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A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sandra Márcia Ferreira Alves

 

RESUMO

À necessidade de repassar a importância de os alunos aprenderem e brincando sendo que os alunos têm necessidade de ter uma escola mais aconchegante e as atividades mais prazerosas, devido à importância da comunicação entre os alunos, a afetividade, a socialização. O objetivo desta pesquisa foi de analisar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, sendo que o aluno aprende através da ludicidade, dos jogos e da socialização. Já os objetivos específicos foram de: Descrever o objetivo da ludicidade para os alunos da Educação Infantil através de brincadeiras e jogos; identificar o brincar como solução das atividades prazerosas em sala de aula; compreender o papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade na Educação Infantil. A metodologia uma revisão de forma qualitativa e teve como base nas pesquisas leitura bibliográfica de diferentes autores relacionada ao tema: a importância da ludicidade na educação infantil tais como: (SOARES, 2010), (KISHIMOTO, 1996), (FRIEDMANN, 2006) Conclui-se a proposta de se iniciar um trabalho visando à importância da ludicidade, almejando que o aluno aprende brincando, pois é um ser ativo que possui a necessidade de movimentar, comunicar.

 

Palavras chave: Lúdico. Aprendizagem. Socialização; Alfabetização; Aluno.

 

ABSTRACT

The need to pass on the importance of students learning and playing and students need to have a cozier school and more enjoyable activities, due to the importance of communication between students, affection, socialization. The aim of this research was to analyze the importance of playfulness in the learning process of Early Childhood Education students, and the student learns through playfulness, games and socialization. The specific objectives were to: Describe the objective of playfulness for Early Childhood Education students through games and games; Identify playing as a solution to pleasant activities in the classroom; Understand the role of the teacher in the teaching and learning processes through playfulness in Early Childhood Education. The methodology was a qualitative review and was based on bibliographic reading research by different authors related to the theme: the importance of playfulness in early childhood education such as: (SOARES, 2010), (KISHIMOTO, 1996), (FRIEDMANN, 2006) Concludes -the proposal to start a work aiming at the importance of playfulness, aiming that the student learns while playing, as he is an active being who has the need to move, communicate.

 

Keywords: Playful. Learning. Socialization. Literacy. Student.

 

1. INTRODUÇÃO

 

A presente pesquisa abordou o tema sobre a importância da ludicidade na educação infantil devido à importância das informações sobre o tema surgindo assim no que corresponde ao aprendizado da criança em seus anos iniciais, pois através dessa ferramenta auxilia no processo de desenvolvimento da mesma, o lúdico ajuda uma criança no aprendizado para estimular o interesse no aprendizado. Sendo que a valorização da aplicação da ludicidade, desse modo é necessária ter um olhar seletivo sobre a individualidade e personalidade de cada criança.

À necessidade de repassar a importância de os alunos aprenderem e brincando sendo que os alunos têm necessidade de ter uma escola mais aconchegante e as atividades mais prazerosas, devido à importância da comunicação entre os alunos, a afetividade, a socialização.

Diante do exposto justifica-se a escolha do tema sobre a importância da ludicidade na educação infantil, visto que a ludicidade é uma ferramenta que tem grande influência no processo de ensino e aprendizagem, pois é através da ludicidade que os alunos não ficam ansiosos. Através do brincar em sala de aula isso vem instigar a curiosidade dos alunos para as novas atividades.

Quais os desafios no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil?

O objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, sendo que o aluno aprende através da ludicidade, dos jogos e da socialização. Já os objetivos específicos foram de: Descrever o objetivo da ludicidade para os alunos da Educação Infantil através de brincadeiras e jogos; identificar o brincar como solução das atividades prazerosas em sala de aula; compreender o papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade na Educação Infantil.

Esta pesquisa teve como a metodologia uma revisão de forma qualitativa e teve como base nas pesquisas leitura bibliográfica de diferentes autores relacionada ao tema: a importância da ludicidade na educação infantil tais como: (SOARES, 2010), (KISHIMOTO, 1996), (FRIEDMANN, 2006) o período dos artigos, livros da biblioteca da UNIC, entre outros pesquisados, foi de há 10 anos e estes se agregaram valores plausíveis acerca do tema discutido, fundamentar-se-á uma reflexão de leitura de livros, artigos, desta forma, este estudo proporcionará uma leitura consciente sobre o tema proposto que é ludicidade. Será apresentada em três capítulos, onde o primeiro capítulo foi sobre descrever o objetivo da ludicidade para os alunos da Educação Infantil através de brincadeiras e jogos, já no segundo capítulo foi de Identificar o brincar como solução das atividades prazerosas em sala de aula; Compreender o papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade na Educação Infantil.

