A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS DE IDADE
Helena da Silva Maciel[1]
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de analisar o ensino da musicalização na educação infantil com crianças de 2 a 4 anos de idade e a importância da mesma no desenvolvimento de suas outras habilidades como: a aprendizagem, expressão de emoções e sentimentos, expressão corporal e cognitiva. Objetiva-se também analisar os motivos que deixa dificultoso o ensino da música na educação infantil, fazendo também uma breve reflexão sobre o ensino da música no contexto educacional. Verificar a realidade da prática dos educadores em relação a este ensino. Sendo o método escolhido pesquisa bibliográfico com base em autores que falam sobre este tema, com o intuito de analisar os meios para compreender e conhecer como é trabalhar a música nas crianças, e vindo assim a proporcionar a elas um ensino de qualidade. Demostrando sempre a relação das mesmas com os sons que a música produz. Seja contando, escutando, tocando ou até mesmo dançando. A pesquisa de campo acorreu no centro de educação infantil, localizado na cidade de Sorriso MT, para conhecer mais de perto as práticas de alguns educadores em sala de aula. A pesquisa possibilitou a comprovação da importância da música no currículo escolar da educação infantil que abrange desde o nascimento, pois a musicalização é importante na infância porque desperta o lado lúdico da criança aperfeiçoa o conhecimento, a socialização, a alfabetização, a inteligência, a capacidade de expressão, a coordenação motora, e a percepção sonora.
PALAVRAS-CHAVE: Criança, Educação, Infantil, Musicalização.
ABSTRACT
The use of games as learning methods in Early Childhood Education should strengthen interpersonal relationships in order to understand transformative actions in the everyday life of the learner. The general objective of the research was to analyze the use of games as a child development tool for cognitive process in Early Childhood Education. The methodology used in the research was the bibliographical research and field research at the Laura Vicuna Municipal School, the technique used to collect data was the application of a questionnaire to 10 (ten) teachers who work in the school. The studied and researched theorists were Kishimoto (1999), Santos (2005), Silva (2004). The research results showed that with the use of games in the activity room the educator will be involving the child in activities that lead them to reflect and discover the world, since the playfulness in the Institution of Early Childhood Education represents a means of intervening in the development of children and In the construction of knowledge.
Keywords: Infantile Education. Games. Child.
INTRODUÇÃO
O presente artigo no qual mostra à importância da musicalização na educação infantil de 2 a 4 anos, e como a mesma auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e observações com base em autores que falam sobre este tema, com o intuito de analisar os meios para compreender e conhecer como é trabalhar a música nas crianças, e vindo assim a proporcionar a elas um ensino de qualidade. Demostrando sempre a relação das mesmas com os sons que a música produz. Seja contando, escutando, tocando ou até mesmo dançando.
Ao participar da educação infantil as crianças se deparam com um mundo mágico, e associar este mundo a música e suas sensações e algo realmente importante para os mesmos, Sabendo ainda respeitar a diversidade cultural presente na sala de aula, é necessário que haja o respeito com a criança em sua individualidade e em suas sucessivas e gradativas conquistas. Pois a música é um recurso muito importante para se trabalhar na educação infantil, já que a mesma se traduz em diferentes formas, Facilitando o desenvolvimento infantil.
