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OS BENEFÍCIO DO TREINAMENTO ESPORTIVO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE

 Hemerson Lowe dos Santos ¹
Cassio Rossato de Carvalho ²

 

RESUMO

O presente trabalho sobre os benefícios do treinamento esportivo na promoção da qualidade de vida e saúde” tem por objetivos: descrever sobre a importância da conscientização sobre a promoção da qualidade de vida e saúde através do treinamento esportivo, discorrendo também, sobre as contribuições da educação física na infância; os malefícios da falta exercícios físicos e má alimentação que acaba acarretando o desenvolvimento de doenças degenerativas assintomáticas, diminuindo drasticamente, a perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos em sociedade. A metodologia utilizada para agregar informação e contribuir no embasamento de questões fundamentais no desenvolvimento do presente estudo é a pesquisa de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa pode-se concluir que, tendo uma base na infância fortalecida com as atitudes descritas acima, sobre a conscientização da qualidade de vida e saúde, vários indivíduos adultos irão buscar um estilo de vida ativo, através da prática de esporte e treinamento esportivo para à obtenção e aprimoramento da aptidão física, seja relacionada à saúde ou ao desempenho atlético.

 

Palavras-chave: Treinamento Esportivo. Qualidade de Vida. Saúde.

 

  1. INTRODUÇÃO

 

O estudo com base no tema “Os benefícios do treinamento esportivo na promoção da qualidade de vida e saúde” tem por objetivos: descrever sobre a importância da conscientização sobre a promoção da qualidade de vida e saúde através do treinamento esportivo, discorrendo também, sobre as contribuições da educação física na infância; os malefícios da falta exercícios físicos e má alimentação que acaba acarretando o desenvolvimento de doenças degenerativas assintomáticas, diminuindo drasticamente, a perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos em sociedade.

A metodologia utilizada para enriquecer a presente pesquisa, possui caráter bibliográfico e uma abordagem de cunho qualitativo, onde foram coletados dados e informações de importantes autores em artigos científicos já publicados. O tema escolhido tem por justificativa e relevância social, apresentar medidas que possam conscientizar os indivíduos sobre a importância, da prática de exercício físico regularmente para a obtenção da qualidade de vida e a saúde.

O presente estudo se mostra estruturado da seguinte forma: o primeiro tópico aborda métodos que auxiliam na conscientização e promoção da qualidade de vida através da educação física; o segundo tópico nos retrata as contribuições do treinamento esportivo na qualidade de vida e saúde dos indivíduos; o quarto tópico é destinado a apresentar o tipo de metodologia utilizada na confecção do presente estudo; o sexto tópico discorre sobre os resultados e discussões recorrentes da pesquisa e por fim o sétimo e último tópico que trata das considerações finais da pesquisa.

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

2.1 – MÉTODOS QUE AUXILIAM NA CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

 

A promoção da saúde e de melhores condições de vida tem sido temas muito debatidos atualmente, visto que, devido ao mundo globalizado e as facilidades com ele trazidas, também acarretou mudanças profundas nas rotinas dos indivíduos na época atual.

Para Santana e Costa (2016, p. 01):

 

[...] O indivíduo que anteriormente se mantinha ativo, conforme as necessidades e características peculiares de cada época, hoje se apresenta inerte, acomodado e sedentário. A diminuição das práticas físicas e de lazer, associada ao uso contínuo de computadores, celulares, aparelhos eletrônicos, automóveis, incluindo as mudanças alimentares, comida com pouca qualidade nutricional e repleta de gorduras, vem seduzindo crianças e jovens, modificando seus corpos e interferindo diretamente na qualidade de vida.

 

Sabe-se que a escola é muitas vezes um dos principais lugares de permanência de crianças, jovens e adultos de diferentes faixas etárias, podendo a mesma contribuir progressivamente com a mudança de concepção dos alunos sobre melhores condições de vida. Neste cenário que está se mantendo presente, deveria ser aproveitado este tempo para que os alunos conhecessem a cultura do corpo e aprender conteúdos muito importantes como a saúde.

O docente, em especial o de educação física deve ajudar os alunos a descobrir hábitos saudáveis para suas vidas, planejar suas aulas de forma ampla para possibilitar a discussão e entendimento melhor para os educandos, trazer para as aulas conteúdos relacionados à saúde e bem-estar para uma melhor qualidade de vida e promover oficinas com os estudantes, pais e professores para que se desenvolva da melhor forma possível a conscientização sobre saúde e qualidade de vida através de atividades físicas de forma regular. Guimarães (2009, p. 10) [...]. Defende-se que a educação física como área de conhecimento da Saúde deva ser entendida como uma disciplina Promotora da Saúde e não de prevenção de doenças [...].

