A ARTE COMO POTENCIALIZADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Rosangela Arlete Siqueria1
Altair Vieira Marinho2
RESUMO
No campo da educação, as práticas pedagógicas relativas ao ensino da arte na Educação Básica possui a tarefa de possibilitar o elo entre o corpo docente e discente mediante o desenvolvimento de atividades de artes que envolvam as demais áreas de conhecimentos. Nesta direção, é de fundamental importância estimular a criatividade do aluno, onde a produção artística, leve-o a questionar, desenvolver o espirito crítico, de maneira a permitir que ele desenvolva experiências com diferentes técnicas, discutindo concepção e transformação no ensino de arte, de maneira a explorar o aspecto cultural, histórico, científico em conformidade com a sua realidade local. No dia a dia na relação de ensino e aprendizagem, as expressões artísticas devem ser respeitadas para que o aluno tenha a possibilidade de desenvolver suas potencialidades na observação, percepção, imaginação, sensibilidade, de forma a compreender os conteúdos abordados em sala de aula. A arte em seus muitos aspectos colabora na formação integral do sujeito, tendo em vista que ao experienciar as atividades proporcionadas por ela, os alunos tornam-se pessoas mais sensíveis, com capacidade para perceber a forma de expressar sentimentos de emoções e ternura. As atividades artísticas possuem capacidade para despertar as dimensões cognitivas, afetivas, emocionais, além do fato de que, o amadurecimento e a transformação que a arte proporciona, aliada à capacidade de expansão e reflexão sobre a importância deste componente curricular como instrumento do fazer pedagógico, estimula o senso crítico, criativo e espontâneo. A experiênncia em tela teve como público alvo os professores, estudantes, comunidade em geral, e artistas locais, de Poconé-MT. O intuido do projeto intitulado “Fazendo Arte” foi desenvolver processos da arte na educação básica no município em questão, mais precisamente na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha Moraes que promove o estudo de práticas pedagógicas inovadoras, reforço escolar, pesquisa, palestras, oficinas e projetos, voltados para o fazer artístico, desennvolvendo a área das artes visuais, teatro, dança, música e as artes integradas. O objetivo do projeto foi possibilitar que os participantes das práticas metodológicos no ensino da arte mediante contato com os conhecimentos das artes por meio de vivencias teóricas e práticas tivesse estimulada a criatividade do aluno, onde a produção artística leve-o a questionar, a fim de que possam desenvolver o espirito critico, criativo, de forma a permitir experimentar diferentes técnicas e fontes de informações, recursos didáticos e o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem no dia a dia da vida na escola, por meio de debates, análises, de temas de relevância social e cultural em evidencias e que utilizem metodologias e conteúdos interdisciplinares e que integram valores na vivencia pedagógica. Como resultado tem-se a melhoria da qualidade do ensino, mediatizada pela compreensão quanto a importância da arte para a vida do ser humano, uma vez que a aprendizagem não se dá somente mediante a aquisição do conhecimento, conteúdos e informações, mais também via processos de aquisição, assimilação de novos padrões e formas de perceber, ser, pensar e agir, a fim de que a mudança aconteça e possibilite ações que tornem cada vez mais os sujeitos críticos, inovadores criativos de fforma a cumprir com o papel fundamental das práticas pedagógicas de artes em articulação com as demais disciplinas.
Palavra Chave: Ensino – Arte – Práticas Pedagógicas – Educação Básica.
