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O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ATRELADO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Patrícia da Silva Batista
Antônio José Molina de Castro
Patrícia Fabiana Silva Oliveira
Lucélia Chirlen da Conceição Silva
Luzinete Araújo Lima


RESUMO

Esta é uma pesquisa bibliográfica que visou mostrar a importância das aulas de educação física para a evolução e melhoria do processo de alfabetização da criança, visto que diversos autores já nos dizem que a criança também aprende se movimentando. A Educação Físicas diferente de que muitos pensam vem demonstrando a cada dia a sua importância para a evolução tanto do aprendizado cognitivo quanto motor da criança envolvida, por isso, é necessário conhecer a História da Educação física e o contexto de inserção. Sendo nesse contexto cada vez mais importante para que se evolua dentro do ambiente escolar e no nosso atual momento a pandemia nos mostrou ainda mais a importância do exercício físico e falta que uma educação física adequada pode nos fazer. Assim, através dos resultados obtidos por essa pesquisa fica evidente que a educação física é um meio eficaz em todo o processo de ensino aprendizagem, desde a educação infantil ao ensino médio e principalmente, quando passa a ser desenvolvida na educação infantil, por meio das práticas de atividades físicas, apresentando valores e atitudes de respeito, para o bem-estar pessoal e coletivo.

 

Palavras-chave: Educação Física. Alfabetização. Desenvolvimento Motor.


Introdução


No processo de alfabetização, a Educação Física, propõe a envolver o sujeito, no mundo do conhecimento intelectual, do movimento corporal e da cultura corporal, de forma em conjunto, pois quando se tem saúde e disposição, a interesse em aprender torna-se mais prazeroso e atraente para o sujeito da aprendizagem.

Dessa forma, faz se necessário aprofundar nos conhecimentos sobre a educação física, devido a sua importância na vida do sujeito, embora a sociedade apresente uma educação física voltada para estética, e esse conceito sempre se faz presente no espaço escolar, ou seja, com objetivos distorcidos em relação à disciplina educação física, tornando assim um desafio ao profissional de educação para desmitificar e apresentar uma educação física comprometida com todo o desenvolvimento do ser humano.

Portanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar que a educação física, além de promotora de qualidade de vida também é fundamental no processo de ensino aprendizagem, buscando em referencias bibliograficos, principalmente na educação infantil, que auxilia no desenvolvimento motor e intelectual das crianças, apresentando valores e atitudes, despertando o senso crítico e a valorização do seu corpo e do convívio em sociedade.

 

Desenvolvimento

 

O ambiente escolar é de fundamental importância no processo de formação do sujeito, após o contexto familiar, o sujeito é inserido no contexto social por meio do âmbito escolar, é na escola que a criança começa a interagir com outras crianças, que possui um contexto social, familiar e cultural diferente. De acordo com Bracht:

 

A socialização do individuo ou da criança se dá exatamente através da internalização de valores e normas de conduta. A escola é uma das instituições que promove tal socialização. Portanto, o fenômeno da socialização ou a aprendizagem do social também ocorre nas aulas de educação física (BRACHT, 1992. p. 74).

 

A escola é o principal meio de socialização do sujeito, a porta de entrada para o mundo de diferentes realidades, e nesse contexto que se deve trabalhar para que a criança aprenda em sua primeira fase de socialização, a respeitar, valorizar e aprender com as diferenças e forma seu senso crítico para uma nova realidade.

Cabe à escola internalizar valores, normas e condutas logo nos primeiros anos da educação, possibilitando assim, que a criança tem a noção de respeitar as regras sociais, os limites do seu corpo e a se desenvolver integralmente para desempenhar bom desenvolvimento escolar, com atitudes e valores tantos educacionais quanto sociais.

A escola, por meio das aulas de Educação Física, deve visar à educação de modo global, valorizando e estimulando a o corpo e a mente da criança. Conforme FREIRE:

 

Que a educação seja uma prática corporal, uma prática de corpo inteiro; que se dirija tanto ao indivíduo quanto à sociedade, de modo que João aprenda a ser João, e Maria aprenda a ser Maria, porém ambos disponíveis para o outro, para a sociedade”. (FREIRE, 2007, p.10)

 

Assim, a preocupação do profissional de educação física é prepara a crianças para a vida em sociedade buscando despertar o senso critico pra questões sociais e colaborando para que corpo e mentes estejam em perfeita harmonia, para uma melhor qualidade de vida.

