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EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CENTRO EDUCACIONAL ELZA CARRIJO PAVINI, NO MUNICÍPIO DE JAURU/MT

 

EARLY CHILDHOOD EDUCATION: A STUDY ON THE FUNCTIONING OF THE EDUCATIONAL CENTRE ELZA CARRIJO PAVINI, OF JAURU/MT

 

Vanderléia da Silva

Elisangela Valquiria Garcia Martins

 

 

RESUMO

Este estudo tem por objetivo caracterizar o funcionamento do Centro Educacional Infantil Elza Carrijo Pavini, bem como identificação da formação dos profissionais na área de atuação, e por meio literatura existente, buscar informações sobre funcionamento dos Centros Educacionais. Para obtenção dos dados foi realizada entrevista face a face e analise de documentos, bem como, apoio dos funcionários e a coordenadora local em responder os questionamentos. A creche conta com sala especifica para diretora e coordenação. É bem estruturada, espaçosa, pronta a atender e acomodar ate 168 crianças, e é adaptada para receber crianças especiais. O corpo docente é composto por 07 educadores. Sendo que 04 atuam no período matutino e 03 no período vespertino, todos tem o nível superior e são efetivos. A unidade possui o código do INP nº 510623, que dispõe sobre a assistência a educação infantil integral e parcial. A finalidade pedagógica da creche como espaço de Educação Infantil, nos leva a reflexão acerca do relevante papel que o educador tem desempenhado neste aspecto, proporcionando possibilidade e oportunidades para que a criança brinque e ao mesmo tempo, aprenda, sendo cuidado e educado em toda a plenitude de seu desenvolvimento.

 

Palavras chave: instituição educacional. educador. educação infantil.

 

ABSTRACT

This study aims to characterize the operation of children's educational center Elza Carrijo Pavini, as well as identification of the training of professionals in the field, and through existing literature, get information about operation of the Educational Centres. For obtaining of the data was conducted face to face interview and review of documents, as well as, support of the employees and the local coordinator to answer the questions. The daycare has room specifies for Director and coordination. It is well structured, spacious, ready to serve and accommodate up to 168 children, and is adapted to receive special children. The Faculty is composed of 07 educators. 04 which act in the morning period, and 03 in the afternoon, everyone has the top level and are effective. The unit has the code of INP paragraph 510623, which provides for assistance to early childhood education and partial. The pedagogical purpose of the daycare space early childhood education, leads us to reflection about the important role that the educator has played in this respect by providing possibility and opportunities for the child to play and at the same time, learn, being careful and polite in all the fullness of its development.

 

Key words: educational institution. educator. early childhood education.

 

INTRODUÇÃO

 

O presente artigo busca conhecer como se da o funcionamento de uma instituição escolar. Um dos elementos mais importantes para desenvolver o nível de aprendizado em uma instituição de ensino é a gestão escolar. Ela é responsável por estimular o ensino de qualidade, oferecer uma visão ampla do desenvolvimento da escola.

Abordamos o cuidado à criança em uma perspectiva histórica destacando a situação atual da infância, deste modo, apontamos a creche como um espaço social e político. O mesmo tem com o foco analisar desde a identificação da instituição, estruturação da rotina de atividade, formação de professores, aspectos jurídicos, administrativos, financeiro e pedagógico da escola (creche).

O objetivo deste trabalho foi caracterizar o funcionamento do Centro Educacional Infantil Elza Carrijo Pavini, bem como identificação da formação dos profissionais na área de atuação, e por meio literatura existente, buscar informações sobre funcionamento dos Centros Educacionais.

 

ÁREA DE ESTUDO

 

A escola analisada foi a Escola de Educação Infantil Elza Carrijo Pavini, localizada na Rua Armando Bueno s/n, Bairro do Cruzeiro, Jauru/MT. A mesma tem o funcionamento nos período matutino e vespertino, atendendo somente o nível de educação infantil (Figura 1).

 

Figura 1. Visualização frontal da Escola Municipal Elza Carrijo Pavini.

Fonte: À autora, 2016.

 

A Escola desenvolve um trabalho de cuidar e educar visando o desenvolvimento da criança de até seis anos de idade.

Para que este trabalho fosse realizado foi necessária uma pesquisa de campo para concretizar esta investigação, teve a colaboração de funcionário da instituição, como a diretora e a coordenadora. Para obtenção dos dados educacionais, estruturais e administrativos, realizou-se entrevista face a face com os envolvidos na área de estudo. Para melhor condução da entrevista, houve auxilio através de um questionário semiestruturado com perguntas abertas.

Atualmente são setenta e um alunos matriculados, sendo doze alunos no berçário, trinta e sete no maternal e vinte e dois alunos na pré - escola. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96, 20 de dezembro de 1996, no art. 29, estabelece as diretrizes, e bases da educação nacional afirma que: a educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 4 meses ate 5 anos de idade, em seus aspectos físico e psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A Escola Municipal de Educação Elza Carrijo Pavini tem por finalidade oferecer atendimento para crianças de zero a cinco anos de idade, sendo, atendimento de creche (berçário e maternal) e Pré-escola (04 e 05 anos de idade).

 

ESTRUTURA FÍSICA DA CRECHE

 

O ambiente escolar é como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças passam seu tempo é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio (Figura 2). A estrutura física da escola, assim como sua organização ,manutenção e segurança revela muito sobre a vida que ali desenvolvem.

Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mais sim um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortável e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.

O espaço criado para as crianças deverá estar organizado de acordo com a faixa historia da criança ,isto é desafios cognitivos e motores que afarão avançar no desenvolvimento de sua potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratam a cultura e o meio social em que a criança está inserida. De acordo com Gandini (1990, p. 150), ‘o espaço reflete a cultura das pessoas que nela vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela ate, mesmo as camadas distintas dessa influência cultural’.

