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MÚSICA: UM RECURSO PARA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO CICLO

Lilivan Oliveira Cortez[1]

 

Artigo Científico Apresentado á Universidade Candido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

 

RESUMO

Pensando em encontrar uma metodologia eficaz para o trabalho com a aprendizagem de leitura e escrita no primeiro ciclo, elaboramos este projeto trazendo como recurso metodológico a música e o objetivo principal de nosso trabalho é pensar alternativas de ensino para que os alunos dos anos iniciais consigam aprender a ler e escrever de maneira lúdica e significativa. E a escolha da música para este trabalho é justamente por ela ser um gênero textual que dá para o professor um suporte para que a aprendizagem seja prazerosa dentro da sala de aula e também porque ela é uma linguagem utilizada pelas mais diversas áreas do ensino e aprendizagem da educação básica, e ainda por ser integrante do cotidiano da vida de alunos e professores. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica embasada principalmente em autores como Beyer, Brito, Gadotti, Loureiro, Ferreira, entre outros. Como a musica contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa humana o professor tem nela uma aliada para trabalhar teoria e prática, pois uma vez que os alunos aprendem a cantar aprendem a ler e escrever.

PALAVRAS-CHAVE: Música. Leitura e Escrita. Metodologia. Ensino- Aprendizagem. Primeiro Ciclo.

 

ABSTRACT

Pensando em encontrar uma metodologia eficaz para o trabalho com uma aprendizagem de leitura e escrita no primeiro ciclo, elaborar este projeto traçar como recurso metodológico a música eo objetivo principal de nosso trabalho é pensar alternativas de ensino para que os alunos dos anos iniciais consigam aprender a Ler e escrever de maneira lúdica e significativa. E a escolha da música para este trabalho é justamente por ela ser um gênero textual que dá para o professor um suporte para que uma pessoa agradável na sala de aula e também porque ela é uma linguagem utilizada em diversas áreas do ensino e da aprendizagem Da educação básica, e ainda por ser integrante do cotidiano da vida de alunos e professores. O presente trabalho é uma revisão bibliográfica embasada principalmente em autores como Beyer, Brito, Gadotti, Loureiro, Ferreira, entre outros. Como uma musica contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da pessoa humana o professor tem uma série para o trabalho de teoria e prática, para uma vez que os alunos aprendem um cantar aprendem a ler e escrever.

Keywords: Música. Leitura e Escrita. Metodologia. Ensino- Aprendizagem. Primeiro Ciclo.

 

INTRODUÇÃO

 

O som faz parte do nosso cotidiano, acordamos com o som do despertador, o canto do pássaro, o barulho das máquinas, do vento batendo em nossa janela. Quando saímos para o nosso trabalho o barulho do motor do carro, da moto, dos outros transitando nas ruas. Buzinas, apitos, enfim estamos rodeados pelos mais diversos tipos de som do deitar ao levantar e do levantar ao deitar estaremos sempre embalados por algum tipo de som.

É por esta razão que escolhemos para a nossa pesquisa a música como um som prazeroso que pode ser um recurso importante tornando o trabalho de ensino e aprendizagem da leitura e escrita dinâmica dentro do contexto da sala de aula com as crianças dos anos iniciais. 

O nosso maior objetivo é apresentar a música como um recurso contribuinte para o desenvolvimento da inteligência do aluno dentro do espaço da sala de aula, tendo em vista que é no primeiro ciclo que a criança precisa adquirir as habilidades de leitura e escrita.

Procuramos durante todo o desenvolvimento mostrar como a musicalização pode contribuir com essa aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio afetivo da criança.

Apresentamos também algumas propostas de atividades, baseadas nas experiências com a prática da musicalização com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica.

O nosso intuito também será mostrar o papel da música na educação, não apenas como uma experiência estética, mas como facilitadora do processo de aprendizagem e como um recurso para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo.

Nessa contextura, acreditamos que a música proporciona um trabalho significativo fazendo com que a aprendizagem da leitura e escrita dentro do espaço da sala de aula seja satisfatória.

Sabemos que professores têm procurado constantemente metodologias que façam com que seus alunos consigam compreender com facilidade os exercícios de expressão oral e escrita, mas os resultados obtidos não são muito satisfatórios, pois alunos tem se mostrado cada vez mais desestimulados. Em suma, a comunicação lingüística dentro da sala de aula não anda bem.

Em função disso, vimos à necessidade de fazer esse trabalho de pesquisa na tentativa de minimizar os problemas de comunicação em sala de aula e em contra partida ajudar os professores alfabetizadores a encontrarem um meio de trabalhar de forma mais dinâmica com a linguagem oral e escrita dentro do contexto escolar.