Na educação infantil, as crianças ainda presentes no mundo das descobertas e das brincadeiras, o profissional de educação física, embora ainda não tanto presente nessa realidade educacional, tem por objetivo socializar e interagir com os alunos, por meio de atividades lúdicas, possibilitando o desenvolvimento motor da criança, que irá possibilitar uma melhor habilidade quando for par ao processo de alfabetização.

Na fase do ensino aprendizagem na educação infantil é o momento do professor também se preocupar em despertar na criança o interesse em praticar uma atividade física, orientar para uma alimentação saudável para que possa ter uma saúde metal e intelectual de qualidade e a desmitificar que educação física é apenas brincadeiras para se descontrair. Além dos benefícios para a própria saúde, a educação física é um fator fundamental no processo de aprendizagem dentro do processo educacional.

Sobre a importância da escola no processo ensino aprendizagem do aluno Falkenbach (2002) reforça, é o lugar de desenvolver a educação física que provoca as trocas e as aprendizagens entre as pessoas. A escola é responsável pelo aprendizado das relações entre as pessoas por via corporal, ou seja, é na escola por meio das aulas de educação física, que a criança ira perceber-se como sujeito, que age e interagir diretamente com outros indivíduos, dentro de um espaço lúdico, capaz de aprender, respeitar, ter uma visão ampla da sociedade e acima de tudo a expressar.

É importante reconhecer logos nos primeiros anos de vida educacional, que a educação física, contribui no processo de formação da personalidade, do caráter, contribuindo para o conhecimento de si mesmo, dos seus limites, do seu corpo.

Além do aspecto físico, no processo de ensino aprendizagem, a aula de educação física contribui significativamente, de acordo com Vygotsky, Marta Kohl de Oliveira:

 

"É o processo pelo qual, o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo que se diferencia dos fatores inatos (a capacidade de digestão, por exemplo, que já nasce com o indivíduo) e dos processos de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente (a maturação sexual, por exemplo)". (Vygotsky, Marta Kohl de Oliveira, 2002. p.57).

 

Dessa forma, o conhecimento adquirido por meio das habilidades na interação social do sujeito com outras pessoas, possibilita a relação de aprendizagem, pois é no contato com o outro que aprendemos, que compartilhamos a realidade e adquirimos experiência para a vida.

Segundo João Batista Freire:

 

"E o significado, nessa primeira fase da vida, depende, mais que em qualquer outra, da ação corporal. Entre os sinais gráficos de uma língua escrita e o mundo concreto, existe um mediador, às vezes esquecido, que é a ação corporal". (FREIRE, 1989. p.20)

 

Por meio da linguagem corporal, dos movimentos que a criança adquirir seus primeiros conhecimentos no contexto da educação infantil. Pois o meio e o estimulo nessa fase, são fatores primordiais no processo de aquisição do conhecimento de si mesmo, do campo intelectual e social do sujeito.

A Educação Física é apresentada por varias concepções de acordos com os autores que a apresenta, devido ao seu campo amplo de interpretação e efetivação na pratica, pois é uma disciplina que possibilita desempenhar diversas atividades nas áreas educacionais e sociais, basicamente quando se fala em educação física, a primeira concepção é de aulas práticas, jogos, futebol, estética corporal, brincadeiras, mas além dessas possibilidades a educação física também e conhecimento teórico e qualidade de vida e bem estar. A Educação Física busca garantir aos alunos o acesso ao conhecimento e à reflexão crítica das diversas manifestações ou práticas corporais historicamente produzidas pela humanidade.

A Educação Física Escolar possua em sua prática educativa um olhar de totalidade, ou seja, perceba-se enquanto disciplina curricular, não sendo mecanizadora de movimentos e fragmentadora de conhecimentos.

Daolio (1995) relata dizendo que o corpo por um lado é mecânico e por outro uma máquina perfeita, portanto ao passo que o corpo torna-se capaz de ações apreendidas, aumenta também progressivamente seu cumprimento de regras sociais. Segundo Soares (2002) a Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal.

