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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS na educação infantiL NA ESCOLA MUNICIPAL LAURA VICUNA EM ALTA FLORESTA-MT

Sonia Fatima Lorenzetti[1]

Sueli Martins Lorenzetti[2]

 

RESUMO:

A utilização de jogos como métodos de aprendizagem na Educação Infantil deve estreitar relações interpessoais, a fim de compreender ações transformadoras na vida cotidiana do educando. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar a utilização dos jogos como ferramenta de desenvolvimento das crianças para processo cognitivo na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na Escola Municipal Laura Vicuna, a técnica utilizada para a coleta de dados, foi a aplicação de um questionário a 10 (dez) professores que atuam na escola. Os teóricos estudados e pesquisados foram Kishimoto (1999), Santos (2005), Silva (2004). Os resultados da pesquisa mostraram que com a utilização dos jogos em sala de atividades o educador estará envolvendo a criança em atividades que os levem a refletir e descobrir o mundo, pois o lúdico na Instituição de Educação Infantil representa um meio de intervir no desenvolvimento infantil e na construção do conhecimento.

PALAVRAS CHAVES: Educação Infantil. Jogos. Criança.

 

ABSTRACT

The use of games as learning methods in Early Childhood Education should strengthen interpersonal relationships in order to understand transformative actions in the everyday life of the learner. The general objective of the research was to analyze the use of games as a child development tool for cognitive process in Early Childhood Education. The methodology used in the research was the bibliographical research and field research at the Laura Vicuna Municipal School, the technique used to collect data was the application of a questionnaire to 10 (ten) teachers who work in the school. The studied and researched theorists were Kishimoto (1999), Santos (2005), Silva (2004). The research results showed that with the use of games in the activity room the educator will be involving the child in activities that lead them to reflect and discover the world, since the playfulness in the Institution of Early Childhood Education represents a means of intervening in the development of children and In the construction of knowledge.

Keywords: Infantile Education. Games. Child.

 

INTRODUÇÃO

Na busca de conhecer melhor o mundo infantil, o trabalho sobre a importância dos Jogos na Educação Infantil na Escola Municipal Laura Vicuna tem por objetivo investigar por meio de pesquisa bibliográfica, como é realizada as atividades que envolvem brincadeira, em  sala de aula  s e se a mesma auxilia o processo de aprendizagem

A escola é o principal acesso aos elementos da cultura por ser uma das fases essenciais da aprendizagem. É nela que o indivíduo apresenta suas competências, capacidades e habilidades para a interação social. É possível e necessário estar aberto à transformação do mundo, buscando forma eficaz e prazerosa no processo de aprendizagem.

Sabe-se que o lúdico proporciona um desenvolvimento sadio e harmonioso, sendo uma tendência instintiva da criança. Ao brincar, a criança aumenta a independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza a cultura popular e desenvolve habilidades motoras, diminuindo a agressividade e assim exercita a imaginação e a criatividade, aprimorando a inteligência emocional, aumentando a integração, promovendo, assim, o desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social.

A problemática da pesquisa é de que através do jogo haverá na Educação Infantil uma aprendizagem significativa?

O objetivo da pesquisa é de analisar a utilização dos jogos como forma de desenvolvimento processo cognitivo na Educação Infantil.

Os objetivos específicos são de  estudar quais são as melhorias que jogos trazem no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos, conhecer a evolução histórica dos jogos e brincadeiras, compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança.

A Hipótese de que a utilização os jogos na Educação Infantil despertará o interesse e aguçar a criatividade, mas alguns professores ainda fazem pouco uso desse recurso em suas aulas, por não acreditarem que o mesmo auxiliam o processo e na  facilitação da aprendizagem  de  maneira significativa.

O contato com os jogos na aprendizagem permite-lhes o mundo mágico no caminho das descobertas, as atividades lúdicas permitem também as crianças desenvolver a negociação, fazendo regras e resolvendo conflitos, pois brincar a é forma de a criança compreender o mundo adulto a sua volta, trazendo para seu mundo imaginário.

