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A ARTE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRIMEIRO SEGMENTO

Tatiane Alves Luccheti
Luciene Lécia Lucchetti

 

RESUMO

O presente artigo é um estudo sobre a disciplina de arte como instrumento de aprendizagem o uso da produção artística como mecanismo de processo de ensino, com alunos do primeiro segmento EJA, compreendendo a observando as aulas de Artes na Escola Ceja Benedito Sant´ Ana Silva Freire, Escola de atendimento de Jovens e Adultos. Este projeto teve como objetivo demonstrar o resultado e a compreensão de uma breve pesquisa que buscou estudar e alcançar nas atividades artísticas bem como verificar a capacidade como facilitadora da aprendizagem. Durante está pesquisa foi utilizada da observação do comportamento dos educando, suas capacidades de compreensão sobre as metodologias e planos que o professor elabora na disciplina de artes, apesar de os alunos chegarem bem cansados pois passam o dia todo trabalhando eles são bem participativos. Contudo a disciplina de artes pode sim ser um instrumento de aprendizagem para o aluno que frequenta o EJA.

Palavras - chave: Arte. Educação EJA. Diversidade.

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo teve como objetivo o estudo da produção artística como mecanismo de processo e instrumento de ensino e aprendizagem envolvendo a disciplina de artes, com alunos do primeiro segmento EJA, teve a observação feita em sala de aula juntamente com o referencial teórico estudado e pesquisado. As pesquisas feitas foram de suma importância para o conhecimento e construção pedagógica, demonstrou o resultado e a compreensão de uma breve pesquisa que buscou estudar e alcançar nas atividades artísticas bem como verificar a capacidade do aluno como facilitadora da aprendizagem. Durante está pesquisa foram utilizadas a observação do comportamento dos educandos, as capacidades de compreensão sobre as metodologias e revisão literária de como a disciplina de artes pode ser importante para o aluno de EJA também foram analisados os planos de aulas que o professores elaboram, se desperta interesse, pois os alunos chegam bem cansados a aulas porque passam o dia todo trabalhando e mesmo cansados eles são bem participativos. Notou-se que a disciplina é mediadora no processo ensino aprendizagem.

 

  1. DESENVOLVIMENTO (ou RESULTADOS E DISCUSSÃO)

 

Com a implantação da LDB Lei 9.394/96 a disciplina, agora denominada Artes, se torna parte importante do currículo tendo a mesma importância das demais disciplinas sendo ela importante para educação infantil, series iniciais, ensino fundamental e médio e até a educação de jovens e adultos nas primeiras fases dos primeiros seguimentos até o término de todas as turmas frequentadas pelos educando do ensino de EJA. A Arte é uma das manifestações que são especificas das civilizações humanas. Desdá sociedade primitiva, tradicional e as atuais que muda com o passar do tempo e da forma de pensar. O artista Fischer (1979, p.45) aponta que desde os “alvores da humanidade a arte era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência.” Por outro lado, os principais problemas relacionados à EJA como a evasão escolar, não pode ser considerada problema específico na educação de jovens e adultos, pois se trata de algo pertinente em toda a educação básica brasileira. Assim, entendemos que as aulas de arte podem ser espaços oportunos para que jovens e adultos trabalhem “a desinibição, a baixa autoestima, a consciência corporal e o cultivo da socialidade” (BRASIL, 2000, p. 61), pois são sujeitos que apresentam diferentes níveis de aprendizagem, os quais precisam ser observados pelo professor. “A exclusão escolar é apenas uma das formas de negação ao direito do jovem e do adulto de conhecer e vivenciar a experiência artística universal, denominada por (CANDA, 2012, p.16).” Assim, de uma forma subjetiva e ao mesmo tempo objetiva, é possível trabalhar uma série de outros temas relacionados às disciplinas do currículo básico, enriquecendo a aprendizagem.