 

2. OBJETIVO DA LUDICIDADE PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS E JOGOS

 

A brincadeira ela proporciona momentos de alegria, de contato com os colegas fazendo com que o conhecimento cientifica seja adquirido e sistematizado de uma forma na própria linguagem da criança. A alfabetização lúdica ela é um processo onde se utiliza várias estratégias para trabalhar as linguagens do cotidiano da criança, porque a criança ela aprende com mais naturalidade a partir das brincadeiras.

Como ela é um processo pedagógico ele precisa ter a intensão pedagógica se tem os elementos que se utiliza nas atividades da educação infantil sempre utilizando do objetivo proposto nestas atividades. Estas propostas de se trabalhar com o lúdico se buscam a partir do prazer de descobrir novas coisas, avançando a construção de novos saberes, isso pode ser institucionalizado ou não, muitos trazem as descobertas que fazem em casa para a escola assim com as descobertas do âmbito escolar eles levam para a casa.

 

A atividade lúdica é muito viva e caracterizam-se sempre pelas transformações, e não pela preservação, de objetos, papéis ou ações do passado das sociedades [...]. Como uma atividade dinâmica, o brincar modifica-se de um contexto para outro, de um grupo para outro. Por isso, a sua riqueza. Essa qualidade de transformação dos contextos das brincadeiras não pode ser ignorada. (FRIEDMANN, 2006, p. 43).

 

Além da sistematização do conteúdo cientifico o lúdico abre caminho para o desenvolvimento porque ela trabalha com outros aspectos, se desenvolve coordenação motora, força, equilíbrio e também alfabetização. Portanto a curiosidade ela é inerente às idades propondo desafios que exijam que esta capacidade seja utilizada para levantar hipóteses e testar mantendo assim sempre o desejo de aprender cada vez mais (ALMEIDA, 2000).

Então o aspecto afetivo, o aspecto emocional importantíssimo para o desenvolvimento na educação infantil, é considerado de suma importância para o desenvolvimento da criança “estudar através da brincadeira”, e processo fica mais leve, mais gostoso mais prazeroso, dentro da alfabetização lúdica trabalhar de diversas formas, é mais uma ferramenta que vai oportunizar os alunos na alfabetização.

 

As atividades lúdicas são muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Dessa forma, possibilitam a aquisição e o desenvolvimento de aspectos importantes para a construção da aprendizagem. Possibilitam, ainda, que educadores e educando se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação (PEREIRA, 2005, p. 20).

 

Portanto o educador pode investigar entre texto e ilustrações nos livros, para saber o que as crianças acham e pensam do texto e ilustrações, existem muitos livros que o texto e imagens não se associam e quando se lê os livros às crianças já percebem que as imagens não são aquelas. Uma coisa que os professores fazem é aliar os momentos coletivos da leitura em grupo, compartilhar as experiências com todos do grupo com os momentos que as crianças têm este protagonismo de exercer o papel do leitor investigar os livros e na roda expor as descobertas.

Conforme a ludicidade é uma sequência com os objetivos interdependentes os alunos exploram ao mesmo tempo várias habilidades, preparar os alunos é sempre uma boa estratégia. Sendo que no jogo se tem todo um conhecimento físico, do material, das regras, dos limites, todo conhecimento social.

Segundo Ribeiro (2013, p.1), o lúdico é parte integrante do mundo da criança da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil.

 

As contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento integral indicam que elas contribuem poderosamente no desenvolvimento global da criança e que todas as dimensões estão intrinsecamente vinculadas: a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade são inseparáveis, sendo a afetividade a que constitui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança (NEGRINE, 1994, p.19).

 

Portanto o professor pode começar com uma brincadeira em sala de aula com as leituras com as mãos e dedos podem fazer desenhos e ilustrações, com dedoches e assim podem-se iniciar as contações de histórias para as crianças, as crianças precisam explorar os materiais, e deixar se envolver. Olhando os materiais as crianças em casa podem montar seus próprios textos, pequenos livros para incentivá-la da construção do livro por menores que seja.

