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EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE CUIABÁ - MT

Adriana Teixeira Cardoso1

Cristiane Lemes de Arruda2

Heliene Francisca Mendes3

Josidelma Nunes da Silva4

Liliane Cardoso da Silva5

 

RESUMO

Tendo em vista a realidade atual perpassada pela Pandemia em função do Covid 19- SARS-CoV-2, fenômeno que tem colocado em xeque convicções, posturas e o futuro próximo, nos colocamos a refletir quanto à Educação em tempos de Pandemia. A Rede Municipal de Educação em Cuiabá via Secretaria, não tem medido esforços no sentido de proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade nas escolas e creches de sua responsabilidade. Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre como aliar essas tecnologias a favor da Educação discutindo a importância da preparação dos docentes em como conduzir o uso dessas ferramentas juntamente com as ações didático-pedagógicas do professor. Buscou-se evidenciar quais as principais dificuldades e quais as vantagens e as desvantagens do uso desses instrumentos levando em consideração o ensino remoto. Realizamos então um estudo por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica através dos conteúdos levantados no referencial teórico. Foi possível constatar que as tecnologias digitais se utilizadas de maneira correta são meios que auxiliam e facilitam o processo educativo. A pesquisa evidencia que a colaboração dos educadores, sobretudo dos pedagogos é de fundamental importância frente a essa nova e desafiadora possibilidade de ensino levando em conta que a inclusão tecnológica passa pela educação formal uma vez que nem todas as crianças que estudam nas Escolas e Creches Municipais em Cuiabá-MT têm acesso à internet, tornando esse processo ainda mais difícil.

 

Palavras-chaves: Tecnologia, Educação, Ensino aprendizagem.

 

ABSTRACT

In view of the current reality permeated by the Pandemic as a result of Covid 19- SARS-CoV-2 , a phenomenon that has challenged convictions, attitudes and the near future, we set out to reflect on Education in times of Pandemic. The Municipal Education Network in Cuiabá, via the Secretariat, has made every effort to provide the necessary conditions for the development of quality education in schools and day care centers under its responsibility. This article aims to reflect on how to combine these technologies in favor of Education, discussing the importance of preparing teachers in how to conduct the use of these tools together with the teacher's didactic-pedagogical actions. We sought to highlight the main difficulties and the advantages and disadvantages of using these instruments, taking into account remote teaching. We then conducted a study through qualitative bibliographic research through the contents raised in the theoretical framework. It was possible to verify that digital technologies, if used correctly, are means that help and facilitate the educational process. The research shows that the collaboration of educators, especially pedagogues, is of fundamental importance in view of this new and challenging teaching possibility, taking into account that technological inclusion goes through formal education, since not all children who study in Municipal Schools and Nurseries in Cuiabá-MT has access to the internet, making this process even more difficult.

 

Key words: Technology, Education, Teaching learning

 

INTRODUÇÃO

 

Considerando a importância da tecnologia e o excessivo uso da internet por parte das crianças desde muito cedo, especialmente no tempo atual, em que a sociedade está enfrentando um problema sanitário a nível mundial que é a pandemia causada pelo covid19 (corona vírus) tendo como obrigatoriedade o isolamento social, como forma de conter a transmissão do vírus.

Com as crianças afastadas das escolas elas ficam expostas a diversos tipos de informações e interações através das mídias digitais, conforme frisou a Organização Nacional das Nações Unidas – ONU, na diretriz sobre a proteção de crianças no site, e redes sociais e internet, lançado em 23 de junho de 2020. A orientação destacou que esses recursos abrem caminho para as crianças comunicarem, aprenderem, apreciarem música e realizarem uma vasta gama de atividades culturais educacionais.

