Buscar artigo ou registro:

 

A ARTE NA LITERATURA POR MEIO DA LEITURA

Marcos Ferreira da Silva

 

RESUMO:

Este trabalho tem com objetivo em mostrar o que foi proposto no estudo da Arte na literatura escolar, através de pesquisas envolvendo professores e alunos do 6º ano na qual se descobriu que a arte na literatura está bem presentes na escola e faz parte do dia a dia das pessoas. Quando se fala de literatura muitos pensam que ela está bem distante da nossa realidade, mas é o contrário disso e está presente em todos os momentos, ela envolve sem por cento a leitura, esse é foco principal de se trabalhar com os alunos sobre a definição de literatura, mas ela é um mundo que gira ao nosso redor e viajamos com a leitura, para cada qual um mundo cheios de fantasias e outros a realidade.

 

PALAVRAS CHAVES: A Leitura, Literatura e Arte.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

Pela pesquisa realizada o aluno precisa de um acompanhamento com a leitura, por exemplo, o professor tudo o que ele faz envolve a leitura essa é a realidade do seu dia a dia, então tem que adquirir uma metodologia em estimular o aluno a pesquisar, esses segredos têm que ser desmembrados com o aluno, ele é o cidadão que está sendo formando para obter uma vida melhor ou se tornar formador de ideias na sociedade, então ele tem que aprender que a leitura é fonte de conhecimentos e quanto mais você busca informações através de pesquisas, automaticamente irão adquirindo mais e você será um cidadão que ver o mundo aberto com a visão de águia, segundo o autor o papel do leitor é:

 

Para que um texto tome vida, que o leitor não reconheça as informações pontuais nele presentes, mas que aprenda quais sentidos foram produzidos por quem as escreveu. Levantar hipóteses e produzir inferências antecipe aos ditos no texto e relacione elementos diversos, presentes no mesmo ou que façam parte das suas 12 vivências como leitor. Ao assim proceder, o leitor compreenderá as informações ou inter-relações entre informações que não estejam explicitadas pelo autor do texto. Por isso, a leitura é uma produção: a construção de sentido se atrela à realização de pelo menos esses processos, por parte do leitor. A compreensão do texto lido é resultante dessas produções: prévias, por parte de quem as escreveu, e das que ocorrem ao ler, por parte do leitor (Pullin e Moreira 2008 a 2015, p. 11- 12).

 

A leitura tem um intercâmbio que proporciona o conhecimento da sociedade, a escrita é fundamentada para armazenar conhecimentos e registros de tudo que nos rodeiam, a busca constante daquilo que procura conhecer, se você quer conhecer a arte literária, o fundamental é a leitura, e quando é registrado e publicado lemos compreendemos e conhecemos sobre o assunto, o mais importante da leitura, que ela é infinita um mundo sem fronteiras, pois você faz uma viagem inacabada na história como se fosse um universo sem limites, entrando nesse mundo misterioso de segredos, surpresas e aventuras para o leitor. Como fazer novos leitores críticos na sociedade?

Então a educação também está sofrendo com essa nova tecnologia super avançada, que traz tudo prontinho para a sociedade, e oferece o que ela tem, mas esse oferecer a maioria delas é coisas sem fundamentos para o cidadão, e a arte ela está presente em todos os lugares e, mas como lidar com isso? Pois se arte é complexa então pode trabalhar com ela na escola de modo dinamizado com os alunos, hoje o ensino precisa acompanhar a realidade da sociedade, o dia a dia do aluno isso é, precisa-se que a educação escolar seja um lugar onde os estudantes se interagem com os outros com suas opiniões e seus pensamentos no caso professores e alunos, se a leitura é importante, seja decodificada ou através de sons e imagens que seja a realidade deles e fazendo com isso uma flexibilidade para o desenvolvimento educacional.

A leitura é fundamental no dia a dia do aluno, pois é o norte para o conhecimento, se a escola não representar essa importância ao aluno, praticamente a leitura será entendida somente como uma obrigação para o desenvolvimento do conhecimento. A escola deve diariamente com aluno praticar o hábito da leitura, pois a mesma tem que se tornar arte para ele e não apenas uma coisa qualquer, mas uma jóia rara que tem que ser explorada com muita dedicação pra aquele que a recebe, o mais importante é você formar leitor e não somente aluno, leitor é aquele que lê e interpreta aquilo que leu e aprofundando-se a sua leitura no assunto ele descobre um mundo totalmente vasto e cheio de opções. Qual foi a sua principal ferramenta para se tornar conhecedor do assunto? Digo que foi a pesquisa. Quando desconhecemos um tema e desejamos conhecê-lo, a fonte principal é a pesquisa em fontes confiáveis.