Sabe-se que todas as crianças tem direito a literatura, a literatura é um bem compreensível porque a uma necessidade humana é fundamental de fabulação, a literatura é um sonho acordado das civilizações, e isso é necessário nas vidas das pessoas, Abramovich, 1989, faz uma análise muito interessante, pois o mesmo diz o seguinte que a literatura é uma atividade sem sossego e a literatura pode tanto afirmar aquilo que chamamos o bem como aquilo que chamamos o mal, mas a literatura é indispensável para a formação do ser humano, então a ideia da literatura como construção da personalidade, isso pode ser feito tanto do plano da alta cultura ou do plano da cultura mais simples, está ligado também aos estímulos da criação do individuo, em matéria de literatura além do acesso a este bem compreensível eles se contrapõe a qualquer censura, sempre o educador começar com leituras para que o mesmo interesse por estas literaturas.

 

O jogo, as leituras, contação de histórias são um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que englobe uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).


Segundo Kishimoto, (1996) o professor precisa buscar atualização para trabalhar com as crianças da educação infantil, pois existem professores que não tem a habilidade em trabalhar com o lúdico com as crianças, mesmo o professor que já brincou com o lúdico, mas em outras épocas ele era usuário dos jogos e não educador.

Do mesmo modo não se pode perder a dimensão lúdica do jogo, pois no momento em que o professor está experimentando ficar atenta para os jogos a presença e eles percebem se os alunos gostaram dos jogos, e percebem como são importantes os jogos para o conhecimento dos alunos da educação infantil.

E, além disso, traz conhecimento de forma lúdica se torna mais leve, pois os alunos tem acesso à cultura e de outros lugares, e é muito importante, pois se vê com as mídias sociais as pessoas cada vez mais escrevem menos. Muitas crianças por várias vezes pedem para os educadores contarem histórias fazendo disso um hábito, se pensar no âmbito familiar desde uma história no escovar os dentes, os pais inventam histórias para a criança dormir, ou até repassar animo para a criança comer.

 

O ato do brincar traz muitos benefícios para quem participa dessa atividade, pois, contribui para o desenvolvimento físico, social, intelectual, respeito ao outro, a criança supera os desafios através da brincadeira ou jogo, além disso, os educando aprendem a serem cooperativos, aprendem regras, a lidar com seus limites, enfim, não é somente uma atividade que proporciona alegria, prazer, divertimento, direta ou diretamente está trabalhando na formação do sujeito, para que ele aprenda a conviver com os outros, a respeitar, a aceitar as pessoas que são diferentes, independente que tenham ou não alguma deficiência (SOARES 2010, p. 12).

 

Portanto a exploração dos jogos, da ludicidade pelos alunos e professores é positiva se busca na própria criança no próprio alunado, se levar em conta os jogos que eles gostam para conhecer primeiro estes jogos e segundo através destes jogos e perceber do que dele poderá ser utilizado, está no professor a mágica de explorar este material é a receita e atitude de qualquer professor.

Eventualmente quando se trabalha a ludicidade os alunos se sentem mais motivados, pois a ludicidade não é apenas cartazes pendurados na parede, ludicidade são jogos, brincadeiras onde desenvolve o lado afetivo, imaginário, o convívio com a sociedade, colegas e familiares, possibilitando cada vez mais aprendizagem dos alunos da educação infantil. No capítulo seguinte será relatado sobre o brincar como solução das atividades prazerosas em sala de aula.

 

2.1. O brincar como solução das atividades prazerosas em sala de aula

 

É necessário que a escola possibilite esse espaço para que a criança possa se integrar no ambiente escolar, aonde ela venha ter uma boa interação com as diversas brincadeiras realizadas de maneira que essa criança se sinta bem acolhida, e sendo assim um instrumento enriquecedor e prazeroso para o aprendizado dos alunos. Esses recursos são de grande importância, pois é propícia a construção do conhecimento, e dessa forma essas atividades devem estar presentes no cotidiano da escola.

Através do lúdico o professor percebe que os alunos gostam mais de permanecer na escola não ficam ociosos, sendo que são de suma importância os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças através das atividades, através desses recursos a escola possibilita a criança a estabelecer relações com os demais alunos e professor também, que ali dedica todo seu tempo para o lazer e aprendizado dessas crianças.