Acredita-se que a utilização do lúdico ira permitir que a criança desenvolva uma nova visão mundo através das descobertas e da criatividade, as crianças irão se expressar, analisar, criticar melhorando assim  a aprendizagem  a  qualificação e a  formação crítica do educando Diante deste contexto os educadores precisam refletir mais sobre a sua importância do lúdico no processo  ensino e aprendizagem.

O estudo em questão poderá servir de base para outras instituições que atuem em ramos semelhantes, ou que possuam processos similares aos desta, desde que se estejam atentos às diferenças que talvez venham a existir de uma escola à outra, identificando as mudanças que provavelmente se mostrem necessárias no momento de sua aplicação.

A elaboração deste trabalho busca descrever a importância dos jogos na Educação Infantil, analisando também as contribuições e problematizações para o processo de construção da aprendizagem das crianças nesta etapa de educação.

A importância do estudo está em acreditar que por meio do brincar em sala de atividades poderemos estudar os processos de desenvolvimento da criança nos jogos e brincadeiras, bem como a sua importância na educação, para por fim, fazer uma proposta da utilização dos jogos, como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criança.

A escolha deste tema deu-se para investigar o que está acontecendo nas escolas, diante da realidade em que vivenciamos a desvalorização, a autoconfiança que não existe por parte de algumas crianças e o conhecimento que tem suas falhas, neste sentido é preciso criar jogos em que a criança sinta-se confiante no que está acontecendo e que ela participe de forma produtiva no processo de ensino de ensino aprendizagem.

 

II.  REFERENCIAL TEÓRICO

2.1  Histórico da Educação Infantil

 

A Educação Infantil teve sua origem devido a questionamentos em relação ao papel da criança na sociedade e como esse papel seria desenvolvido. Oliveira (2002) essa mudança veio sobre o pensamento de uma educação para as crianças que  valorizasse a própria criança  associando seu aprendizado ao jogo. Para assegurar que as crianças tivessem um lugar adequado para ficar construíram-se muitas estruturas, como por exemplo: “charity schools”, “infants schools” e “nursery schools” em Londres; “knitting schools” (criadas por um pastor francês). Esses locais tinham objetivo cuidar dos filhos de trabalhadores e ensinar a ser obediente, ter moralidade, devoção e valorizar o trabalho.

Comênio, bispo protestante e educador, defendia que a educação das crianças menores de 6 anos deveria começar com a família. De acordo com Oliveira  (2002, p. 64) “Ele elaborou, em 1637, um plano material de escola maternal em que recomendava a utilização de materiais audiovisuais para auxiliar na educação das crianças. Em 1657 foi utilizado a palavra jardim-de-infância, para nomear o local de aprendizado das crianças”.

Rousseau também influenciou a área da educação infantil opondo-se aos modos utilizados. Seguido Oliveira (2002, p. 64) “Rousseau defendia uma educação em que a aprendizagem deveria ocorrer por meio de experiência, e atividades práticas, da observação, da livre movimentação, de formas diferentes de contato com a liberdade”.

Pestalozzi também contribuiu para a Educação Infantil teve como base as ideias de Comênio e Rousseau. Seguido Oliveira (2002, p. 64) “Pestalozzi afirmava  que é no desenvolvimento das crianças no momento da construção,  que pode e deve ser  ensinado”.

 Acompanhando essas mudanças, Froebel, na Alemanha cria o jardim de infância utilizando como base as ideias de Pestalozzi. A diferença entre creches e  jardim de infância era a sua proposta educacional em que se envolvia atividades de cooperação e o jogo na educação das crianças.

A Educação Infantil defendida pelos Decroly e Montessori  tinha como princípio a utilização de materiais confeccionados especialmente para as crianças. Decroly era a favor de um ensino voltado para o intelecto, com ênfase no conteúdo que seria ensinado e defendia também a formação de classes homogêneas. Foi ele que desenvolveu a noção de jogos educativos Montessori, tinha como proposta trabalhar o psicológico das crianças e seus interesses. Focava a utilização de material pedagógico na educação e a criação de um local que ajudaria no desenvolvimento da criança, o professor teria como papel arrumar o ambiente e observar a criança. (KISHIMOTO, 1998, p. 23).