O artigo em tela tem como objetivo fazer uma reflexão sobre como aliar essas tecnologias a favor da Educação discutindo a importância da preparação dos docentes em como conduzir o uso dessas ferramentas juntamente com as ações didático-pedagógica do professor a esse processo de ensino aprendizagem. Na perspectiva dos objetivos específicos buscou-se: discutir sobre a importância da formação continuada voltada para essa temática para preparar os docentes; colaborar com os educadores na condução do uso tecnológico para um avanço educacional; apontar as dificuldades e empecilhos no uso da tecnologia por parte dos professores do ensino fundamental e refletir sobre as vantagens e desvantagens do ensino remoto através dos aparelhos digitais.

A escolha do tema se deu devido a realidade experienciada pelos professores na Rede Municipal de Ensino em Cuiabá - MT que teve que preparar os profissionais da educação bem como a estrutura física das escolas municipais no que tange a formação, construção de laboratórios de internet e na compra de equipamentos novos para atender as reais necessidades das crianças e toda equipe pedagógica e gestores que estão inseridas na rede de ensino responsável pela Educação Básica para o uso adequado das tecnologias digitais, a fim de poderem explorar todas as vantagens oferecidas por essa ferramenta tecnológica para à explanação das temáticas e aplicação dos conteúdos de maneira produtiva e agradável para contribuição e à aquisição de aprendizagem das crianças do Ensino Fundamental I.

 

Metodologia

 

A fim de atender aos objetivos propostos para a realização do artigo em tela, elegemos a pesquisa qualitativa bibliográfica. A pesquisa qualitativa é aquela que trabalha predominantemente com dados qualitativos, isto é, a informação coletada pelo pesquisador não expressa em números e as conclusões nelas embasadas representam um papel menor na análise (DALFOVO; LANA; SILVEIRA, 2008).

 

A pesquisa qualitativa é aquela que se preocupa com um nível de realidade que não pode ser medida nem expressa em números. Trabalham com um universo de significados, motivos, aspirações e crenças, valores e atitudes que não são captáveis perceptíveis exclusivamente por variáveis matemáticas. (TAQUETTE, BORGES, 2020 p.50).

 

Taquete e Borges (2020) defendem a ideia de que à pesquisa bibliográfica é obrigatório em quase todos os trabalhos científicos e as informações coletadas devem ser feitos através de livros, artigos textos, análise documental em sites que sejam de fontes confiáveis para que não haja divergências no estudo apresentado.

 

Pesquisa bibliográfica é a busca de informações seleção de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa (livros, verbetes de enciclopédia, artigos de revistas, trabalhos de congressos, teses etc.) e o respectivo fichamento das referencias para que sejam posteriormente utilizados (na identificação do material referenciado ou na bibliografia final). (MACEDO1994, p.13).

 

A coleta de dados foi realizada em sites de buscas de artigos científicos, nas diferentes bases de dados a saber: SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Acadêmico mediante os seguintes descritores: Tecnologia, Educação, Ensino aprendizagem, além da Política da Escola Cuiabana e do Portal da Escola Cuiabana.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

A percepção de Costa, Duqueviz e Pedroza (2015) as tecnologias digitais são instrumentos que levam à comunicação, informação e interação ao homem, dentre esses está o computador, celular, smartphones, e qualquer outro dispositivo que permita à navegação na internet. Para Vieira, Araújo (2016) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Social (TDCIs) são responsáveis por proporcionar diferentes práticas sociais e meios de comunicação através de aparelhos que tenham conexão com a internet, que, já não é mais exclusivo do computador e desktop.

Elas passam ocupar outros espaços em meio à sociedade como nas ruas, praças, através dos celulares dos transeuntes. Nos bancos, restaurantes, mercados etc.; são utilizados como um meio de organização. Ou seja, a sociedade contemporânea está rodeada de tecnologias que oferecem diversas formas dos indivíduos se comunicarem e se relacionarem.