 

Em cada brinquedo sempre se esconde uma relação educativa”. Ao fazer seu próprio brinquedo, a criança aprende a trabalhar e a transformar elementos fornecidos pela natureza ou materiais já elaborados, constituindo um novo objeto, seu instrumento para brincar. Outras vezes ela se aproveita de artigos nem de longe concebidos como brinquedos, adaptando-se as suas necessidades e “experiências lúdicas” (OLIVEIRA, 1984, p.48)

 

Percebe-se que o ato de brincar na educação infantil está desde quando a criança nasce e é de suma importância no desenvolvimento do ser humano está na educação infantil e também na sociedade. Visto que os jogos e brinquedos fazem parte da visa do ser humano desde os primórdios. O lúdico aplica-se em diversos moldes na escola, e em casa.

O Lúdico vem a contribuir para o desenvolvimento do aluno, tanto para as aulas se torne mais prazerosa, visto que a criança ou o aluno que brinca, eles têm mais facilidade de aprender através do lúdico. Quando o professor trabalha com o lúdico no seu dia a dia em sala de aula e estes jogos são dirigidos, o aluno aprende brincando e desenvolve o aprendizado com mais rapidez, sendo que o é de suma importância na vida da criança, jovens e adultos em todos os sentidos seja ele físico ou mental todo um desenvolvimento na criança (ROJAS 1997).

No artigo 205 da Constituição Federal de 1988:

 

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1988, p. 342)

 

Percebe-se que as crianças através do lúdico aprendem com mais alegria facilitando o desenvolvimento da criança através da brincadeira e sua socialização na escola com os novos colegas, favorecendo assim a confiança de estar na escola. A ludicidade no processo educativo nas séries iniciais tem como objetivo conhecer a importância das brincadeiras na vida de cada criança durante sua infância.

A criança é um ser ativo que possui a necessidade de movimentar, comunicar, e através das brincadeiras, e isto ocorre com mais facilidade quando desenvolvem jogos e brincadeiras populares que acontecem isto é importante, porque a educação infantil deveria ser baseada em jogos, brincadeiras didáticas e também com outros recursos didáticos nos quais as crianças possam se interagir e até mesmo brincar. Sabe-se que a criança a brincando se desenvolve a autonomia e sua identidade se socializando com os colegas e professores se inteirando e aprendendo as normas tanto da escola como da sua casa. (BOSSA 2000).

E consequentemente a ludicidade na educação infantil, torna-se importante, pois apesar de que os alunos não notem que estão aprendendo sobre coordenação motora, cores, formas, quantidades, entre outros, os professores ensinam brincando. Sendo que na fase de educação infantil a criança precisa de mais atenção por parte do educador observando assim as atividades, o desenvolvimento de cada criança, de que maneira ela brinca com os brinquedos. Deste modo o educador pode vir a direcionar as brincadeiras desenvolvidas em sala de aula, para que estas brincadeiras tenham um objetivo, pois é através do lúdico que ela vai aprender (PIAGET 1978).

 

Na educação infantil, é importante que o professor possua o perfil para a prática de uma pedagogia relacional, servindo como mediador ao conhecimento, fazendo a interação do aluno com o meio, servindo de base para a aprendizagem. Acredita-se que aprender é construção, ação e tomada de consciência. (RULOFF 2015, p. 2)

 

Portanto é através da ludicidade que a criança passa e ter sua troca de experiências, assim como a escola é o primeiro ambiente em que ela vive socialmente com outras pessoas é o que diz Luz (2016, p. 05): “Com a consequente troca de experiências dá-se a formação do grupo e o conhecimento de cada um, bem como o seu comportamento em contexto.”

Segundo Carneiro e Dodge (2007, p. 59), “[...] o movimento é, sobretudo para criança pequena, uma forma de expressão e mostra a relação existente entre ação, pensamento e linguagem”.