A partir da cultura corporal, a Educação Física atribuiu um novo sentido no desenvolvimento de suas práticas de ensino, uma vez que, os conteúdos organizados no currículo envolvem o planejamento pedagógico, trabalhando blocos de conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como: conhecimentos sobre o corpo; atividades rítmicas e expressivas, assim como esportes, jogos, lutas e ginástica. Sales destaca que:

 

Narra que os mencionados blocos de conteúdos proporcionam ao professor, explicações sobre “o funcionamento do organismo em atividades práticas” no processo de ensino e aprendizagem da criança, estabelecendo critérios para a escolha de atividades corporais saudáveis. Diante do exposto, analisa-se que o desenvolvimento da Educação Física na Educação Infantil é quesito fundamental para estimular uma Educação a partir de práticas de ensino de qualidade, que possibilite uma evolução significativa da aprendizagem da criança. (SALES, 2010. p. 84)

 

Portanto, o profissional de educação física, deve frisar em seu planejamento de aula, atividades físicas, lúdicas e de conhecimento, que possibilitem aos seus alunos entender o processo e importância das aulas, para o desenvolvimento físico e intelectual, já nas series iniciais do processo educacional, aprendendo desde cedo da importância ter um equilíbrio físico e intelectual para garantir uma vida saudável e consciência crítica na vida social, por meio da aprendizagem nas aulas de educação física.

Assim, a educação física estimula a prática de aprender fazendo por meio de uma aprendizagem significativa no contexto a qual esta inserida o aluno, proporcionado uma aprendizagem de qualidade para as crianças e atrativa para as crianças, por meio de atividades corporais saudáveis.

A educação Física tem um papel importante no processo de aprendizagem do aluno, desde seus primeiros contanto com o mundo educacional.

Nas series iniciais, por meio da educação infantil, inicio do processo educacional, a alfabetização é o primeiro passo para estimular o processo cognitivo e físico da criança, que acaba de ser inserida no processo de aprendizagem e vida social, assim Araújo e Santos apud Souza e Peixoto (2006), frisa que a Educação Física também é importante na alfabetização de crianças, não só na parte psicomotora, mas também no processo sócio afetivo e cognitivo, fugindo um pouco da cobrança de tarefas cansativas e repetitivas, tornando as aulas mais atrativas e participativas, e despertando o interesse nas atividades físicas e no conteúdo escolar. A aprendizagem nas aulas de educação física é rica e possibilita diversas formas de aprendizagem que são apresentadas por diversos autores da educação.

O professor deve conhecer a realidade do seu publico, buscar conceitos e metodologias, para melhor atender seus alunos desde os primeiros anos do ensino fundamental, o brincar é o meio mais acessível para a aprendizagem das crianças, nessa fase inicial da aprendizagem, pois e neste contexto que estão inseridas, onde tudo para as crianças e atrativo e lúdico, desperta o interesse em participar das aulas, assim as atividades lúdicas passam a ter uma importância significativa no processo de aquisição do conhecimento. De acordo com GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO:

 

Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos. ” (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004. p.222).

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A criança nessa fase é mais acessível a participar das atividades propostas pelo professor, brincar é o meio direto de chegar até a realidade em que se encontra a criança, por isso o brincar se torna a arte de aprender para as crianças, é por meio de brincadeiras e jogos, que a criança começa a conhecer o mundo, a sua realidade o outro que esta interagindo com elas nas atividades. O brincar facilita o processo de aprendizagem, o profissional de educação física deve estar atendo a essa etapa, e buscar desenvolver atividade lúdicas que atenda as necessidades dessas crianças, capaz de produzir uma aprendizagem significativa e interesse pela disciplina.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998) a criança precisa brincar ter prazer e alegria para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio entre ela e o mundo e através do lúdico a criança desenvolve. Assim, afirma Bolsanello (2006):

 

O desenvolvimento é um processo dinâmico e contínuo que se constrói na interação do sujeito com o seu meio ambiente. Trata-se de um processo de integração e organização de eventos e experiências, no qual componentes físicos, emocionais, intelectuais e sociais acham-se intimamente relacionados. (BOLSANELLO, 2006. p. 21).

A aprendizagem é um processo dinâmico, construído com a participação direta do aluno e do professor, que ambos estão inseridos e buscando aprender e desenvolver sempre da melhor forma, colaborando no processo educativo e formação do sujeito.

O contexto familiar e social do aluno colabora ou interfere no processo, por isso, o professor deve estar atento às manifestações dos seus alunos e buscar meios para sanar a dificuldade de interação e elevar sempre a autoestima de cada um, respeitando sempre a realidade particular, com o objetivo de alcançar os melhores resultados na formação desses indivíduos.