Se tratando da musicalização, o ato de cantar das crianças de 2 a 4 anos é, mas por prazer de se expressarem espontaneamente. Com isso é importante prestar atenção nas quantidades de habilidades musicais que o cantar em grupo proporciona as crianças na educação infantil. Pois segundo (Brito, 2003, p.93), “cantando coletivamente aprendemos a ouvir a nós mesmos, ou outro e ou grupo todo” De acordo com a autora a proposta da Educação Infantil, assim como nas demais modalidades de ensino, também se faz necessário dar a criança a liberdade de se expressar também através do canto. A musicalidade entra como uma forma da criança adquirir experiência; sendo ouvindo, vendo ou tocando, o objetivo é que ao estimular os sentidos da mesma, ela irá trabalhar com os sons e assim sucessivamente irá desenvolver sua acuidade auditiva. Ao se movimentar por meio dos gestos e pela dança, trabalhará sua coordenação motora e sua atenção descobrindo assim suas capacidades. A musicalidade no currículo da educação infantil tornou-se muito importante, pelo fato de estar sempre presente na vida das crianças desde o seu nascimento. A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando estilo novos proporcionando uma análise reflexiva do que é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico possibilitando o acesso do educando a um imenso patrimônio musical que a humanidade vem construindo. Sem deixar de mencionar que a música utilizada na educação infantil serve de apoio para a criatividade da criança, que leva a desinibição na convivência coletiva. Sendo que este ambiente escolar deve estar cheios de repertórios músicais que faça também a relação do entendimento entre som e silêncio com cita BRITO no decorrer desse trabalho.
O dia a dia das crianças é repleto de atividades musicais, em casa, na escola no convívio social. Através da música a criança pode ter um desenvolvimento na aprendizagem mais eficaz e duradouro. Desta forma ao longo do trabalho o objetivo principal foi entender um pouco mais sobre a importância da musicalização na educação infantil e como a mesma ajuda na aprendizagem das crianças, na visão de autores como: Brito Rodrigues, rosa e os demais que fazem desse artigo um referencial para futuras pesquisas referentes ao tema nele proposto.
1. A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música é uma linguagem que serve para comunicar sensações, e sentidos e passa por organização de som e silêncio. Sendo percebidas nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes que a integram.
“A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em toda cultura, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia”. (BRASIL, 1998, p. 45)
Podemos perceber que a música ao longo de sua história no ambiente escolar vem atendendo a vários objetivos que se torna importante para a criança. Que é expressar sentimentos, vontades, cultura etc. Essas transformações são veículo expressivo para o alívio da tensão emocional, pois a criança quando pequena ouve diferentes tipos de sons e ruídos, e com o tempo passa a distingui-los. Com isso começa a entender e a explorar o mundo que a cerca. Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo que constrói o conhecimento, tendo o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo assim o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de se ouvir música, da imaginação, da memória, concentração, atenção, autodisciplina, o respeito ao próximo, e da socialização e afetividade, contribuindo para uma efetiva consciência podendo se corporal e de movimentação.
Como podem ver a importância da experiência que tem a música antes do aprendizado do código convencional é valiosa, pois no contexto educacional, entende a música como um processo continuo de construção que envolve muitas percepções como; sentir, experimentar, imitar, criar, e refletir.A prática da educação musical não esteve sempre presente no contexto escolar por motivos como: a falta de profissionais qualificados, especializados ou mesmo pelo fato de ser desvalorizado diante de outras atividades que era vista como sendo mais importante para o currículo escolar.
A música é importante para estimular a criança no decorrer da sua infância podendo despertar o seu desenvolvimento através do lúdico, contribuindo na sua socialização, alfabetização, capacidade de expressão, coordenação motora, e a percepção sonora e cognitiva.
Nesse sentido, Nogueira (2006) afirma que os brinquedos musicais fazem parte da vida da criança desde cedo – é por meio dos acalantos, parlendas, brinquedos ritmados entre mamãe e bebê, que se são estabelecidas as primeiras experiências lúdico-musicais da vida humana.
Sabemos também que as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez mais um maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando assim das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, saltam, correm e brincam sozinhas ou em grupo, com brinquedos, e objetos diversos experimentando novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Essas experiências são muito importantes, pois só enriquecem a formação como um todo na criança. Por isso a importância da criança começar a se relacionar com a música ainda que seja no ambiente escolar, pois é nessa fase que ela irá construir os saberes que será utilizável para o resto de sua vida.
