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TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR SINÔNIMO DE UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA

Andreia Kronikoski 1.

Geziane Honorato Canjo2.

 

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise reflexiva e uma discussão relevante sobre a importância do uso das tecnologias e inovações no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, tendo como apoio uma aliada nas possibilidades de um novo olhar para as práticas pedagógicas. Diante disso, o ponto principal de investigação é: que práticas pedagógicas são desenvolvidas com suporte das tecnologias digitais, para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O intuito principal da pesquisa é compreender que práticas pedagógicas são desenvolvidas com do auxílio das (TICs) em sala de aula. Para tanto, este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e algumas observações, o objetivo principal foi investigar e apresentar a forma de como a educação poderá se modernizar, e que uma educação moderna, viva e atuante deve caminhar de mãos dadas com recursos digitais, à escola tem o papel de possibilitar o acesso (as TICs), aos professores junto com as práticas pedagógicas realizadas facilitando a troca de conhecimentos entre aluno e professor diante dos avanços que vem acontecendo em nossa sociedade até chegar o uso do laboratório de informática. Sendo assim, os benefícios proporcionados por essas ferramentas são de suma importância para que o aluno compreenda de forma mais fácil e menos entediante a realidade que está inserida, porém esses recursos de ensino é um instrumento auxiliador do professor em sala de aula, e que, o professor deverá fazer um planejamento pedagógico, pois, não basta apenas inserir os recursos tecnológicos, é preciso estar preparado para a utilização das mesmas. Contudo, a nova era digital não será a única alternativa que ofereça conhecimento, mas sim contribuirá como ferramenta de apoio pedagógico.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Inovação. Metodologia. Prática pedagógica. Tecnologias.

 

  1. INTRODUÇÃO

     

Os recursos tecnológicos vêm transformando a rotina das pessoas inclusive da educação, que vem pedindo socorro, pois, o uso das tecnologias com ferramenta pedagógica ainda está em passos muito lentos e, o processo tradicional de ensino aprendizagem não corresponde com a demanda do mundo contemporâneo, muito menos em pleno século XXI, enfim, a tecnologia influencia cada vez mais nossas vidas e no processo de ensino aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo no contexto atual.

A problemática é quando e como deverá inserir as tecnologias no ambiente escolar? As (TICs) proporcionará inovação ou retrocesso para educação? O questionamento central deste estudo baseia-se nas indagações e na ausência de conhecimento e aprofundamento sobre a compreensão dessas ferramentas.

No decorrer do trabalho serão apresentadas algumas analises referente às tecnologias no contexto educacional; o papel das tecnologias no âmbito da escola pública; sua utilização em sala de aula; a postura pedagógica assumida pelo professor frente às tecnologias e a contribuição destes recursos tecnológicos para um ensino de qualidade.

Esta pesquisa possui o intuito de realizar uma análise reflexiva sobre tais recursos (Tics), que promete revolucionar a educação básica, quanto ao seu uso, mostrando quão poderá ser difícil aos profissionais se adaptarem há era digital. Sendo que estudos encontrados demonstram que o uso das tecnologias torna as atividades mais dinâmicas e voltadas para a realidade onde o aluno está inserido. Sabe-se que nossos alunos são verdadeiros nativos digitais, desde o surgimento das tecnologias fica evidente o quanto modificou toda relação do ser humano com o mundo, seja no âmbito social, ambiental, física ou mental.


  1. REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

A sociedade atual encontra-se permeada por tecnologias e suas aplicabilidades. A escola não pode ficar alheia a estas ferramentas disponíveis, proporcionando às instituições de ensino a tarefa de discutir e refletir sobre o uso pedagógico destes recursos presentes no âmbito escolar. Como corrobora Nascimento (2003, p.17):

 

A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado. Parte considerável do desnível entre indivíduos, organizações, regiões e países devem à desigualdade de oportunidades relativas ao desenvolvimento da capacidade de aprender e concretizar inovações. (NASCIMENTO, 2003, p. 17)

 

Vale ressaltar que o uso da tecnologia não deve ser negligenciado no processo de ensino-aprendizagem no cenário educacional, na qual os professores devem estar preparados e atentos para as inúmeras transformações que vêm ocorrendo em nosso cotidiano, a escola e docentes precisam estar dispostos e abertos a mudanças, porque o perfil de aluno da atualidade é diferente do passado. Por isso, as instituições de ensino deverão está disposta e preparada para mudanças, com a missão de fomentar: conhecimento, desenvolvimento e inovação aos seus discentes.