De acordo com Orfei e Tavares (p. 02):

 

A prática de atividade física na infância e na adolescência tem vários efeitos possíveis: promover o desenvolvimento motor, fazer com quem as crianças e os adolescentes se integrem; favorecer descobertas e discussões sobre o mundo em que vivem; propiciar atuações vivenciais que favorecem a socialização; oferecer subsídios para que as crianças e adolescentes possam compreender o seu corpo e seus limites, melhorar a autoestima, a autoconfiança e a expressividade. E quanto aos aspectos fisiológicos, reduzir as condições para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas provocadas principalmente pelo estilo de vida sedentário, tais como: a obesidade, a hipertensão arterial, as doenças do aparelho respiratório, entre outras.

 

Com base em Liberali e Vieira (2015) nas aulas de educação física os alunos podem em contato com um ambiente mais livre adquirir resistência, flexibilidade, força, potência coordenação, velocidade equilíbrio, ritmo e agilidade. Muitas vezes a escola não tem boa estrutura e o aluno está cercado por uma triste realidade em seu lar, mas isto de nada impede que com o libertar dos sonhos os efeitos positivos de uma boa aula se multipliquem como uma boa célula gerando esportistas, professores, outros profissionais e alunos melhores e mais bem preparados.

Compreender a educação física e entender todo o processo educacional, desde o nascimento até o estágio adulto como um todo é de certa forma bastante complexo. Nem um ser humano é igual ao outro, nem uma geração é igual a anterior, se diferem os habitantes dos grandes centros urbanos e os de regiões mais longínquas (SILVA, 2015). Sendo assim, percebe-se que a conscientização da promoção da qualidade de vida de todos os indivíduos, devem iniciar principalmente nos ambientes familiares e escolares logo na infância, contribuindo na formação de indivíduos crítico e autônomo na busca do aprimoramento e conservação da saúde, através de atividades físicas esportivas e de lazer.

 

2.2 – AS CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO ESPORTIVO NA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DOS INDIVÍDUOS

 

A proposta da educação corporal que concilia pratica e teoria tem ganhado grande relevância, aliás, os que notam a verdadeira educação física e contemplam sua fascinante beleza, buscam a anistia dada por aqueles profissionais que vem literalmente salvando vidas e fundindo preservação da cultura, inclusão, qualidade de vida, entre outras, assim formando cidadãos aptos para o trabalho e o lazer, preservando valores morais e éticos e saudáveis. O educador físico proporciona uma miríade de atividades para o crescimento e desenvolvimento anatômico e moral.

Para Leonardo da Vinci “Aprender é a única coisa de que a mente não se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. Ao ser educado fisicamente em um ambiente lúdico e com espaços para reflexão ocorre a diminuição da depressão e ansiedade, aumento da autoestima e imagem corporal, aumento dos estados de animo, da alegria animação e motivação sensação de sucesso e maior interação entre as pessoas (LIBERALI, 2015).

De acordo com Colégio web (2014, p. 01):

 

Qualquer pessoa pode iniciar uma atividade física como corrida, ciclismo, skate, patinação, caminhada, jogar bola, pedalar, nadar e muitos outros. Além de que existem vários outros esportes mais radicais para quem gosta de perigo e adrenalina. Antes de iniciar qualquer atividade física é necessário o acompanhamento de um médico e a realização de exames para saber se tudo está bem. Além de que somente um especialista poderá lhe indicar a melhor atividade física. Lembre-se que nem todos os exercícios podem ser realizados por todas as pessoas.

 

O autor ressalta a importância do acompanhamento de um especialista ou médico ao se decidir realizar atividade física diariamente, assim você não correrá nenhum risco de sofrer alguma lesão ou complicação de saúde. No treinamento esportivo existe um elo entre várias experiências para se atingir a qualidade de vida. Um passo após o outro, é assim calmamente e organizadamente que a educação corporal e mental se dedica a suprir as necessidades fruto do consumismo e da comodidade, de repente é preciso vencer o aprisionamento em apartamentos ou cadeiras de escritório, queimar o excesso de gordura, de açúcar, ter um melhor visual, um bom desempenho sexual, e muito mais.