Então, resgatamos a música com um recurso metodológico para esse trabalho com o objetivo de levar para sala de aula um jeito prazeroso de aprender a ler e a escrever, pois de acordo com os pesquisadores a música sempre fez parte da vida das pessoas e desde tempos antigos os seres humanos já usavam alguns tipos de sons para manifestar suas emoções.

A verdade é que o som é capaz de atingir a alma e causar transformações na vida das pessoas que são sensíveis a ele, sendo assim ele torna um trabalho muito mais fácil, pois a música pode ir onde não podemos ela alcançar o interior. Por essa razão, o gênero música torna-se um recurso didático-metodológico importante para as aulas de leitura e escrita porque ela muda a rotina tradicional e faz com que a aprendizagem seja dinâmica e prazerosa.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Pesquisas mostram que a música é reconhecida como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

As crianças que desenvolvem um trabalho através da música conseguem desenvolver a sua aprendizagem com muito mais facilidade em sala de aula, pois conforme Howard (1984),

 

As transformações que a música, provoca em nossa vida interior como, aliás, toda a impressão exterior que age sobre as profundezas do nosso ser, significa outro tanto de ampliação, de diferenciação, de aprofundamento em nossa substância íntima, ou melhor, são no sentido próprio do termo,a causa do despertar de nossas faculdades.(HOWARD, 1984, p. 12)

 

 Dessa forma podemos compreender que a música é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem da criança em sala de aula, pois através da música a criança pode perceber, sentir,imitar, criar e refletir. E isso acontece porque ela mexe com os nossos sentidos e pode interferir no nosso modo de agir e pensar.

Pensado nisso, é que podemos afirmar que a música tem um papel importantíssimo no processo de formação de um indivíduo. É imprescindível que as crianças tenham um contato com esta arte desde os primeiros anos escolares, e que ela seja inserida no currículo escolar, pois é cientificamente comprovado, que ela estimula diversas áreas do cérebro, e facilita o aprendizado. A iniciação musical nas primeiras fases escolares é de extrema importância, por isso, ela deve acontecer o mais cedo possível.

E a LDB nos garanti isso tornando o conhecimento artístico, obrigatório no currículo do Ensino Fundamental e com isso a escola e os professores precisam ter um maior interesse pelo ensino da música na sala de aula, pois conforme Saviani (2000):

 

A educação musical deverá ter um lugar próprio no currículo escolar. Além disso, porém, penso ser necessário considerar alternativa organizacional que envolve a escola como um todo e que, no texto preliminar que redigi para encaminhar para a discussão do projeto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, traduzi através do enunciado do artigo 18 do anteprojeto, nos seguintes termos: os poderes públicos providenciarão para que as escolas progressivamente sejam convertidas em centros educacionais dotados de toda a infraestrutura física, técnica e de serviço necessária ao desenvolvimento de todas as etapas da educação básica. (Revista Presença Pedagógica, 2004, p. 17)

 

Sendo assim, a música precisa ser trabalhada dentro da sala de aula, pois além de criar situações onde os alunos tornam-se sensíveis, adaptados, produtivos e felizes ela agora é amparada pela LDB, a Lei que rege a educação. E sem contar que através dela o educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos.

E conforme FARIA (2001), a música é um importante fator na aprendizagem porque desde pequena a criança já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como cantiga de ninar. Na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. Por isso, é de suma importância que a música esteja presente no cotidiano escolar do aluno em sala de aula.

Então, conclui-se que usufruir do som nas atividades escolares pode tornar a aprendizagem do aluno muito mais fácil e prazerosa, pois música por ir onde não podemos alcançar o interior.

Por essa razão, o gênero música é um recurso didático-metodológico importante na alfabetização, pois ela muda a rotina tradicional e torna a aprendizagem mais dinâmica. E na educação infantil isso é muito importante, tendo em vista que as crianças cansam muito facilmente e precisam trabalhar de forma criativa.

Dentro da sala de aula, a música faz o diferencial no trabalho com a leitura e escrita na alfabetização, pois como ela é integrante do cotidiano da vida de alunos e professores ela faz com que o aluno interaja com o que aprende e enquanto ele canta se esquece de seus problemas e a aprendizagem acontece de forma prazerosa e assim o momento do cantar em sala colabora não somente com a leitura e escrita, mas também com varias áreas do saber e o aluno aprende de forma integrada enquanto o professor ensina de forma interdisciplinar.

E se o professor trabalha de forma interdisciplinar dentro do espaço da sala de aula ela auxilia na construção do conhecimento e na manutenção da cultura e valores fazendo com que o aluno explore varias áreas do saber e deste contexto ele aprende brincando e interagindo com outro e consigo mesmo e o professor certamente consegue ter êxito em seu processo de ensino dentro da sala de aula.

E a música da essa abertura para o trabalho do professor uma vez que existem musicas que tratam dos mais variados temas e contexto que podem ser analisados e que vão de encontro com a individualidade de cada aluno em sala de aula.