 

  1. A Compreensão da Leitura

 

A leitura possibilita o individuo compreender as situações diversas de nossa sociedade e fundamenta a visão do leitor e se torna mais flexível para enxergar as realidades e o contorno daquilo que está acontecendo em exato momento, à construção da entidade é indispensável para o processo do aprendizado, certo que o texto escrito é o foco instrumental da ação do conhecimento, é preciso auxiliar os alunos a obter capacidades que alicerçem a entender as diferenças de leituras, ou melhor, as diversidades de enxergar aquilo que está oculto dentro da leitura. De acordo com Ângela Kleiman:

 

A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. E porque o leitor utiliza justamente os diversos níveis de conhecimento que interagem entre si, a leitura é considerada um processo interativo. Pode-se dizer com segurança que sem o engajamento do conhecimento prévio do leitor não haverá compreensão. (KLEIMAN, 2004, p. 13)

 

    1. A Flexibilidade em sala de aula

 

Essa pesquisa também incluiu os professores, com os resultados obtidos percebe-se que ainda muitos estão com uma metodologia de aula desatualizada, por exemplo, só lápis, caneta, borracha e livros didáticos, à flexibilidade nas aplicações das aulas realmente acontece individualmente com cada professor, hoje ser flexível para alguns se torna difícil, mas para outros não, e deve acontecer em sala de aula a dinâmica a prática, e não somente teoria, e também ter a praticidade da literatura em sala de aula fazendo recitais de poesias, poemas, teatros, músicas etc. Isso envolvem a arte literária, muitos vêem a literatura como um obstáculo, mas a partir que começar a utilizá-la com certeza terá uma visão bem diferente sobre a arte na leitura, porque ela funciona através de movimentos de pessoas que desengavetam os livros do armário e coloca a literatura em ação, isso que é aprender brincando e se divertindo, quando o aluno exerce a sua função buscando ler além do que é proposto pelo professor, consegue com mais facilidade aprender a valorizar o quanto aquilo é importante para o seu aprendizado e aproveitando esse momento de transformação de sua vida com certeza se tornará um bom cidadão que conhece e aprende a valorizar a arte em nossa sociedade.

 

    1. O Hábito da Leitura

 

Grazioli e Coenga: Partilhar é o termo ideal, porque antes de tudo, leitura é uma experiência que envolve a troca, o diálogo e a interação. Muito se ouve falar que os alunos não lêem. Há uma questão, no entanto, que deve anteceder a essa: como o professor enfrenta o desafio da leitura? Nesse sentido, o professor que deseja formar leitores e promover em sala de aula precisa se perguntar antes: Como me tornei leitor? Como descobri o interesse pela leitura? Qual a experiência de leitura que eu tenho que partilhar com os outros? (2014, p. 191)

 

O importante é fazer esses questionamentos consigo mesmo, “como me tornei um leitor?” Isso nos leva a pensar a fazer os alunos leitores também o professor tem que ter atitudes, para que sua aula se envolva como tal, fazendo assim um intercâmbio entre a prática e a leitura, aulas diferenciadas que envolvam a leitura cem por cento, se os professores necessitam de leitura para ter um objetivo então que envolva suas aulas com literaturas nas atividades, o mais importante é que o aluno adquira o hábito de ler diariamente para se tornar um bom leitor, com isso adquire um campo de visão sobre tudo àquilo que ele leu, irá ter conhecimentos para seu futuro, pois precisará quando prestar vestibulares ou mesmo concursos, se ele tem o hábito da leitura com certeza terá um conhecimento amplo, se o professor compartilhar suas experiências de como se tornou leitor e quais os benefícios que adquiriu com esse hábito também influenciará seus alunos a conhecerem o mundo da leitura, esse diálogo entre professor e aluno é um ponto fundamental compartilhar as experiências. Hoje em nosso país brasileiro há muitas escolas de ensino transmitindo o conhecimento para os alunos, mas estamos vivenciando um período de muita agressividade, muitos desentendimentos entre professor e aluno, toda ação tem uma reação se a mídia que é um modo de leitura bem acessível e transmite aquilo que tem a agressão física, a violência, a desobediência com certeza muitos também vão querer seguir aquilo que ela oferece. Hoje nossa sociedade em pleno século XXI, a maioria do que a mídia oferece é aquele padrão ilusório que a maior parte dos programas há, percebe-se que esse modo de leitura ele é bastante atraente e também mais prático, e na maioria das vezes têm a aparência de bom daquilo que se mostra.