É importante deixar claro que ouvir música, aprender uma canção, e brincar de roda, ou ainda realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto da criança pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem. Como diz Brito (2004), “é difícil encontrar alguém que não se relacione com a música de um modo de outro: escutando, cantando, dançando, tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diversas razões”. (p.31)
O universo musical que pode apresentar às crianças é bastante amplo, não pode ficar restrita a eventos importantes e sim, ser uma prática diária, fazendo uso desde a música clássica à MPB e as inventadas. A linguagem musical facilita a socialização, coordenação motora, o raciocínio lógico, linguagem verbal, linguagem do corpo, desde a interação com o ambiente e etc. Ela pode se transformar num ótimo objeto de ensino-aprendizagem, sendo que as crianças da Educação Infantil conseguem se expressar com muita facilidade através da música, que é tida como a primeira manifestação artística já vivenciada pelo homem.
Ela permite a criança se expressar pelo gesto e pelo movimento e faz a mesma sentir-se realizado e alegre, aprendendo a se desenvolver através dela. É de suma importância incentivar a criança a se interessar pela música desde a sua infância, pois assim a criança acaba por despertar, um maior interesse pela descoberta dos movimentos corporais, e a sensibilidade para o mundo dos sons que a música oferece. E é com essa sensibilidade que a criança descobrirá suas próprias qualidades e potencial para ser uma criança feliz.
É aí que entra a Educação Infantil, pois a mesma desempenha seu papel na formação das crianças, de forma significativa e eficaz, pois esse ambiente serve comoum suporte para atender as suas necessidades como formação de hábitos e atitudes, comportamento, desenvolvimento físico mentale social, entre outros. No entanto, é preciso ter um cuidado redobrado quando se trabalha com a música na Educação Infantil, pois é fundamental que o professor saiba como trabalhar de forma que exista um planejamento prévio, dos seus conteúdos e que o mesmo tenha a mão canções escolhidas e relacionadas à idade das crianças, sem deixar de mencionar que as crianças também podem fazer música basta que se tenha um planejamento adequado, do contrário este pode ser absorvida de forma negativa pelo educando. Conforme Rodrigues (1992, p. 109):
“Toda criança é um ser essencialmente musical. O problema da educação consiste, pois, em saber cultivar esses dotes naturais que, em maior ou menor grau, estão presentes em todas as criaturas, evitando que, por efeito de uma orientação equivocada, permaneçam ocultas ou, o que é pior, sejam submetidas a um processo de deformação para converter-se num motivo de frustração individual”.
Para prevenir que esta frustração não ocorra, é importante que o professor tenha um bom conhecimento sobre todo o processo da musicalização na Educação Infantil, pois são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo e como registra (ROLIM, 2004), crianças nesta fase são ativamente envolvidas em tentar melhorar suas habilidades em várias formas e maneiras.
No decorrer do processo de desenvolvimento humano, de acordo com Piaget, apresentado por (VALENTE, 2008), o indivíduo se desenvolve através de estágios que são divididos conforme se apresenta a seguir:
Estágio Sensório-Motor compreende crianças de 0 a 2 anos, e é neste estágio que ela acaba por evoluirde uma situação puramente reflexa para a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.
Estágio Pré-Operatório é o estágio que corresponde à criança de 2 a 7anos de idade, ele é caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral, permitindo à criança internalizar esquemas representativos ou até simbólicos da realidade em que se vive. Este período é o que mais atende a Educação Infantil.
Sendo assim, considerando a idade compreendida na Educação Infantil a partir dos 4 anos de idade, é considerada a fase mais importante para trabalhar o repertório musical da criança. É nessa fase em que a criança possui mais desenvolvimento no domínio ao falar e começa a cantarolar, passa a recriar e imaginar músicas sobre seu cotidiano. E com o auxilio do educador e da família a criança que é exposta a uma diversificação de ritmos e melodias tende a ser mais criativas e sensíveis aos sons que a música proporciona.
Teca Alencar de Brito (2004) comenta que o todo esse processo musical ainda continua lento nas escolas, que a linguagem musical ainda centra-se nas datas comemorativas e no convívio com a rotina e não em atividades de experimentar, improvisar, conhecer esse universo de sons tão fascinante que rege entorno da educação infantil, para vir assim a contribuir com a aprendizagem das crianças. No entanto, comenta que muito estudo vem sendo realizados e assim, estes viram a contribuir para que os professores possam orientar-se nas ações musicais para com seus alunos.