 

Após a primeira guerra mundial apareceu o Movimento das Escolas Novas e tinha como objetivo uma aprendizagem feita através das experiências da criança ao invés de decorar conteúdos. esse movimento era contra à escola como  uma preparação para a vida; o movimento queria que os interesses da criança fossem levados em conta e que a escola estivesse compromissada com a aprendizagem das crianças.

Os psicólogos Vygotsky, Piaget e Wallon. Vygotsky,  também influenciaram a história da Educação Infantil eles afirmava que as crianças eram introduzidas na cultura pelos pais ou pelos adultos que as rodeavam, o meio onde elas estavam inseridas contribuía para sua formação. Acreditavam que as representações mentais, juntamente com a utilização de símbolos, auxiliavam na relação do indivíduo com o mundo. Para Wallon a afetividade era importante na diferenciação da criança e desenvolveu uma teoria tendo como premissa que a “emoção é a primeira forma de adaptação do sujeito ao meio que o circunda” (REIS, 2010, p. 41).

 

Piaget e Wallon também contribuíram  com a Educação Infantil, acreditavam  que o ambiente onde o indivíduo estava inserido auxiliava no desenvolvimento e construção de conhecimento. Seguido Oliveira (2002) O desenvolvimento cognitivo da criança apresenta o mecanismo da assimilação e da acomodação e está dividido em quatro etapas: sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos); operações concretas (7 a 11 anos) e operações formais (11 anos em diante). É na etapa do pré-operatório que Piaget traz a importância do jogo simbólico e do desenho porque é nessa fase que a criança está envolvida com conceituações e representações das coisas, e a partir daí consegue fazer representações do que aprendeu, do que foi compreendido.

A pedagogia froebeliana, foi  a mais aceita entre os educadores e se espalhou pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos, devido à ênfase que essa pedagogia dava às atividades em grupo. A pedagogia de Froebel chegou ao Brasil.

O Brasil, até a primeira metade do século XIX, não apresentava um local onde as crianças podiam ficar, uma vez que cabia a família a incumbência da sua educação. Com o passar do tempo e com a ida da mulher para o mercado de trabalho ficou a cargo das creches o papel de educar as crianças. A pedagogia froebeliana apareceu aqui no Brasil por volta do final do século XIX e foi rodeada de muitas críticas, como sendo uma pedagogia que criava locais para guardar as crianças, e muitos elogios. Foi apresentada juntamente com o Movimento das Escolas Novas devido à influência dos Estados Unidos e da Europa (OLIVEIRA, 2002, p.85).

 

Foram criados os primeiros jardins de infância em 1875 e 1877 no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os jardins de infância públicos tiveram como base a pedagogia froebeliana.

O cunho assistencialista dado às creches e jardins de infância foi relacionado com o papel da escola ficar como educadora enquanto a família estava trabalhando. Alguns educadores preocupados com a qualidade do trabalho pedagógico que era realizado nessas instituições começaram a apoiar o “escolanovismo”, movimento que pretendia fazer e trazer uma renovação pedagógica na educação. Em 1924, é fundada a Associação Brasileira de Educação, tendo como base as idéias do Movimento das Escolas Novas. Em 1929, as novas idéias e concepções que surgiram com esse movimento foram apresentadas para a sociedade por meio de um livro intitulado Introdução ao estudo da Escola Nova, lançado por Lourenço Filho (OLIVEIRA, 2002, p.98).

 

Em São Paulo, Mário de Andrade propôs a divulgação das Praças de Jogos que seriam semelhantes aos jardins de infância propostos por Froebel e influenciadas pelo Movimento da Escola Nova.

