as qualificações exigidas e, sob essa perspectiva, o “aprende a fazer” atua na compreensão de que a educação do século XXI precisa estar atenta a essas transformações, reatualizando os jovens para além de uma qualificação estritamente técnica.

 

Assim quando todos esses paradigmas estiverem alinhados com a realidade e com seus objetivos claros para todos, sim teremos uma educação de qualidade, com todos os recursos disponíveis e com métodos precisos.

 

A educação e o lúdico

Segundo o dicionário Aurélio “Feito através de jogos, brincadeiras, atividades criativas”, consiste em ações educacionais com objetivos específicos com o uso de jogos e brincadeiras tendo como princípio o desenvolvimento do educando, afim de que ele venha a associar a teoria com o concreto de forma divertida.

Sendo assim é importante destacar algumas diferenças entre atividades lúdicas e ludicidade que de acordo com (Bacelar, 2009 p.29 e 30):

 

A atividade lúdica é externa ao indivíduo e pode ser observada e descrita por outra pessoa enquanto é realizada. Pode se dar em grupo ou individualmente, apresentando variações no seu formato, determinadas por gosto, preferências, cultura, regras pré-estabelecidas por uma instituição ou por quem a realiza.

 

Já ludicidade fica definida assim pela seguinte autora:

  

Porém, a vivência lúdica, ou ludicidade, é interna ao indivíduo. É o estado interno que se processa enquanto o indivíduo realiza uma atividade lúdica. A atividade lúdica, como expressão externa, só será lúdica internamente se propiciar ao sujeito a sensação de plenitude, prazer, alegria [Bacelar, 2009, p 30].

 

Sendo assim observa-se algumas diferenças em relação a definição do que são atividades lúdicas que se refere as ações que devem ser aplicadas ao educando e essas devem conter objetivos específicos de aprendizagem.

Já ludicidade como citada pela autora, diz que essa refere-se ao estado de aprendizagem, ou seja, enquanto desempenha a ação associando os jogos momentaneamente e aprendendo o conteúdo proposto.

Entretanto deve-se ressaltar, em relação a esses conceitos que, Segundo (Bacelar 2009, p.24) “Frequentemente, o jogo e a brincadeira são utilizados como sinônimos de lúdico. Vemos também, muitas vezes, o lúdico associado ao lazer, à satisfação, ao deleite, ao prazer”

Partindo desse pressuposto de lúdico sabemos que ele está diretamente relacionado com o ato de brincar em que esta ação desde que alinhadas com conteúdo específicos, tem como principal objetivo despertar no educando a busca por habilidades específicas, segundo (Correia e Bento, 2019):

 

Brincando a criança desenvolve a sua imaginação, aprende a explorar o mundo, amplia sua capacidade de percepção sobre ele e sobre si mesma, aprende a organizar seus pensamentos e seus sentimentos. A liberdade que o brincar proporciona é de suma importância para o desenvolvimento da criança, essa liberdade à leva a conciliar o mundo real e o mundo da imaginação. Imaginando a criança consegue regular suas próprias ações e emoções.

 

Em conformidade com o citado ainda temos a concepção que a ação de brincar desenvolve no educando habilidades que ficam registradas na memória do mesmo e essa quando relembrada pelo aluno, traz a sensação de prazer em aprender, pelo fato de que esse aluno aprendeu brincando.

Em consonância com o assunto é de extrema importância o alinhamento dos conteúdos com as atividades propostas, em que o professor deve intermediar e planejar suas ações pautadas em documentos orientativos como já visto na BNCC que em um de seus artigos diz que a aprendizagem deve estar pautada no princípio do protagonismo do aluno “Ela, enquanto princípio, supõe um sujeito que, ao aprender, contextualiza, aplica e ressignifica o conhecimento aprendido, tornando-se protagonista da sua aprendizagem”. (BNCC, Documento de referência para Mato Grosso. Concepções para Educação Básica 2018. P35).

Em relação as intervenções as ações planejadas com atividades lúdicas devem construir ambientes propícios a aprendizagem assim afirmada na (BNCC 2018, p.31): “na intervenção pedagógica estão presentes as “dimensões pedagógica, criativa e lúdica, tornando a sala de aula sinônimo de alegria, de curiosidade e de construção coletiva”, propiciando um ambiente mais efetivo à aprendizagem”.

De acordo com (Leidniz e Raquel apud Maluf, 2003, p. 9) “O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. Ele é uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo. ”

Em relação a inclusão para soares (2010, p.10) “A atividade lúdica, o jogo, é muito importante para a formação da criança e, na escola, este é o espaço no qual a inclusão ocorrerá de forma mais natural”.

Sendo assim tende-se a entender que o lúdico tem como potencial promover a aprendizagem e favorecer o desenvolvimento físico, intelectual e social dos alunos, tornando o processo de construção do conhecimento mais prazeroso.

Em consonância com esse parâmetro vimos a perspectiva de formação acadêmica deve ser mais precisa e concisa para desenvolver nos educadores as habilidades especificas nessa modalidade de ensino.

Para tanto quando se fala em planejamento deve se pensar em todos os momentos e espaços em que as atividades de desenvolverão de acordo com a (BNCC, DRC-MT, 2018, p 25. Apud VICHERY, 2016, p. 09) “Algumas decisões importantes são necessárias ao se pensar o planejamento. Uma delas diz respeito ao ambiente de aprendizagem. Independentemente de como o ensino for proposto, “precisa acontecer em um ambiente de questionamento, debate e descoberta: um ambiente que tenha um ethos positivo, no qual o currículo seja suficientemente desafiador e flexível”.