ABSTRACT
In the field of education, the pedagogical practices related to the teaching of art in Basic Education have the task of enabling the link between the teaching staff and students through the development of arts activities that involve the other areas of knowledge. In this direction, it is of fundamental importance to stimulate the student's creativity, where artistic production, leads him to question, develop the critical spirit, in order to allow him to develop experiences with different techniques, discussing conception and transformation in art teaching, in order to explore the cultural, historical, scientific aspect in accordance with its local reality. In the day-to-day relationship in teaching and learning, artistic expressions must be respected so that the student has the possibility to develop their potential in observation, perception, imagination, sensitivity, in order to understand the content covered in the classroom. Art in its many aspects collaborates in the integral formation of the subject, considering that when experiencing the activities provided by it, students become more sensitive people, with the ability to perceive the way of expressing feelings of emotions and tenderness. Artistic activities have the capacity to awaken the cognitive, affective, emotional dimensions, in addition to the fact that the maturation and transformation that art provides, coupled with the ability to expand and reflect on the importance of this curricular component as an instrument of pedagogical practice, stimulates critical, creative and spontaneous sense. The experience on screen was aimed at teachers, students, the community in general, and local artists, from Poconé-MT. The intuition of the project entitled “Fazer Arte” was to develop art processes in basic education in the municipality in question, more precisely at the Eucáris Nunes da Cunha Moraes State School, which promotes the study of innovative pedagogical practices, school reinforcement, research, lectures, workshops and projects, aimed at making art, developing the area of visual arts, theater, dance, music and the integrated arts. The aim of the project was to enable participants in methodological practices in art teaching through contact with the knowledge of the arts through theoretical and practical experiences to have stimulated the creativity of the student, where artistic production leads him to question, in order to that can develop the critical, creative spirit, in order to allow experimenting with different techniques and sources of information, didactic resources and the development of the teaching-learning process in the day-to-day life of the school, through debates, analyzes, themes of social and cultural relevance in evidence and that use interdisciplinary methodologies and contents and that integrate values in the pedagogical experience. As a result, there is an improvement in the quality of teaching, mediated by the understanding of the importance of art for the life of the human being, since learning does not happen only through the acquisition of knowledge, content and information, but also via processes acquisition, assimilation of new patterns and ways of perceiving, being, thinking and acting, so that change happens and enables actions that increasingly make critical subjects, creative innovators in order to fulfill the fundamental role of pedagogical practices of arts in articulation with the other disciplines.
Key Word: Teaching - Art - Pedagogical Practices - Basic Education.
INTRODUÇÃO
A utilização da arte na vida humana não é recente. Ela teve início na antiguidade, oportunidade em que os homens utilizavam a arte rupestre a fim de registrar nas paredes das cavernas os desenhos que representavam pessoas caçando no intuito de garantir sua sobrevivência. A história da arte evidencia manifestação relativas a diferentes períodos e estilos, como forma de estimular o processo de criação e imitação.
Na atualidade, as ações relativas ao fazer artístico do estudante, carece ser experienciadas mediante práticas pedagógicas, a fim de que se possa compreender a imprescindibilidade do desenvolvimento da arte com outras áreas de conhecimento, de froma a viabilizar trocas de experiências relativas ao papel da arte em todo seu processo de ensino, como a construção das metodologias a serem construídas e aplicadas nas escolas públicas de educação básica .
Fischer (1971, p.21) afirma que: “a arte é quase tão antiga quanto o homem. É uma forma de trabalho é uma atividade característica do homem”. È perceptível que a arte está intimamente ligada ao desenvolvimento do trabalho e da necessidade de sobrevivência do homem que foi ao longo do tempo se apropriando do que já foi vivido e da articulação com o conhecimento de si e do mundo.
Fischer (1971, p.13) destaca que:
O desejo do homem de se desenvolver e completar indica que ele é mais do que um individuo. Sente que só pode atingir a plenitude se se apoderar das experiências alheias que potencialmente lhe concernem, que poderiam ser dele. E o que um homem sente como potencialmente seu inclui tudo aquilo de que a humanidade, como um tolo, é capaz. A arte é o meio indispensável para essa união do individuo como o todo; reflete a infinita capacidade humana para a associação, para a circulação de experiências e ideais.
Fica evidente que a arte está necessariamente vinculada à vida e as relações humanas em determinada épocas. Diante do exposto, a arte enquanto área do conhecimento, linguagem e expressão possibilita o desenvolvimento criativo do homem e portanto, carece ser mediada pelas relações sociais no qual possui elo com a história humanidade.
Necessário se faz atentar para o fato de que o conhecimento artístico pode facilitar aos alunos a possibilidade de aperfeiçoar as relações humanas mediante a apreciação significativa, da expressão, da comunicação e da assimilação da cultura universal, uma vez que, ao fazer e conhecer arte como instrumento da prática pedagógica estamos na mesma medida estimulando a criatividade do aluno, de forma em que a produção artística permite-o questionar, desenvolver seu espirito crítico, buscando experiência diferentes via diferentes técnicas e fontes de informações, recursos didáticos e desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem com capacidade para que sejam desenvolvidas suas potencialidades na observação, percepção, imaginação e na sensibilidade, a fim de que possa compreender os conteúdos.