Compreendendo isso, demonstram o quanto é importante a ludicidade na educação infantil, afinal ensina-se crianças em fase de desenvolvimento, onde tem muita vivacidade e por isso precisa ter dinamismo para tal. Dentro desse dinamismo auxiliam-se os jogos dirigidos, pois vai muito além da diversão, afinal ele possibilita a criança raciocinar e respeitar as regras, de acordo com Amaral (2018, p. 14): [...] os jogos e brincadeiras vão muito além do papel da pura diversão, já que possibilitam a aprendizagem de diversas habilidades e competências sendo um meio eficaz de acrescentar e incrementar o enriquecimento e o desenvolvimento intelectual das crianças.


Os jogos, ultimamente, vêm ganhando espaço dentro de nossas escolas, numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A pretensão da maioria dos professores com sua utilização e tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem se torne algo fascinante. Além disso, atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio, levando o/a aluno/ a enfrentar situações conflitantes relacionadas com seu cotidiano. (LARA, 2003, p.21).

 

Mas quando a criança já vem com uma bagagem de casa por ser a primeira vez que entra no ambiente escolar cabe ao professor criar técnicas para que essa criança seja bem acolhida tanto da parte do professor como das crianças que ali já estavam, para que ela se sinta bem com os demais. Por que quando a criança já vai um pouco atrasada pra escola querendo ou não ela vai ter certa resistência para se achegar na outra criança para se adaptar, então e muito importante que ela seja incluída no brincar ou até mesmo apresentando novas possibilidades de como jogar um joguinho com os coleguinhas havendo participação e interação.
Portanto de grande importância que essas ações estejam inseridas no ambiente escolar por que assim vai contribuir para que a criança venha a desenvolver suas emoções e construção do seu pensamento, por que quando a criança brinca faz com que ela consiga expressar-se sendo essencial para o seu aprendizado, e fazendo com que sua criatividade venha a contribuir no seu conhecimento (WALLON 1979).

Segundo Vygotsky (1998), para percebermos a evolução da criança, é preciso ter em consideração as carências dela e os estímulos que são competentes para colocá-las em ação. Pois se sabe que é para isso que surge os jogos dirigidos, com o intuito de proporcionar situações na qual a criança possa conhecer e presenciar o ambiente com o posicionamento de curiosidade e sendo participador do âmbito em que ela está estabelecida.

. Segundo VYGOTSKY apud OLIVEIRA, 2002.

No brincar a criança está sempre acima de sua idade média, acima de seu comportamento diário. Assim, na brincadeira de faz de conta, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam esperadas para sua idade. Nesse sentido, a aprendizagem cria a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a aprendizagem desperta vários processos internos de desenvolvimento.

 

A palavra arte já quer dizer jogos e se originou da palavra “ludus” e está se referindo as brincadeiras, jogos e que são movimentos espontâneos. Sabe-se que através da arte na educação infantil vem contribuir de várias maneiras para que o aluno se desenvolva principalmente nas séries iniciais, oferecendo os meios fundamentais na educação infantil da criança é de fundamental importância. (KISHIMOTO, 1999)

Para que não se torne uma aula massacrante para os educandos da educação infantil, o educador precisa usar planejamentos que se inclui o lúdico com a arte dentro do mesmo, não somente fazer de conta, mas sim aplicar as normas das atividades propostas, através da ludicidade os alunos sentirão mais vontade de frequentar a escola, assim através dos jogos, brincadeiras, teatro os mesmos irão aprender brincando. No capítulo a seguir relatar-se-á sobre o papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade na educação infantil (PIAGET 1978).


2.2. O papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem por meio da ludicidade na educação infantil

 

Sempre foi desejo de os professores conseguir agradar todos seus alunos nas aulas e obter resultados satisfatórios na psicomotricidade dos mesmos. Assim para conseguir tais feitos o professor tem a recreação como aliada para sua intervenção no desenvolvimento da criança, pois a recreação é algo essencial para o desenvolvimento das crianças. A referente pesquisa científica aborda o interesse de seus idealizadores em fazer um estudo mais aprofundado sobre o tema da recreação e seus fatores correlacionados, tais como jogos, brincadeiras e o lúdico. (ROJAS, 1997)

Através do mesmo, foi levantada a seguinte questão sobre a importância da recreação na educação infantil. Baseados em alguns conceitos de autores renomados e de prestígio na área, através de livros e artigos. Neles podemos compreender a importância de tais atividades no desenvolvimento psicomotor desses alunos nessa fase de aprendizado e as vantagens de se trabalhar esse conteúdo.

