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O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA NORTEADORA DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Elisangela Serencovick Fernandes1

Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Psicopedagogia e educação infantil.

 

 

RESUMO

Este artigo tem como foco retratar a importância da leitura na educação infantil, oferecendo assim vário suporte aos educadores e alunos na utilização de diversos recursos como fonte de estímulo as crianças, estabelecendo uma reflexão sobre a atuação do professor na formação do sujeito leitor na qual parecem estar intimamente ligados no ambiente familiar e escolar. Onde a criança aprende deste cedo ler, vendo o adulto lerem, prestando atenção às leituras, tendo contato com o livro, tentando ler, experimentando e errando. As crianças precisam ser levadas a descobrir o quanto é importante e interessante o contato com a leitura. Assegurando a interação significativa e funcional da criança através da leitura. Levando a criança a entrar no mundo da imaginação e para isso é necessário que o professor proporcione este momento de leitura para que a criança possa a ser um bom leitor no futuro aprendendo assim a apreciar o mundo da leitura. Pois o mesmo tem como objetivo; Ampliar o espaço da leitura na Educação infantil, desenvolvendo na criança o gosto pela leitura, a observação e a imaginação, estabelecendo uma ligação entre o mundo real com o do faz de conta, tendo como método varia pesquisa, referente a leituras na Educação Infantil fundamentada em vários autores, estudiosos e teóricos que abordaram a importância da leitura na educação infantil.

 

Palavras-Chave: Leitura. Conhecimento. Educação Infantil.


Introdução

 

Este artigo tem como fonte de pesquisa bibliográfica buscar estudar as contribuições da importância da Leitura na educação infantil para que possa auxiliar no desenvolvimento da criança na escola desta sua infância, de uma forma dinâmica, divertida e eficazes em relação à aprendizagem através da leitura.

Para a realização deste trabalho, fez se necessário varias pesquisa e eferente à importância das leituras na Educação Infantil fundamentada em vários autores, estudiosos e teóricos que abordaram o tema acima mencionado, buscando assim melhor justificar a importância do contanto em relação à criança e o livro, e os benefícios futuro de maneiras eficazes que propiciarão esse contato mágico da criança, com o objetivo de transforma a leitura de forma a ensinar o nosso pequeno leitores a se divertir através do mundo do faz de conta.

Pois a leitura é algo muito importante principalmente na vida das crianças na educação infantil, pois ela ajuda amplia a visão de mundo e a criança aprende deste cedo a interpretar as diversas versões existentes nele. A leitura tem um papel imprescindível no desenvolvimento e a aprendizagem da criança, embora nem sempre e vista desta maneira, pois algum professor não valoriza a importância da leitura no processo de ensino e aprendizado na educação infantil. A leitura pode propicia e colabora de forma ativa para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, imaginário e emocional da criança, onde através da leitura, das imagens, da maneira de se ouvir as histórias e através das ilustrações, a criança se envolve e se apropria da linguagem,

Onde temos como a maior problemática a de conscientizar os professores que atuam na educação Infantil a importância de se preparar um ambiente agradável para leitura aonde vem a fazer parte da rotina diária da sala, levando assim a criança a viajar no mundo da imaginação e ter interesse pela leitura deste cedo possibilitando assim que através das ilustrações ele possa criar suas próprias histórias, fazendo uso da imaginação e do mundo do faz de conta, do senso critico, da observação e da criatividade, tornando esses momentos prazerosos levando a criança a gosta de ler pelo prazer de ouvir, tornando assim a criança de hoje em um futuro leitor amanha.

A criança deve ser estimulada desde pequena ao habito de apreciar uma boa leitura, adquirindo desde cedo o gosto pela mesma, pois Ler é uma forma de ver o mundo, onde através da leitura pode-se ultrapassa os limites da visão física para se inscrever na ótica da fantasia possibilitando na criança um desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal.