Para do desenvolvimento do trabalho lúdico tende-se a necessidade dos espaços específicos e os materiais necessários para a criação e confecção das ferramentas para o professor, entretanto também vale ressaltar a importância do espaço caracterizado para que os alunos possam permear por lugares em que haja todos elementos que tenham como objetivo construir a associação ao processo de aprendizagem.

Para (Barbosa, 2010) “A ludicidade pode ocorrer em qualquer contexto educacional, mas existe também um lugar especifico para a prática lúdica das crianças que é a brinquedoteca ou ludoteca, lugar ao qual está pesquisa se dispõe a estudar.”

Sendo assim considera-se a necessidade de espaços adequados e adaptados para o exercício das atividades lúdicas com propósitos direcionados ao processo de ensino aprendizagem dos educandos.

Em consonância com os objetos de aprendizagem e a interação dos educandos retiramos as ações dos sujeitos como feedback em relação as atividades propostas segundo Silva (2014) “Na atividade lúdica para que possa haver a atividade, deve existir a ação dos sujeitos, propiciando momentos de encontro consigo e com o mundo, momentos de fantasia, de alegria.”

Em relação a cultura pedagógica do uso de ferramentas auxiliares afim de potencializar o processo de ensino/aprendizagem (Amaral, Rojas e Hammes) afirmam que:

 

A cultura lúdica é composta de certo número de esquemas que permitem iniciar a brincadeira, já que se trata de produzir uma realidade diferente daquela da vida cotidiana: os verbos no imperfeito, as quadrilhas, os gestos estereotipados do início das brincadeiras compõem assim aquele vocabulário cuja aquisição é indispensável ao jogo.

 

CONCLUSÃO

 

            Sendo assim percebe-se a importância do uso de metodologias e atividades lúdicas afim de potencializar e auxiliar o professor no processo de ensino/aprendizagem, em consonância com os objetos de conhecimento adquiridos pelos educandos no decorrer de sua vida acadêmica.

Ademais percebe-se que o uso de atividades lúdicas tende a associar nos educandos os assuntos de maneira divertida, ou seja, aprender brincando, sendo assim também podem utilizar-se dessa metodologia não só na educação infantil, mas também pensar numa proposta com todas turmas, níveis ou modalidades de ensino.

É importante destacar que as atividades quando bem planejadas tendem a afixar a atenção dos educandos e quando essas utilizam-se do lúdico (aprender brincando) nota-se que essa ação tem como principal retorno a interação maior e o estreitamento da relação professor-aluno.

Em virtude dessas ações afim de ingressar os educandos nas histórias mágicas e brincadeiras educativas o professor deve estar disposto a inovar-se a cada atividade, utilizando-se de teorias e alinhando-as com a prática educativa e com a rotina do seu dia-a-dia.

Também vale ressaltar a disposição dos profissionais da educação em criar e aplicar situações de aprendizagem com o uso dos jogos e ou brincadeiras lúdicas, utilizando-se de todas as ferramentas que possam auxiliá-lo no processo de desenvolvimento de tais atividades.

Em relação aos profissionais da educação em consonância com o uso de tais metodologias, percebe-se a importância de formação continuada para tal uso de metodologia, e maior incentivo por meio das coordenações pedagógicas quanto a criação de situações de aprendizagem que utilizem as atividades lúdicas no processo educativo.

Vimos também a importância dos espaços adequados para o desenvolvimento das ações em que os alunos estarão submetidos as situações de aprendizagem alinhadas com os espaços específicos para assimilação do conteúdo, seja ele desde alfabetização aos demais níveis de ensino.

 

REFERÊNCIAS

 

AMARAL, Kelly Cebelia das Chagas do, ROJAS, Jucimara e HAMMES, Care Cristiane. A ludicidade no contexto escolar: a importância do desenvolvimento de atividades lúdicas nas aulas de educação física. Disponível em: http://sites.pucgoias.edu.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado-educacao/wp-content/uploads/sites/61/2018/05/Kelly-Cebelia-das-Chagas-do-Amaral_-Jucimara-Rojas_-Care-Cristiane-Hammes.pdf acesso em 01 de Ago de 2020.

BACELAR, Vera Lúcia da Encarnação. Ludicidade e educação infantil. Salvador- BA. EDUFBA. 2009.

 

BARBOSA, Ana Paula Montolezi. Ludoteca um espaço Lúdico. Disponível em:  http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2010%20ANA%20PAULO%20MONTOLEZI.pdf. Acesso em 01 Jul de 2020.

 

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. DRC-MT Documento de Referência de Mato Grosso 2018. Concepções para Educação Básica.

 

BOYER Christian. Educação e Sociedade: o cenário e os desafios da socialização escolar no século XXI. Rio de janeiro 2015 Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25228/25228.PDF. Acesso em 05 de Ago de 2020.

 

CORREIA, Leidniz Soares e BENTO, Raquel Matos de Lima. A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil 2019. Disponível em: https://unijipa.edu.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/02/54_218.pdf. Acesso em 01 Jul de 2020.

 

FANTACHOLI, Fabiane Das Neves. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Disponível em: http://revista.fundacaoaprender.org.br/?p=78. Acesso em 10 de Jun 2020.

 

PEREIRA, Fernanda da Silva. Educação e Sociedade. Disponível em: https://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaoesociedade/index.php?pagina=0. Acesso em 10 de Jun de 2020.

 

SILVA, Iracema Martins da. Ludicidade no contexto escolar. Disponível em: https://pedagogiaseberi.wordpress.com/2014/10/06/ludicidade-no-contexto-escolar/#:~:text=Resumo%3A%20Surpreendendo%20%C3%A0%20esfera%20escolar,m%C3%A9todo%20eficaz%20de%20ensino%2Daprendizagem.&text=Reflete%2Dse%20desta%20forma%20sobre,%2C%20auxiliando%20no%20ensino%2Daprendizagem. Acesso em 15 de Jul de 2020.