 

A criança quando brinca apresenta um comportamento mais desenvolvido do que aquele na vida real. Nos brinquedos, ela tem oportunidade de trabalhar em grupo, imitir um comportamento mais avançado de outra criança ou então, com assistência do professor, poderá desenvolver funções e comportamentos que estão presentes em estado embrionário. Conclui o autor que tudo aparece na brincadeira pré-escolar; a ação realizada na situação imaginária, a exercitação da capacidade simbólica, a necessidade de uso coerente da linguagem, o controle de vontade, a avaliação das próprias capacidades e habilidades. Todos esses fatores são essenciais para o aparecimento e a estrutura das diversas faculdades humanas das crianças. (VYGOTSKY, 1991, p. 34).

 

Os jogos e as brincadeiras proporcionam momentos de lazer às crianças, nos quais as mesmas podem brincar; interagir espontaneamente com outras crianças; adquirir conhecimentos ao participar das atividades recreativas e expressar aspectos de sua personalidade (NEGRINE, 1994).

Muitos professores ainda tem muita resistência para trabalhar com o lúdico na sala de educação infantil, pois ainda encontram-se professores que acham que o lúdico dá muito mais trabalho, e adaptar a prática pedagógica para o lúdico, e alfabetizar através do lúdico, sabe-se que muitas crianças não tem o espaço adequado em sua casa o único espaço é a escola, o educador pode trabalhar com jogos, brincadeiras que são essenciais para o desenvolvimento da criança, são brincadeiras que somente trazem benefícios para esta criança.

No desempenho do professor, os jogos e brincadeiras através do seu planejamento das atividades, exercícios e dinâmicas, devem-se conceituar os objetivos a serem alcançados. Segundo Piaget (1971), o educador deve exercer seu papel como mediador e valorizando as brincadeiras através do lúdico sempre atento aos jogos e brincadeiras, de forma que auxiliem as insuficiências individuais e coletivas dos alunos. Trabalhar com projetos que inclua o lúdico, pois é uma necessidade da educação infantil, reconhecendo assim uma criança como cidadão e este tem uma história para ser contada, e ter vez de se expressar através do brinquedo.

Segundo KISHIMOTO, (1988, p. 26) “Educar e desenvolver a criança significa introduzir brincadeiras mediadas pela ação do adulto, sem omitir a cultura, o repertoria de imagens sociais e culturais que enriquece o imaginário infantil.”

 

Um dos aspectos que merecem a infância é brinquedo, e este é para a criança aquilo que o trabalho é para o adulto, isto é sua principal atividade. Toda criança brinca independente da época, cultura ou classe social. O brinquedo é a essência da infância e o brincar, um ato intuitivo e espontâneo “(SANTOS, 1997, p.03)

 

O lúdico tem dado vantagens pessoais, as crianças que tem algum problema psicológico, ou sofreram com algum tipo de violência seja ela qual for trabalhando através do lúdico das brincadeiras ela vai saindo desta rotina de tristeza e vai se adaptando a sociedade escolar. Sabe-se que quando o aluno está com dificuldade enorme em aprender e desenvolver seu aprendizado, pois tem problema como deficit de atenção, não se concentra, é através do lúdico que ele começa a se envolver e aprender (ROJAS 1997).

Trabalhando com a ludicidade na prática pedagógica, vai marcar a prática pedagógica do professor, através dos jogos o mesmo estimula o desenvolvimento das aprendizagens específicas. Porque nas situações de jogos, a criança ou aluno vai se esforçar para construir a estratégias e atingir uma determinada meta.

De acordo com Rubem Alves:

 

A liberdade é fundamental. E o encontro com ela pode ser o espaço lúdico, onde as pessoas se relacionam com o real, vivenciando-o ao seu modo. Através do lúdico, não se está perdendo uma evasão da realidade, mas ao contrário, procura – se construir e recriar esta realidade, desistindo da lógica dominante do presente estado das coisas e tornando – se criativo. (ALVES, p.86, 1987).


As crianças vão elaborar estas estratégias, para ajudar nos aspectos cognitivos, e eles elaborando estas estratégias levam os mesmos ao desenvolvimento do raciocínio, quando se fala de metas fala-se de crianças elas já conseguem visualizar o resultado mesmo que seja uma visualização simbólica ela consegue visualizar então a criança corre atrás deste resultado que para ela é de suma importância, pois ela pensa, venci, cresci e a criança ela interagiu com as atividades.

