CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Wesleia Patricia Lemes dos Santos
RESUMO
O presente projeto tem como área de concentração as metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem e para estudo da mesma delimitou-se o tema “contação de história como instrumento na educação infantil”. Na atualidade o ensino remoto apresenta-se como alternativa para as atividades escolares, este projeto trará contribuição para a reflexão das práticas de contação de história sendo o meio virtual o instrumento utilizado para a transmissão. O foco o respeito e o cuidado que deve- se ter com o conhecimento transmitido, este método provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças. Tendo como objetivos descrever sobre o papel da contação de história para o desenvolvimento cognitivo e emocional, explorar novas estratégias de contação de histórias virtuais na educação infantil, mostrar como as histórias infantis podem ser importantes em um processo educacional. Hoje em dia em meio à pandemia os meios de comunicações digitais têm estado acessível a grande parte da população, e exerce uma atração para as crianças, desta forma as escolas estão utilizando não apenas para comunicar, mas para complementar o trabalho pedagógico com dicas de sites e mesmo para a transmissão de orientação de atividades que se baseiam na contação da história do dia. Utilizar-se de informações do PPP – Projeto Politico Pedagógico da Escola Mundo Encantado da Criança- Matupá-MT no ano de 2020, para demonstração da prática na realidade.
Palavras-chave: Contação. Prática Virtual. Ludicidade.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como área de concentração as metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem e para estudo da mesma delimitou-se o tema “Contação de história como instrumento na educação infantil”. Na atualidade o ensino remoto apresenta-se coo alternativa para as atividades escolares, este projeto trará contribuição para a reflexão das práticas de contação de história sendo o meio virtual o instrumento utilizado para a transmissão. O foco o respeito e o cuidado que deve- se ter com o conhecimento transmitido, este método provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças.
A contação de história é uma atividade que contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo porque atua na mente do leitor e ouvinte. O processo de socialização inicia-se desde o nascimento da criança e continua por toda sua vida de forma que durante o crescimento são adquiridos posturas, hábitos e comportamentos necessários para a convivência em grupo.
A metodologia escolhida foi a ludicidade pelo simples fato de que quando se aprende brincando tudo fica melhor e mais marcante, assim deve ser a contação por meio virtual transmitir o conhecimento de maneira lúdica prendendo a atenção da criança para esse novo formato de ensino, sendo ela bibliográfica.
Os objetivos deste texto é descrever sobre o papel da contação de história para o desenvolvimento cognitivo e emocional, explorar novas estratégias de contação de histórias virtuais na educação infantil, mostrar como as histórias infantis podem ser importantes em um processo educacional.
O acompanhamento ocorrerá na Escola Municipal Mundo Encantado da Criança no munícipio de Matupá-MT por meio virtual no aplicativo Whatsapp no ano de 2020 devido ao período de pandemia pelo covid-19.
2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
Além de contribuir para o desenvolvimento da escrita e da linguagem, ampliar o universo de significados do aluno e estimular a criatividade, a contação de histórias auxilia na construção da identidade social e cultural das crianças.
A literatura sempre teve a função essencial de atuar sobre as mentes, segundo afirma Coelho (2000, p.29), as histórias são sempre esperadas com muita alegria e empolgação e as crianças adoram o momento da contação de histórias. E na maioria das vezes acontece uma boa interação entre a contadora e os ouvintes após a o momento da contação do dia.
Outro ponto bastante importante é que no momento da contação, muitas crianças se identificam nas histórias e fazem associações com suas próprias vivências. Este processo contribui para que o aluno desenvolva mais facilmente, meio de lidar com sentimentos, emoções e dificuldades.
A contação de histórias é uma prática que só traz benefícios e se inserida desde a educação infantil apresenta resultados ainda maiores. Foi pensando nisso que a Escola M. Mundo Encantado da Criança apostou nesta prática que se mostra cada dia mais importante na educação das crianças.
Para que a história realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar a curiosidade. Contudo, para enriquecer a sua vida deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; estar em harmonia com suas ansiedades e aspirações: receber plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam. (BETTELHEIM, 2009, p. 11).
Sendo que o impulso de contar histórias deve ter nascido no homem no momento em que o mesmo sentiu necessidade de comunicar-se aos demais suas experiências. Antes das escritas, as lembranças de episódios na vida, eram lembradas pela tradição oral.
A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação é o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas, e os contextos são do plano imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real. (RODRIGUES, 2005, p. 4).
Por meio da contação de história deve haver a conscientização de que a literatura deve, e necessita ser utilizada durante a educação infantil, fazendo-a presente após este processo utilizando-se de apresentação aos mais variados estilos literários direcionados às crianças, para que assim elas tornem-se futuros apreciadores do ato de ler.