Na escola, logo em seus primeiros anos de vida social e educacional, que a criança, tem contato com espaço e tempo adequados para aprendizagem, pois na realidade atual, criança de seus quatro anos, devido à realidade familiar, passa mais tempo no ambiente escolar, desde os primeiros meses em creches e na educação infantil, tornando assim esse tempo e espaço propicio ao aprendizado escolar. Segundo MOREIRA; PEREIRA:

 

Sabe-se que a criança que a criança aprende por meio da imitação, da observação e experiências que vivenciam, nos diversos contextos sociais, culturais com os quais mantém relação. Na escola, as interações sociais, culturais e físicas (com crianças e adultos) desencadeiam uma serie de possibilidades relacionais que determinam o incitamento de diversos processos internos que contribuirão para o seu desenvolvimento e conhecimento a respeito do mundo com o qual estabelece relação, além de permitir o desenvolvimento das competências adaptativas, fundamental. (MOREIRA; PEREIRA, 2011. p. 39)

 

Aprender é lúdico e satisfatório, brincar é aprender, desde que se tenha objetivos claros, assim o professor e seus alunos, devem ser colaborativos nesses processos, o professor deve desafiar e estimular o aprender, por meios de brincadeiras e jogos lúdicos, despertar e estimular o desenvolvimento motor e cognitivo simultaneamente.

O professor, principal agente nesse processo educativo, deve estar sempre atento buscando novas metodologias que favoreçam o conhecimento, sendo o colaborador e intermediador, no processo de ensino aprendizagem dos seus alunos, com propostas pedagógicas e metodologias adequadas para o ensino. De acordo com MOREIRA; PEREIRA:

 

A qualidade das relações esta diretamente vinculada aos desafios propostos pelo professor, às exigências operativas e motoras dos mesmos, às mediações realizadas pelo professor para a intermediação dos problemas e conflitos, à vinculação das situações de aprendizagem com o contexto social, à adequação dos conhecimentos trabalhados com as características da idade (estagio de desenvolvimento infantil), entre outros vínculos. Ao pensarmos sobre a educação física na educação infantil, se faz importante registrar a necessidade do professor aprofundar seus estudos em questões básicas que interferem no processo de elaboração e implementação de propostas pedagógicas na área da educação física no contexto escolar. (MOREIRA; PEREIRA, 2011. p. 39)

 

A Educação Física ou praticas de atividades físicas, faz parte da vida do ser humano, desde o nascimento, pois aprendemos a movimentar e buscar o movimento corporal como forma de conhecimento de si mesmo e busca de nosso lugar ao mundo.

Na fase inicial da vida escolar, a educação física inserida na educação infantil, educação infantil, embora nem sempre consta a presença de um profissional de educação física habilitado, as atividades físicas, estimulam a aprendizagem e busca desenvolver a criança de forma integral. De acordo com MOREIRA; PEREIRA:

 

No contexto escolar, a educação física se faz presente na educação de crianças de zero a seis, porem oque se questiona é o protagonismo dos profissionais responsáveis pela sua organização, efetivação e analise dos trabalhos pedagógicos por eles desenvolvidas e elaboradas, sendo eles ou não especialistas. Tal fator é relevante quando pensamos na qualidade e na garantia do contato dos pequenos com os conteúdos relacionados à cultura corporal que se efetiva por meio do movimento. (MOREIRA; PEREIRA, 2011. p.43)

 

Nessa fase da vida das crianças é importante trabalhar com atividades ligadas a cultura corporal, para que essas já possam ir assimilando essa temática, usando atividades que venham a colaborar com seu desenvolvimento motor e cognitivo, pois o que se vê é que isso pouco acontece nessa fase, muitas vezes por não ter espaços adequados com condições de trabalhar com esses alunos, sem poder dar uma continuidade nesse trabalho o qual poderia fornecer aos alunos experiências social e de cultura de corpo.

É importante frisar que nessa fase, faz se necessário um profissional de educação física na educação infantil, para que a disciplina e o profissional sejam administradas com valor e dando a importância necessária em aprender o que é educação física na series iniciais.