No entanto quando questionado para alguns professores de uma escola pública de Sorriso MT sua concepção sobre música, e quais eram os meios de ensino adotados por eles em relação à música na Educação Infantil, todavia osprofessores acreditam que é meio difícil encontrar alguém que não se relacionem com a música, pois a música é considerada uma arte e exerce forte atração sobre os seres humanos, fazendomuitas vezes mesmo que de forma inconsciente o seu relacionamento com a mesma, muitas vezes quando a ouvimos começamos a nos familiarizar, movimentando o corpo ou até mesmo cantarolando pequenas partes da melodia.
Com nos diz, BRITO 2004:
Nesse sentido, o professor deve atuar sempre- como animador, estimulador, provedor de informações e vivencias que irão enriquecer e ampliar a experiência e o conhecimento das crianças, não apenas do ponto de vista musical, mas integralmente, o que deve ser o objetivo prioritário de toda proposta pedagógica, especialmente na etapa da Educação infantil. (p.45)
Nesse sentido é extremamente importante ressaltar que é de responsabilidade do educador, ser crítico e criativo na escolha do queapresentar as crianças, sendo o mesmo um espelho para as crianças. Tem que garantir, com isso, que o trabalho seja interessante para ambos, desejando um futuro criativo e muito feliz para as crianças, é que se deve dar a devida importância. O educador pode fazer uso desse recurso, pois todo processo de trabalho bem orientado e planejado, desejado, resulta em crescimento de competências e habilidades, como também do universo cultural. Assim sendo, valorizada pelo professor e amparada legalmente pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a música na Educação Infantil, favorece um trabalho rico em ludicidade e na aprendizagem para a vida toda.
Além da competência técnica, o professor deve ser criativo. A necessidade de criar é comum a todas as crianças, que, ao interagirem com o mundo, constroem seu conhecimento. O educador não deve perder a oportunidade de aproveitar essa disposição. (JEANDOT, 1993. p. 133).
Cabe ao adulto compreender de que forma a música constitui uma possibilidade expressiva e privilegiada para a criança, considerando que ela atinja diretamente sua sensibilidade sensorial e afetiva.
Um educador entrevistado informalmente relata que “É de suma importância estimular” a criança a fazer suas próprias descobertas, pois como educadores devemos enriquecer o repertório musical da criança através de materiais a serem explorados, observando o trabalho de cada uma e planejando atividades que envolvam de diferentes povos, formas, e diferentes épocas, e também diferentes compositores. O trabalho do professor deve ser diversificado e o mesmo deve usar da criatividade para despertar a motivação na criança, buscando novas possibilidades de aprendizagem para facilitar, quando solicitado, nas atividades das crianças. Pois se tratando do desenvolvimento cognitivo pode se dizer que ao adquire seus conhecimentos em situações que ocorre no seu cotidiano, aonde são apresentadas a ela oportunidades de experimentar. Sendo assim quanto mais estímulo maior será seu desenvolvimento.
A musicalidade entra como uma forma da criança adquirir experiência; sendo ouvindo, vendo ou tocando, o importante é que ao estimular os sentidos da mesma, ela irá trabalhar com os sons e assim sucessivamente irá desenvolver sua acuidade auditiva. Ao se movimentar por meio dos gestos e pela dança, trabalhará sua coordenação motora e sua atenção descobrindo assim suas capacidades.
Por outro lado, se a ação do educador for pautada num sistema de brincadeira que elimina horizontes lúdicos da criança por meio de regras pré-estabelecidas cujo objetivo principal é desenvolver o conteúdo, fica visível o pouco envolvimento das crianças nas atividades. Kishimoto (1994, p. 35) afirma que “Se a atividade lúdica não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se tem brincadeira, mas trabalho”.