Américo e Yonezawa (2019) destacam que o termo Digital descreve qualquer tipo de prestação de serviço que facilita a comunicação de via dupla entre usuários e provedores dos conteúdos. A Tecnologia Digital surgiu na segunda metade da década de 60 através das fusões referentes à informática e telecomunicações multiplicando à capacidade das mídias tradicionais (REIS, 207).

Costa, Duqueviz, Pedroza (2015) mencionam que com o surgimento da televisão na década de 50 e mais tarde, do vídeo, computador, celulares e internet em si houve bastante inovação e interferência na vida das pessoas, com isso passou-se a ter acesso a uma gama de informações em tempo real.

Conforme Silva, Ziviani e Ghezzi (2019) as primeiras redes de compartilhamento surgiu nos Estados Unidos em meio a Guerra Fria no ano de 1969 com a intenção de descentralizar as informações e diminuir os riscos de que fossem perdidas ou ficasse de posse de pessoas erradas em caso de ataque ao Pentágono à rede de computadores Arpanet facilitava que a comunicação entra cientista e militares se mantivesse em caso de bombardeio.

Silva, Ziviani e Gheizzi mencionam que poucas décadas depois o crescimento da internet foi exponencial e de alcance mundial facilitando assim o acesso a todas as pessoas através das ferramentas do Word, web, Google Chrome etc., aumentando assim gradativamente o número de usuários.

Ziede e Silva (2006) destacam que as tecnologias digitais estão presentes em todas as esferas da sociedade onde os estudantes estão inseridos assim sendo cabe ao professor oferecer possibilidades que promovam a interação dos alunos com as comunidades através de projetos que possibilitem essa comunicação e vivencia dinâmica que possam auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

As pessoas estão o tempo toda conectadas conforme afirma Hartly (2016) em qualquer tempo e lugar na academia, mercado, loja, etc., sempre tem alguém debruçado sobre os vídeos da maior ferramenta que revolucionou o mundo digital na publicação de vídeos chamada you tube ela se integrou definitivamente ao cotidiano da sociedade de.

Nesta direção, afirmam Lopes e Melo (2014) que a maioria dos professores mencionou a importância de trabalhar com os recursos digitais a fim de preparar os alunos para as atividades para as quais já estão se deparando e irão enfrentar futuramente. O uso integrado das tecnologias digitais na Educação Básica é importante para a personalização do ensino e o processo de formação pelo qual deveria passar os professore (BAICICH, 2016).

Porém segundo Silva (2011) fazer uso dessas ferramentas tecnológicas nos laboratórios de internet oferecidos pelas escolas é insignificante devido a uma série de fatores que impedem um bom aproveitamento dessas aulas dentre eles estão computadores obsoletos, falta de conservação, manutenção, número insuficiente de monitor por alunos falta de formação dos professores, resistência dos educadores em inserir o uso das mídias digitais em suas práticas pedagógicas.

Sendo que utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica pode auxiliar os alunos no processo de construção do conhecimento (ARAUJO, VIEIRA, KLEN, 2017).

 

No contexto Educacional é imprescindível o uso tecnológico como forma de ensinar tendo em vista que os usuários mais interessados em atividades desse gênero são crianças e adolescentes, um público cujo crescimento se identifica com esse tipo de mídia (MOITA, SOUSA, CARVALHO, 2011, p.29).

 

Para Otto (2016) não tem mais como à escola fugir a essa realidade tendo em vista que as crianças nascidas no século XXI têm acesso e grande facilidade em manusear os aparelhos digitais, porém essa destreza faz com que elas se deparam com muitas informações e não saibam distinguir o bom do ruim, é nesse contexto desafiador que a escola precisa repensar à sua prática pedagógica de maneira que possa ensinar o aluno a filtrar, selecionar o que lhes é oferecido pela internet.

Portanto, de acordo com Moita, Souza e Carvalho (2011) fazendo a exploração correta desse tipo de mídia na educação pode se tornar uma modelagem de ensino riquíssimo podendo agregar o trabalho pedagógico do professor aos conteúdos oferecidos pela internet.