Este projeto buscou desenvolver os conhecimentos intelectuais e emocional mediantizzados pelo ensino da arte em articulação com as demais disciplinas. O ensino da arte se dá mediante exemplos admiráveis de fundamentos e criatividades, uma vez que são frutos da expressão, emoções, cultura e valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio.
A arte pode ser representada de diferentes formas, em especial na arte visual, musical, teatral e dança. Se faz imprescindível que a arte integre o processo educativo de forma a contribuir e fortalecer a identidade e a organização social da qual os alunos fazem parte, de forma a superar as diciculdades de relação entre os pares e das muitas formas de alienação. Assim, educar consiste em elevar o nível de conscientização, promover a criatividade e a inovação, fomentar o discurso democrático e a mediação social, auxiliar no enfrentamento quanto aos desafios das diferenças culturais a fim de que o aluno possa tomar parte direta na economia mediante a produção de bens e serviços.
Na atualidade não se separa arte da educação na perspectiva do processo transformador do indivíduo. Neste sentido, foi cunhado o termo arteducação, que parte do princípio de que o processo educativo não se dáseparado por espaço formal de educação. Assim, o arteducador não é necessariamente uma pessoa com formação em licenciatura apenas. Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os Parâmetros Curriculares - PCN’s.
O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, que é preciso reordenar referências a todo momento, ser flexível. Isso significa que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. (BRASIL, 1998 p.20)
A arte pode ser desenvolvida de diferentes maneirasno processo aprendizagem,assim como mediante metodologia e auxilio em outras áreas do conhecimento, presentes como meio para apreensão e vivência de conteúdos abordados no campo da educação, e também como área fim e específica para o aprendizado. Ou seja, a arte educação desenvolve papel integrador na realidade conhecida pela comunidade na qual está inserida. Nesta direção, idealizar uma “educação plena” consiste em pensar em uma “educação com qualidade”. É diante desse contexto que a escola desempena um papel imprescindível, que busca explorar o processo globalizado, ao mesmo tempo, superar novas tendências.
A percepção de Konder (2002, p.219), é a de que:
A forma é o conteúdo da Arte, tendo nesta um papel decisivo, tão importante quanto à razão para a Ciência, pois é na forma que se verifica como cada artista constrói a sua poética.
A Arte na perspectiva de um componente relativo a Área de Linguagem compreende um determinado conteúdo, que auxilia na reflexão e na crítica de objetos artístico-culturais localizados em diferentes tempos históricos e igualmente em diferentes contextos culturais. No texto da BNCC, as Linguagens Artísticas se referem a Artes Visuais, Dança, Música e Teatro e são consideradas como subcomponentes do componente Arte, de forma a valorizar o trabalho interdisciplinar.
Diante do exposto, convém questionar: Como vem sendo desenvolvidas as atividades pedagógicas propostas em sala de aula pelos professores da educação básica? Será que eles possuem a visão interdisciplinar, com capacidade para utilizar as diversas ferramentas, das diferentes áreas do conhecimento, a fim de atingirem os objetivos, de forma a permitir que seus alunos obtenham resultados satisfatórios?
Tendo em vista esses questionamentos, é de fundamental importância a realização de estudo relativos às práticas pedagógicas inovadoras, mediatizadas pelo reforço escolar, pesquisa, palestras, oficinas a fim de auxiliar os alunos, a fim de que possam expressar sua personalidade, evidenciando suas habilidades artísticas, tendo em vista que os alunos nem sempre conseguem prestar atenção as atividades escolares, o que leva os mesmos a terem dificuldades em suas tarefas escolares e em seu comportamento em sala de aula.
É de suma importância desenvolver projetos no ensino fundamental da educação básica no intuito de possibilitar vivências das práticas pedagógicas e Reflexões da Arte nos processos na Educação Básica, articulando os conteúdos de arte com as outras áreas de conhecimento mediante oficinas, formações, atividades práticas, momentos interativos, exposição de trabalhos, produção de material, apresentações culturais; de forma a estimular o corpo docente e discente, nos aspectos relativos àsrelações socioculturais por diversos meios, de forma a aproximar a práticas pedagógicas do convívio social.
Este artio evidencia a necessidade e importância de práticas pedaóicas artíticas articuladas no ensino na educação básica de forma a contribuir com as diferentes áreas do saber, mediante uma visão abrangente da educação.
