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O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Solange Aparecida Guedes

Zenaide Luciano Moreira

Roseli Ribeiro dos Santos

 

RESUMO

Aplicar o lúdico na educação infantil é uma pratica desafiadora pois se faz necessário saber o significado de brincar e o cuidar na educação infantil pois muitos professores confundem, os benefícios que o brincar representa, inovadora, mas possível de ser aplicada. Através da ação de brincar a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo sem pressão ou medo de errar, mas com o prazer pela aquisição do conhecimento, o lúdico ensina a lidar com o mundo real, desenvolvendo seu comportamento motor, afetivo, social e psíquico da criança além de criar habito de se ocupar, privilegiando a criatividade e a imaginação, por sua própria ligação com os fundamentos do prazer. A intenção é de sensibilizar os professores da educação infantil e as autoridades da importância do lúdico na aprendizagem. Os seus benefícios são claros e importantes pois proporciona um desenvolvimento espetacular na vida do ser humano e em especial na vida da criança. Desta forma esperamos que todas as crianças tem o direito de brincar e estudar dignamente. Ensinar através do lúdico necessita de uma preparação e muito conhecimento sobre o assunto abordado, se o professor não estiver um conhecimento aperfeiçoado ele pode acarretar o desenvolvimento das crianças. Queremos deixar bem claro que o brincar não é uma questão de diversão mais sim de educação, socialização, respeito e desenvolvimento de sua potência como ser humano. A educação infantil não é simplesmente o cuidar e sim fazer com que as crianças se desenvolva, o seu lado emocional, intelectual, más sem pressão.

Palavras-chave: Respeito. Socialização. Desenvolvimento.

 

  1. INTRODUÇÃO

O lúdico na educação infantil vem com uma metodologia de ensino, apontando a necessidade de um aprendizado diferenciado para nossas crianças, o educador tem que ter objetivos reais na educação infantil esses objetivos devem ser planejados e elaborados a longo prazo, de perspectiva do desenvolvimento   da criança. Em relação professor o aluno tem que se sentir seguro no seu desenvolvimento para que ele possa se sentir seguro o máximo possível. As crianças na hora do brincar ela se torna uma criança curiosa, critica, confiantes e alerta a sua capacidade de imaginar coisas e dizer o que o pensam. As necessidades da criança devem ter prioridades, nunca devemos esquecer que o brincar é uma necessidade básica e um direito de todos.  Se o brincar é um direito devemos ter, percebemos que nem sempre a teoria pode ser aplicada pois vivemos num pais que não tem dado as devidas importância com o direito de brincar, pois brincando ele adquire uma experiência rica e complexa devemos estimular para ter uma experiência humana e afetiva. O brincar tem contido nele os mais diferentes elementos e valores que são virtudes e seus pecados, virtudes porque na essência eles são contribuídos princípios generosos, pecados porque o brincar pode ser também manipulados e desviados para as mais diferentes finalidades ou objetivos. A brincadeira é uma linguagem infantil os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significa outra coisas daquilo que apresenta ser, as crianças criam e recriam acontecimentos, fatos, e recriam quando estão brincando, uma história original pode virar outra diversas vezes. Na Escola Bom Jesus onde foi realizado o meu estagio percebi que a professora da educação infantil não está preparada para trabalhar a ludicidade com as crianças, pois exige muito que as crianças fiquem quietas na carteira, passa muitas atividades nos cadernos, as famosas copias, e muito rígida com as crianças, percebi que as crianças tem muito medo e isso com certeza vai prejudicar essas crianças na sua vida escolar.

           

  1. DESENVOLVIMENTO

Para entender o universo lúdico temos que ter a responsabilidade que é importante conceituar palavras como jogos, brincadeira e brinquedo assim os professores de educação infantil possam melhorar essas atividades. O brincar tem contido nele os mais diferentes elementos e valores que são virtudes e seus pecados, virtudes porque na essência eles são contribuídos princípios generosos, pecados porque o brincar pode ser também manipulados e desviados para as mais diferentes finalidades ou objetivos. A brincadeira é uma linguagem infantil os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significa outra coisas daquilo que apresenta ser, as crianças criam e recriam acontecimentos, fatos, e recriam quando estão brincando, uma história original pode virar outra diversas vezes. A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. Exemplos de brincadeiras muito conhecidas que podem ser citadas: Brincar de Casinha, Queimada, Amarelinha, Balança caixão, Betes, jogar bola.

Os objetivos são claros e notáveis uma criança educada de um modo diferenciado com carinho e amor ela aprende mais e o seu desenvolvimento é surpreendente, temos que ensinar de um modo com que todos aprendam.

 

Porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento; Porque, brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo; Porque, brincando, aprende a participar das atividades, gratuitamente, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa porque, brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida. (CUNHA, 1994, p. 11)

 

 CUNHA (1994), afirma que: “o brincar é uma característica primordial na vida das crianças.” Segundo a autora em seu livro "Brinquedoteca: um mergulho no brincar" o brincar para a criança é importante:

 

Porque é bom, é gostoso e dá felicidade, e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso, a amar o próximo e a partilhar fraternalmente; Porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades. (CUNHA, 1994)

 

Evidencia-se que o brincar para a criança vai além da questão de pura diversão, mas também faz parte do processo de educação, socialização, construção e desenvolvimento de sua potencialidade.

 

[...] A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. [...] (ALMEIDA, 1995, p.11)

 

Assim, percebe-se a grande importância da utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico.

 

  1. CONCLUSÃO

             

Nós tentamos mostrar nesse trabalho algumas ideias sobre o lúdico, esse mundo maravilhoso que proporciona não só um meio real de aprendizagem como permite também que os adultos perceptivos e competentes aprendam sobre as crianças e suas necessidades. Traves de jogos e brincadeiras a criança desenvolve a capacidade de perceber suas atitudes de cooperação e adquire oportunidades de descobrir seus próprios recursos e testar suas próprias habilidades, além do que, também aprende a conviver com os colegas numa interação.

Esperamos que com essas informações nós educadores infantil tenhamos mais habilidade na organização e planejamento de nossas atividades, lembrando que existe várias formas de brincar, nem sempre é preciso de dinheiro para isso, só precisa de imaginação, ser criativo e o mais importante é ter amor no que faz e amar as crianças.

                                                                                               

REFERÊNCIAS

 

Diretrizes e Regulamento de Estagio e Trabalho de Graduação, Curso Pedagogia 2012/1. Centro Universidade Leonardo da Vinci-Indaial: Editor Grupo UNIASSELVI, 2012.

Do registro no cotidiano da educação infantil. Florianópolis, Cidade Futura, 214 p.

Experiências de estágio. Campinas, Papirus, 200 p.

 

OSTETTO, L. E. (Org.). 2002. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando

 

OSTETTO, L. E; OLIVEIRA E. Rua de. E MESSINA, V. da S. 2001. Deixando marcas: a prática

 

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: Uniasselvi, 2011.