A atividade lúdica deve ser encarada pelo educador de forma séria, correta e profissional, com um objetivo a ser atingido sobre atividades desenvolvidas no ambiente musical, que não é algo solto no tempo e espaço, sem uma importância pedagógica. A música utilizada na educação infantil serve de apoio para a criatividade da criança, que leva a desinibição na convivência coletiva. Sendo que este ambiente escolar deve estar cheios de repertórios músicas que faça também a relação do entendimento entre som e silêncio.
Som é tudo o que soa! Tudo o que o ouvido percebe sob a forma de movimentos vibratórios. Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia do universo em movimento e indicam situações, ambientes, paisagens sonoras, a natureza, os animais, os seres humanos e suas máquinas traduzem, também sonoramente, sua presença, seu “ser e estar”, integrado ao todo orgânico e vivo deste planeta.
E o silêncio? Entendemos por silêncio a ausência de som, mas, na verdade, a ele correspondem os sons que já não podemos ouvir, ou seja, as vibrações que o nosso ouvido não percebe como uma onda, seja porque têm um movimento muito lento, seja porque são muito rápidas.
Assim podemos ver que som e silêncio andam juntos, pois para interpretar os vários meios de se produzir música através dos elementos que nos são apresentados é preciso que aja inteiração entre os mesmos, pois relacionar-se, perceber e produzir faz parte da vida. A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Estão presentes nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.
Tudo está diretamente ligada à época e a cultura de cada ser humano, a linguagem musical é interpretada, entendida e definida, de modo particular. Levando em conta o modo de pensamento, valores e concepções. Sendo assim o que define som não é propriamente a música, mas sim o relacionamento entre sons, parâmetros e silêncio. A musicalidade surgiu como importante meio de conhecer, expressões sonoras que revela formas variadas de diferentes culturas e com possibilidades de aprender suas diversidades respeitando no contexto escolar todo modo de se fazer música com já fora observado. Na visão de BRITO o contato das crianças com a música acontece antes mesmo de nascer. Pois no útero materno o bebê já tem ligação com sons que são provocados pela respiração da mãe, sendo assim o processo de musicalização ocorre de forma espontânea e intuitiva. Daí a importância de cantar com e para as crianças, fazendo com que eles venham a se comunicar pelos sons. Auxiliando o seu desenvolvimento afetivo e cognitivo. Por essa ótica podemos ver que a ligação da criança com a musicalização é algo mágico e surpreendente que acontece em todo período de sua vida. Por isso a importância da mesma para nós, já vimos que ela tem um valor grande e estimável para a vida do ser humano desde o nascimento. Agora a ênfase é sua importância na educação infantil.
É importante que a criança compreenda a música, assim poderá estabelecer vínculos com os gêneros e estilos que possuem significado para a mesma contribuindo para a formação do mesmo como um todo.
Verificamos Brasil (1998) que para a criança a vivência musical pode proporcionar a integração de experiências que passa pela prática e pela percepção, como exemplo: aprender, ouvir e cantar uma canção, realizar jogos que utiliza as mãos como brincar de roda. Através do desenvolvimento e compreensão dessas atividades as crianças conseguem atingir patamares mais altos e sofisticados, sendo que começam a dominar certos conteúdos que permitem transformação e recriação dos mesmos. Os RCNEI destacam o movimento corporal como processo de ensino aprendizagem musical:
O gesto e o movimento corporal estão ligados e conectados ao trabalho musical. Implica tanto em gesto como em movimento, porque o som é, também, gesto e movimento vibratório, e o corpo traduz em movimento os diferentes sons que percebe. Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento etc., e os de locomoção como andar, saltar, correr, saltitar, galopar etc., estabelecem relações diretas com os diferentes gestos sonoros. (BRASIL, 1998, p. 61).
Por meio dos diferentes movimentos e oportunidades para o aprendizado podemos ver que as atividades que fazem e usam a percepção e interiorização do ritmo, intensidade e altura, trabalham com as formas musicais, desenvolvendo a expressividade das crianças. É por isso que a música deve ser incentivada, nos primeiros anos de vida da criança e trabalhada nas escolas.