Em 1961, foi aprovada a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº4.026/61) que aprofundou a perspectiva apontada desde a criação dos jardins-de-infância: sua inclusão no sistema de ensino. Segundo a lei, a educação pré- primária seria oferecida para crianças de até 7 anos e ocorreria em escolas maternais e jardins-de-infância. Em 1967, houve influência do tecnicismo sobre as entidades orientadoras refletindo em maior preocupação com os aspectos da educação formal. Essa ação teve como objetivo ser uma compensação cultural, devido à desigualdade entre as creches e os jardins particulares. Durante o período militar, houve uma diminuição das discussões sobre a educação infantil e seus locais de apresentação; após esse período, houve a retomada das discussões e elaboração de programas para romper com a visão assistencialista e compensatória, e propor uma pedagogia que desenvolvesse a criança. (OLIVEIRA, 2002, p 102).

 

Nas décadas de 1980 e 1990 houve muitos avanços na área da Educação Infantil: promulgação da Constituição Federal de 1988, que determinou que 50% da aplicação obrigatória de recursos em educação fosse destinado a programa de alfabetização. Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) e aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96).

 

2.2 A utilização de jogos na Educação Infantil

 

A ideia de unir o lúdico à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e da adoção dos chamados "métodos ativos". No entanto, esta ideia não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer.

A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las. (BRASIL, 1998, p.65)

 

A ideia de unir o lúdico à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e da adoção dos chamados "métodos ativos". No entanto, esta ideia não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer.

Em 1632, Comenius terminou de escrever sua obra Didática Magna, através da qual apresentou sua concepção de educação. Ele pregava a utilização de um método de acordo com a natureza e recomendava a prática de jogos, devido ao seu valor formativo.

Os jogos fazem parte do lúdico, constituindo assim um fator importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno, pois permite que o mesmo entenda o mundo, expressando suas ações, sentimentos e  ideias.

O jogo pode se tornar uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento; alguma relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário haver uma intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe são decorrentes. (PEREIRA , 2001, p.21)

 

Caminhos, que embora nem sempre tão objetivos como é pensada a investigação dentro das concepções do paradigma positivista, não significa que devemos abandonar seu estudo  Para a atividade lúdica pode ser realizada qualquer lugar, mas a mesma , não deve ser considerada  como uma  atividade descomprometida e si , como elemento que promove o desenvolvimento e faz parte da vida da criança.

Muitos professores são resistentes às inovações educacionais, e em relação a utilização do lúdico em determinados conteúdos, a adoção de uma proposta diferenciada através do lúdico proporcionará uma educação e inovadora e com resultado satisfatório.

Para Santos (2005), a maioria dos professores tem uma visão funcional do ensino e tudo o que ameaça romper o esquema de trabalho prático que aprenderam a aplicar em suas salas de aula é rejeitado. Também reconhecemos que as inovações educacionais abalam a identidade profissional, e o lugar conquistado pelos professores em uma dada estrutura ou sistema de ensino, atentando contra a experiência, os conhecimentos e o esforço que fizeram para adquiri-los.

O brincar na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras possibilita a criança descobertas e aprendizado. A observação da atividade de brincar dá ao professor caminhos para entender o aluno, e a criança oportunidade de ampliar conhecimentos e habilidades, sejam elas motoras cognitivas ou linguísticas.

Vygotsk (1994) vê o brinquedo como o meio principal do desenvolvimento da criança. Considera que o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela. Ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento. Segundo ele, a criança usa as interações sociais como formas privilegiadas de acesso a informações: aprendem à regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas. 

O brincar na Educação Infantil, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção.

Para Vygotsk (1994), é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera que depende de motivações internas.  É no brinquedo que a criança consegue ir além do seu comportamento habitual, atuando num nível superior ao que ela realmente se encontra.

Através de materiais adequados, que trabalhem a realidade dos educandos os professores podem tornar o trabalho atrativo e realizar uma aula diferente, além de auxiliar as crianças a perderem sua timidez e se relacionem com os colegas.

Para Kishimoto (1999), “o brincar tem a prioridade das crianças que possuem flexibilidade para ensaiar novas combinações de ideias e de comportamentos”.

O brinquedo ajuda a criança no desenvolvimento da linguagem, o pensamento estimulando a curiosidade. Qualquer coisa pode ser utilizada como brinquedo para estimular a imaginação infantil: como caixas, pontinhos, fitas, folhas de árvores, pedaços de tecido, etc, pois no faz-de-conta a criança realiza a sua maneira a imaginação para conhecer a si e o outro.

