O USO DA LUDICIDADE COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cassiana Pereira de Souza
Claudileia Ferreira Batista
Eliane Alves Pereira Silva
Eliete Maria dos Santos
Katulene Jule Soares da Silva
RESUMO
O objetivo do trabalho é realizar a pesquisa para constatar a importância do brincar na Educação Infantil, onde serão respondidos os questionários: Qual a importância dos jogos na educação infantil? Como os jogos influenciam no desenvolvimento e aprendizagem da criança? Será realizada uma pesquisa de campo, que segundo RODRIGUES 2007, a pesquisa de campo permite a observação dos fatos como ocorrem. O trabalho destaca as ideias de KISHIMOTO (2007), ANTUNES (2008) e DALLABONA e MENDES (2004), que darão suporte científico.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos. Aprendizagem. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho é realizar a pesquisa de campo para constatar a veracidade da importância do brincar na Educação Infantil, que foram destacados através da pesquisa bibliográfica. A pesquisa será aplicada a duas professoras formadas e atuantes na Educação Infantil, com a finalidade de responder os seguintes questionários: Você considera importante a prática de brincadeira na escola? Por quê? Qual a importância dos jogos na educação infantil? Como os jogos influenciam no desenvolvimento e na aprendizagem da criança? Qual a importância do brincar nas fases iniciais do processo escolar das crianças?
Farei uma pesquisa de campo, que segundo Rodrigues 2007, “a pesquisa de campo permite a observação dos fatos como ocorrem, não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas”.
Foi realizada a pesquisa bibliográfica, para selecionar alguns dados importantes sobre o tema do trabalho. As ideias nomeadas são de Kishimoto (2007), Antunes (2008) e Dallabona e Mendes (2004), que ressaltam a importância do lúdico na aprendizagem na Educação Infantil, os mesmos darão o suporte científico ao trabalho.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Kishimoto (2007), os jogos e brincadeiras são fundamentais para a educação e o desenvolvimento infantil seja uma ação livre e a iniciativa da criança marcada pela transmissão oral, ou pelos jogos educativos, que introduz conteúdos escolares e habilidades a serem explorados e adquiridos por meio da ação lúdica.
Através de jogos e brincadeiras o professor tem oportunidade de conhecer um pouco mais de seu aluno, conhecimento este que se torna muito relevante para nortear o desempenho do profissional que irá desenvolver as habilidades motoras e psicológicas necessárias para que desenvolvimento infantil ocorra da melhor forma possível. Antunes (2008) afirma que os jogos e brincadeiras bem organizados ajudam a descobrir novas descobertas, a desenvolver e enriquecer a personalidade e é jogando que se aprende a extrair da vida o que a vida tem de essencial.
Desta forma, o educador não pode considerar o jogo só como diversão, mas sim como instrumento pedagógico que ensina, pois o jogo quando aplicado de forma equilibrada estimula o respeito pelo outro e o amadurecimento da criança que ao jogar exercita e coloca em ação desafios a sua experiência, promove sua relação interpessoal ressaltando as regras de convívio, que contribuirão significativamente na formação de sua personalidade. Antunes (2008) afirma que quando a criança joga ela vive uma intensa sensação de alegria, prazer e motivação.
A aprendizagem é tão importante quanto o desenvolvimento social e o jogo constitui uma ferramenta pedagógica ao mesmo tempo promotora de desenvolvimento cognitivo e do desenvolvimento social. Mais ainda, o jogo pedagógico pode ser um instrumento de alegria. Uma criança que joga antes de tudo o faz porque se diverte, mas dessa diversão emerge a aprendizagem e a maneira como o professor, após o jogo, trabalha suas regras pode ensinar-lhe esquemas de relações interpessoais e de convívios éticos (ANTUNES, 2008, p.14).
Os educadores têm em suas mãos muitos materiais didáticos e recursos para conseguirem diferentes tipos de brinquedos, jogos, brincadeiras, porém se não souber como utilizá-los, não terá valor algum para o processo de aprendizagem de seus alunos. Kishimoto (1996) apud Cória-Sabini, Lucena, (2004. p.43) destaca a importância do uso de três tipos de jogos em situações pedagógicas: as brincadeiras tradicionais, as brincadeiras de faz-de-conta e jogos de construção.
Portanto, o bom professor deverá saber como utilizar seus recursos pedagógicos, como introduzir os jogos e as brincadeiras em suas atividades, e quando utilizá-lo para que possa despertar o interesse do aluno e assim proporcionar uma aprendizagem desafiadora para o educando. É importante também que o professor conheça as etapas de desenvolvimento infantil, para que possa avaliar e escolher os jogos que melhor atender as necessidades e expectativas dos alunos. Sendo assim os jogos e brincadeiras devem ser aplicadas respeitando a faixa etária de cada criança levando em consideração suas características e necessidade, portanto o professor não deve oferecer qualquer tipo de jogo, mas sim aquele que irá atender melhor as suas necessidades naquele momento. Maluf afirma que:
Os professores, aos poucos, estão buscando informações e enriquecendo suas experiências para entender o brincar e como utilizá-lo para auxiliar na construção do aprendizado da criança. Quem trabalha na educação de crianças deve e saber que podemos sempre desenvolver a motricidade, a atenção e a imaginação de uma criança, brincando com ela. O lúdico é o parceiro do professor. (MALUF, 2007.p.29)
As brincadeiras tradicionais são repassadas para as crianças desde muito tempo atrás, elas são perpetuadas de geração a geração, assim o professor poderá trabalhar também o valor histórico e cultural além de serem prazerosos e divertidos, “por serem elementos folclóricos, o jogo tradicional assume características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade” (KISHIMOTO, 2007.p.15).