 

A REDE MUNICIPAL DE CUIABÁ

 

Na atualidade, a Rede Municipal de Ensino de Cuiabá conta com 162 unidades educacionais para atender as etapas e modalidades de ensino ofertadas no ano letivo de 2018, sendo 50% formadas por Escola Municipal de Educação Básica (EMEB); 31,47% por Creches; 12,35% por Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); 4,94% por Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC); e 1,24% por Centro Emergencial de Educação Infantil (CEEI).

A Rede Municipal de Cuiabá é regida pela política da Escola Cuiabana. Na prática, trata-se de

 

[...] uma Política Educacional profundamente marcada pelo movimento teórico prático instaurado na história social, na cultura, na reflexão e no diálogo, assim como, no enfrentamento às adversidades que ainda persistem no campo da Educação Básica da capital mato-grossense no limiar dos seus trezentos anos, evidenciadas nas avaliações internas e externas e nos indicadores apresentados no Plano Municipal de Educação (CUIABÁ/PME, 2015-2024).

 

A Rede Municipal de Ensino de Cuiabá abarca um total de 50.265 alunos matriculados até 31 de maio de 2018, conforme dados do Censo de 2018. Na Educação Infantil, foram matriculadas aproximadamente 19.828 crianças, representando 39,44% das matrículas oferecidas nas 51 Creches 5.501 (10,94% das matrículas); nos 20 Centros de Educação Infantil 4.168 (8,29% das matrículas); nos 2 Centros Emergenciais de Educação 684 (1,36% das matrículas); e nas 70 escolas 9.475 (18,85% das matrículas).

Em consonância com a Política Educacional do município de Cuiabá, Escola Cuiabana (2020), em atendimento aos Decretos Municipais que prorrogam o ensino à distância em razão da COVID 19 e em cumprimento ao Programa @ portal da Escola Cuiabana (SME/2020).

O ano letivo de 2020 na Rede Municipal de Educação de Cuiabá iniciou em 03/02/2020. Em 18/03/2020 o Decreto municipal de nº 7846/2020, em seu art. 18, suspendia as atividades presenciais escolares das escolas públicas municipais, a partir do dia 23/03/2020, como prevenção à disseminação do COVID-19, o vírus invisível que disseminou no mundo.

Após uma pesquisa desenvolvida junto aos atores sociais pertencentes à rede de ensino em tela, a SME conseguiu identificar quais as possibilidades de acesso tecnológico as famílias dos alunos tinham acesso, a fim de poder planejar suas ações, conforme se pode observar a seguir:

Quadro 1: Acesso das famílias aos recursos tecnológicos e midiáticos

 

Internet

84,1% dos entrevistados informaram ter acesso à internet em

casa.

Celular

78,6% informaram que o estudante teria acesso à educação a distância via celular. Deste grupo 89,5% informou o número de

celular; também foi perguntado se esse número teria acesso ao WhatsApp e 87,1% respondeu que sim.

Computador ou tablet

39,2% dos entrevistados responderam possuir computador ou

tablet, em casa, com acesso à internet.

Televisão

88,1% responderam ter acesso aos canais de televisão.

Fonte: Pesquisa sobre a Avaliação do Ensino à distância – SME/Listen, abril, 2020.

 

Na busca por cumprir com sua função social, a rede de ensino de Cuiabá-MT “respaldada nos aportes teóricos contemporâneos, em pesquisas, legislações e ainda, considerando as discussões das instituições nacionais e internacionais, propõe caminhos viáveis para oferecer Educação à Distância (EaD)” (Programa @Portal da Escola CUIABANA, p. 1, 2020).

A SME na busca por organizar a oferta das aulas durante o período da pandemia relativa ao Covid 19, elaborou uma política de atendimento e desenvolvimento das aulas via remota.