Objetivos
O objetivo deste artigo é evidenciar o resultado do Projeto “Fazendo Arte”, a fim de contextualizar a vivência desenvolvida na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha Moraes com os conhecimentos das artes por meio de atividades práticas e reflexões teórico- metodológicas. Nesta direção, foram desenvolvidas ações pedagógicas artísticas perpassadas por jogos e brincadeiras, bem como via discussões das atividades, leituras e reflexões sobre a presença da arte na Educação Básica, como forma de poder valorizar e fomentar as práticas pedagógicas pelos docentes e discentes no ensino básico, visando aprimorar os conhecimentos do processo ensino aprendizagem e dar base sólida para o rendimento do aluno.
Da mesma forma, buscou-se facilitar a integração com os componentes curriculares PCNs, Diretrizes e Bases da Educação, Base Nacional Comum Curricular, entre docentes e discentes da escola em tela para aprimorar as atividades relacionadas as práticas pedagógicas com capacidade para levar o aluno a melhorar seu desempenho escolar via motivação para a participação deste nas diferentes atividades pedagógicas no processo ensino aprendizagem.
O projeto buscou também, desenvolver no ensino da arte técnicas inovadoras como reforço escolar, pesquisa, palestras, oficinas entre outros. Incentivar projetos pedagógicos existentes e buscou o desenvolvimento de iniciativas inovadoras relativas às práticas que oportunizamde ao aluno observar, criar e fazer, a fim de despertar no aluno o interesse não só pela técnica, mas também pelas matérias utilizadas em suas práticas a fim de poder criar espaço de diálogo entre a escola e a família, levando os pais a serem colaboradores nas atividades pedagógicas.
O Contexto Histórico Relativo a Arte
Conceituar arte não é uma tarefa simples ou fácil. Na atualidade a arte possui várias definições. Ou seja, a arte já não é mais visualizada no sentido clássico da arte do belo (SCHOPENHAUER), mas é também considerada em suas funções sociais e educacionais. Seja via necessidade da arte ou, entre os objetivos da arte destacado por Platão (político ideológico) a Stockhausen (espiritual-terapêutico). Existe, portanto, um amplo leque de possibilidades no qual a sociedade faz uso da arte para diferentes finalidades, inclusive os não artísticos. Nesta direção, as artes também se tornam um campo vasto de produções.
Diante do exposto, cabe indadagar: Qual é a finalidade da arte? Que funções se colocam para a arte na sociedade atual? A arte possui uma tarefa que vai além de ela ser ela mesma? Segue ela o mesmo princípio proposto por Gertrude Stein, ou seja, poder-se-ia se dizer: arte é arte é arte e nada mais?
Para Ferraz e Fusari (2009, p. 101), “a arte está intimamente vinculada ao seu tempo, não podemos dizer que ela se esgote em um único sentido ou função. É por isso que, ao buscarmos definições para as artes, podemos esbarrar em conceitos até contraditórios e que foram incorporados pela cultura”. Bohlman, na tentativa de definir o conceito de música, esclarece:
Música pode ser o que pensamos que seja: ou pode não ser. Música pode ser sentimento, sensação, sensualidade, mas também pode não ter nada a ver com emoção ou sensação física. Música pode ser aquilo para o qual alguns dançam ou fazem amor: mas, tal não é necessariamente o caso. Em algumas culturas há categorias complexas para pensar sobre música
A antiga Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71 destaca o trabalho pedagógico e suas finalidades a fim de tornar o sistema educacional efetivo e produtivo. Mediante tal legislação, foi instituída no currículo a Educação Artística, agregando os diferentes tipos de linguagens do ensino da arte. Até então, nas escolas, a arte cumpria com um papel apenas de lazer, era totalemnte ignorada como área de conhecimento.
A nova LDB, lei nº 9.394/96, extingue a Educação Artística e entra em campo a disciplina Arte, reconhecida oficialmente como área de conhecimento. Não se tratou apenas de uma mudança de nome, mas de toda uma estrutura que envolve o tratamento de uma área de conhecimento. Ou seja, as atividades esporádicas de cunho mais próprio de relaxamento e recreação, foram migrada para o compromisso de construir conhecimentos significativos em arte.
O artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu § 2º, determina que: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” .