Para Matos, Gentile e Falzeta (2004, p. 01)

 

O guerreiro rude deu lugar a um novo padrão masculino [...]. Até por volta do século XVIII acreditava-se que o corpo era apenas o resultado de uma herança genética, mas aos poucos com o crescimento das cidades e o surgimento de novas ocupações, o físico passou a ser mais exigido. Por motivos de saúde, de higiene e de necessidade para o trabalho cada vez mais repetitivo e especializado (eram os primeiros sinais da Revolução Industrial), a pratica de exercícios deveria ser entendida para a maioria da população e não se restringir ao esporte de elite [...].

 

Observa-se, pela fala dos autores que a concepção de um corpo saudável antigamente era pautada na herança genética, e com a evolução da sociedade, percebeu-se que, para obtenção de corpos saudáveis e aptos para o trabalho necessitava a adoção de prática de exercícios físicos para todos sem exceção. Porém, todavia, os benefícios do exercício físico e de treinamento esportivo, na atualidade, vai além conceito de higiene e preparação para o trabalho.

 

Os benefícios para saúde são muitos e vão desde benefícios psicológicos, fisiológicos como sociais. Alguns listados são: a melhora da funcionalidade do organismo e de todo os seus sistemas; a estabilização da glicose sanguínea, a redução dos níveis de triglicerídeos se a prática estiver aliada a uma alimentação saudável; a contribuição para uma melhora da condição cardíaca e respiratória. (SANT, 2016, p. 01).

 

Ainda segundo o autor Sant (2016, p. 01), “A atividade física é também uma grande aliada no tratamento de ordem psicológica, a adoção da prática amplia as relações sociais, contribuindo para formação de novas amizades e integração social de várias faixas etárias”, assim define se que ao realizar uma atividade física desenvolve se um vínculo social contribuindo para socialização e inclusão de pessoas de idades diferentes.

De acordo com o Blog Crossfut (2017, p.01):

 

O treinamento esportivo libera no corpo uma substância hormonal capaz de promover bem-estar e por isso, a sensação de prazer aumenta a autoestima e a motivação, ou seja, qualificando em maior grau, a confiança da pessoa em diversos sentidos. A endorfina, por exemplo, ajuda a relaxar o organismo, aliviando dores, trazendo assim a sensação de prazer. Isso quer dizer que o treinamento esportivo é um excelente recurso natural para combater doenças e para estimular a saúde.

 

Ainda segundo o Blog Crossfut (2017), pessoas que realizam práticas esportivas de forma regular apresentam: Imunidade e resistência física e emocional; diminuição de taxas de glicose; melhora da hipertensão arterial; aumenta a taxa de metabolismo de forma positiva; diminui o estres e regula o sono, combatendo assim, as doenças degenerativas assintomáticas, oriundos de uma má alimentação e estilo de vida sedentário. Diante dos argumentos apresentados pelos autores nesse subtópico, pode-se perceber, que os benefícios do treinamento esportivo para a obtenção da qualidade de vida e da saúde são inegáveis, porém o mesmo, necessita ser realizado de forma consciente e regular, aliado a uma alimentação saudável.

 

3. MATERIAIS E MÉTODOS

 

O estudo com base no tema “Os benefícios do treinamento esportivo na promoção da qualidade de vida e saúde” tem por objetivos: descrever sobre a importância da conscientização sobre a promoção da qualidade de vida e saúde através do treinamento esportivo, discorrendo também, sobre as contribuições da educação física na infância; os malefícios da falta exercícios físicos e má alimentação que acaba acarretando o desenvolvimento de doenças degenerativas assintomáticas, diminuindo drasticamente, a perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos em sociedade.

O método de pesquisa adotado para enriquecer e agregar informações a cerca do tema e contribuir no embasamento e discernimento de aspectos fundamentais no desenvolvimento do presente estudo se deu através de pesquisa de cunho bibliográfico, em abordagem qualitativa, onde foram coletadas ideias de importantes autores em artigos científicos já publicados, blogs, revistas digitais, monografias, livros digitais, entre outros.

Sulzarty (2010, p. 01):

 

Para produzirmos um trabalho acadêmico (artigo, monografia, tese, dissertação, relatório de estágio, etc), precisamos utilizar várias técnicas científicas, e uma destas técnicas, é a pesquisa bibliográfica. Realizam-se diversas leituras, em várias fontes diferentes, produzindo resumos, resenhas e fichamentos. Depois dos dados coletados, inicia-se a fase de transcrição dos dados que servirá como base para fundamentar os argumentos, e explicar os fatos, não perdendo de vista o objeto de estudo.