 

Nas escolas em geral, é cada vez mais comum e necessário uma cultura informática educativa na qual estejam inseridas as ferramentas de tecnologias, tanto na parte teórica quanto prática, levando em consideração a dificuldade da relação entre os recursos tecnológicos, o que se conhece e as técnicas utilizadas pelos alunos. (STHINGEN, 2016, p. 16)

 

O avanço no setor tecnológico provocou mudanças na sociedade possibilitando uma forma inovadora e positiva na busca por conhecimento considerando a praticidade; a economia de tempo; a agilidade, rapidez, quantidade e atualização instantânea de informações. Sendo assim, o uso de recursos digitais em sala de aula pode ser um forte aliado do professor durante as aulas, com o intuito de: conscientizar, direcionar e orientar os alunos de como reconhecer conteúdos bons e seguro para aprendizado ensinando-os a utilizarem este recurso como fonte de aprendizado e conhecimento. Como destaca Morais e Silva (2014): “Nesse sentido, mudanças na atitude dos professores são necessárias quando se referem à otimização do processo de aprendizagem, sendo o saber próprio enfatizado e auto valorizado, permitindo apropriação da tecnologia”.

O professor atuante precisa está preocupado em apresentar aulas criativas, diferenciadas, adequadas e repletas de novidades aos seus alunos, porque são novos tempos e um público contemporâneo no qual exige cada dia mais dos docentes, porque a escola não está mais resumida numa cartilha, caderno e um lápis, o agora já não permite parar no tempo é preciso inovar, evoluir dia após dia para garantir um ensino adequado para nossos alunos de hoje.

Há quem diga que as tecnologias possuem influência negativa nas escolas, mas vale considerar que nossos jovens e crianças dominam de forma surpreendente tais recursos, no qual devemos e podemos explorar esse gosto e habilidade que eles possuem para contribuir com o ensino aprendizado dos mesmos, porque vivemos na era digital e essa é a realidade que vivemos, portanto devemos acompanhar as mudanças ocorridas dia após dia. Em comparação aos leitores da atualidade e de diferentes épocas, Santaella (2004) diz:

 

O leitor da era digital é classificado como imersivo, virtual, cuja subjetividade se mescla na hiper subjetividade de infinitos textos num grande caleidoscópio tridimensional onde cada novo nó e nexo pode conter uma outra grande rede numa outra dimensão.

 

Essa nova geração de jovens e crianças nascida e cercadas por tecnologias possuem uma maneira diferente de ler, aprender, interpretar e absorver conhecimento, de acordo essa nova realidade é preciso repensar e formar uma nova abordagem direcionada aos nativos digitais. Conforme Silva (2001): “O impacto das transformações de nosso tempo obriga a sociedade, e mais especificamente os educadores, a representarem a escola, a representarem a sua temporalidade”.

É importante ressaltar a discrepância existente entre o saber acadêmico e o saber escolar. Com avanço tecnológico, os professores devem adaptar o conhecimento acadêmico de uma maneira que os alunos compreendam, podemos destacar a divergência em relação aos ambientes (acadêmico e escolar), é necessário repensar a escola como um todo, com intuito de preparar de fato o aluno para um futuro acadêmico, pais e professores precisam estar atentos as transformações ocorridas diariamente para contribuir de maneira significativa com o ensino de nossos jovens e crianças. Conforme Oliveira e Silva (2017): “O professor precisa acompanha tais transformações, para garantir uma melhor aprendizagem, como o uso de novas tecnologias e inovação no cenário da educação. Ao inserir: rádio, celulares, televisão, mídia sociais em geral no contexto escolar promove uma verdadeira interação e interesse dos alunos ainda maior em aprender, pesquisar e tomar para si o papel de protagonista do seu conhecimento; Silva (2015) afirma:

 

O desenvolvimento de artefatos técnicos de comunicação, como o rádio, a televisão, o computador, celulares e entre outros dispositivos de informática e digital promoveu mudanças no comportamento das pessoas, em todos seus ambientes de convivência social.

 

Nessa perspectiva é necessário o docente lidar com os desafios e possibilidades, que poderão ser encontradas ao longo da sua atuação. Diante disso, não se trata de ter habilidades ou não para o uso das tecnologias, a questão é como saber aplicar estes recursos em benefício do aprendizado dos alunos, de forma contextualizada em diversos conteúdos ministrado em sala de aula.

 

Verificamos que a sociedade se depara com um novo paradigma em um período muito curto, o que é atual obsoleto amanhã. A todo momento são desenvolvidos novos recursos tecnológicos cada vez mais acessíveis a necessidades dos indivíduos, são produzidos computadores em menores em seu tamanho e maiores capacidade armazenamento e processamento, novos postos de trabalho são criados, necessitando de profissionais capacitados e dispostos acompanhar esta acelerada maratona do desenvolvimento tecnológico e cientifico (CURSINO, 2017, p. 31)

 

É nesse pressuposto que podemos entender que os profissionais da educação precisam saber como e quando aplicar essas ferramentas tecnológicas podendo contribuir de maneira significativa em sua atuação e com o aprendizado do aluno.