O ensino de Arte evidencia uma gama de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade. O ensino das artes visuais consiste no desenvolvimento de um conjunto de manifestações artísticas e compreende todo o campo de linguagem e pensamento sobre o olhar e o sentido do ser humano, que em geral utiliza a visão como instrumento fundamental de apreciação , que é denominado de Artes Visuais. Tendo em vista a sua importância, na atualidade algumas ações estão interferindo qualitativamente no processo de melhoria do ensino e aprendizagem de Arte.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte destacam que:
Dentre as várias propostas que estão sendo difundidas no Brasil na transição para o século XXI, destacam-se aquelas que têm se afirmado pela abrangência e por envolver ações que, sem dúvida, estão interferindo na melhoria do ensino e da aprendizagem de arte. Trata-se de estudos sobre a educação estética, a estética do cotidiano, complementando a formação artística dos alunos. Ressalta-se ainda o encaminhamento pedagógico- artístico que tem por premissa básica a integração do fazer artístico, a apreciação da obra de arte e sua contextualização histórica. (BRASIL, 2000, p. 31).
O termo “prática” significafazer, realizar algo ou ação. Pimenta (2010) argumenta que para fazer, realizar se faz necessário conhecer, saber e ter os mecanismos apropriados para construir conhecimentos, consiste em uma das formas de aprender experimentando ou praticando. No que se refere a Arte é de suma importância que educador tenha discernimento das atividades artísticas, além de compreender que as vivencias são imprescindíveis a fim de transmitir não apenas cultura, como também valores.
A Arte desenvolve a criatividade assim como outras habilidades. Na mesma perspectiva o mesmo mecanismo se dá quando o aluno levanta uma hipótese na aula de Ciências ou pensa numa estratégia para um problema em Matemática. O que significa que a criatividade independe da disciplina.
Faz parte do currículo escolar do Ensino Fundamental II o parâmetro curricular denominado Arte, que evidencia de forma específica a importância da arte na formação do jovem. Porém, o espaço que a arte ocupa no currículo da educação básica ainda pode ser considerado tímido,tendo em vista que “como Arte-Educação não é usável em si mesma, seu lugar é considerado periférico no currículo” (BARBOSA, 1995, p. 8).
As disciplinas de outras naturezas, por seu turno, possuem valor reconhecido no currículo porque atendem de forma direta aos interesses da escola e da sociedade. Já aquelas voltadas à educação artística carecem justificar e convencer o porquê de sua inclusão no currículo escolar, e, em conformidade com o pensamento de Hernández (2000, p. 43), isso consubstancia um
[...] erro grosseiro e míope, pois, junto com a história, são as experiências e conhecimentos afins ao campo das artes os que mais contribuem para configurar as representações simbólicas portadoras dos valores que os detentores do poder utilizam para fixar sua visão de realidade.
É importante considerar que o professor, no exercício de sua prática docente, pode ou não agir pedagogicamente. Ou seja, a prática docente, a fim de que sejatransformada em prática pedagógica, requer, necessariamente, dois movimentos: o da reflexão crítica de sua prática e o da consciência das intencionalidades que presidem suas práticas, uma vez que a consciência ingênua de seu trabalho (FREIRE, 1979) impe oprofessor de caminhar nos meandros das contradições postas e, além disso, não permite sua formação na direção de um profissional crítico.
Os projeto pedagógicos são imprescindiveis para o desenvolvimento de práticas metodológicas na perspectiva de um ambiente escolar, uma vez que a prática da arte auxilia no desenvolvimento de um olhar mais sensível e crítico ao estimular a potencialidade criativa. Parte significativa dos professores visualizam os projetos impostos pelos órgãos educacionais com estranheza, pois os mesmos se apresentam como alguma coisa que não condiz com o planejamento e com a realidade da sala de aula. Toda e qualquer forma de imposição frustra os professores que passam a ver o projeto como algo que atrapalha e atrasa o conteúdo por ele programado.
Vasconcellos (2006. p. 160) sobre esta questãopondera que:
A maneira de se fazer o projeto pode ser fruto de uma aprendizagem coletiva, através da troca de experiências e de uma reflexão crítica e solidária sobre as diferentes práticas. É preciso compreender onde é que o grupo está, quais suas necessidades. Ou seja, na busca de mudança do processo de planejamento, o ideal é a coordenação construir a proposta do roteiro de elaboração do projeto junto com professores; se não for ainda possível, pode propor, justificar mostrar como aquele roteiro pode ajudar o professor a fazer um bom trabalho.
Freire (2002) destaca na obra Pedagogia da Autonomia alguns saberes necessários a prática educativa, de forma que o trabalho do docente se configure uma ação consciente. Para isso autor destaca destaca que ensinar exige e portanto, se faz necessário que o professor tenha rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes do educando, criticidade, estética e ética. Ou seja, o ato de ensinar e aprender é de pura criatividade.