A qualidade da literatura escolhida para contar para a criança deve ser considerada seriamente, para Coelho(2000, p.43) , onde o poder de escolher a história certa é capaz de transforma, o contador precisa acreditar, envolver-se e vibrar, criar interesse e agir com naturalidade para não ocorrer dispersão dos seus ouvintes, se não houver prazer e entusiasmo por parte do contador, a criança também não sentirá curiosidade e muito menos vontade de continuar ouvindo e vendo a história que está sendo contada.
“capacidade de contar uma história de modo ágil, vivo, usando traços moventes, conhecimentos da cor e domínio da página, das páginas, do livro como um todo... de maneira harmônica, bonita, inteligente, cutucante...” (ABRAMOVICH, 1991, p.32).
Na educação infantil é necessário que ocorra o contato permanente com o mundo das palavras e também da escrita, o professor precisa intercalar seu trabalho com contação e leitura de história, pois ela começa a se apropriar de aspectos característicos da oralidade.
Hoje em dia em meio a pandemia os meios de comunicações digitais têm estado bem acessível a grande parte da população, e exerce uma atração para as crianças, desta forma as escolas estão utilizando não apenas para comunicar, mas para complementar o trabalho pedagógico com dicas de sites e mesmo para a transmissão de orientação de atividades que se baseiam na contação da história do dia.
3 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
O tema escolhido aborda a relevância em meio à pesquisa bibliográfica, das diversas formas de contação de histórias com utilização de material estruturado e não estruturado, assim como recursos pedagógicos, A utilização de podcast nas aulas remotas é boa alternativa para encantar a imaginação das crianças.
Para realizar uma boa contação é essencial que o educador explore a história, onde poderá optar por um recurso, sendo alguns deles: Narração simples (sem nenhum recurso apenas a entonação da voz); utilização de gravuras; Fantoches; flanelógrafos; teatro das sombras; utilização dos livros; dobraduras; maquetes; marionetes; dedoches; bocões; sacolas de histórias; histórias enlatadas; entre outras formas de se contar história. A utilização destes instrumentos pedagógicos não é obrigatória, mas tornam a contação mais prazerosa.
A Escola Municipal Mundo Encantado da Criança é uma instituição concebida para o atendimento das crianças de Educação Infantil. Sua criação foi a partir do momento quando ouve no nosso município no ano de 1996 a Polarização do Ensino. A Escola M. Mundo Encantado da Criança, procura trabalhar a prática de contação de história, buscando planejar as atividades para que possam envolver o aluno em um mundo lúdico de aprendizagem significativa, levando o aluno a aprender brincando, explorando a magia das palavras.
4 CONCLUSÃO
A contação de história instiga à imaginação, a criatividade, a oralidade, desenvolve o emocional e o cognitivo.
O desenvolvimento deste estudo se dará por meio de pesquisa bibliográfica de contação de história na educação infantil, ampliando o universo de significado do aluno através da contação de histórias, e explorando novas estratégias de contação de histórias virtuais na educação infantil, descrevendo sobre a importância da contação de história para o desenvolvimento cognitivo e emocional, assim como mostrar que as histórias infantis podem ser importantes em um processo educacional. Utilizar as informações do PPP – Projeto Politico Pedagógico da Escola Mundo Encantado da Criança- Matupá-MT.
Proporcionar atividades que gerem descobertas e conhecimentos através da inserção com o meio em que vivem, levando-se em conta uma dinâmica de ensino que favoreça as potencialidades individuais e coletivas, desenvolvendo o espírito crítico, a criatividade, a compreensão de limites e valores, estimulando as áreas sócias afetiva, cognitivas e motoras, respeitando o que cada criança pensa sente e sonha de alguma forma só sua, pois se sabe que ela pertence a um ambiente este é o lema da Escola M. Mundo encanado da Criança de Matupá-MT.
Uma das dificuldades encontradas por alguns professores e a falta de um ambiente que de suporte para as gravações de vídeo- aulas ou podcast utilizadas para as aulas remotas, tanto na questão do excesso de barulho, ruídos, falta material pedagógico suficiente, então uma das saídas é a utilização de materiais não estruturados, como o podcast que leva muito recursos para sua elaboração. Na educação infantil quando pensa em sua ação pedagógica deve-se levar em conta a realidade de seu público-alvo, os materiais, o espaço a ser utilizado e que tipo de atividade pretende desenvolver, visando sempre à construção significativa do conhecimento.
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosura e bobices. São Paulo: Editora Spicione, 1991.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanalise dos Contos Fadas. São Paulo; Ed. Paz e Terra S/A, 2009.
BIA, V. Era uma vez um gato Xadrez. Vol.1 Editora Moderna, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ed. Fund. Referencial Curricular. Nacional para Ed. Inf. Brasília: Mec./ Sef. 1998 Vol. 3
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.
RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, Arte e Contação de Histórias. Goiânia, 2005.
https://www.youtube.com/watch?v=yE4a9xJlqAY acesso:; 12 setembro de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=YJyy3VeTXFQ acesso:; 12 setembro de 2020.
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=10 acesso:; 12 setembro de 2020.