O mesmo tem como objetivo geral: Ampliar o espaço da leitura na Educação infantil, desenvolvendo na criança o gosto e o habito pela leitura, através da observação, e da imaginação, estabelecendo assim uma ligação entre o mundo real e do faz de conta. E como objetivos específicos: Despertar na criança da educação infantil o interesse pela leitura;

 

Desenvolvimento


Falar sobre a significação da leitura nas crianças da Educação Infantil nos leva a refletir sobre a atuação do professor, uma vez que é ele um dos mediadores entre a criança e a leitura, influenciando de maneira decisiva a formação do sujeito leitor.

Assim sendo a Educação Infantil tem como objetivo Ampliar o espaço da leitura, desenvolvendo na criança o prazer pela leitura, através da observação, a imaginação, o faz de conta, estabelecendo assim uma ligação entre o mundo real e do faz de conta. A de educação infantil deve proporcionar a criança um ambiente bem alegre, aconchegante, divertidos e atraentes para que possa atrair a atenção para o uma boa leitura, através de fantoches, livros, teatros, texto literário etc., explorando as gravuras, as ilustrações e o cenário em que a rotina, estabelecer ligação entre o real e o imaginário, mundo este tão presente no cotidiano da criança, explorando os fatos e acontecimentos, possibilitando o gosto e o desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal. Sendo necessário que haja um estímulo contínuo para o contato entre o indivíduo e o

Livro onde Souza (2004) coloque que:

(...) o professor deve proporcionar várias atividades inovadoras, procurando conhecer os gostos de seus alunos e a partir daí escolher um livro ou uma história que vá ao encontro das necessidades da criança, adaptando o seu vocabulário, despertando esse educando para o gosto, deixando-o se expressar. (SOUZA, 2004, p.223)


A ideia de infância parece sempre estar associada à ideia da educação e porque essa tendência se mantém ainda nos dias de hoje, com a leitura na Educação Infantil não poderia ser diferente. "Daí a resposta para alguns livros infantis que não passam de uma simples desculpa para o autor dar suas aulinhas ou transmitir mensagens ideológicas” Para Souza (1992, p. 22). A leitura como objeto de estudo nunca foi tão discutida como está sendo nos últimos anos.

Souza (1992, p. 22) define que;


Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade. . (SOUZA 1992, p. 22)

Segundo os RCN’s, (1998), as atividades como desenho dos personagens, dramatização de histórias ou perguntas sobre o que foi lido só fazem sentido quando estão propostas dentro de um projeto mais amplo poesias práticas de leitura para as crianças que ainda não sabem ler convencionalmente têm um grande valor em si mesmas, sendo que nem sempre são necessárias atividades posteriores” (BRASIL, 1998, v.3, p. 141).

Lajolo (1994) A leitura não se dá apenas com os livros e sim com a observação e interação do indivíduo no meio social. Lajolo (1994, p. 7) comenta que:

Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida que se vive. Se ler livros geralmente se aprende em bancos da escola, outras leituras geralmente se aprendem por aí, na chamada escola da vida: a leitura do vôo das arribações que indicam a seca?Como sabe quem lê Vidas secas de Graciliano Ramos? Independe da aprendizagem formal e perfaz na interação cotidiana com o mundo das coisas e dos outros. (LAJOLO 1994, P. 7

Segundo Dutra (2011), ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com os alunos, principalmente após recentes pesquisas que apontam ser esta uma das principais deficiências do estudante brasileiro. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo. Através do hábito da leitura o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo.

2.3 O Papel do Professor para o Hábito da Leitura na Educação Infantil


Pesquisa realizada pelo MEC (2006) revelou o péssimo desempenho envolvendo a capacidade de leitura e a escrita dos estudantes, o que levou o Ministério da Educação a questionar a eficiência do modelo de alfabetização mais aplicado no país: “o construtivismo”.

Pois as crianças ao adentrarem ao mundo da literatura, trazem de casa concepções sobre a leitura pré-estabelecidas, possuem um vocabulário concreto ligado ao meio em que vivem. Elas já sabem associar palavras, gestos a um estado de espírito, associar uma expressão a uma emoção. Através de sua vivencia social, a criança traz consigo leituras como textos escritos e imagens visualizadas na TV, em cartazes, em embalagens de produtos, etc. Elas sabem muito bem que num texto escrito, há um sentido global a descobrir, e mesmo inconsciente elas têm a noção de que a leitura é importante.