Portanto, a “arte é vista como linguagem, expressão, construção, conhecimento” (FERRAZ; SIQUEIRA, 1987) e como sentimento (READ, 1987).

Essa disciplina tem sua importância no aspecto teórico, porém na prática e no cotidiano escolar é vista ainda como espaço de recreação não sendo observada sua importância como instrumento no processo de aprendizagem, pelos alunos. A arte é como instrumento da prática pedagógica, uma vez que o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo. Além disso, desenvolvem potencialidade (como percepção, observação, imaginação e sensibilidade) que podem contribuir para a consciência do seu lugar no mundo para a compreensão de conteúdo das outras áreas do currículo, segundo Ana Mae Barbosa (2010, p. 2) “A arte na educação afeta a invenção, inovação e difusão de novas ideias e tecnologias, encorajando um meio ambiente institucional inovado e inovador”.

 

Nesse sentido, destacamos que qualquer; conteúdo, de qualquer natureza visual e estética, pode ser explorado, interpretado e operacionalizado através da Proposta Triangular” (BARBOSA, 1998, p. 38)

 

Complementado:

 

O homem sempre utilizou imagens para representar a realidade que o cerca, surgindo daí a relação entre arte e realidade. Sendo o jovem e o adulto os criadores, autores de suas obras, podemos afirmar que a partir dos trabalhos feitos pela turma de EJA, os alunos conseguiram refletir uma nova realidade humana. A arte na educação tem papel importante ao proporcionar aos jovens e adultos novas experiências, tornando-os indivíduos preparados para perceberem melhor o meio social em que vivem, bem como saber compreendê-lo e interagir com ele, buscando um conhecimento ampliado da arte, em suas diferentes linguagens. Enquanto criação essencialmente humana, a arte é produzida em determinada época, contexto, cultura e sociedade, detentora de valores, conceitos, emoções, significados e expressão da realidade que a cerca. É necessário também organizar aulas que possam abordar atividades que envolvam o fazer artístico e a análise das produções em arte (FERRAZ; FUSARI, 2010).

 

Sendo assim, a disciplina de Artes estimula a inteligência contribuindo para a formação integral do ser, sem focar em uma formação artística é considerada um instrumento na aprendizagem.

 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A arte é um exercício de criatividade, a arte obriga o aluno a pensar além, encontrar. A arte mostra-se como produção exclusivamente humana, deste modo, é importante para o aluno de EJA a disciplina, e contribui para sua formação. O ensino de arte é muito importante para os alunos de EJA, devido sua experiência de vida, e é na disciplina de artes que podem espairecer e tornar o aprendizado mais significativo, com aulas de artesanato, técnicas de pinturas, aulas de dança dentre uma infinidade. Este conhecimento é significativo, porque a educação é definida na construção de ideias e na atividade humana, e assim, a arte se concretiza. Contudo esta disciplina pode sim ser um instrumento de aprendizagem para o aluno que frequenta o EJA.

 

REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

 

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n.° 11 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2000.

 

CANDA, Cilene Nascimento. Conscientização e ludicidade na educação de jovens e adultos: revendo caminhos teórico metodológicos. Educação Popular, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 10-24, jan./jun. 2012.

 

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Rezende e. Arte na educação escolar. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

 

FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; SIQUEIRA, Idméa Semeghini Próspero. Arte-educação: vivência, experienciação ou livro didático? São Paulo: Loyola, 1987.

 

FISCHER, Luís Augusto. Cabo Rocha o destemido. Jornal Zero Hora. Porto Alegre. Edição de 19 de setembro de 2009, p 45.

 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692.1971. MATO GROSSO. Conselho Estadual de Educação. Cuiabá, 2000.

 

PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: movimentos pela consolidação de direitos. Reveja: Revista de Educação de Jovens e Adultos, São Paulo, v. 1, p. 68-84, ago. 2007.

READ, Herbert. O sentido da arte. 6. ed. São Paulo: Ibrasa: Instituição Brasileira de Difusão Cultural, 1987.