Por mais que a criança somente desenhe numa folha ou conseguir escrever uma palavra, identificar letras isso já está gerando uma oportunidade desafiadora para a criança, e ela tende estar centrada neste processo para desenvolver suas estratégias, processo de assimilação à criança está mobilizada em buscar uma solução para alcançar suas metas isso leva um aprendizado significativo (PIAGET 1976).

Sendo que o educador não deve se concentrar apenas no produto final, porque sempre se vai trabalhar uma construção construtivista, o mais importante no jogo não é identificar quem venceu ou não, é ter condições de observar o aluno no processo de aprendizagem e identificar as diferenças de um aluno em relação ao outro, então o jogo acaba de ser um instrumento pedagógico interessante.

Percebe-se que existem muitos professores que se preocupam em encontrar o melhor método de ensino, procurando uma fórmula mágica. O foco do professor deve ser a aprendizagem do aluno. Sabe-se que as atividades lúdicas contribuem em vários aspectos, ela desenvolve habilidades físicas, coordenação motora, socialização com os demais (PIAGET 1978).

Ainda se vê que existem muitas escolas resistentes ao se trabalhar com a ludicidade, é comum ouvir os professores comentar sobre isso, alegando que as atividades lúdicas geram barulhos, e depende de muita organização, devido a isso estas atividades devem ser evitadas, mas é totalmente equivocada esta ideia.

 

Dispor de tais imagens é fundamental para instrumentalizar a criança para a construção do conhecimento e sua socialização. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; se expressa através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões. O desenvolvimento correspondente de regras conduz a ações, com base nas quais se torna possível à divisão entre trabalho e brinquedo, divisão esta encontrada na idade escolar como um fato fundamental (VYGOTSKY, 1991, p.118).

 

Entretanto na educação infantil a criança aprende brincando, e quando chegam ao ensino fundamental já não utilizam mais a arte, e isso desestimula as crianças, porque as atividades deixam de serem prazerosas. Devido a isso é bom refletir sobre a importância do lúdico no ensino dos alunos, mesmo que forem do ensino fundamental.

Segundo o autor diz que a arte é a principal atividade das crianças, porque a criança nasce um ser irracional e desenvolve a capacidade de pensar ao longo de um processo de desenvolvimento a brincadeira que vai cumprir este papel, que outrora o trabalho cumpria no processo da humanidade.

Embora, as crianças da educação infantil elas se comunicam através das brincadeiras, das músicas, movimentos estabelecendo vínculos com outros alunos. Sabe-se que na primeira infância as crianças se interessam por objetos que lhe são oferecidos, com o tempo eles se interessam por objetos que os adultos usam tais como chave, celular, controle remoto, talheres, objetos que os adultos utilizam no seu dia a dia. Ao brincar a criança reproduz as ações humanas (PIAGET 1976).

Além disso, a criança vai se desenvolvendo a realidade vai se adentrando nestes jogos simbólicos e a brincadeira vai assimilando regras, objetivos e racionalizações, por isso que é importante que na fase escolar o professor que prepara as atividades escolares inclua desafios nos problemas a serem desafiados.

Pequenas regras de convívio com respeito, coletividade, podem ser assimilados por meio da brincadeira. Isso permitirá que o processo de o brinque da criança evolua dos jogos simbólicos para aquilo que os autores da teoria históricos cultural chamam de jogos com regras. Muitas pessoas olham as crianças brincando na escola e pensam que é pura brincadeira, mas nos olhos do pedagogo as atividades lúdicas e toda animação prazer e entretenimento nas atividades, estas atividades em artes aplicadas na educação infantil é de fundamental importância no desenvolvimento da criança proporcionando condições adequadas no seu desenvolvimento físico, motor, emocional e cognitivo (OLIVEIRA 1995).

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Brincando, a criança vai construindo os alicerces da compreensão e utilização de sistemas simbólicos como a escrita, assim como da capacidade e habilidade em perceber, criar, manter e desenvolver laços de afeto e confiança no outro. Esse processo tem início desde o nascimento, com o bebê aprendendo a brincar com a própria mãozinha e, mais adiante, com a mãe. Assim como aos poucos vai coordenando, agilizando e dotando seus gestos de intenção e precisão progressivas, vai aprendendo a interagir com os outros, inclusive com seus pares, crescendo em autonomia e sociabilidade. (OLIVEIRA, 2002, pág. 12.).