Fica evidente que mediante esse diálogo e trocas que o educador contagia seus alunos e é contagiado, aprendendo novos padrões e percepções. Trata-se de uma aproximação por meio da afetividade em que a forma essencail de crescimento consiste em permitir vivenciar a habilidade de aprender, registrar e responder flexivelmente e afetivamente às exigências da vida.
Em consonância com o pensamento de Freire, a condição essencial para a contemplação de um projeto refere-se a autonomia, a liberdade de fazer, trabalhar e ensinar o conteúdo do projeto sem nenhuma intervenção. É por essa razão que quando o projeto surge em atendiento a uma necessidade ou discussão da sala de aula, aumenta a qualidade do conteúdo e cria a possibilidade da obtenção de melhores resultados.
Nesta direção, quanto maior for o interesse do professor em transformar o projeto em algo que motive o aluno a desenvolvê-lo, mais proveitoso e significativo será o trabalho produzido. A proposta de se trabalhar com projetos consiste justamente em proporcionar um ambiente favorável ao saber. É possível perceber que a sala de aula não é o lugar onde deve-se digerir de qualquer forma os conteúdos passados pelos professores, mas sim, trata-se de um espaço aberto de trocas de conhecimento.
Metodologia
A pesquisa relativa ao Ensino de Química foi desenvolvida na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha e Moraes, no município de Poconé - MT. O objetivo da experiênncia consistiu em proporcionar aos estudantes a oportunidade de discussão sobre os problemas de aprendizagem,de forma criantiva e parpassada pela participção.
A fim de que os objetivos do projeto em tela fossem alcançados, organizou-se na escola em tela, um programa de atividades junto aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, envolvendo também todos os professores dessas turmas.
Poconé situa-se a 100 Km da cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. Mantém limítrofe dentro do estado com os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Cáceres e Barão de Melgaço, fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul, e também, fronteira com o país vizinho, a Bolívia.
A atual cidade de Poconé é a porta de acesso ao Pantanal mato-grossense, seguindo pela Rodovia Transpantaneira, por isso é conhecida como região pantaneira. Integra a mesorregião 130, da microrregião 535- Alto Pantanal, Centro-sul de Mato Grosso. Ocupa uma área territorial de 17.271,014 km², e uma população de 31.779 habitantes, sendo 72,60% concentram-se na zona urbana e 27,40 % vivem na zona rural. Administrativamente, compõe 14 bairros, 05 vilas, 02 distritos (Distrito de Cangas e Distrito de N. Senhora Aparecida do Chumbo), 72 comunidades (Zona Rural) e 11 Assentamentos3.
O município de Poconé, localizado na macrorregião pantaneira, possui diversidade humana e ambiental exuberante, porém em constante ameaça e degradação. A exploração aurífera ainda se apresenta como sua principal fonte de renda e trabalho, embora tenha se constituído ao longo dos anos como um grande problema socioambiental, haja vista o fato de que a crescente exploração garimpeira vem causando crescentes impactos nocivos à natureza por meio do uso indiscriminado do mercúrio, dos rejeitos e do surgimento de gigantescas crateras que chegam a causar inclusive abalos estruturais em residências, dado a proximidade de alguns desses garimpos à bairros e comunidades, além da exploração de mão de obra daqueles que possuem como única alternativa de trabalho os garimpos.
Sinalizando um explícito contraste, o município, mesmo sendo um grande produtor de riquezas minerais e naturais, possui um dos piores IDHs de MT, segundo a Lista de Municípios de Mato Grosso por IDH-M (dados de 2010), Poconé ocupa a posição 118, entre os 141 municípios analisados, um índice considerado mediano (0.652).
O ensino das artes visuais, teatro, música, dança na escola aparecem nas disciplinas de Arte e Educação física e deverão ser abordadas de forma mais ampla e significativa nesse projeto. Visando esses saberes, as atividades desse projeto foram divididas em quatro etapas. Inicialmente foram abordadas as temáticas como as questões conceituais de todas as linguagens do Arte, mostrando a importância desses conhecimentos para a formação do estudante, o ensino da arte na teoria da história, leitura dos Parâmetro Curriculares Nacional - PCN.