 

Figura 2. Ambiente de estudo da Escola Municipal de Educação Infantil Elza Carrijo, Jauru/MT, 2016.

Fonte: À autora, 2016.

 

Conforme a observação a creche possui sala especifica para diretora e coordenação (Figura 3). É bem estruturada, espaçosa, para acomodar ate 168 crianças, adaptada para receber crianças especiais (Tabela 1). Os espaços são organizados que favorecem, o aprendizagem e a educação infantil de forma harmoniosa e completa.

 

Figura 3. Sala da Coordenação da Escola Municipal de Educação Infantil Elza Carrijo Pavini, Jauru/MT, 2016.

Fonte: À autora, 2016.

 

Instalações

Quantidade

 

 

Salas

08

 

 

Banheiros

08

 

 

Cozinha

01

 

 

Cantina

00

 

 

Quadra

00

 

 

Laboratório

00

 

 

Biblioteca

00

 

 

Salas

08

 

 

Tabela 1. Estrutura física da Escola de Educação Infantil Elza Carrijo Pavini, Jauru/MT, 2016.

Fonte: A autora, 2016.

 

ADMINISTRAÇÃO DA CRECHE

 

Quadro de professores

 

A escola tem 07 professores, sendo que 04 atuam no período matutino e 03 no período vespertino, aos quais, todos tem o nível superior (Figura 4). Trabalham com carga horária de trinta horas semanais. Os mesmos são todos efetivos.

 

 

Figura 4. Sala dos professores (educadores) da Escola Municipal de Educação Infantil Elza Carrijo Pavini, Jauru/MT, 2016.

Fonte: À autora, 2016.

 

O quadro de funcionário constitui-se de 31 pessoas, o mesmos trabalham 30 horas por semana. Esses funcionários são fiscalizados por livros ponto, todos tem obrigação de assinar diariamente, informando o horário de entrada e saída da escola, sendo verificado pela a coordenadora. Esse controle facilita a prestações de conta da instituição, é muito importante ressaltar que a realização desses controles podem-se evitar vários problemas como desvio de verbas e sonegação de impostos.

A diretora relata que a creche funciona através da gestão democrática participativa, juntamente com a secretaria e o concelho.

A gestão democrática propagada pela constituição referendada pela LDB nº 9394/96, não tem sido no cotidiano das escolas uma realidade. Assim como a autonomia pressupõe democracia pode se afirmar que ambos encontram limitações para ser implantadas, mesma com existência de legislações que amparem a construção de uma gestão descentralizada é preciso que a própria instituição escolar transforme sua cultura na prospectiva do dialogo igualitário, da horizontalidade e do equilíbrio entre as força que compõem a comunidade escolar.

 

Aspectos Jurídicos

 

A instituição em questão, é normalizada pelo Decreto Municipal nº 012, de 01 de fevereiro de 2010. Foi credenciada a ministrar básica pelo CEB- nº 029/2011- CEE/MT e também recebeu autorização do CEB nº 114/2011 - CEE/MT.

A unidade possui o código do INEP nº 51064723, que dispõe sobre a assistência a educação infantil integral e parcial.

A mesma possui um conselho deliberativo, comunidade escolar elaborado em 05 de julho de 2011, tendo como integrantes os professores, os TDIS, o apoio educacional e os pais.

Todos os funcionário da instituição possuem um plano de carreira, está lei é o PCCS, Plano de cargos, carreiras e salários. Considerando o regime escolar, a diretora relata que a participação de todos os integrantes do conselho da escola desta forma, a gestão participativa envolve a comunidade nas tomadas de decisões da escola buscando melhorias para âmbitos educacional. Segundo Libânio (2003 p.330):

 

‘‘todos o segmentos da comunidade pode compreender melhor o funcionamento da escola, conhecer com mais profundidade os que nela estudam e trabalham intensificam seu envolvimento com ela, e assim acompanhar a educação oferecida.’’

 

De acordo com o autor a participação é o melhor caminho para todos, e compreender o trabalho realizado pela escola, através do respeito uns com os outros, o dialogo e o poder de decisão de todos que participam da escola.

 

RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA

 

O desenvolvimento integral das crianças não é responsabilidade apenas da escola e da família. Quanto maior é o envolvimento da comunidade, maiores são as possibilidades da educação integral se tornar uma realidade e alcançar seus objetivos.

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que a família se interessam por seus estudos e suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo de forma segura e com boa auto estima.

De acordo com a diretora, em relação a participação dos pais, a mesma relata que eles trabalham.

O autor propõe uma inovação no pensar dos educadores e gestores além do incentivo a criatividade a uma escola mas próxima da realidade dos alunos.

Os projetos são uma das ferramentas mais poderosa para garantir um ensino de qualidade e também um ambiente escolar agradável para professores colaboradores e toda a comunidade escolar.

 

CONCLUSÃO

 

O estudo sobre a finalidade pedagógica da creche como espaço de Educação Infantil, nos leva a reflexão acerca do relevante papel que o educador tem desempenhado neste aspecto, proporcionando possibilidade e oportunidades para que a criança brinque e ao mesmo tempo, aprenda, sendo cuidado e educado em toda a plenitude de seu desenvolvimento.

Diante do referencial teórico estudado, assim como as observações do trabalho docente e das orientações do sistema no que diz respeito ao tema abordado, fica claro que a existência de um trabalho participativo, que busque atender as necessidades dos alunos e pais, sem deixar de lado a proposta educativa que é essencial.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

 

GADOTTI, Moacir. O projeto político – pedagógico da escola na perspectiva de um educação para cidadania. São Paulo, 1997.

 

GANDINI, Lella. Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Réggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.,1999.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 408 p.