 

O autor relata que a pesquisa bibliográfica é uma excelente técnica científica e uma das principais ferramentas utilizadas na produção de trabalhos acadêmicos, são as citações de autores que enriquecem o trabalho e dão veracidade nas informações explanadas ao longo da pesquisa.

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES.

 

No primeiro subtópico pode-se notar que muitos autores ressaltaram a importância de buscar desenvolver a conscientização sobre qualidade de vida na educação física, ou seja, os autores citam que o desenvolvimento dessa consciência deve-se iniciar na infância, tanto no meio familiar quanto no ambiente escolar, pois, é nesse período que começa a formar a personalidade e o senso crítico dos indivíduos em relação ao certo e errado.

Como relata o autor Veloso (2012, p. 1):

 

Além deste envolvimento da família, a escola, através das aulas de Educação Física, tem muita importância no combate e na diminuição dos casos de obesidade infantil. Afinal, com a prática de exercícios físicos, os estudantes irão melhorar corpo e mente, tornar-se-ão mais ágeis e concentrados, terão melhor condicionamento orgânico e motor, irão controlar o consumo calórico e alcançarão o equilíbrio emocional. Como resultado maior: serão cidadãos mais felizes, aptos a contribuir para um mundo também mais sadio.

 

Desta forma, através de atividades e diálogos, pode-se oportunizar uma formação consciente sobre atividade física regular e uma alimentação saudável, evitando assim, um estilo de vida sedentário e possíveis doenças que possa afetar organismo como um todo. “Todas as atividades físicas são benéficas ao organismo e, acompanhadas de uma alimentação saudável, podem fazer com que você se esquive da doença do século”. (Dino, 2018, p. 01).

No segundo subtópico, observa-se claramente, que os autores buscaram elencar várias contribuições à qualidade de vida e saúde dos indivíduos, que buscam através do esporte ou treinamento esportivo à obtenção e conservação da aptidão física relacionada à saúde e a qualidade de vida. “Seja através de atividades físicas de pouco impacto ou de alta intensidade, a prática de esportes melhora a qualidade de vida, desempenho físico, relaxa o corpo, renova células do corpo, ajuda a fazer amizades e fortalece laços já existentes”. (Dino, 2018, p. 01).

Dentre vários benefícios e contribuições oriundas da prática de esporte e treinamento esportivo em ralação a saúde os autores Silva e Lacordia (2016, p. 8): discorrem que, “ao se falar de saúde não se está somente referindo à saúde física, mas também à saúde mental, visto que uma atividade que gere satisfação e bem orientada traz um bem-estar psicológico e sensação de prazer”. Percebe-se que o autor relata contribuições que vão além de fatores físicos, envolvendo também fatores psíquicos e uma orientação especializada na prática dessas atividades físicas.

 

5. CONCLUSÃO

 

Através do tema elencado no persente estudo, buscou-se, enfatizar a importância da conscientização sobre à qualidade de vida e saúde oriundo do treinamento esportivo, discorrendo também, sobre as contribuições da educação física na infância; os malefícios da falta exercícios físicos e à má alimentação que acaba acarretando o desenvolvimento de doenças degenerativas assintomáticas, diminuindo drasticamente, a perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos em sociedade.

Percebeu-se que, a busca e o desenvolvimento da conscientização sobre a qualidade de vida e saúde, deve-se iniciar na infância, através de atividades e diálogos, tanto no meio familiar quanto escolar, para formar a personalidade e o senso crítico dos indivíduos, sobre atividade física regular e uma alimentação saudável, propiciando assim, um estilo de vida saudável e consequentemente a qualidade de vida individual e coletiva de todos.

Dessa forma pode-se concluir que, tendo uma base na infância fortalecida com as atitudes descritas acima, sobre a conscientização da qualidade de vida e saúde, vários indivíduos adultos irão buscar um estilo de vida ativo, através da prática de esporte e treinamento esportivo para à obtenção e aprimoramento da aptidão física, seja relacionada à saúde ou ao desempenho atlético.

 

REFERÊNCIAS

 

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SANTANA, Dayane Pereira de; COSTA, Célia Regina Bernardes. Educação Física Escolar na Promoção da Saúde. 2016. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/escolar-promocao-saude> Acesso em: 05 mai. 2020.

 

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