 

[...] serem validadas como carga horária do calendário letivo, bem como de desenvolver atividades pedagógicas dos componentes do currículo escolar com aulas programadas com recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), mídias sociais, recursos midiáticos, tecnológicos, impressos, iconográficos, cinematográficos, entre outros, respeitando as condições de acesso do estudante. Garantir que o desenvolvimento das atividades pedagógicas em EaD estejam de acordo com a Política educacional da Escola Cuiabana, com a sua Matriz Estruturante e Matriz de Referência Curricular. (Programa @Portal da Escola CUIABANA, p. 1, 2020).

 

É possível perceber que a SME não tem medido esforços no sentido de instituir as dimensões pedagógicas e legais para o desenvolvimento das ações pedagógicas e para tanto, instituiu um Núcleo Central do Programa EaD, que é

 

Responsável pelas ações que envolvam aspectos de regulamentação, funcionamento, manutenção, monitoramento e avaliação geral do trabalho desenvolvido. Deverá promover a mediação, suporte, assessoria pedagógica, bem como, a formação continuada dos professores dos Polos; elaborar ou coordenar o processo de produção do material didático para aulas disponibilizadas em programas de televisão, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e outros, se necessário. (Programa @Portal da Escola CUIABANA, p. 2, 2020).

 

Podemos afirmar que a SME, ao instituir o Programa @Portal da Escola Cuiabana consegue evidenciar toda sua preocupação com a permanência e o êxito de seus alunos por meio de um planejamento responsável por todo o processo Administrativo e Pedagógico da elaboração e produção de material didático a ser utilizado virtualmente, mediante suporte também para a garantia do processo de formação continuada dos Professores em cada creche ou Unidade Educacional.

 

ANÁLISE DE DADOS

 

Considerando a análise de dados coletados relativos à temática voltada para a Tecnologia Digital na Educação Básica do Ensino Fundamental I é possível constatar que conforme afirma Costa, Duqueviz e Pedroza (2015) são meios que facilitam a interação, informação e comunicação.

Para Vilaça e Araújo (2016) as tecnologias digitais proporcionam diferentes práticas sociais que são capazes de aproximar as pessoas através das diversidades de redes oferecidas por essas ferramentas e isso contribui para que esses instrumentos tecnológicos conquistem cada vez mais espaço na sociedade.

Além de ser um colaborador uma via de mão dupla que contribui para a comunicação entre o provedor e usuário como afirma Américo e Yonezawa (2019) fazendo com que as informações fiquem arquivadas e preservados tem levado as pessoas fazerem o uso cada vez mais das novas tecnologias.

Costa, Duqueviz e Pedroza (2015) afirmam ainda devido ao acesso rápido e em tempo real as informações que tem acompanhado a renovação tecnológica desde o seu surgimento na década de 50 quando foi inventado o primeiro aparelho de TV tem interferido crescentemente na vida das pessoas e isso tem refletido em todos os núcleos sociais e na escola esse reflexo se mostra na educação percebe isso na falta de interesse educacional demonstrado pelas crianças, que hoje estão mais interessados nos conteúdos da internet e mostram pouco interesse pelos conteúdos dos livros didáticos oferecidos pelas escolas.

Tendo em vista esse contexto constata se que tendo como apoio esses recursos tecnológicos de fácil e rápido acesso como o youtub, por exemplo, que segundo Hartly (2009) oferece uma grande quantidade de conteúdos culturais e vídeos educativos poderiam ser integrados ao processo educacional na Educação Básica e assim possa colaborar na construção do conhecimento e no processo de ensino aprendizagem das crianças.

Tendo como os usuários mais interessados no uso das tecnologias digitais conforme afirmam Moita, Souza e Carvalho (2011) as crianças e os adolescentes e que passam mais tempo navegando na internet ou mesmo em jogos nos online e off-line. Para Otto (2016) levando isso em consideração não tem mais como a escola fugir a essa realidade por que as crianças nascidas no século XXI estão manuseando essas tecnologias cada vez mais cedo, porém elas não possuem maturação para filtrar o excesso de conteúdos oferecidos por essas realidades virtuais.