Como a escola tem esse acesso ao aluno dia após dia e não está conseguindo formar leitores críticos na sociedade que conheça o mundo da leitura, então a metodologia de ensino tem que ser flexível para o aluno e professor, o professor no caso é aquele que transmite e faz a mediação ao aluno daquilo que ele aprendeu em seu longo tempo estudo, mas o aluno também pode ser um transmissor de conhecimento é somente ter a metodologia de aula diferenciada com a classe e por o aluno a pesquisar ler se preparar para abordar diversos temas construtivos a seus aprendizados, sempre penso que o professor ele precisa ser criativo para que tenha resultado melhor em sua aula e isso são desafios, mas todos os desafios quando tem objetivo é bom quanto para o professor como para o aluno que é o alvo principal.

 

    1. Sobre a pesquisa: O mundo da leitura

 

Apresentou-se dois questionários um sendo para os alunos e o outro para os professores, nos quais foram entrevistados vinte e cinco alunos e treze professores, foi realizada a pesquisa na escola Municipal Érico Veríssimo localizado em Comodoro zona urbana um colégio tradicional, no qual dois períodos de trabalho sendo Matutino e Vespertino, com aproximadamente 400 alunos que leciona desde a alfabetização até o ensino fundamental 6ª ano.

 

Gráfico sobre a pesquisa com os alunos

 

Através dos questionários foram feitos alguns gráficos de coluna e pizza para a representatividade dos dados, onde pode ter uma noção sobre as práticas de leitura com alunos do sexto ano do ensino fundamental pelos resultados abaixo obtidos percebe-se que a leitura ela está sendo um desafio para os adolescentes adquirirem o hábito, pois a leitura é fundamental para o entendimento de nossa sociedade e obter conhecimentos sólidos e embasados de acordo com autor que constrói os textos.

Escola Municipal Érico Veríssimo

 

 

Adquirir conhecimentos com 60% disseram que gostam de ler, 23% ler por obrigações e 17% por divertimento, o gosto pela leitura é muito comum o leitor interessar ler por aquilo que traz curiosidades e anseio, quando começa a ler um livro e o seu assunto nos chama a atenção com certeza à leitura irá acontecer naturalmente dia após dia até o fim da história que começou a ler.

 

 

Sobre os gêneros literários pode-se perceber que com 47% optam pela leitura de poemas, 23% por fábulas, 20% por conto e 10% por outros tipos de gêneros, a leitura por poemas na adolescência é natural, pois são textos mais curtos e bem atraentes.

 

 

Com 90% dos estudantes ocupam seu tempo assistindo TV, 4% com jornais e 3% com livros, revistas e radio. O tempo ele é feito por cada um de nós, se soubermos utilizá-lo com coisas que venha trazer benefícios para o nosso conhecimento pessoal, de modo que tempo suficiente para a prática da leitura.

 

 

Ler e entender para o adolescente às vezes nem sempre conseguem fazer interpretação daquilo que se lê, no gráfico acima com 47% disseram que ás vezes, com 36% entende o que ler e 17% nunca.

 

 

Sobre as preferências no gráfico acima com 36% jornal SBT, 27% assistem filmes, com 17% desenhos e outros. Esse tipo de leitura virtual onde trazem informações para leitor em forma de imagens e os acontecimentos na tela do aparelho em que assiste. Hoje a mídia, o radio são de suma importância na rotina do cidadão brasileiro e a maioria das pessoas tem somente esse meio de comunicação em sua casa.

