Buscar artigo ou registro:

 

 

COMUNICAÇÃO ACERTIVA – FAMILIA, ESCOLA E ALUNO

Luciene Dos Santos Pinto
Rosangela S. O. Lanza
Zélia Paida da Silva Rosa 

 

RESUMO

A comunicação entre família, escola e aluno é de suma importância, pois a falta dela pode causar sérios danos a aprendizagem do aluno. O desinteresse da parte da família, pode afetar o desenvolvimento dos alunos bem como do corpo docente. A instituição precisa ter uma comunicação clara e acolhedora para haja um bom resultado e solucionar problemas, bem como para o desenvolvimento.

 

Palavras-chaves – Comunicação. Instituição. Comportamento.

 

Introdução

Neste artigo, mostraremos a importância de uma comunicação assertiva entre o corpo docente, família e aluno.

Em uma instituição educacional, mesmo que conte com uma excelente infraestrutura física, dificilmente alcançará um modelo de ensino de nível ótimo caso não invista no diálogo entre pais, alunos e professores.

Levando em consideração que, onde há grupos de pessoas, há divergências de ideias. Sendo assim a instituição escolar deve estar sempre disponível para ouvir todas as partes envolvidas, criando ambientes e resolvendo os conflitos e sendo imparcial.

A objetividade e a clareza, são duas ações que não podem faltar na comunicação escolar.

A Instituição deve criar um ambiente onde seus alunos e familiares se sintam confortáveis o bastante para apresentarem qualquer tipo de solicitação que achar necessário.

  

Desenvolvimento

Um grande problema enfrentado por educadores e gestores na hora de promover uma comunicação mais efetiva entre escola e pais é a correria do dia a dia. Quando não se dá a devida importância para essa questão, são formadas lacunas sérias, e que de alguma maneira atingem o desenvolvimento dos alunos.

As crianças sentem vontade de expor as novidades que surgem durante a aula e a falta de interesse da família em ouvir as crianças sobre o dia a dia na escola, faz com que a criança fique desmotivada nas atividades escolares, causando mal desempenho na aprendizagem.

Devido à falta de interesse dos pais em ouvir, muitos alunos apresentam comportamentos diferentes, por isso é muito importante que os professores estejam atentos ao desempenho de cada aluno, isso demonstra a importância da valorização da comunicação escolar, entre a instituição e a família.

Os pais, ao perceberem o desinteresse dos filhos nas atividades escolares, devem fazer uma visita a instituição para o acompanhamento e observar as fichas de comportamento, entretanto essa ida a instituição também deve ser feita para analisar o ambiente em que seu filho convive, tendo uma conversa clara e objetiva com o corpo docente, onde os profissionais da instituição devem sempre comunicar qualquer problema ou dificuldade que o aluno esteja passando, seja em relacionamento com professores, colegas, problemas de notas ou comportamento, lembrando que a comunicação escolar é uma via dupla, ambos os lados devem comunicar-se diante de qualquer problema.

 

Conclusão

Para se obter uma boa comunicação não é necessário que tenham diálogos diárias ou reuniões de pais semanais, mas que tenha canais de comunicação disponíveis de ambas as partes.

Corpo docente e família não devem ser vistos como opositores e sim como parceiros, afinal estão interessados em um bem comum que é a educação do aluno, para isso o dialogo precisa ser aberto, direto e indispensável.

Comunicados e contatos não precisam ser diários, mas precisam de regularidade. Deixando o espaço para diálogo sempre aberto.

Por fim o corpo docente deve estar preparado para acolher os alunos e a família, sendo mediador entre ambas as partes, família e aluno.

 

 

 

Referencias

 

Por Redação Lyceum – 19/11/2018 - https://blog.lyceum.com.br/como-melhorar-a-comunicacao-escolar-entre-pais-alunos-e-professores/

Jornada edu 17 de setembro de 2018 - https://jornadaedu.com.br/acontece-na-escola/a-importancia-da-comunicacao-escolar/

 

Connect Escolas 2019 - http://www.connectescolas.com.br/blog/como-a-ma-comunicacao-pode-estar-fazendo-sua-escola-perder-alunos