Foi proposto trabalhar dessa maneira, pois sabe se que esses temas em questão são fortemente influenciados pela inquietação entre alunos e professores. Verificou-se que a abordagem de didáticas trabalhadas no primeiro momento com conteúdo conceituais é uma realidade muito presente na sala de aula e tem uma certa familiaridade na educação tradicional, podendo ser vista apenas como uma previa das atividades que serão ministradas.
A seguir foram desenvolvidas as oficinas como forma de abordagem no projeto, considerando que o ensino da arte é o foco, e foi considerado de estrema importância trabalhar com oficinas que abordam a Artes Visuais, o teatro, música e Dança. As quatros linguagens artísticas têm um papel muito importante na formação integral do aluno, já que são capazes de transformar o estudante por meio da descoberta, da aventura, possibilitando o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.
Música: Componente curricular previsto na matriz curricular de artes em todas as instituições de ensino desde 2012, a música atua como um estímulo no período de escolarização da criança, pois ajuda na apropriação da linguagem, na concentração, no aprendizado da matemática e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. A percep~ção é a de que a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação e auxilia no desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
Dança: Também se faz presente na matriz de parte considerável das escolas e é oferecida na perspectiva de uma atividade extracurricular. Trata-se de uma das formas mais divertidas e efetivas de ensinar aos alunos, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Ou seja, refere-se a um excelente recurso para desenvolver uma linguagem diferente da fala e da escrita, aumentar a sociabilidade do grupo e quebrar a timidez dos alunos.
Teatro: A linguagem teatral também possui uma atuação importante na formação integral do aluno, pois auxilia na diminuição da timidez, além de estimular a criatividade e a memorização, aprimorar o trabalho em equipe e a habilidade do improviso, e desperta o interesse da criança e do jovem por textos e autores variados.
A temática foi desenvolvida ao longo do ano letivo de 2019 na Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha Moraes, em horário oposto as aulas regulares, oportunidade em que foram ministrados os conteúdos do reforço escolar para que fossem trabalhados com alunos que necessitam de acompanhamento personalizado mediante prática de oficinas pedagógicas.
Por meio de conteúdos temáticos foram abordadas as várias formas de arte, durante todo o período do primeiro semestre do ano de 2019, por meio do uso de materiais e técnicas diversificadas, integrando assim os diferentes saberes, que culminaram com apresentações culturais dentro e fora do estabelecimento de ensino para o público em geral. As oficinas ocorreram também ao longo do segundo semestre do ano em tela.
O desenvolvimento do projeto teve o intuito de proporcionar aos alunos da Escola Estadual Eucáris Nunes da Cuha Moraes, do ensino fundamental I, II e Ensino Médio, possibilidades e alternativas de ensino e aprendizagem para a educação, mediante parceria com professores de diversas disciplinas.
Poder desenvolver ações pedagógicas de forma compartilhada com diferentes atores sociais e recursos durante as aulas e oficinas foi de grande importância e refere-se a mais uma ferramenta de formação sociocultural dos alunos. As Oficinas de Artes permitiram o desenvolvimento de um processo da criação e a valorização da arte, fazendo com que o aluno tenha capacidade para se apropriar desses recursos para conectar-se aos mundo via produção de arte, mediante o elo viabilizado pelo diálogo, experimentação e metodologias, via alternativas que incluem diferntes saberes mediatizados pela arte.
O Desenvolvimento da Sensibilidade
As práticas educativas ao longo do tempo tem constatado a importância das práticas mediatizadas pelas dimensões artísticas como possibilidade para o desenvolvimento da sensibilidade, da socialização e educação das pessoas.
Dentre os diferentes atores sociais pertencentes ao contexto da educação, os alunos da educação básica se beneficiaram da utilização da arte como viés terapêutico, contribuindo para a educação, socialização e inclusão ao ambiente escolar. Nesta direção, o que se pretende que seja ensinado e o que tem se desenvolvido nas escolas pública na atualidade é elaborado a partir de revisões bibliográficas, tendo por objetivo discutir a importância do professor de arte e a inserção de práticas que ajam na perspectiva terapêutica na intervenção com alunos público alvo da educação.
Importante se faz refletir quanto a importância das práticas artísticas do professor na educação inclusiva e interativa dos alunos, de froma a oferecer sugestões de atividades como a arteterapia que poderiam ser aplicadas no contexto escolar.
