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EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO PROCESSO FORMAÇÃO PARA ALUNO COM NECESSIDADE ESPECIAL

Juciane Bizarro Ricardo

 

 

RESUMO:

Sabemos que hoje em dia encontrarmos muitos alunos especiais, onde a educação onde a educação tem que ser um processo de socialização para que se possa adquirir e assimilar os conhecimentos que lhes serão oferecidos, existem vários tipos de deficiência sendo mental, sensorial, física, entre várias outras. Existem também aqueles com habilidades de super dotação ou talentos, aquele com muita dificuldade de aprendizagem, ou seja é uma área bem extensa de dificuldades onde temos que levar em conta o grau da necessidade de cada uma delas para se chegar a um objetivo. O objetivo da educação especial é de acolher da melhor maneira possível para atender as necessidades de cada um , e proporcionar um modo para que as crianças possam ser inseridas. Ajudando a tornar-se adultos independentes em alguns casos através da educação especial recebida na escola ou no meio social em que vive.

 

Palavras-chave: Alunos especiais. Educação. Necessidades.

 

Introdução:

 

A educação inclusiva permitiu que os programas de educação especial fossem aceitos em todas as escolas do ensino regular, hoje em dia já conseguimos encontrar com vários alunos especiais em sala de aula sendo incluído na comunidade escolar e tendo os mesmos direitos que os outros possa ter.

Em tempos passados muitas famílias escondiam da sociedade seus filhos especiais para que ninguém as conhecessem. A pessoa com necessidades especiais passa por várias formas de dificuldades ao longo de sua vida, por isso é uma vitória grande e emocionante.

A educação especial se fortaleceu a partir da constituição federal de 1988, foi a partir daí que se teve grandes avanços e não pararam mais.

Apesar de saber tudo isso como foi sofrida essa conquista ainda hoje se deparamos com pessoas despreparadas para entender o grau da dificuldade e também a forma de agir quando se depara com uma pessoa especial, mesmo dentro das escolas, creches, onde deveria ser o centro de conhecimentos e saberes .

Trabalho realizado com observação em escolas e creches em que passei onde muitas pessoas despreparadas para lidar com essa situação. Ainda é essencial a aprendizagem desses profissionais com o contato humano, o diálogo, a interação com o professor e o aluno e no meio em que se vive.

É importante entender que a educação teve novos conceitos e terminologias e novas responsabilidades educacionais, é importante entender que a inclusão do aluno com necessidades especiais em classes comuns é vista como uma tendência do sistema de ensino e de acordo com os dispositivos da Lei n. 9.394/96, o atendimento em classes e escolas especializadas somente deve ser ofertado quando for mais indicado para suprir a necessidade desse aluno.

Diante da pluralidade que é vivenciada a cada dia no âmbito escolar, no que tange ao processo inclusivo, faz-se necessário concretizarmos a escola para todos e a escola de igualdade que, muito mais do que incluir, deve integrar tanto socialmente quanto em seu programa curricular, todas as crianças, jovens e adultos, sejam deficientes ou não deficientes.

 

Desenvolvimento:

 

A educação especial perpassa todos os níveis, etapas, e demais modalidade de ensino que oferece recurso para lidar com segurança e estratégias de acessibilidade ao âmbito escolar, a escola comum deixa de ser o único sistema de ensino passando a ser com níveis e etapas próprias.

Onde devemos desenvolver e resolver cada situação problema em que nos depararmos em nosso cotidiano em sala de aula.

O desenvolvimento do ensino especial é voltado para o atendimento educacional especializado para alunos com deficiências em todos os sentidos e demais transtornos, sendo um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que elimine as barreiras e conduza a participação dos alunos sem deixar de considerar as suas necessidades especiais.

O objetivo é apoiar e desenvolver com técnicas educacionais e possibilita a acessibilidade a todos.

A escola inclusiva ela acolhe e envolver o aluno, insere da mesma forma, ela visa atender a todas as formas de dificuldades especiais.

 

Uma escola inclusiva não “prepara” para a vida. Ela é a própria vida que flui devendo possibilitar, do ponto de vista político, ético e estético, o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade crítica e construtiva dos alunos-cidadoes que nela estão, em qualquer das etapas do fluxo escolar ou das modalidades de entendimento educacional oferecidas. Para tanto, precisa ser prazerosa, adaptando-se às necessidades de cada aluno, promovendo a integração dos aprendizes entre si, com a cultura e demais objetos do conhecimento, oferecendo ensino-aprendizagem de boa qualidade para todas, com todos e para toda a vida. CARVALHO (2007, p. 34 – 35 ).

 

Conclusão

 

A educação especial inclusiva é um conjunto de processos educacionais e de políticas públicas voltada a garantia o direito à educação para todos. Garante a educação inclusiva a qualquer criança e o acesso ao ensino fundamental, que é um nível de ensino obrigatório a todas as crianças, na inclusão o processo educativo é visto como uma ação social em que todas as crianças com necessidades especiais e distúrbios de aprendizagem tem o direito à escolarização o mais próximo possível do normal de acordo com suas necessidades

As práticas pedagógicas e estruturas requer modificações e melhorias na estrutura organizacional garantindo um melhor aproveitamento das estruturas e das práticas pedagógicas. Contudo representa um grande avanço na educação infantil especial.

A capacitação dos profissionais de educação vem aumentando para poder atender de forma correta e com isso também se aumenta a capacidade de acolhimento melhor para estas crianças especiais, com uma visão bem ampla sobre o que deve melhorar principalmente na questão pedagógica .

 

Referências:

 

Lei n. 9.394/96. De 20 de Dezembro de 1996.

Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. Brasília, 1996.

 

CARVALHO, R. E. A nova LDB e a educação especial. RIO DE JANEIRO : WVA, 1997.