A falta de um trabalho didático adequado com os alunos nessa fase traz consequências quanto à aprendizagem e conhecimento dos mesmos, devido à falta de vivência e aprendizado que deveriam na pratica. Segundo MOREIRA; PEREIRA:

 

É exatamente nessa fase que sistematicamente devemos iniciar o processo de assimilação dos alunos em relação às temáticas da cultura corporal (de forma geral), à socialização dos aspectos estruturantes dessa cultura, aos diferentes papeis que os alunos assumem e adaptam face às demandas experienciadas, o que se observa, no entanto é que nesse inicio de jornada as crianças são poucas vezes disponibilizadas espaços, tempos pedagógicos, condições para que deem continuidade às experiências sociais que trazem do contexto em que vivem e que remetem a cultura do corpo, principalmente as que dizem respeito às atividades lúdicas que caracterizam o universo da cultura infantil. A inadequação da transposição didática (quando esta ocorre) para o contexto escolar traz consequências nefastas para o processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento dos alunos, fato que se manifesta pela pobreza das vivencias de aprendizagens. (MOREIRA; PEREIRA, 2011.p. 44)

 

O conhecimento intelectual e a necessidade de se praticar educação física com responsabilidade nessa fase do processo educacional, aproveitando o máximo o tempo e espaço, para as vivencias pedagógicas e esportivas, aprendendo a valorizar os movimentos corporais, o conhecimento por meio do universo cultural da criança.

Para isso, a responsabilidade da escola e do professor e de sumo importância para o desempenho das aulas de educação física, como promotora de conhecimento e preparação para o futuro das crinas envolvidas nesse processo.

 

CONCLUSÃO

 

Aprendizagem significativa se faz por meio de uma educação de qualidade que busca a formação integral do sujeito, seja pelo conhecimento ou pelas atividades físicas, mas que tem por objetivo proporcionar resultados significativos na vida dos sujeitos envolvidos no processo.

A escola é o primeiro meio de socialização do sujeito, que transmite valores sociais e intelectuais, é o espaço privilegiado do conhecimento. É um instrumento de preparação para a vida, um espaço que busca administrar o conhecimento intelectual aliado com valores e atitudes na formação do sujeito.

Para cumprir sua função a escola, possui uma grande curricular diversificada, e a educação física vem somar esse rol para desempenhar o seu papel de meio socializador e intelectual do sujeito. Com seus objetivos, metodologias, habilidade e competências a educação física e de suma importância na vida educação das crianças.

E a partir dos primeiros contatos, por meio do brincar, do aprender do socializar que as aulas de educação física cada vez mais tornam se significativas na vida do sujeito, não apenas como meio de buscar uma estética corporal, mas ensinar que saúde, educação e beleza devem ser buscadas com responsabilidade para que se construa um cidadão critico de com qualidade de vida para o meio social, em todas as fases de sua vida.

No processo de ensino aprendizagem por meio da educação física, a aprender se torna mais atrativos, sendo a educação física a porta de entrada para outras disciplinas, para que auxiliadas por meia da educação física despertem o interesse do aluno em frequentar a escola, a participar das aulas, a buscar saúde do corpo e da mente e tendo sempre disponibilidade para aprender.

O profissional de educação física, agente principal nesse processo de ensino aprendizagem, deve estar sempre atendo a realidade educacional do seu aluno, buscando sempre aperfeiçoar em suas praticas metodológicas, apresentando a educação física como uma disciplina que vai além daquela apresentada pela mídia, pelos interesses particulares, como instrumento apenas da busca do corpo perfeito. Corpo perfeito é aquele que além dos cuidados corporais estimula e valoriza o conhecimento intelectual, que tem por objetivo a formação integral do sujeito.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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BRACHT, Valter. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Magister, 1992.

 

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, Papirus, 1995.

 

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FERREIRA, Carolina; MISSE, Cristina; BONADIO, Sueli. Brincar na educação infantil é coisa séria. Akrópolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p. 222-223, out./dez. 2004.

 

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

 

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo:

 

MOREIRA, Evandro Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov: Educação Física Escolar: desafios e propostas 2, 2 ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

 

SALES, Ricardo Moura. Teoria e Prática da Educação Física Escolar. São Paulo: Ícone, 2010.

 

Soares, C.L. Cultura de movimento. Corpo, prazer e movimento. São Paulo: SESC, 2002, 14-23 (Suplemento).

 

Vygotsky, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.