Segundo Piaget (1971, p.68) "O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio"

Brincar como prática pedagógica não é simplesmente divertimento, mas deve favorece o desenvolvimento físico afetivo e moral e conhecimento. As crianças quando interagem sobre os objetos constroem resultado de forma lógica. .

Segundo Kishimoto (1994), o brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam uma utilização. O brinquedo preenche necessidades, entendendo-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação, são estas necessidades que levam a criança a avançar em seu desenvolvimento.

Afirma Vygotsky (1994), que a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz de conta, como naquelas que exigem regras.

Os jogos hoje constituem uma proposta educativa que se baseia na atividade e na interação delas. Através das atividades lúdicas desenvolvem-se várias habilidades em que vive, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais, e transformando-a através da imaginação.

 

III. METODOLOGIA

Os dados apresentados em forma de análise de acordo com o resultado dos questionários, argumentados a partir dos estudos de fundamentação teórica.

A metodologia utilizada na realização da pesquisa em primeiro momento através da revisão de Literaturas, releitura de textos e matérias já estudadas e aprofundamento dos conhecimentos teóricos.

Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica: e a revisão da literatura  através de pesquisas realizadas via internet, revistas e livros.

Solicitou-se a permissão para a realização da pesquisa na Escola Municipal Laura Vicuna. Houve também a distribuição do questionário para pesquisa, esclarecendo os objetivos da presente pesquisa, para as pessoas que se dispuseram a participar espontaneamente do estudo, garantindo a ética no sigilo das informações coletadas.

A técnica utilizada para a coleta de dados, através de uma entrevista feita com 10 (dez) professores da Escola Municipal Laura Vicuna

 

IV. ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

O gráfico 1, descreve  a importância dos  jogos para a construção do conhecimento

 

Pode-se observar nas respostas que todos os entrevistados veem os jogos como um importante  instrumento educativo que contribui para a construção do conhecimento

A leitura que fazemos sobre as respostas dos entrevistados a respeito do jogo, permite afirmar que os educadores têm consciência auxilio do jogo  na construção do saber. A utilização dos jogos em sala de aula é uma forma prazerosa de aprender, pois através dos mesmos podemos estimular o raciocínio além de  ensinar a criança a obedecer as regras existentes nos mesmos.

Piaget (1975) diz que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira. Ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral. As crianças ficam mais motivadas para superar obstáculos, tanto cognitivos quanto emocionais. O jogo está estritamente relacionado com o processo evolutivo de o pensamento jogar é pensar.

A função do jogo em sala de aula deve ser vista como um meio para ensinar ou revisar determinados conteúdos. Porém, o mais importante no jogo está no fato da criança poder experimentar, construir  função destes objetos através das atividades.

O grafico 2  Se não há envolvimento da criança com os jogos, haverá construção de conhecimento? Por quê? 70% responderam que não, pois conhecimento se constrói partindo das experiências e 30% não, pois conhecimento é a bagagem dos conteúdos adquiridos.

 

Buscando conhecer o que os docentes pensam se a falta envolvimento da criança com os jogos, haverá construção de conhecimento, observou-se que os mesmos acreditam que o conhecimento se constrói partindo das experiências.

As crianças aprendem com seu meio, a experiência com o outro de alguma influência diretamente vida da criança. Desse modo ao proporcionar as crianças situações onde a aprendizagem se torne significativa e prazerosa, estaremos estimulando as  mais diversas áreas do conhecimento seja aliada aos interesses da criança.  Na escola é muito importante a utilização dos jogos em sala de aula como estimulo a aprendizagem, pois geralmente, essas crianças  apresentam desmotivação com as tarefas escolares, gerando um sentimento de incapacidade, que leva, para a frustração, o desinteresse e à falta de atenção e concentração.

