A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS PRÁTICAS DOCENTES
Maria Ezaltina Montania Paes da Silva
Janaina Alves de Queiroz
Samara Paula da Costa
Vilma Mendes Barranco da Silva
Ione Aparecida Ferreira
RESUMO
Esta investigação visou analisar a formação inicial para professores que optaram pela docência como profissão, de que maneira ocorreu e ocorre esta formação? Esta formação deve ser continuada para estar a serviço nas práticas docentes? Diante disso o presente estudo deverá investigar estratégias para acompanhar e avaliar essa prática docente. Essa abordagem tem muito a contribuir com nosso trabalho e abrir uma maior visão ao redor de uma educação que vem sendo modificada no decorrer do tempo, mas que nem sempre essas mudanças vêm a contribuir com um processo positivo e qualificado. Para esse fim este estudo será feito todo com embasamentos teóricos diante de textos complementares e de leis que norteiam a educação.
Palavras-chave: Formação continuada. Práticas docentes.
INTRODUÇÃO
A prática educativa desenvolvida no Brasil tem sido ampla, com avanços, disponibilidade por parte dos que aderem, mas, no entanto pode-se dizer que tem ocorrido lentamente e com muitos retrocessos que prejudicam e muito a evolução dessa mesma educação.
Quando houve muitos avanços na educação é porque muitas leis foram instituídas a favor da educação e isso ocorreu também na Educação Infantil.
Desta forma esse trabalho terá um fim que denomine as reflexões quanto a estrutura da Educação infantil ligando diretamente e tomando conhecimento quanto as professoras, crianças e seus familiares.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ao analisar algumas leis que norteiam a educação e foram estabelecidas com a finalidade de melhorar a educação, entre elas destaca-se a LDB principalmente em seu artigo 61 e 62:
Art. 61. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos: I - a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; II - aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.
Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamenta. (BRASIL,1996.).
Ou seja para atuar na educação é necessário no mínimo de nível superior, sendo a formação continuada essencial para o desenvolvimento de um trabalho educacional com qualidade, principalmente para a educação infantil, neste contexto para Libanio (2001).
Formar-se é tomar em suas mãos seu próprio desenvolvimento e destino num duplo movimento de ampliação de suas qualidades humanas, profissionais, religiosas e de compromisso com a transformação da sociedade em que se vive [...] é participar do processo construtivo da sociedade [...] na obra conjunta, coletiva. (LIBANIO, 2001, pp. 13-14).
a formação continuada proporciona ao educador amplia seus conhecimentos, e suas estratégias em sala de aula, funcionando como um suporte ao educador, em situações diversas, neste sentido para Carvalho:
Essa formação continuada deve dar suporte para que o docente possa participar ativamente do processo educacional [...] o docente que tem plena consciência das mudanças da educação, estará apto a aceitar e propor concepções de enfretamento das dificuldades. (CARVALHO, 2003, p.14)
Neste sentindo é preciso obter a consciência da importância em obter uma formação continuada permanente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com esse trabalho foi possível observar que se faz necessário repensarmos no cotidiano a maneira com que norteamos o trabalho docente e as decisões que tomamos frente a uma educação que ainda se tem muito a conquistar e melhorar.
Precisa-se de leis que beneficie o trabalho docente e auxilie no andamento da educação brasileira, principalmente na educação da infância que conforme foi observado tem grande incumbência no desenvolvimento daqueles que a recebem de maneira clara e espontânea.
REFERÊNCIAS
LIBANIO. João Batista. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa(Cood.). Formação Continuada de Professores uma Releitura das Áreas de Conteúdo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
São Paulo: Saraiva, 1996. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
___________________
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.