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ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A SUA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Camila Hentges

 

RESUMO

O atletismo é praticado desde os primórdios das civilizações, quando o homem se utilizava dos movimentos naturais: o correr, o saltar e o lançar, para manter a sobrevivência da espécie. Com o passar dos tempos, o atletismo se desenvolveu com uma visão competitiva, através dos jogos olímpicos gregos, e ganhou força a partir dos jogos olímpicos modernos, onde prevaleceu o ensino do atletismo voltado para um desporto de alto rendimento e extremamente competitivo, pois o papel do instrutor de Educação Física era formar atletas.  Essa forma de trabalhar com o atletismo é percebida até os dias atuais. É necessário que as escolas ofereçam uma estrutura melhor, pois foi notória a reclamação dos professores no tocante à falta de material; inclusive, muitos deles usam recursos próprios para confecção deste.

 

Palavras-chaves: escola. Atletismo. Educação física.

 

SUMMARY

Athletics has been practiced since the dawn of civilizations, when man used natural movements: running, jumping and throwing, to maintain the survival of the species. Over time, athletics developed with a competitive vision, through the Greek Olympic Games, and gained strength from the modern Olympic Games, where the teaching of athletics focused on a high-performance and extremely competitive sport prevailed, as the The role of the Physical Education instructor was to train athletes. This way of working with athletics is perceived to this day. It is necessary for schools to offer a better structure, as teachers' complaints regarding the lack of material were notorious; indeed, many of them use their own resources to make this one.

 

Key words: school. Athletics. Physical education.

 

  1. INTRODUÇÃO

Embora seja um esporte popular, a prática do atletismo aparentemente é pouco difundida nas aulas de Educação Física escolar. Mariano (2012), diz existir uma grande valorização, por parte dos profissionais de Educação Física, dos esportes coletivos em detrimento ao atletismo, principalmente do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio.

O atletismo dentro do âmbito escolar é uma das práticas esportivas fundamentais, além disso, a criança possui picos de períodos no seu crescimento onde adquire conhecimentos específicos e é possível através do atletismo observar o grau de desenvolvimento em que a criança se encontra, para incentivar uma base especifica ou dar ênfase ao desenvolvimento completo.

O atletismo possui características e qualidades de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois este pode testar as mais diversas capacidades motoras do homem tanto em provas individuais quanto em provas coletivas, desta forma, desenvolvendo e aprimorando habilidades motoras essenciais e necessárias para a prática das mais diversas modalidades esportivas. (GOMES, 2010).

O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da pratica do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor. (BRAGADA, 2000).

O esporte, por se tratar de um fenômeno no qual há um grande número de apreciadores, caracteriza-se como uma atividade física adequada para estar nos planos curriculares do Ensino Fundamental, que segundo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) é a fase na qual os discentes desenvolvem maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade, sendo o esporte, uma prática adequada por carregar habilidades comuns ao ser humano, considerando que neste ciclo de ensino, os discentes estão desenvolvendo e aprimorando suas habilidades motoras.

Atletismo pode ser ministrado nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental, justificando a importância da modalidade no desenvolvimento motor dos alunos e demonstrando as possibilidades do Atletismo como conteúdo e, dessa maneira, dar o incentivo para que o Atletismo possa ganhar maior visibilidade nas aulas de Educação Física, fortalecendo ainda mais a ideia de Soares et. al. (2012) onde fala que está atribuída á disciplina, a diversificação dos conteúdos, a produção e aderência da cultura corporal do movimento humano.

 

  1. OBJETIVO

Verificar através de livros, revistas, artigos e sites da internet a importância de trabalhar o atletismo na educação física escolar, e como ela ajuda no desenvolvimento motor e socioeducativo do aluno.

 

  1. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que teve como objetivo realizar uma síntese sobre artigos e livros, analisando as principais dificuldades para a prática do atletismo escolar, indicando além, possíveis alternativas como materiais alternativos possibilitando a vivência de diferentes provas do atletismo para crianças e jovens na escola.

 

  1. RESULTADO E DISCUÇOES

Atualmente o esporte é o conteúdo mais utilizado para o aprendizado da cultura corporal pelos alunos. Mas hoje em dia, apenas alguns esportes são trabalhados na escola, tais como: futebol, handebol, voleibol e basquetebol. Algumas modalidades de grande importância são deixadas de ser trabalhadas na escola, tais como: o atletismo (BETTI,1999).

 Concordando com autores como Gomes (2010) e Sedorko e Distefano (2012), a prática da modalidade de atletismo no ambiente escolar é praticamente inexistente, e a ausência da modalidade no ambiente escolar, ocorre com a alegação por parte dos professores e alunos, de falta de material e espaço físico adequado.

O conhecimento que se tem sobre o atletismo em nosso país pode ser retratado como sendo pouco, passando pelo que se sabe em época de Jogos Olímpicos, quando ocorre uma maior difusão pela mídia.