O primeiro ciclo é a idade da construção do conhecimento, é o momento em que a criança constrói a sua identidade, valores e começa a desenvolver suas habilidades de lei e escrita, então a música faz com que esse momento seja significativo uma vez que criança vai cantando e aprendendo ao mesmo tempo e sem perceber, pois está embalada pela diversão do cantar.

E sem contar que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas com a práxis musicalização e assim o professor pode atender aos diferentes aspectos do desenvolvimento humano: Físico, mental, social, emocional e espiritual.

A música, nesse sentido pode ser considerada como um agente facilitador do processo educacional e a escola devem buscar o que ela tem de melhor e usar esse recurso para sensibilizar as crianças na construção de seus saberes.

Dessa forma, a música precisa ser integrada desde cedo no contexto escolar das crianças, pois ela ajuda de maneira lúdica e prazerosa o aprendizado e o trabalho em equipe cresce muito mais, pois elas aprendem a ser mais sociáveis.

É na sala de aula que o aluno deve aprender a organizar seus conhecimentos e descobrir a melhor maneira de colocá-los em prática. E o professor é quem vai abrir esse caminho. Como? Usando metodologias que conquistem aqueles alunos que já não estão tão motivados para a aprendizagem.

A sala de aula na verdade, é uma troca, pois ao mesmo tempo em que ensina esse professor também aprende com seu aluno e vice-versa. “... a sala de aula (...) ocupa o lugar onde se desenvolve a escolaridade...” (TAVARES, 2003.

E a música instiga a criatividade, a interação e a ludicidade,fazendo um diferencial dentro da sala de aula e leva o aluno a participar apreciando o que está aprendendo, e esta é uma maneira eficiente de aprender/compreender, pois o aluno sente-se interessado e motivado pelo conteúdo e essa assimilação dificilmente será esquecida.

Através de uma música o professor dos anos iniciais poderá trabalhar: leitura, interpretação, poesia, paródia, produção de textos e outras infinidades de gêneros e atividades que dão suporte a um ensino-aprendizagem lúdico e prazeroso, fazendo a diferença dentro da sala de aula, pois ela é capaz de ultrapassar fronteiras e modificar o ser humano. Ou seja, a música faz com que o aluno seja participativo e se o aluno tem um espaço na sala de aula, ele se sente importante e produz muito mais. E o primeiro ciclo é a base e aqui o professor precisa criar um espaço para que a criança manifeste suas emoções e com a música o aluno se solta, por isso ela é tão imprescindível para esse trabalho.

Conforme Lourenço nos mostra em seu livro, O Ensino de Música no Ensino Fundamental, “a música foi um dos principais recursos utilizados pelos Jesuítas no processo de escolarização da juventude européias..” (LOUREIRO, 2003, p.41). A catequização dos índios no período da colonização brasileira também se deu através da mesma forma da citada acima, “entre os recursos destaca-se a música..” (Ibídem,2003,p.43).

De acordo com Beyer, os jesuítas “trouxeram aos indígenas um repertório vigente naquela época na Europa. Ou seja, os jesuítas educaram os indígenas musicalmente...” (BEYER, 1994, p. 102). E isso foi de uma importância tão grande, à música na catequese, que eles fizeram com que ela fosse integrada ao currículo das “Escolas de ler e escrever.” (LOUREIRO, 2003,p.44).

Dessa forma, é possível afirmar que “ a linguagem da música parece ter estado sempre presente na vida dos seres humanos e desde há muito faz parte da educação de crianças e adultos.” (ROSA, 1990, p. 13). E isso é que pode ser o diferencial, pois “a aula de música na escola se transforma: há maior liberdade e espontaneidade dos educadores, aumenta a prática musical expressiva e criativa.” (Ibídem, 1990, p. 16).

Conforme Martins, “educar musicalmente é propiciar á criança uma compreensão progressiva da linguagem musical, através de experimentos e convivência orientada” (MARTINS, 1985, p. 47). A música faz com que o aluno vivencie aquilo que ele está aprendendo, interagindo com o conteúdo e consigo mesmo, dessa forma ela pode proporcionar uma aprendizagem muito mais significativa do que os métodos tradicionais.

Mas, e como podemos trabalhar a música em sala de aula? Como já foi mencionada acima, a música é uma forma de expressão. Por isso, ela não pode jamais ser vista como um passatempo, ou ser trabalha de maneira descontextualizada. O professor não pode levar uma música para sala de aula e trabalhá-la como se fosse um texto qualquer ou apenas para ser cantada juntamente com os alunos.