O desafio das escolas e dos educadores observa Otto (2016) está em repensar sua prática Pedagógica a fim de colaborar com as crianças ensinando as a selecionar oque é bom e o que é ruim para a formação educacional das mesmas na web. Grande parte dos professores concorda que é importante trabalhar com os recursos digitais afirma Lopes e Melo (2014) e também sabem que os alunos precisam ser preparados para as dificuldades que já deparam e irão enfrentar futuramente.

Silva (2011) afirma que o uso das tecnologias digitais na escola é irrelevante por não colaborar para o aproveitamento dos alunos essa insignificância se da devido a diversos fatores internos e externos os laboratórios de internet que são disponibilizados nas escolas ficam sem manutenção, monitores muito antigos, programa de software, atrasados, poucos computadores que não suprem o numero de alunos docente despreparada falta de um profissional formado em TI tecnologia da informação se bastasse isso muitos alunos não tem acesso à internet e nem possuem aparelho digitais em casa todos esses agravantes faz com que os professores fiquem desmotivados e resistentes para a inserção e uso das tecnologias em suas aulas.

No entanto, de acordo com Moita, Souza e Carvalho (2011) os conteúdos oferecidos pela internet aliado ao trabalho do professor juntamente com a administração da escola e investimento consistente por parte do poder Público pode se tornar um instrumento riquíssimo e de grande proveito de forma que possa colaborar realmente para o processo de inclusão tecnológica e do ensino aprendizagem contribuindo assim para o avanço educacional.

É possível observar que a Rede Municipal de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Cuiabá - SME consegue articular as dimensões relativas aos aspectos de novidades em relação ao uso das tecnologias com as necessidades apresentadas em função do tempo pandêmico que estamos experienciando,ou seja, a rede municipal de educação consegue viabilizar as formas necessárias para o desenvolvimento de uma educação de qualidade mediante uso de possibilidades digitais e tecnológicas diferenciadas mesmo diante da pandemia.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Partindo da ideia de que a realidade é dinâmica e que a cada instante a vida em sociedade requer novas ações das quais a educação não está imune, e levando em conta a importância e o papel do educador no processo de inclusão tecnológica diante da realidade evidenciada pela Rede Municipal de Educação em Cuiabá-MT, e com base nas ponderações realizadas pelos autores abordados para a realização do presente artigo, tornou-se evidente a necessidade dos educadores se prepararem para atender a demanda que se faz cada vez mais urgente e necessária em aliar as novas tecnologias em favor da educação na expectativa de chamar a atenção do poder público para que possam olhar com mais atenção e para um investimento consistente e para a elaboração de políticas públicas que possam atender os anseios e as necessidades, sobretudo das comunidades menos favorecidas tecnologicamente.

Nesta perspectiva, neste artigo buscamos refletir sobre uma nova forma de como conciliar essas novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem para que os recursos e as diversidades dos conteúdos oferecidos através dos meios virtuais possam auxiliar o trabalho pedagógico do professor e a aprendizagem do aluno.

Analisando as vantagens e desvantagens do ensino remoto, após o desenvolvimento da pesquisa, é possível constatar que a mesma nos ajudou a compreender e perceber sobre a nossa responsabilidade enquanto pedagogas na colaboração com a educação frente a uma sociedade que vive a era tecnológica que possibilita o acesso direto das crianças às informações.

Acreditamos que a pesquisa atingiu o objetivo que foi proposto de proporcionar reflexões no sentido de que caminho seguir a fim de conciliar os conteúdos disponibilizados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicações TDCIs juntamente com temas abordados pelos professores em sala de aula, com foco na prática desenvolvida nas escolas e creches a rede Municipal de Cuiabá-MT.

 

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