A escola tem o dever de oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando estilos novos e diferentes que venham a proporcionar uma análise reflexiva do que é apresentado, permitindo que a criança se torne mais crítica possibilitando o acesso do educando a um imenso patrimônio musical que a humanidade vem construindo.
É importante ter cuidado para, não dar ênfase à parte rítmica em detrimento dos elementos melódicos, mais do que o normal e também os culturais, formais e criativos que compõem a música, sendo que um dos objetivos do ensino da música não reside na transmissão de técnicas, e sim no desenvolvimento do gosto pela música e das habilidades em captar a linguagem musical, nesse sentido, antes que o educador transmita sua cultura musical própria é importante o mesmo investigar o universo musical do qual a criança faz parte, encorajando a com isso, a criação de novas formas de expressão através da música.
Podendo ser trabalhadas em sala de aula noções, formas, e técnicas como meios de obter melhor qualidade sonora, devem ser exploradas como qualquer fonte que produza som, por exemplo, ao tocar um tambor de formas variadas variando força; modos de ação tocar com diferentes alturas com o uso de baquetas, mãos, pontas dos dedos e de outras formas. Deverão ser propostos, jogos deimprovisação que estimulem a memória auditiva e musical, assim como a percepção da direção do som no espaço.
É importante criar a oportunidade de a criança ouvir música sem texto, não limitando o contato musical da criança com a música, apesar de importante, não se constitui em única possibilidade. Por constituir de poesia e música, a canção remete direto ao conteúdo da letra, sendo que o contato com a música instrumental ou vocal sem um texto definido abre a possibilidade de trabalhar de outras formas. As crianças ao se envolver com música podem perceber ouvir, e sentir deixando-se guiar pela sensibilidade, e imaginação que a canção oferece. Portanto o exemplo do educador é muito importante, e é esperado que ele fale e cante com os cuidados necessários à boa emissão do som, evitando gritar e colaborando para desenvolver nas crianças atitudes parecidas.
A educação musical é um ponto chave para a concretização desses trabalhos, pois na sua essência além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente proporciona um crescimento sadio bom e permanente na sua totalidade, na qual possibilita à participação, a criatividade, a imaginação numa perspectiva de interação social e com o meio em que se vive como já foi citado.
Entendendo que a criança tem como característica principal a intensidade de movimentos, compreendemos como é de fundamental importância tratar das especificidades do campo do conhecimento da Educação musical desde a Educação Infantil. Assim, podemos verificar a necessidade de uma concepção didático-metodológica para ser desenvolvida na Educação Infantil, que respeite a criança em seu desenvolvimento e assim a auxiliem, e que trabalhe os aspectos cognitivos, sociais, afetivos e motores de forma integrada, buscando desenvolver o olhar critico da criança para as relações sociais da sociedade em que está inserida, partindo da compreensão do seu mundo vivido. A reflexão sobre as causas apontadas para a situação da Educação musical na Educação Infantil revela sua importância como disciplina no contexto escolar e formação da criança. Sendo que música é gesto, ação e movimento.
Mas precisa dar às mesmas possibilidades para que desenvolvam suas expressões aonde criem seus próprios gestos e que imitem também os amigos e assim interpretem a canção.
“Cantando coletivamente, aprendemos a ouvir a nós mesmos, ao outro e ao grupo como um todo. Desta forma desenvolvemos também aspectos da personalidade, como, atenção, concentração, cooperação e espirito de coletividade”, BRITO. P 93.
É importante que as crianças tenham contato com canções do cancioneiro música de sua região assim como as de outros povos. Sabendo trabalhar com músicas e dando a eles a chance de inventar e improvisar músicas.