É necessário que o professor tente sempre explorar o que ela tem de melhor a oferecer e que não deixe de considerar também sua poesia, sua melodia, seu encanto. É importante que haja uma conciliação entre os prazeres que a música proporciona e sua importância como forma de expressão do que pensamos e sentimos. É imprescindível também que seja trabalhado a sua interdisciplinaridade, pois uma música pode nos levar a várias áreas do saber. Outra questão interessante é analisar o papel social da música na nossa realidade.

E, além disso, através de uma música o professor do primeiro ciclo poderá trabalhar: leitura, interpretação, poesia, paródia, produção de textos e outras infinidades de gêneros e atividades que dão suporte a um ensino-aprendizagem lúdico e prazeroso. Dessa forma, podemos concluir que para o professor consiga realmente fazer um trabalho de leitura e escrita no primeiro ciclo com resultados positivos é de fundamental importância que ele esteja permanentemente preparado para exercer a função de integrador, usando metodologias diferenciadas e dinâmicas para chamar a atenção desses alunos e envolvê-los nas suas aulas.

Para tanto, é preciso fugir do tradicional e buscar práticas inovadoras que lhe dêem subsídios para sedimentar sua prática docente. Caso o professor não os tenha, o seu fazer metodológico torne-se improdutivo, muitas vezes substituído pelo fazer imposto pelo livro didático, ou de qualquer outro material que toma-lhe a vez e dita-lhe as regras e as normas a serem seguidas. Nesse caso, esse professor passa a ser somente um repetidor de informações que nem sempre são tão importantes.

Dessa forma, propomos que ele alie a teoria com a prática, e tenha como propósito a reformulação e as mudanças no modo de ensinar. Pois, segundo os PCNs (2001, p. 177), “ o ensino de leitura e escrita tem sido, desde os anos 70, o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade de ensino e a escrita, ele conseguirá se sobressair com êxito em todas as outras disciplinas escolares.

 

É primordial o aluno dominar a leitura e a escrita, pois é pela linguagem que os indivíduos se comunicam, tem acesso a informações e conseguem acompanhar os avanços. O domínio da linguagem, como sistema simbólico utilizado por uma comunidade lingüística, são condições de possibilidade de plena participação social [...] (PCN, 2001. P. 19).

 

Então, novamente reiteramos que cabe aos professores usar metodologias que tenham o objetivo de chamar a atenção do aluno para a aula. Ele tem que primeiramente conquistar esse aluno com criatividade e dinamismo e ele têm a seu alcance muitos recursos, dentre eles a Música, proposta nesse trabalho de pesquisa, pois como comentamos acima e em capítulos anteriores, a música faz a diferença dentro da sala de aula, pois ela é capaz de ultrapassar fronteiras e modificar o ser humano conforme já relatamos.

 

CONCLUSÃO

 

Não tem como negar que todos os agrupamentos humanos apreciam algum tipo de som, seja ele de que natureza for. Dentre eles destacamos o barulho do mar, o canto dos pássaros, o barulho dos motores dos carros... Enfim, seja ele produzido pela natureza ou pelo ser humano.

Diante do exposto é possível constatar que o som, organizado por nós seres humanos, é capaz de ir além e pode ultrapassar fronteiras quando se deseja exprimir AL a alguém. Esse som organizado por seres humanos se chama música que é capaz até de transformar vidas, dependendo do contexto e da maneira como é transmitida e trabalhada.

Pensando nisso é que elaboramos este projeto para trabalhar em sala de aula com a música e o objetivo principal de nosso trabalho é, juntamente pensar alternativas de ensino para as aulas de leitura e escrita porque o gênero música pode tornar-se um recurso didático-metodológico importante nas aulas de leitura e escrita para mudar a rotina tradicional e tornar a aprendizagem prazerosa e dinâmica.

Então, a escolha do gênero música para o trabalho com a leitura e escrita no primeiro ciclo justifica-se por ser integrante do cotidiano da vida de alunos e professores e entendemos que ela é um recurso didático-metodológico válido para ser trabalhado em sala de aula, pois colabora com várias áreas do saber, quando utilizada de forma interdisciplinar, auxiliando na construção do conhecimento, na manutenção da cultura e valores. E o aluno, nesse contexto, pode aprender brincando, interagindo com o outro e consigo mesmo.  

 

REFERENCIAS

 

BEYER, Ester (org.) Idéias em educação musical. Porto Alegre: Meditação, 1999.

 

BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: proposta para a formação integral da criança. 2. Ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.

 

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.

 

ROSA, NEREIDE Schilaro Santa, Educação Musical para 1º a 4º Série. São Paulo- Editora Ática, 1990.

 

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar- aprender a sentir, ser e fazer. 2º. Ed. Cuiabá: Seduc, 2001.

 

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003- ( Coleção Papirus Educação).

 

FERREIRA, Martins. Como usar a Música na sala de aula. São Paulo- SP. Contexto 2001.

 



[1] Pedagoga. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.