Para Piaget (1975):
O jogo é um meio poderoso para a aprendizagem tanto da leitura como do calculo ou da ortografia. Ao estimularem a troca de ideias, a colocação de hipóteses a experimentação, o teste de realidade etc. Os jogos são o instrumento que mais favorece o intercambio entre o pensamento e a realidade, promovendo, assim desenvolvimento dacognição, jogos e brincadeiras também permitem ao professor verificar qual o nível de domínio que a criança tem dos conteúdos curriculares e planejar as atividades necessárias para fazê-la avançar. (PIAGET, 1975, apud CÓRIA-SABINI E LUCENA, 2004. P. 40).
Quando o educador procura melhorar sua maneira de ensinar buscando novos conhecimentos, ele está se preparando para estimular seus alunos de uma forma prazerosa a desenvolverem a imaginação, o raciocínio lógico, a atenção e o movimento corporal, bem como vivenciar experiências e desenvolver habilidades que certamente influenciarão no seu aprendizado.
A criança desenvolve suas capacidades motoras através de experiências. Por isso é fundamental que ela faça suas próprias descobertas através da manipulação, observação e exploração dos jogos, permitindo-lhe a assimilação de conceitos e sua integração à sua personalidade, favorecendo o processo organizacional de seu pensamento. Dallabona e Mendes (2004) asseguram que:
Por meio das atividades lúdicas, a criança reproduz muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz-de-conta são relembradas. Esta representação do cotidiano se dá por meio da combinação entre experiências passadas e novas possibilidades de interpretações e reproduções do real, de acordo com suas afeições, necessidades, desejos e paixões. Essas ações são fundamentais para a atividade criadora do homem. (Dallabona e Mendes 2004 p. 6)
Antunes (2008) afirma que os jogos e brincadeiras bem organizados ajudam a fazer novas descobertas, a desenvolver e enriquecer a personalidade, ele ressalta também que o jogo possui implicações importantíssimas em todas as etapas da vida psicológica de uma criança e representa um erro inaceitável considerado como atividade trivial ou perda de tempo.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, conclui-se que os jogos e brincadeiras são de grande valia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, os professores confirmaram todas as teorias, ressaltando a importância de ter os jogos e brincadeiras como aliado de seu material didático, que poderão proporcionar momentos de alegria e descontração para seus alunos, além de ser um rico material de apoio para o ensino e aprendizagem dos mesmos.
Ao utilizar os jogos às crianças aprendem a socializar, a se interagir com o grupo aprende a competir e a dividir. Sabendo desta importância a escola pode e deve utilizar jogos, brincadeira e materiais concretos para realizar as atividades, assim enriquecendo o aprendizado e tornado as aulas mais agradáveis e eficazes. Os jogos bem elaborados e orientados pelos professores podem ajudar a desenvolver o conteúdo programático e as atividades se tornarão mais interessante. As atividades lúdicas, além de tornarem as aprendizagens mais significativas, permite ao professor e aos alunos um campo rico de experiência, estimulando o aprendizado em toda a sua dimensão.
Quando a criança brinca desenvolve o movimento, estimula a mente, aprende a lidar com as emoções, e é estimulada a exportar diversos ambientes. As atividades propostas devem ser cuidadosamente planejadas com um caráter desafiador, levando em consideração a demonstração e o prazer que a mesma deve proporcionar. Os professores devem buscar sempre inovações para trabalhar com o lúdico, visto que os jogos e brincadeiras devem buscar ser elaborados e planejados conforme a faixa etária de cada criança, assim proporcionará desafios e conquistas e enriquecerá o seu aprendizado.
Por isso, os educadores da educação infantil sempre devem estar atentos ao ensino e aprendizado de seu aluno, propiciando momentos de descontração e prazer, logo estimular o desenvolver o cognitivo, cultural, psicomotor, e social do educando, através dos jogos e brincadeiras.
Portanto, esta pesquisa teve um resultado satisfatório onde foram confirmadas a citações descritas no artigo por alguns escritores, sobre a importância de utilizar os jogos e brincadeiras na educação infantil, proporcionando não só momentos de alegria e interação aos seus alunos, mas também tendo o jogo como um rico material pedagógico ao qual estimula seus educados no ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Celso. O jogo e a educação infantil: falar e dizer, olhar e ver, escutar e ouvir. 6. Ed. Petrópolis: vozes, 2008.
CÒRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 4 ed. CAMPINAS: Papirus, 2004.
DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schimit. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 1, n. 4, p. 107-112, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: O jogo, a criança e a educação.
- Ed Petrópolis: Vozes, 2007.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 5. ed.
Petropolis: Vozes, 2007
RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST.
Paracambi, p. 2-20, 2007. Disponível em: <
http://sinop.unemat.br/site_antigo/prof/foto_p_downloads/fot_8672aula_04__-
_william_costa_-_metodologia_cientyfica_pdf.pdf >. Acesso em 05 de set. de
2018.