Os constantes fracassos nas aprendizagens escolares seriam as causas das alterações nas relações sociais das crianças com dificuldades na aprendizagem, já que provocam nelas atitudes de rejeição em relação à escola e tudo o que a mesma significa, bem como o convencimento de que sua própria incapacidade é a causa de suas dificuldades de aprendizagem. (COLL,1995, p. 77).

Através da utilização dos jogos em sala de aula o professor poderá tornar o conteúdo fácil para a criança assimilar. O jogo por si só já produz novos conhecimentos, mas a ação docente com a intencionalidade educativa com a atividade proposta irá estimular o conhecimento de modo integrado.

O grafico 3. Utiliza jogos como atividade em sala de aula

 

   Pode-se observar que todos os entrevistados utilizam jogos em sala de aula.  A utilização do jogo em sala de aula deve ajudar o aluno resolver situações problemas e desenvolver habilidades de raciocínio lógico, concentração, e interpretação.

A utilização do jogo em sala de aula de ter como objetivo criar um ambiente descontraído viabilizando a aprendizagem significativa por meio da manipulação com diferentes materiais.

O jogo em si acaba por adquirir um caráter de fruição que encanta e motiva aqueles que dele participam. O desenvolvimento do aprendizado com a utilização de jogos é interdisciplinar, uma vez que todas essas capacidades desenvolvidas são necessárias para um bom desempenho em outras atividades e em diferentes disciplinas, sejam elas escolares ou não. (ZASLAVSKY, 2000,p.85)

 

Para que se consiga despertar o interesse do aluno por meio da utilização de jogos, o professor deve planejar sua ação em relação aos objetivo de o jogo para que o mesmo não torne um mero lazer. As regras devem serem claras para se garantir o sucesso da atividade como meio de aprendizagem; assim sendo a utilização de diferentes tipos de jogos devem proporcionar a aprendizagem.

 

O grafico 4. Tempo disponível para as crianças brincarem

 

Percebe-se que os professores realizam com os  alunos diariamente o momento de brincadeiras e jogos. Na escola esse momento deve ser oferecido de forma prazerosa e de aprendizagens diferenciadas. A  necessidade de introduzir os jogos no cotidiano das crianças deve servir como meio para que as mesmas brinquem e aprendam  ao mesmo tempo.

Segundo Kishimoto (1994) a função lúdica, propicia diversão, prazer e até mesmo. A segunda é a função educativa, pois o jogo ensina o indivíduo. Para a autora, deve necessariamente existir um equilíbrio entre as duas funções.

O jogo na aprendizagem pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais fácil, pois o jogo um fortalece a relação entre o projetor e aluno. Através das atividades lúdicas o alumio irá trocar informações e adquirir experiências. O jogo em sala de aula deve servir como apoio pra se trabalhar valores, para explicar o conteúdo.

O grafico 5. A disponibilidade de espaço que a escola oferece para as crianças, 70%  responderam ter pouco brincarem e 30% que a escola necessita açiar os espaços.

 

 

Em relação à disponibilidade de espaço que a escola oferece para as crianças, pode-se observar  a falta de espaço para as crianças brincarem. Na educação infantil,  a utilização do  lúdico é importante, pois é através dele que a criança irá construir significados e  compreendendo o mundo a partir de suas representações o mundo que a rodeia.

Winnicott (1982) descreve  que é no brincar que o indivíduo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral, ou seja, qualquer que seja a atividade lúdica conduz ao encontro com criatividade.

A falta de espaço nas escolas destinados à atividade lúdica, compromete o desenvolvimento da criatividade da criança, bem como limita as possibilidades de os professores acompanharem o desenvolvimento das crianças, conhecerem melhor o universo sócio cultural ao qual elas estão inserida. Outro problema relacionado a falta de espaço está na limitação  das atividades propostas pelos professores, pois acabam produzindo  suas práticas educativas pautadas somente na aprendizagem dos conteúdos escolares, deixando de lado o trabalho das representações das crianças sobre o mundo.

O grafico 6. Os jogos preferidos pelas crianças, 80% jogo da memoria, 20% quebra –cabeça, 10% domino, 10%pega varetas e 105 dama.