No período em que foram feitas alguns observações em sala e aula em um centro de educação infantil, foi que as crianças se sentiam bem quando faziam uso do improviso para inventar suas próprias criações sobre um tema em questão, quando estão cantando ou contando histórias. Sempre com a ajuda dos educadores, mas sem deixar que suas criações ficassem parecidas com o dos adultos. E assim com seus próprios modos de expor suas ideias, se tratava de crianças de 3 a 4 anos. Com base nas analise da autora BRITO, dá para notar que nessa fase as crianças não se importam com rimas e sim com o fato de poder criar inventar e imaginar. Através da música, gestos movimentos sejam corporal ou oral. BRITO cita que “a improvisação deve ser entendida como uma ferramenta pedagógica importante que acompanha todo o processo de educação musical”, sendo assim o sentido e significado musical vem sendo discutido e estudado.
As atividades de musicalização permitem a criança que se conheça melhor desenvolvendo noção de esquema corporal, e a comunicar-se com o outro. A musicalização é um processo que constrói o conhecimento que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto pelo musical, que favorece a sensibilidade, criatividade, senso ritmo do prazer em ouvir música, a imaginação, memória, contribuindo para uma efetiva consciência do corpo e dos movimentos.
Pois ajuda no desenvolvimento ritmo, na coordenação motora, e também acaba contribuindo para o enriquecimento do ensino, assim permitem que o educador trabalhe conteúdos e conceitos de forma lúdica, que permita a fantasia, momentos que as crianças gostam muito além é claro de aprenderem.
A música tem como função ser um agente que facilite e integre no processo educacional. Na visão da psicologia a música está ligada ao comportamento humano, e a relação que o mesmo tem com o meio físico e social. Dá para ver isso acontecer quando em sala de aula a criança entra em contato com a música, se colocar umamúsica agitada a criança irá dançar, pular e falar gesticulando mais. E quando a mesma se deparar com o oposto irá notar a ausência do som que a motiva a ser mais ativa e inquieta. Como comenta Brescia 2003.
“Foi interessante quando coloquei certa vez uma música instrumental na classe, e uma criança me perguntou – cadê a música? - respondi a ela já está sendo tocada. Mas ninguém canta! Achei engraçado porem expliquei que existem vários tipos de música, inclusive as que não possuem voz humana, só a dos instrumentos”.
O importante é saber buscar o conhecimento necessário, o que é música, e como demostrar para as crianças a importância não apenas de aprender a cantar, e ouvir, músicas. É preciso muito mais que meramente repetir gestos e melodias e sabertransmitir a eles conhecimentos da música brasileira que cerca as gerações de forma a não menosprezar o que outros países têm como cultura musical. Saber valorizar, distinguir e escolher qual é mais adequada ao momento ou mesmo numa visão mais ampla que leve a refletir o seu dia a dia.
O que se pretende enfatizar é que as crianças que compreendem esse período, ou seja, idade de dois a quatro anos precisa ter acesso à atividade musical de forma lúdica, mas com um objetivo, a Educação musical nesse período não pode se limitar apenas na brincadeira. Logo, o docente que atua em sala de aula, não pode exercer a função sem ter a formação adequada na área, e o professor deve lutar por esse espaço de trabalho e desenvolver ações que justifiquem a importância de sua atuação na Educação Infantil. Assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dê condições para as criançasde construir conhecimento sobre música e dança. Enfim, a música é um instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem, portanto deve ser possibilitado e incentivado o seu uso em sala de aula.
2. METODOLOGIA
Pesquisa aplicada neste projeto foi realizada através de pesquisas de campo e sites que falavam sobre a importância da música na Educação Infantil e o papel do professor, em livros que falam sobre a música na Educação Infantil das crianças de 2 a 4 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, numa abordagem individual qualitativa, que foi realizada em um centro de educação infantil pública no município de Sorriso, Mato Grosso, foi feito um levantamento inicial por meio de observações e anotações, também de conversas informais com professores atuantes foi de suma importância à junção de todos esses dados para a conclusão do mesmo.
