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JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Juciane Bizarro Ricardo

 

RESUMO:

Neste artigo tentaremos explicar como é necessário e importante o uso de jogos e brincadeiras, principalmente na educação infantil ou até mesmo nos primeiros anos de vida, a criança se interessa muito mais e participa com prazer das atividades proposta, tornando o seu aprendizado mais eficaz, com os jogos e brincadeiras podemos produzir várias formas de planejamento onde poderemos ajudar a desenvolver planejamento voltado para aquilo que queremos resolver , sabemos que existe vários conflitos de aprendizagem ou apenas aqueles que não consegui compreender de alguma maneira o que se quer ensinar a ela. A brincadeira desenvolve a motricidade e permite experiência de afeto, funcionando como estímulo para a linguagem e entre outros funções cognitiva. VYGOTSKY (1991), destaca a importância das relações entre as pessoas como elementos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem, a brincadeira tem um caráter importantíssimo. O autor destaca Que o ato de brincar é especialmente relevante na faixa etária da educação infantil (0 a 6 anos ),no que diz respeito à descoberta de regras, desenvolvimento da imaginação e da linguagem infantil. Como um influenciador, o professor, orienta a mudança de postura de atitude e de comportamento ao que se refere ao seu posicionamento diante de desafios que faz parte de um traço da personalidade também consolidado na escola.

 

Palavras-chave: Educação infantil. Jogos e brincadeiras. Formas de adaptar.

 

 

Introdução:

 

 

É fato que o momento mais esperado da escola é a da recreação ou jogos e brincadeiras onde o professor deve ter uma didática para que se conclua o seu objetivo, lógico que o maior desafio é o objetivo de interagir, ensinar e se divertir aprendendo um com os outros, requer uma série de cuidados para garantir o bem estar e segurança para que os alunos participem das atividades, cabe ao professor acompanhar e desenvolver técnica para que se chegue ao objetivo final desejado.

A educação infantil básica é a maior responsável em desenvolver essa socialização independente do nível de educação, as ações pedagógicas de certa maneira promovem o desenvolvimento e conhecimento do outro e o respeito às diferenças.

Percebe-se ainda que em muitas escolas públicas existem professores que fazem suas aulas repetitivas e sem novidades, ou seja só para passar o tempo.

No entanto chegou a hora da educação, à escola ter atitude e refletir em como são e estão os seus profissionais de educação nesse contexto onde jogos e brincadeiras fazem parte do contexto escolar educacional e não se esquecer que por trás deles estão as crianças cheia de energia.

Contudo se a escola estiver comprometida com o desenvolvimento da criança e compreender as suas necessidades de jogar, correr, brincar e expandir seus horizontes ao invés de torná-lo prisioneiro de uma aula ou recreação sem sentido, onde a criança nem é feliz e com isso deixa de aprender e de ter gosto por certos tipos de jogos, brincadeiras e dinâmicas .

 

No brinquedo espontaneamente a crianças usar sua capacidade de separar significado de objetivo sem saber o que está fazendo, da mesma forma que ela não sabe estar falando prosa e, no entanto, fala sem prestar atenção às palavras. Dessa forma através do brinquedos a criança atinge uma definição funcional de conceitos de objetos, e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto. (VIGOTSKY, p. 92).

 

Desenvolvimento:

 

Sabemos que os jogos pedagógico são instrumentos onde o professor pode e deve transmitir vários tipos de conhecimento e através dessa didática consegui com que o aluno se interesse mais pela aula e compreenda o assunto observado.

É preciso que os professores utilizem jogos e brincadeiras para se alcançar um objetivo final que é o de ensinar e a criança aprender, ou então se possível tirar o melhor que se pode aprender dessa criança, entretanto é nesse momento que a criança percebe e interage muito bem umas com as outras, aprende a dividir e compartilhar, pensar e resolver situações entre elas, nesse momento o desenvolvimento é físico, intelectual e social. Deixa de ser uma simples diversão e passa ser um aprendizado que irá levar como bagagem de sua infância para sua vida adulta, tornando-se um adulto consciente em muitos aspectos de sua vida .

 

A brincadeira é a melhor maneira da criança comunicar-se , ou seja um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. Brincando, A criança aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que já encontra pronto ao nascer (WINNICOTT, 1975, p. 78).

  

Toda criança independente de sua condição social, origem, condição política ou econômica, deve receber o mesmo tipo de educação, que lhe permita o mesmo tipo de educação, a família e a escola trabalhe juntas para obter um Melhor resultado .

 

 

Conclusão

Durante o desenvolvimento desse artigo procura-se refletir e compartilhar experiências importantes para o desenvolvimento da criança e mostrar a importância que tem a faz os jogos pedagógico e brincadeiras na vida escolar e cotidiana da criança.

A expectativa é de que possa a servir como exemplo de experiência vivida em salas de aula a serrem seguidas e compartilhada em recriações conjuntas como ferramentas de desenvolvimento. Para melhor desenvolver aquele ou o outro aluno de forma lúdica, diferente e em geral contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos.

É de suma importância que o educador utilize metodologia adequada para a idade de cada turma, não se esquecer que a ludicidade tem que estar presente em quase tudo dentro de sala de aula , e respeitando o nível de aprendizagem de cada uma ,pois cada criança tem seu tempo de desenvolvimento, tanto emocional, cognitivo e físico.

 

Na idade média, os jogos eram basicamente destinados aos homens, visto que as mulheres e as crianças não eram consideradas cidadãs e, por conseguinte, estando sempre à margem, não participavam de todas as atividades organizadas pela sociedade. Porém em algumas ocasiões nas quais eram realizadas as festas da comunidade, o jogo funcionava como um grande elemento de união entre as pessoas. (ARIES, 1981).

 

Referências:

 

 

ÁRIES, P. História social da criança e da família. 2. ed. RIO DE JANEIRO: LTC, 1981.

 

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. SÃO PAULO: Martins fontes, 1991.

                . Pensamento e linguagem. SÃO PAULO, 1991.

 

WINNICOTT, D. W. O brincar & a realidade . RIO DE JANEIRO : Imago, 1975.