É importante ressaltar que a Lei de Diretrizes Básicas (LDB) garante o acesso de crianças, cada vez mais cedo, no ambiente escolar formal, representando um avanço na garantia de direitos. No entanto, é preciso que se revejam as práticas educativas, que na maioria das vezes, limita a criatividade, autoestima, autonomia e participação infantil, fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Neste sentido é possível afirmar que a literatura infantil não deve ser utilizada apenas com intenção pedagógica, didática ou de incentivo para estudos gramaticais, mas deve ser um texto que desperte a criança que há em cada um de nós.

Segundo Silva (2002), A história não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança, que a incorpora como um alimento de sua imaginação criadora, tornando claras suas emoções, estando em harmonia com suas ansiedades e desejos; reconhecendo plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerindo soluções para os problemas que as incomodam.

Segundo ressalta Solé (1998p. 22), ler é fazer o leitor participar ativamente com o texto considerando- se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, neste processo, tenta-se satisfazer obter uma informação pertinente para os objetivos que guiam sua leitura. Dentro destes aspectos, observamos a relevância da leitura da criança, tendo em vista que ela consegue compreender a mensagem de vários textos a partir de sua leitura, sem necessariamente conhecer com exclusividade o código e as normas da linguagem escrita. Podemos citar exemplo de produtos que tem o nome familiarizado e que se colocado diante da criança ela vai saber não só o nome, mas explicará outras coisas que o envolve como, por exemplo, um doce: onde compra quanto custa, o sabor, etc. As informações que ele traz conseguem sobre o que leu é muito rica, vai além do que imaginamos que a criança conhece.

[...] sentir a necessidade de ler e escrever. [...] Isso significa que a escrita deve ter sentido para a criança, que deve ser provocada por necessidade natural, como uma tarefa vital que lhe seja imprescindível. Unicamente então estaremos seguros de que se desenvolverá na criança não como um hábito de suas mãos e dedos, mas como um tipo realmente novo e complexo de linguagem. (VIGOTSKI, 1995: 198)


Nesta fase, as crianças embora ainda não saibam ler, mas é importante que elas tenham acesso aos livros, manipulem, vê, ouçam e reconte histórias, que contribuirão para despertá-lo o gosto pelas novas aprendizagens, desenvolvendo a curiosidade pela leitura, favorecendo o acesso ao rico repertório que a literatura infantil oferece. Reforçamos que mesmo que a criança não tenha apreendido os sinais escritos, possui uma rica capacidade de fazer a leitura de tudo que a cerca. Ou seja, ela é capaz de ler o mundo ao ouvir uma história, ela pode recontá-la fazendo sua leitura individual. A escola deve estar atenta para estas questões, para favorecer o desenvolvimento da criança desde muito cedo.

É preciso, portanto, criar situação que propiciem o desenvolvimento das capacidades de falar, escutar, ler e escrever de acordo com os diferentes usos dos contextos. Por exemplo, proporcionar aos alunos as oportunidades de participar adequadamente de conversas formais ou informais, de visitar lugares públicos portando-se segundo as regras sociais desses espaços coletivos, de ler e de escrever para poder se relacionar melhor com o mundo que os cerca. Essas ações que possibilitam a apropriação do saber letrado e a inserção no mundo de maneira mais eficiente.

A escrita é um meio de comunicação criado e desenvolvido nas sociedades humanas, significa uma ferramenta de adaptação ao ambiente. Notadamente, fica evidenciada que sobreviver dentro do contexto atual significa acima de qualquer coisa se comunicar, logo, a escrita é uma das formas de comunicação extremamente importante.

Segundo Ferreiro (2010), a importância da escrita é devido ao papel que ela desempenha nas relações construídas no cotidiano.

É cada vez mais frequente entre os profissionais de educação, a tentativa de compreender o processo da leitura, principalmente a leitura de textos da literatura infantil voltada ao atendimento de crianças tanto das Séries Iniciais, quanto do Ensino Fundamental. É importante salientar que a leitura não deve ser realizada apenas para subsidiar uma atividade, o mais importante é saber que a leitura tem valor em si mesmo.

