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PROJETO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19

Aparecida Damazio de Oliveira

 

RESUMO:

O Presente artigo aborda o estágio supervisionado na segunda Licenciatura em Geografia no contexto atual da pandemia do Covid-19. A esse projeto será atribuído carga horária obrigatória da disciplina de estágio. As funções do professor em sala de aula não deve passar desapercebida, as práticas de ensino, pesquisas e metodologias administradas por ele devem ser observadas e avaliada a sua importância. O presente artigo tem o objetivo de promover discussões a respeito dos conceitos de: espaço geográfico, regionalização brasileira e o clima do Brasil, temas presente no cotidiano dos estudantes, analisar suas diversas interpretações referentes aos temas, através de uma visão simples, interpretativa, até alcançar uma análise mais contundente. Este estágio em Geografia, foi concebido de forma integrada, dentro dos princípios da flexibilidade, a autonomia dos professores e alunos,as atividades pertinentes ao respectivo estágio foi dividido em três temas distintos, visando articular teoria e prática pedagógica. A meu entender o estágio é de importância para o aluno. O estágio obrigatório, configura-se a prática de ensino, assim devido ao isolamento social, desenvolverá estudos e reflexões sobre sua realização de forma remota. O artigo em si aborda assuntos sobre o espaço geográfico, sua definição, as categorias, as modificações causadas pelo ser humano, as maneiras de contextualizar o aprendizado junto ao educando.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Segunda Licenciatura. Período Covid.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O Projeto de estágio vem em substituição ao estágio supervisionado presencialmente, ao enfrentarmos uma crise global com vários fatores sanitários e econômicos, tendo em vista que a educação não pode parar mesmo em período pandêmico, ao nos encontrarmos privados do espaço público, se fez necessário adotar medidas de isolamento e distanciamento social, como medida preventiva de enfrentamento do vírus em nosso país, exatamente no mês de Fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde alerta e declara emergência nacional. Em Março de 2020, o Ministério da Saúde, por meio de Portaria n. 343/MEC, vem orientar a substituição de aulas em ambiente presencial por aulas remotas, enquanto a situação pandêmica perdurar, por consequência disto o Conselho Nacional de Educação decide alguns atos normativos, visando organizar o calendário letivo as atividades de ensino para todas as modalidades e níveis da educação. Para o estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura também foi criado algumas alternativas, a qual será o projeto de estágio remoto, levando o acadêmico a desenvolver pesquisas e projetos relacionados a pratica em sala de aula, de maneira a contextualizar o ensino. Neste projeto os temas abordados nos dá uma visão de como se concretiza a dinâmica escolar. Os temas aqui mencionado é o Espaço Geográfico, a Regionalização brasileira, e o clima do Brasil. O respectivo projeto de estágio trás temáticas e maneiras de intervenção em sala de aula.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