 

De acordo com as respostas observou-se que o jogo  da memoria é um dos jogos que as crianças gostam mais. Na educação Infantil a utilização do jogo da memoria tem por objetivo auxiliar as crianças desenvolvem estratégias de memorização.

O  jogo  da memoria também ajuda a criança no desenvolvimento da linguagem, o pensamento estimulando a curiosidade. Qualquer coisa pode ser utilizada como brinquedo para estimular a imaginação infantil: como caixas, pontinhos, fitas, folhas de árvores, pedaços de tecido, etc, pois no faz-de-conta a criança realiza a sua maneira a imaginação para conhecer a si e o outro.

Segundo Piaget (1971, p.68) "O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio"

Através de materiais adequados, que trabalhem a realidade dos educandos os professores podem tornar o trabalho atrativo e realizar uma aula diferente, além de auxiliar as crianças a perderem sua timidez e se relacionem com os colegas.

O jogo  da memoria como prática pedagógica não é simplesmente divertimento, mas deve favorece o desenvolvimento físico afetivo e moral e conhecimento. As crianças quando interagem sobre os objetos constroem resultado de forma lógica. .

O grafico 7. Os jogos ou brincadeiras ajudam ou facilitam no processo de desenvolvimento da criança?

 

As respostas mostram que todos os entrevistados responderam que sim. Para Kishimoto (1999), “o brincar tem a prioridade das crianças que possuem flexibilidade para ensaiar novas combinações de ideias e de comportamentos”.

O brinquedo na Educação Infantil ajuda a criança no desenvolvimento da linguagem, o pensamento estimulando a curiosidade.  O jogo não deve ser utilizado para distrair os alunos, ele deve ocupar  um lugar importante  na educação escolar. Através do jogo a criança poderá  brincar e explorar toda a sua espontaneidade criativa.

A criança necessita brincar, jogar, para manter seu equilíbrio com o mundo. Ao se inserir jogos na prática pedagógica, em sala de aula devemos ter como objetivo os elementos enriquecedores para promover a aprendizagem. Através dos jogos, o educando poderá encontrar apoio para superar as dificuldades de aprendizagem. A escola e, principalmente, a educação infantil deveria considerar o lúdico como parceiro para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.

 

 

 

 

V. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao longo do referencial teórico pude perceber que os jogos é um dos meios pelos quais os alunos podem construir o conhecimento, necessário e interação. A sua utilização esta crescendo devido ao olhar  diferenciado que os educadores estão construindo em relação à forma de utilização dessas atividades em sala de aula.

Os objetivos foram alcançados, pois foi observado  que  a utilização dos jogos como ferramenta de desenvolvimento dos jogos para processo cognitivo na Educação Infantil, os tipos de jogos utilizados pelas professoras em sala de aula no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos, como subsídios eficazes para a construção do conhecimento realizado pela própria criança.

Em relação a problemática da pesquisa de que através do jogo haverá uma aprendizagem há  melhora  significativa no aprendizado, pode-se observar que a maioria dos entrevistados concordaram  que a utilização de jogos em sala de aula proporciona maior aprendizado.

No decorrer da pesquisa observou-se que a com a utilização das atividades lúdicas em sala de aula há uma participação mais intensa e maior envolvimento da criança com a atividade. Esse fato ocorre porque as  atividades lúdicas estão presentes no cotidiano da Educação Infantil, e é utilizada pelos professores como uma estratégia para se apresentar um novo tema, auxiliando  para que se alcance dos  resultados dentro das ações traçadas no planejamento escolar.

Ao termino da pesquisa sugere-se que os educadores utilizem mais atividades que envolvam jogos em sala de aula, pois além de servir como auxilio no desenvolvimento das atividades, também é um meio de registro para o professor e para os alunos na aprendizagem da criança de uma forma fácil.

Conclui-se que os jogos em sala de aula além de possibilitar o processo de aprendizagem, a criança estabelece significados, compreendo e construindo o conhecimento. Através do jogo criança poderá se apropriar de conhecimentos das mais diversas ordens.

 

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[1] Graduada em Língua Portuguesa.

[2] Graduada em Letras.