 

Hábitos e Metodologia em sala de aula

 

Alguns questionamentos foram feitos para os professores sobre a sua metodologia de trabalho com a leitura e quais são as estratégias que utilizam para despertar o interesse da leitura, alguns trabalham a leitura flexibilizando seu modo de ensinar e outros de modo tradicional, no gráfico abaixo mostra os resultados dessa pesquisa, na qual a leitura é o foco e aos tipos que se apresenta nos dias atuais. Foram treze professores entrevistados, sendo dois letrados e quatro pedagogos e três trabalham na alfabetização e os outros quatro professores trabalham no 4º ao 6º ano do ensino fundamental.

 

Escola Municipal Érico Veríssimo

 

 

Dado sobre trabalhar com projetos de leitura para o bom desenvolvimento do aluno necessita de trabalhar projetos que tenha vários temas e assim tratam-se da multidisciplinaridade onde abrange um campo maior de aprendizado, 86% possui projeto de leitura e 14% não tem projeto.

 

 

Opções pelo gosto da leitura com 57% dos professores optam por livros de Augusto Cury e 29% leem obras evangélicas e 14% obras românticas.

 

 

O trabalhar com gêneros textuais com 71% dos entrevistados trabalham com fabulas e 29% com poesias, percebe-se que maioria dos professores gostam de trabalhar com obras literárias no caso as fabulas.

 

 

Sobre o trabalhar com dinâmicas e flexibilidades que são recitais com 71% disseram que sim, trabalham com esse tipo de aula e 29% disseram que não, recitais envolvem poemas, poesias, musicas, declarações e entre outros. Importante destacar também que quando o aluno se envolve mais com o tema trabalhado pelo professor ele com certeza terá um resultado bem positivo sobre o conteúdo abordado.

 

 

Gráfico sobre o trabalhar com recital, onde aparece a poesia com maior destaque e o poema em segundo em lugar, e o professor está trabalhando com a literatura, fato importante de ver através desse gráfico acima.

 

 

Quando se fala em busca de conhecimentos hoje em dia tem vários meios de se aperfeiçoar o nosso profissional seja o estudo online que no caso o estudo a distancia ou presencial. O gráfico acima representa bem esse meio de se adquirir conhecimentos e livros aparece um alto índice dessa busca, a internet também está sendo um meio bastante utilizado para o aprendizado e também jornais e palestras.

 

  1. Considerações Finais

 

Na análise sobre a Arte na Literatura que envolve a escola, professores e principalmente os alunos podem perceber que estão bem presentes na vida das pessoas dia após dia, e isso faz fluir naturalmente por vários tipos de leituras, seja a arte, a literatura que andam de lado a lado sempre dependendo da outra e se juntam formando única, construindo esse intercâmbio na vida das pessoas, percebe-se que não dar para viver sem elas e a sua boa forma de entender o seu funcionar.

Por meio da escrita os homens expressam suas razões e costumes e entre outras muitas formas de expressar suas idéias e pensamentos, a cada vez precisam da escrita para os registros e principalmente a literatura que retrata a vida das pessoas em sociedade despertando emoções e conhecimentos, sejam fatos fictícios ou não, mas a importância dela em nosso meio se torna cada vez mais real neste mundo de obras literárias onde há sentidos despertados pelo leitor.

A compreensão de ler e entender são muito mais importantes, o leitor é responsável por entender a escrita o sentido que autor quer dizer, mas também o autor tem a expressão na escrita e ele expressa de várias formas em um texto, com certeza o leitor raciocinará de forma complexa, varia de leitor para leitor, a interpretação ela é individual e nunca será a mesma seja um único texto, mas com varias interpretações diferenciadas com um mesmo foco.

Tendo os resultados da pesquisa percebe-se que o mundo da leitura ele está sendo desafiador, os gráficos nos deixa bem claros esse percentual crítico sobre o hábito da leitura, nota-se que o modelo escolar brasileiro tem que ser reestruturado com novas metodologias que atendam as necessidades e a realidades de cada escola.

 

Referencias Bibliográficas:

 

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2002. GRAZIOLI, Fabiano T.; COENGA, Rosemar E. Literatura Infanto juvenil e leitura: novas dimensões e configurações. Erechim: Habilis, 2014.

 

PULLIN, Elsa M. M.P.; MOREIRA, Lucinéia de S. G. Prescrição de leitura na escola e formação de leitores. Revista Ciências & Cognição,2008.

https://www.youtube.com/watch?v=HKqU1Ydn0sQ Ler e formar leitores para o séc. XXI: Painel "O que é a Leitura?" Implicações do digital nas práticas e formação de leitores".