LICEU CUIABANO, UM MARCO NA EDUCAÇÃO DE CUIABÁ
Rafaela Lucilia Silva Bandeira
RESUMO:
A presente pesquisa tem como objetivo principal apresentar a importância do colégio Liceu Cuiabano para Cuiabá e região, além de apresentar as questões históricas, políticas, financeiras e culturais envolvidas na implantação do mesmo.
Palavras-chave: Cuiabá. Educação. Liceu Cuiabano.
INTRODUÇÃO
No ultimo semestre do século XIX, Cuiabá ainda era vista como uma cidade pequena e pobre, enquanto que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais se modernizavam influenciados pela Revolução Industrial que se espalhava pelo mundo.
Dom Pedro II buscava afirmação internacional e para isso procurava mostrar o País como uma nação jovem, moderna e “civilizada”. E ser ”civilizada” significava ter uma cidade urbanizada, saneada, disciplinada e sua população mais pobre enquadrar – se nas normas do trabalho assalariado.
DESENVOLVIMENTO
Mato Grosso especialmente sua capital Cuiabá, não podia distanciar se dos seus objetivos imperiais e para tanto o Imperador Dom Pedro II determinou aos presidentes da províncias iniciarem a reformulação do ensino.
As propostas políticos- pedagógicas, segundo a professora Luisa Volpato, em Cativos de Sertão, eram de “cunho moralizado,objetivando formar a elite para cumprir seu papel de propulsora do progresso e formar as camadas populares para se submeterem ao capital”.
Essa proposta pedagógica e modernizadora funcionou também em Mato Grosso, sendo criadas escolas secundaristas com a escola normal, para formar professoras, e o Liceu Cuiabano; além da ampliação de vagas nas companhias de aprendizes.
O Liceu Cuiabano foi criado pela Lei provincial Nº. 536 de 03 de dezembro de 1879, tendo como base principal proporcionar uma educação capaz de acabar com a “barbárie” ainda existente na província.
Na manhã de 07 de março de 1880, em cerimônia prestigiada por quatro banda de música, solenemente instalada no prédio onde hoje funciona o “ganha tempo”, O prédio que começou a ser construído em 1852, segundo Estevão de Mendonça em Datas Mato-grossenses. Após ter passado por algumas reformas, foi inaugurado Liceu Cuiabano.
Pelo Decreto Lei nº 100 de 27 de maio de 1942, o Liceu Cuiabano passou a denominar-se Colégio cuiabano . Pelo Decreto Lei nº 143 de 10 di março de 1943 recebeu a denominação de Colégio Estadual de Mato Grosso . Foi inaugurada a cede atual em 4 de outubro de 1944 e tendo como primeiro diretor o prof. Jercy Jacob.
Com aproximadamente 100 alunos que usam seus uniformes nas cores vermelha e branco de casemira belga que além de ter excelente qualidade que provinha do estrangeiro com preço ótimo e durável, muitos compravam até para fazer agasalhos que poderiam ser usado por meninos e meninas.
Mas tarde pelo Decreto 480 de 29 março de 1976, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º graus .No governo de Cássio Leite de Barros pelo Decreto nº 1752 de 3 de março de 1979 , voltou ao antigo nome: Liceu Cuiabano .
Em 1998 pelo Decreto Lei nº 2.812 de 11 de dezembro no mesmo ano a Escola passou a se chamar Escola Estadual de I e II Graus Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muler “.
Em 11 de outubro de 2000 Pelo Decreto nº 1826 a instituição escolar passou a denominar Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muler”. Localização: Praça General Mallet - Cuiabá- MT
Fazendo parte das chamadas Obras Oficiais do Governo Getúlio Vargas sendo Interventor do Estado Júlio Strubing Müller, o projeto para a construção do Colégio Estadual de Mato Grosso, visa abrigar as instalações do Liceu Cuiabano, foi elaborado no Rio de Janeiro, trazido para Cuiabá pelo Engº Cássio Veiga de Sá, responsável pela execução da obra. Foi criado pela Lei 536 de 12/12/1879, no governo de João José Pedrosa é instalado a 07/03/1880, no governo do General Enéias Rufino Galvão, o “Barão de Maracajú". E teve como seu primeiro diretor o Prof. Jercy Jacob. O Colégio Liceu Cuiabano marcou uma nova fase na instrução e no ensino dos jovens mato-grossenses. O Colégio foi dotado de praça de esporte, campo de futebol, pista de atletismo e Anfiteatro com 466 lugares de capacidade de público. Sendo equipado com mobiliário adequado e laboratórios de física e química.
Construção: 1944.