Sendo assim, Cursino (2017) ressalta: “A evolução da sociedade em meios tecnológicos, culturais e morais, consequentemente da educação deve-se adequar as novas concepções vividas pelos vários segmentos da sociedade em si”. Desse modo, a preparação dos alunos é fundamental, em especial as crianças para uma visão ilimitada da sociedade em que vive. Cabe lembrar, ainda em muitas escolas se baseia no antigo sistema de ensino tradicional, nesse caso se mostra ineficiente aos novos recursos tecnológicos, e tem sofrido grande critica por não acompanhar a transformação do mundo tecnológico.

Na medida em que os processos tecnológicos aceleram, aumenta a necessidade de se adequar a evolução dos recursos midiática, estão aí para auxiliar o professor em sala de aula e na sua prática pedagógica. Não se pode negar o quanto é importante a inserção de meios e métodos criativos e de acordo com a realidade de nossos alunos.

Desse modo, devemos explorar todos os recursos tecnológicos disponíveis para o uso no cenário educacional podendo beneficiar os alunos de modo geral. Diante disso, é notória a importância da formação continuada para professores ao que se refere à era digital para contribuir e preparar os professores que possuem dificuldades de manipular tais ferramentas.

 

  1. METODOLOGIA

 

O presente artigo é resultado de um estudo aprofundado e atrelado sobre uma metodologia que engloba uma analise bibliográfica para fundamentação das questões abordadas pelo objeto de estudo utilizado.

Nessa perspectiva, surgi às seguintes indagações acerca do tema pesquisado: Quais são as possibilidades para inserir a inovação tecnológica no currículo? Que desafios precisam ser superados? Os professores estão preparados? Com intuito de responder e esclarecer tais questionamentos que só foram possível através de uma minuciosa pesquisa bibliográfica, neste sentido, Pádua (2000) afirma: “É baseado em estudos bibliotecários, documentos e bibliografias. O propósito é de pôr o investigador de frente dos materiais que já foram desenvolvidos, refletidos e pesquisados sobre seu objeto de estudo”.

Sendo assim, este trabalho será elaborado através de referências bibliográficas que abordam esses questionamentos em nossos dias atuais, autores como: Nascimento (2003), Stinghen (2016), Morais e da Silva (2014), Oliveira e Silva (2017), Almeida (2014), Menezes e Chiapetti (2015), Silva (2015), Cursino (2017) e Pinto e Carneiro (2019).

Nessa perspectiva Lakatos e Marconi (1987) dizem: a pesquisa bibliográfica refere-se do conjunto de materiais já disponíveis selecionando de vários documentos bibliográficos dispostos sobre o tema selecionado.

Por intermédio do método de pesquisa bibliográfico selecionado para efetivar o presente estudo possibilitou coletar elementos necessários para serem refletidos sobre as interrogações referentes ao tema abordado propiciando inúmeras descobertas fundamentadas por importantes autores, pesquisadores de renome contribuindo de modo significativo para conclusão deste trabalho. De acordo Santos (2012) é a fase na qual, o pesquisador expõe como o estudo do seu tema deverá ser efetivado apresentando quais serão os autores mais relevantes do seu objeto de estudo apontando de maneira breve as origens das informações de onde foram retiradas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Através deste trabalho será possível contribuir no que refere ao uso de novas tecnologia e inovação no âmbito da educação básica, na qual podemos construir uma prática inovadora, colaborativa e centrada na construção de conhecimento em sala de aula. Sobre isso, é importante ressaltar que é uma tarefa árdua, englobando diversos fatores que podem contribuir na aprendizagem do aluno certamente com, a utilização de recurso tecnológicas para proporcionar um aprendizado atrativo e adequado aos alunos dessa nova era digital. Os professores ocupam um papel fundamental nesse processo, não mais como detentor e transmissor de conhecimento, mas mediador, facilitador de aprendizagem evitando que os estudantes sejam meros consumidores de informações ou façam uso equivocado das mesmas. Entretanto, é preciso considerar as dificuldades que podem ser encontradas pelos professores no início da sua formação pela ausência das tecnologias nos currículos de licenciaturas. Nessa perspectiva, os cursos de formação continuada a que tem acesso normalmente são focadas no uso instrumental das tecnologias e não correspondem as habilidades que precisam desenvolver para utilizar as ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Neste presente estudo é possível responder diversas incertezas de muitos profissionais da educação e desmistificando o uso de recursos tecnológicos aos nossos alunos que são de fato nativos digitais.

A partir dessa percepção é possível concluir que: o recurso tecnológico não deve ser negligenciado no âmbito escolar, porém, é possível ser um forte aliado no ensino aprendizado dos estudantes; os profissionais da educação precisam se render a este mundo de possibilidades que este mecanismo oferece em, que jovens, crianças possuem tanta habilidade para manusear.

 

REFERÊNCIAS

 

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NASCIMENTO, R. J. Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores de Educação Física e Desporto: estudo experimental num módulo de basquetebol, 2003, 353 f (Tese de Doutorado) - Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2003.

 

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do Trabalho Científico. 4º edição: São Paulo – Atlas, 1987.

 

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