Sendo que a literatura é o principal instrumento de formação intelectual em nossa geração, através da leitura as crianças apreendem como expor seus sentimentos, suas aspirações, seus desejos. Elas podem dizer o que querem e o que sentem através das palavras expostas em simples folhas brancas, aprendem a refletir criteriosamente o contexto social em que vivem se tornam verdadeiros formadores de opinião.

Ao construir histórias, as crianças expressam vontades, reforçando sua identidade. O faz de conta promove o encontro entre um mundo imaginário o mundo em que vive, propiciando a ela a oportunidade de ser protagonista das suas próprias ações, por exemplo, ao experimentar papéis, criar novos temas para seus jogos, resolver seus conflitos e aprender a dominar as regras. Dessa forma, compreende o mundo que a cerca, contribuindo para a construção do seu processo de subjetividade, autonomia e

Souza (2009, p.11) que, ter apenas acesso aos livros ou tempo para ler não basta, nem simplesmente deixar ler, para que o interesse pela literatura ocorra, é preciso apresentar os livros aos leitores em formação. Para tanto se faz necessário investir na mediação de leitura.

Para Oliveira, (2009), o procedimento mais eficiente para se trabalhar com a literatura infantil o amor e a criatividade, ato este que devem andar juntos unindo-se o comprometimento e à preocupação com os objetivos ao serem trabalhados, com o nosso público e com a mensagem a ser transmitida. Acrescenta ainda que:

Para isso impreciso que o professor goste de Literatura infantil, que ele se encante com o que lê, pois somente assim poderá transmitir a história com entusiasmo e vibração. Se o professor for um apaixonado pela Literatura Infantil, provavelmente, os alunos se apaixonarão também. Para ler um texto de Literatura Infantil é preciso ter o coração de criança. Muitas vezes lemos uma história e não gostamos, uma criança lê a mesma história e fica encantada. Isso pode acontecer porque lemos com a cabeça de adulto” (OLIVEIRA, 2009, p.15).


Batista (2005) coloca que é necessário que o professor crie situações em que os alunos possam participar e ter atitudes que levem a gostar e interessar-se pela leitura.
Para a autora crianças que vivem no meio familiar, onde existem pessoas alfabetizadas e que utilizam à escrita e a leitura em suas tarefas diárias, compreende facilmente a funcionalidade da língua escrita. E que o contato com um ambiente onde existem diversos materiais de leitura, tais como: livros, revistas e jornais, e o incentivo a utilização dos mesmos, despertará nas crianças o desejo de conhecer o mundo das letras. Portanto é necessário levar para a sala de aula, materiais diversificados, facilitando o aprendizado, principalmente no início da escolarização.
A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato da leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela”. (BATISTA, 2005, p.63)

Conclusão

 

Através Deste artigo foi possível verificar a importância da leitura em sala de aula, pois os mesmo proporcionam aos alunos o interesse pela leitura de mostrando assim que o habito pela leitura, é um mecanismo que pode seres estimulados de forma bem prazerosa, através dos contos e da literatura infantil. Onde a leitura transforma o mundo da criança podendo assim demonstrar cada vez mais o interesse pela leitura como também pode vivenciar um mundo de fantasia e imaginação, pois a leitura traz em seu conteúdo experiências, que são desenvolvidas especialmente ao público infantil.

A leitura desde a primeira infância deve sempre ter por objetivo a contribuição para a formação de um indivíduo crítico da realidade, capaz de utilizar as diferentes linguagens, ser fonte de informação, via de ligação de acesso a conhecimentos de várias formas, propiciando, com isso, uma melhora nas relações sociais e uma apropriação ao hábito da leitura, considerando-a um prazer em sua vida, sendo este um dos principais estímulos ao processo de desenvolvimento na formação de leitores.

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1 Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI – NEAD – Núcleo de Educação a Distância. INDAIAL – SC – E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. - graduanda do curso de Especialização Em Psicopedagogia e Educação Infantil. Colider /MT.