 

Ainda que esse seja o mais comum, existem outras possibilidades de conhecimento dessa modalidade que merecem ser revistas. Ou seja, para além dessa perspectiva competitiva e restrita a grandes eventos mundiais, é preciso que se explore o lado educacional do atletismo. (MATTHIESEN, 2005, p. 15)

  

Portanto, é extremamente importante que, ao se elencar os conteúdos para o currículo da escola cuja função e responsabilidade são transmitir conhecimentos sem deixar de lado toda a complexidade social, histórica e política, deve-se incluir o atletismo, pelas particularidades e na atividade/ação que este esporte possui.

Além disso, podem se trabalhar atividades que devem ser desenvolvidas conforme o desempenho e limites de cada um, colaborando no processo de desenvolvimento de habilidades motoras, bem como explorar capacidades físicas.

Segundo Kunz (2004), ao se estudar o atletismo dentro das escolas, devemos nos preocupar em não descaracterizar o esporte individual que é o atletismo, mas possibilitar que ele seja estudado em pequenos grupos, promovendo a socialização e estimulando a comunicação com a valorização dos saberes que os alunos já possuem.

Segundo Meinel (1984apud PEDROSA et al.,2010), na iniciação ao atletismo como desporto de base, entende-se que o processo de aprendizagem nas escolas deverá ocorrer como conhecimento e direcionamento dos movimentos corporais, auxiliando no processo de aquisição das qualidades físicas de base e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos escolares.

De acordo com Frómeta e Takahashi (2004), a competição, para um programa de formação inicial, é um meio de treinamento e não um fim em si mesma, a obtenção de um resultado esportivo não pode ser um dos objetivos do programa e não deve ser nunca a tendência de formação, porque, sobretudo, interessa à sociedade que a criança aprenda a realizar o atletismo, prepare-se fisicamente e desenvolva suas habilidades naturais acima de qualquer resultado esportivo. Isso não significa que não deva competir e alcançar um determinado entendimento, porém o desenvolvimento de uma rica gama de movimentos.

Pode se trazer mais adeptos ao atletismo, incluindo o esporte na grade da escola, mas para se ter muitos adeptos na escola, o professor precisa saber ensinar todos os elementos práticos e teóricos para que o aluno se interesse pelo o esporte venha a leva-lo para a vida toda (SILVA, 2001).

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Atletismo constitui um importante conteúdo, no que concerne aos discentes do Ensino Fundamental por fomentar o desenvolvimento motor. Nesse sentido o Atletismo quando relacionado à iniciação, pode se transformar em um recurso viável ao desenvolvimento motor de uma criança. Assim considerando a importância do Atletismo como base para a prática de outros esportes, a familiarização e incorporação por parte dos docentes dos conteúdos do Atletismo em seu planejamento deve ser incentivada.

 A utilização de atividades lúdicas deve estar presente em todas as atividades propostas pelos professores dentro da modalidade de atletismo, pois a ludicidade aliada à prática do atletismo tem grande importância e assume um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, com isso o professor não deve deixar de proporcionar sua prática dentro do ambiente escolar.

Haja vista que o Atletismo estimula demais elementos que transcendem o aspecto motor, tais como, a expressão corporal e comunicativa. Diante do exposto, o conteúdo Atletismo desenvolvido no âmbito escolar, deve ser fomentado por docentes, mediante as possibilidades e benefícios aos discentes que contempla o aspecto físico, cognitivo e social visando uma formação humana.

 

REFERENCIAS

 

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BETTI, I.C.R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, São Paulo, v. 1, n. 1, p.25-31, jul. 1999

BRAGADA, José. O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos “leves”. 2000. Disponível em: http://www.catraios.pt/profs/salarecursos/matef/lleveshor.pdf.

FRÓMETA, E. R.; TAKAHASHI, K. Guia metodológico de exercícios em atletismo: formação, técnica e treinamento. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

GOMES, Leonires Barbosa. Atletismo como esporte base no desenvolvimento motor. 2010. (Monografia) Pós-Graduação em Educação Física – Faculdades Integradas de Jacarepaguá, 2010. Disponível em: http://corbrazdf.blogspot.com.br/p/atletismo-como-esporte-base-no.html.

KUNZ, Elenor - Transformação didático - pedagógica do Esporte. Ijuí – RS, Unijuí Editora, 2004

MATTHIESEN, Sara Quenzer - Atletismo se aprende na Escola - Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2005

MARIANO, Cecília. Educação Física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

PEDROSA, O. P.; DE PINHO, S. T.; DE PAULA, A. R.; DA SILVA, A. C. A prática de ensino fundamental no município de Porto Velho. Revista Brasileira de Ciência da Amazônia – Anais da Semana Educa. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/semanaeduca/ article/view/108

SILVA. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, João Pessoa, v. 1, n. 2, p.45-55, jan. 2001.

SEDORKO, Clóvis Marcelo; DISTEFANO, Fabiane. O atletismo no contexto escolar: possibilidades didáticas no 2° ciclo do ensino fundamental. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 165, 2012. http://www.efdeportes.com/efd165/o-atletismo-no-contexto-escolar-possibilidades-didaticas.htm

SOARES, C. L. et al. METODOLOGIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Cortez Editora, 2012