Na visão de Prestes (2008, p.26), “a pesquisa bibliográfica é aquela que busca adquirir conhecimentos a partir de informações provenientes de materiais gráficos ou de outras fontes”. No caso deste trabalho, foram pesquisadas várias fontes que abordem a temática estudada, como livros, artigos, documento, de modo que veio a complementar o estudo feito através da pesquisa de campo, que segundo Andrade (2009), recebe esse nome por ser feita no local em que ocorre o problema. Sendo que Desse modo, consegui explorar melhor o objeto de estudo, através do contato maior entre pesquisador e ambiente a ser pesquisado, favorecendo a realização mesma a pesquisa. Sendo assim, utilizei o método de abordagem qualitativo descritivo, que segundo Marconi e Lukatos (2009), aproximam melhor o pesquisador do objeto pesquisado, permitindo um contato maior entre eles. Dessa forma esse método foi o melhor que se encaixou aos objetivos da pesquisa, já que a mesma buscava estudar e mostrar a qualidade das práticas pedagógicas, e como a música era vista, e como seria a forma mais correta dos professores da Educação Infantil para trabalharem a musicalização nas crianças.
A educação para nós educadores é um campo que incluem bagagens de experiências, de vínculos, e conhecimentos que acabam se transformando em valiosa sabedoria de pertencimento e investigação. É o espaço para legitimar o pensado e analisado, numa conjuntura de algumas escolhas que são teóricas e que também possuem suas marcas de vida, pois se trata de uma compreensão humanista.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A música assim como a vida está sempre em movimento, se renovando e trazendo informações novas há quase toda hora, tudo pode se transformar em música, pois a mesma faz parte do cotidiano do ser humano desde seu nascimento como já fora mencionado no decorrer desse artigo como relata BRITO o contato das crianças com a música acontece antes mesmo de nascer. Pois no útero materno o bebê já tem ligação com sons que são provocados pela respiração da mãe, sendo assim o processo de musicalização ocorre de forma espontânea e intuitiva. Daí a importância de cantar com e para as crianças, fazendo com que eles venham a se comunicar pelos sons. Auxiliando o seu desenvolvimento afetivo e cognitivo. Voltado à educação infantil é importante lembrar que o ensino de música auxilia não só na aprendizagem da mesma, mais em outras áreas de conhecimento, pois as pesquisas bibliográficas realizadas deste artigo afirmam a importância da musicalização na formação da criança. A música tem como função ser um agente que facilite e integre no processo educacional, na visão da psicologia a música está ligada ao comportamento humano, e a relação que o mesmo tem com o meio físico e social. Desta forma Verificamos Brasil (1998) que para acriança a vivência musical pode proporcionar a integração de experiências que passa pelaprática e pela percepção, como exemplo: aprender, ouvir e cantar uma canção, realizarjogos que utiliza a mão como brincar de roda. Por meio do desenvolvimento e da compreensão dessas atividades, as crianças atingem patamares cada vez mais altos e sofisticados, visto que começam a dominar tais conteúdos o que permitem a elas uma transformação e uma recriação dos mesmos.
E em relação às observações que foram feitas através da pesquisa de campo observou-se a ligação que as pessoas possuem com a música, todos fazem uso dela com recurso didático e como elas lidam com a mesma com relação às crianças, pois se nota que esses processos de aprendizagem se tornam mais alegres lúdicos e fascinantes. Comprova-se também que a é eficaz o desenvolvimento d criança através de seu envolvimento e conhecimento cognitivo, afetivo e social da mesma por parte da musicalização. Pesquisa aplicada neste projeto foi realizada através de pesquisas de campo e sites que falavam sobre a importância da música na Educação Infantil e o papel do professor, em livros que falam sobre a música na Educação Infantil das crianças de 2 a 4 anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, numa abordagem individual qualitativa, que foi realizada em um centro de educação infantil pública no município de Sorriso, Mato Grosso, foi feito um levantamento inicial por meio de observações e anotações, também de conversas O informal com professores atuantes foi de suma importância à junção de todos esses dados para a conclusão do mesmo. Recomenda-se o uso deste material para análise do conteúdo nele proposto para que seja revisto a musicalização como parte integrante da vida da criança da educação infantil. Auxiliando no ensino e aprendizagem do mesmo.
REFERÊNCIAS
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