Estilo: Arquitetura característica do Estado Novo.
Ocupação Atual: Instalação do Liceu Cuiabano.
Tombamento: Portaria nº 59/83 D.O. 09/01/1.984.
Situação Atual: ótimo Estado de conservação.
O Liceu Cuiabano hoje
Atualmente, o Liceu Cuiabano possui aproximadamente 1.580 alunos. Cada sala possui no máximo 40 alunos, pois o aproveitamento escolar acaba sendo melhor, segundo a professora Kátia. “Antigamente eram 60 alunos por sala e isso dificultava o ensino e o aprendizado. Hoje o unoforme dos alnos estão bem diferentes de outrora, com camisetas branca com detalhes em azul e calça dins azul ou preta. Reboul, a escola é um estabelecimento destinado a propiciar um ensino coletivo é portanto, o ambiente de aprendizagem, de saberes coletivos e sociais.
Passaram pela Escola milhares de estudantes de ambos os sexo, e muitos acabarão conquistando posições importantes no cenário nacional. Entre eles , o sempre lembrado ex- governador Danti Martins Oliveira , ex – senador Julio Campos , a jornalista Délis Ortiz , jornaliata e ex – senador Antero Paes de Barros , deputado federal Carlos Bezerra entre tento outros aqui não citados . O objetivo do ensino deve ser a facilitação da mudança e da aprendizagem; (Carl Rogers)
Maria Dimpina Lobo Duarte nasceu em Cuiabá em 15 de maio de 1891 e faleceu em 10/12/1966 aos 75 anos de idade. Segundo consta em sua biografia , Maria Dimpina foi uma personagem que marcou a historia da mulher em Mato Grosso.Foi a primeira aluna do liceu cuiabano, onde até então só estudavam rapazes.Bacharelou em Ciência e Letras contando apenas 18 anos. Estudou no Liceu no inicio do século XX.
“Professores capacitados, direção regrada e competente,além de muito civismos foram o marco da minha época de estudante no Liceu Cuiabano”,destaca o professor Aecim Tocantins. Ele estudou no Liceu Cuiabano nos anos 30. O professor Aecim Tocantins dá nome ao maior ginásio de esportes de Cuiabá .
A professora e ex aluna Suleima Cristina Leite De Morais lecionou para os hoje colegas Thaiza. Suleima destaca a admiração pela professora de Língua Portuguesa. Eny Amin como uma das razoes se sua escolha vocacional.
“Era uma das mestres do quadro de profissionais”,diz uma personalidade histórica na escola pela austeridade e exigência com os estudantes .Esse fato é um marco na memória de Suleima ,hoje também avaliada pelos alunos como rigorosa. “ uma vez escutei alunas comentando sobre mim e me vi do outro lado. Já fiz esse comentário, pensei ”.
O mais importante no processo ensino aprendizagem, é conduzir o aluno a perceber e ler o mundo que o cerca. Para Freire, só se conquista o saber se aprendermos a analisar o mundo em nossa volta de tal maneira que possamos estar promovendo, de modo crítico e produtivo, constantes interferências cotidianas.( Paulo Freire).
Para que o sistema educacional consiga progressão em sua meta é necessário que todos os educadores possam estar conhecendo as diversas teorias educacionais condizentes ao período histórico atual, podendo dessa forma, se aperfeiçoarem continuadamente, oferecendo perspectivas inovadoras e instigantes aos seus alunos e a si mesmo. De acordo com TEREZA (2001:19), “conhecer os estudiosos da educação e o processo de aprendizagem dos alunos sempre ajuda o professor a refletir sobre sua prática e compreender as políticas públicas”.
CONCLUSÃO
De acordo com tudo que foi estudado até aqui e com as pesquisa realizadas para a realização deste trabalho, podemos observar as grandes mudanças e os conflitos relacionados a educação em nossa sociedade local e global. E em muitas das vezes os profissionais da educação por um motivo ou outro não se adequarão a essas mudanças ou para a realidade atual em que todos nós assim como nossos educando estão inseridos. Trazendo para a sala de aula o modelo tradicional de ensinar, e em muitas das vezes sem levar em conta as diferenças e dificuldades de cada um, confundido uma postura de firmeza e dedicação, com autoritarismo e presunção. Com as constantes mudanças que ocorrem na sociedade o professor deve estar sempre atualizado e em constante transformação e mudando também o comportamento quebrando paradigmas em busca de novas postura.
Referências
Fontes:
Livros:Psicologia da Educação;
Teoria Geral do Conhecimento
Sociologia da Educação;
Teóricos: Carl Rogers
Paulo Freire;
Reboul;
Tereza; 2001;19