AULA 1

ESPAÇO GEOGRÁFICO

O espaço geográfico é o espaço habitado, transformado e utilizado pelo ser humano, é uma porção da superfície da terra, que abriga as sociedades, envolvendo os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Para o estudo do espaço geográfico as Geografias se utilizam de algumas categorias analíticas, além da própria definição de espaço, são esses: território, paisagem, lugar e região. O território é definido como um espaço delimitado, com estabelecidas relações de posse e poder (como as cidades, os países, os blocos econômicos). A paisagem, é tudo aquilo que se manifesta diante de nós, o que podemos ver, ouvir, sentir, tocar e cheirar. Lugar é o lugar percebido pelo homem, o ponto ou área que o ser humano atribui sensações, qualidades sejam objetos ou não. Região é o conceito mais complexo da Geografia, tem várias definições, é a área do espaço dividido. Tendo em vista as transformações causadas pelo ser humano no espaço, o objetivo dessa aula é transmitir aos educandos uma análise do mundo através de seus recortes, entendendo como o ser humano altera o espaço para uma nova função, compreender a relação ser humano e natureza, o espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia, partindo desse pressuposto, é de extrema importância esse tema. O professor deverá envolver os alunos, levando-os a uma correta compreensão a respeito deste básico conceito. Esta proposta de aula, tem por objetivo principal trazer temas que possa aprofundar a compreensão do espaço geográfico, entender a construção social sobre o meio natural. Diversas metodologias poderão ser aplicadas, variando os meios didáticos e materiais disponíveis pelo professor, poderá ser feira uma análise de campo, um trabalho desenvolvido pelo educando em áreas distintas, como urbana, rural, centro comercial, igrejas, para que os mesmos possa confrontar com os avanços obtidos pela sociedade e seus elementos. Esse estudo deverá fazer com que os alunos conclua que o espaço advém de uma construção causada por mãos humanas, e compreender afinal os elementos que associam ao meio natural. Para finalizar eles poderão criar um trabalho individual, relatando sua descrição de espaço geográfico, identificar o que é natural, social e a relação entre ambos, o mesmo trabalho poderá vir com conteúdos fotográficos, vídeos e relatos, essas imagens deverá transmitir os problemas que causam a desarmonia e desequilíbrio no espaço geográfico. Nesse sentido, é preciso partir da vivencia do aluno, pedindo para que eles relatem a forma como enxergam a sociedade, quais os elementos que fazem parte dela. Ao final levá-los a concluir que o espaço apresenta-se como uma construção humana. Para terminar pedir que os alunos respondam em seu caderno a fim de garantir a melhor compreensão do tema exposto. Como eles entendem o conceito de espaço geográfico? Quais são os impactos gerados pela expansão desordenada do espaço construído sobre o meio natural? Pedir para que descrevam com suas palavras as características de paisagens observadas durante a aula, e o que mais lhe chamou a atenção.

 

AULA 2

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL

 

O objetivo desta aula é levar o aluno a compreender a divisão regional do Brasil, o conceito de regionalismo, e como ocorreu. Trazer temáticas relacionadas a história da divisão regional brasileira, desde as capitanias hereditárias em 1534 até o contexto atual. Levar o aluno entender a necessidade organizar o território para melhor administrar, aprender como ocorreu a regionalização na época da independência do Brasil, como estava dividido as regiões, a quantidade de suas províncias, e atualmente os estados e federação. A necessidade de dividir o Brasil em regiões levando em consideração a sua grandeza, o quinto maior país do mundo, pela diversidade do quadro cultural, ocupação do espaço brasileiro, o território brasileiro é dividido desde 1989 em 26 estados, também chamado unidades da federação e o Distrito Federal a primeira divisão oficial foi criada pelo IBGE em 1969, as cinco regiões brasileira são: Região Norte, Região Nordeste, Região Centro-Oeste, Região Sudeste e Região Sul. Para fazer essa divisão em cinco regiões o IBGE observa tantos os aspectos naturais, como os sócio econômicos dos estados brasileiros, então eles irão ser agrupados de acordo com suas características semelhantes, existem algumas particularidades nesse caso, os limites políticos entre os estados são totalmente respeitados. O Geógrafo Pedro Pinchas Geiger, em 1967, desenvolveu uma proposta muito utilizada nos dias atuais, essa divisão é chamada Divisão Geoeconômicas, são três regiões de áreas econômicas chamadas: Amazônia, Centro-sul e Nordeste. O Geógrafo Pedro considera basicamente os aspectos naturais, processo histórico de formação do território e a industrialização, há também a proposta de Divisão Regional do Brasil, construída pelo Geógrafo Milton Santos, elaborada em meados dos anos 2000 a 2001, nesse caso o Brasil é dividido em quatro regiões: Amazônia, Nordeste, Centro-oeste e Concentrada, ao apresentar essa proposta de divisão ele considerou o processo de Globalização, a instituição das redes que basicamente caracterizam a globalização e ele pensou na divisão do território brasileiro considerando o chamado Meios-Técnicos Científicos Informacionais, nesse caso as regiões brasileiras estariam apresentadas a partir de seus desenvolvimentos nas redes, nos fluxos de informação, na concentração industrial, no que aquela região representa para a globalização. Abordar o conceito de regionalização para que os educandos compreenda a relevância da divisão regional do Brasil, fazer uma sondagem afim de descobrir os conhecimentos que a turma trás, levantar questionamentos pertinentes ao tema, como por exemplo: qual região está o nosso município? Deixar que os alunos expressem seus conhecimentos prévios a seu modo, considerando e valorizando a fala de cada um, solicitar que se organizem em grupos de no mínimo três e no máximo cinco, entregar-lhes uma cartolina, aula será desenvolvida a partir da criação de mapas sobre as regiões brasileiras, o aluno deverá analisar o desenvolvimento sócio econômico das regiões, comparando os dados entre os projetos elaborados, fazer a interpretação de gráficos, e transpor a leitura das informações em dados, reconhecer as regiões a partir das comparações para seguir e interpretar os gráficos, eles poderão apresentar cartazes, fotos e vídeos encontrados em pesquisas na internet demonstrando os temas solicitados, apresentar aos colegas de classe, expor suas descobertas, e sua compreensão.