 

Outros aspectos apontados que as crianças precisam brincar, pois na brincadeira ela desenvolve todos os aspectos criatividade, concentração, tudo isso faz com que ela volte usando estes métodos ela vai desenvolver o desempenho na escola. Outro detalhe importante relativo a isso é que o educador precise trabalhar explorar este lúdico. Esta colocação vem ao encontro de que aprendendo através do lúdico a criança tem mais concentração nas atividades em pinturas, já nas atividades de músicas as crianças ficam mais relaxadas, calmas e consegue também se concentrar, através da educação, voltada para a recreação extravasar as energias, tudo isso leve a concentração.

Nesse sentido é nos primeiros anos de vida que se começa esta concentração, devido a isso os professores trabalham com o lúdico desde a educação infantil atividades lúdicas auxiliam neste processo, assimilando assim novos conhecimentos. Nota-se que toda a criança que participa nas atividades lúdicas ela se desenvolve mais rápida de forma natural e mais agradável, e através da música, do lúdico ela aprende a desenvolver a capacidade de interpretação textos (ESCOTT, 2004).

 

Aprender é apropriar-se da linguagem, é historiar-se, recordar o passado para despertar-se ao futuro; é deixar-se surpreender pelo já conhecido. Aprender é reconhecer-se, admitir-se, crer e criar. Arriscar-se a fazer dos sonhos textos visíveis e possíveis. Só será possível que as professoras que as professores e professoras possam gerar espaços de brincar-aprender para sues alunos quando eles simultaneamente construírem para se mesmos. (FERNÁNDEZ, 2001, p.56).

 

A partir da análise, constata-se que ainda nas escolas existe muita criança tímida desde quando elas chegam à escola, até se socializar com os colegas leva um determinado tempo para se acostumar, e o professor pode observar o aluno de como ele age diante dos amiguinhos, porque se percebe que uma criança que não recebe apoio e ela é reprimida a ficar quieta e não poder se expressar, a falar e não é incentivada a cativar amigos gerando timidez.

Na colocação do autor, a socialização e através do lúdico e das contação de histórias, do lúdico são situações que fazem refletir sobre as histórias e através destas histórias os alunos vão construindo as suas próprias imagens, porque juntos se aprende, porque começa no planejamento dos professores, na organização com as crianças em sala de aula.

Sendo que o professor pode trabalhar com as crianças sentadas de dois em dois, isso faz com elas se socializem fazendo as tarefas juntas e no lúdico e nas contação de histórias construindo juntas. E percebe-se de como as crianças agem dentro da sala de aula na alfabetização e como ela agem fora da sala de aula, se as crianças sentam junta quem aprende com quem, as duas uma ajuda à outra aprendendo uma com a outra compartilhando seus conhecimentos (ESCOTT, 2004).

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

À necessidade de repassar a importância de os alunos aprenderem e brincando sendo que os alunos têm necessidade de ter uma escola mais aconchegante e as atividades mais prazerosas, devido à importância da comunicação entre os alunos, a afetividade, a socialização. A presente pesquisa abordou o tema sobre a importância da ludicidade na educação infantil devido à importância das informações sobre o tema surgindo assim no que corresponde ao aprendizado da criança em seus anos iniciais, pois através dessa ferramenta auxilia no processo de desenvolvimento da mesma, o lúdico ajuda uma criança no aprendizado para estimular o interesse no aprendizado.

Sendo que a valorização da aplicação da ludicidade, desse modo é necessária ter um olhar seletivo sobre a individualidade e personalidade de cada criança. Contudo é válido refletir que as estratégias lúdicas foram utilizadas como forma de apresentação de determinados conteúdos, como atividades de fixação e até de verificação de aprendizagem.

Conclui-se que a partir da análise, constata-se que ainda nas escolas existe muita criança tímida desde quando elas chegam à escola, até se socializar com os colegas leva um determinado tempo para se acostumar, e o professor pode observar o aluno de como ele age diante dos amiguinhos, diante disso o objetivo desta pesquisa não atingiu 100% porque ainda existem crianças que demoram a se socializar com outras.

 

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