Faz-se necessário destacar que tais práticas podem estimular diferentes funções e habilidades quando desenvolvidas com o propósito de perceber as habilidades e necessidades de cada educando, a fim de que seja possível fazer as adaptações aos recursos e estratégias de ensino e, assim, facilitar e possibilitar uma melhor aprendizagem e interesse desses alunos por uma prática de tão grande importância que é a arte (ALLESSANDRINI 2004).
A percepção de Allessandrini (2004), é a de que uma das possibilidades de se trabalhar com atividades artísticas no ambiente escolar consiste no desenvolvimento de oficinas criativas, ou seja, trata-se de atividades em grupo ou individuais cuja finalidade consiste em promover o desenvolvimento das dimensões afetivas e cognitivas da criança nas diferentes relações durante a realização de um projeto artístico.
Nesta direção, as vivências e atividades expressivas auxiliam a pessoa a desenvolver recursos que lhe proporciona lidar com as questões da sua vida e de seu momento de desenvolvimento de uma maneira mais integrada, expandindo seus potenciais.
Como resultado, cada participante teve a oportunidade de conhecer vários materiais e
técnicas, proporcionando-lhe um maior conhecimento de si, do outro e do mundo em sua volta, enriquecendo e ampliando suas experiências de vida. A seguir apresentamos exemplos de atividades artísticas que foram desenvolvidas mediante prática de oficinas criativas que se utilizaram da arteterapia como fonte de criação e inspiração:
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Construção de retratos e autorretratos: Desenvolve o autoconhecimento, autoestima, conhecimento maior do real.
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Manipulação de objetos com os olhos vendados, e verbalização de seus atributos: Desenvolve a representação mental e discriminação de estímulos táteis.
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Expressão oral, plástica, corporal: Possui importância essencail no desenvolvimento global.
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Pintura a dedo: Permitem o desenvolvimento afetivo, especialmente por facilitarem a livre-expressão e assegurarem o equilíbrio emocional.
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Manipulação de Argila ou massa de modelar: Desenvolvem a coordenação motora fina e a relação com o espaço.
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Atividades de recorte e colagem: Além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, trabalha a motricidade fina e a imaginação.
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Dobraduras: Desenvolve a criatividade, a atenção e a coordenação motora.
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Jogos com regras: Trabalha o raciocínio, atenção, antecipação de situações mediante diferentes estratégias. Auxilia às crianças de baixa tolerância à frustração a lidarem melhor com seus sentimentos.
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Brincadeiras de teatro com o uso de fantoches: Proporciona o desenvolvimento da criatividade, da linguagem e da expressão corporal.
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Espumas coloridas: Desenvolve a percepção, os sentimentos, as emoções e a criatividade. Após colocar água e detergente em um recipiente, deverá ser feita bastante espuma e, sobre esta, acrescentar diferentes cores de anilina. Em seguida, uma folha branca de papel deve ser colocada sobre a espuma com o objetivo de tingir o papel. A seguir, levanta-se a discussão do por que determinadas escolhas, de cor, desenho ou frase.
Considerações Finais
Em todo o percurso e experiência adquirida mediante o desenvolvimento do projeto “Fazendo Arte” podemos afirmar que as diversas contribuições de todos os atores sociais no desenvolvimento e constução dos saberes são importantes quando se trata de educação. Fica evidente que as alternativas propostas pelos professores de diferentes níveis de ensino e de diversos contextos escolares foram essenciais no sentido de atingir os objetivos propostos.
A arte na atialidade tem se apresentado como uma das disciplinas fundamentais de interação escolar, de froma a proporcionar aos alunos um espaço de livre manifestação de suas habilidades físicas e cognitivas e também intelectuais. Assim, as diferentes técnicas formadesenvolvidas de froma a desenvolver uma maior aprendizagem desse aluno, de maneira que o envolva de forma prazerosa nas atividades proposta pela escola, de forma que este não se sinta pressionado ou obrigado a realizar tais atividades o que contribui para uma produção mais espontânea da arte.
A arte educação pode ser visualizada como uma possibilidade de desenvolvimento de de ações pedagógicas e ao mesmo tempo terapêuticas que podem proporcionar experiências estéticas que despertam sensações diversas que podem ser potencializadas para o incremento do desenvolvimento da aprendizagem.
REFERÊNCIAS
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VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo. Libertad, 2005.
1 Professora de Artes da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá- MT e Estadual de Poconé – MT.
2 Professor de Química na rede Estadual de Ensino em Poconé- MT.
3 Informações disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Poconé. http://www.pmpocone.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=42&Itemid=10