 

AULA 3

CLIMA DO BRASIL

 

O clima do Brasil é diversificado, em consequência de vários fatores, como a extensão do território brasileiro, a proximidade e a distância da linha do equador, também a quantidade de água influencia o clima, as regiões de matas. Quanto mais perto da linha do Equador a temperatura tende a aumentar, quanto mais distantes a temperatura diminui. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o maior acumulo de água de chuva já observado foi em Maceió, capital de Alagoas, no dia 28 de Abril de 1979, entretanto fontes não oficiais, indicam a ocorrência de 622,5 mm de localidade. A água ajuda muito no fator climático, em regiões onde existem muita água a amplitude térmica é bem maior. Os principais climas do Brasil são: Equatorial, Tropical litorâneo, Tropical Semi árido, Tropical continental, tropical de altitude e Sub Tropical. Nesta aula, o objetivo é proporcionar situações, com as quais os educandos sejam estimulados a aprender sobre o clima que atua no Brasil e contribuem para a existência das paisagens variadas em cada região do país. As atividades propostas nesta aula irá promover ao educando a construção do conhecimento relacionado a cada tipo de clima, com base nesta aula o aluno irá contextualizar o clima, diferenciando os conceitos climáticos. Mostrarei aos alunos através de slides as condições do tempo do clima onde eles vivem, instigando-os a dialogar sobre o assunto, trazer previsões do tempo, retirada dos jornais e orientá-los para que desenvolvam um trabalho em grupo de no mínimo 4 integrantes, pedir para que desenvolvam uma problemática sobre o clima, baseado em suas pesquisas, relacionando ao seu conhecimento, partindo desta premissa que o conhecimento se constrói de acordo com o envolvimento e vivencias de cada indivíduo, sugerir que eles expressem suas descobertas em cartazes relatando sobre os fatores climáticos, instigá-los a levantar hipóteses, definir objetivos, sistematizar e socializar suas descobertas.

 

CONCLUSÃO

 

O respectivo projeto de estágio conclui trazendo os temas relevantes e contextualizados, dentro de uma abordagem concisa podemos concluir que as problemáticas, metodologias e didática aqui apresentadas poderão ser relevante para o acadêmico compor a sua trajetória. As pesquisas, os vídeos e artigos pesquisados para este projeto trouxe conhecimento, direcionamento e estudo de caso. Os temas aqui apresentados são conteúdos abordado em sala de aula no ensino fundamental precisamente no sexto ao sétimo ano, foi possível com este projeto internalizar o estudo levando o seu contexto ao cotidiano escolar, compreendendo de forma conclusiva a ação do professor ao ser o facilitador do processo ensino e aprendizagem, chegando a uma linha de raciocínio fazendo o pensar sobre as metodologias e didáticas a serem utilizadas ao longo do seu processo em ambiente escolar.

 

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