PROJETO DE INTERVENÇÃO “LER PARA APRENDER”
Rosangela Jizuato de Paulo ¹
Sandra Cristina do Nascimento Souza²
Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros
Turmas/alunos envolvidos: 8º ano b/ 8 alunos
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa
RESUMO:
Este relatório contém uma descrição das atividades de Intervenção realizadas na Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros na turma do 8º ano b, com 20 alunos sendo que a intervenção aconteceu com 8 alunos com dificuldades em leitura e interpretação textual, propor e realizar diversas atividades que pudessem atrair a concentração dos estudantes, para que pudessem aprender e desenvolver de acordo com seu ritmo. Este projeto apresenta algumas das observações feitas no decorrer das aulas de intervenção as quais poderão contribuir com os docentes que se preocupam com as dificuldades de seus alunos e percebem a leitura não como uma simples decifração das letras, e sim como uma forma de oportunizar aos alunos o conhecimento, tornando-se cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social. O objetivo geral compreende analisar questões pertinentes ao ensino-aprendizagem de língua materna, propondo estratégias que visem sanar as dificuldades relacionadas à escrita. Através dessa ação buscou-se amenizar as dificuldades na aprendizagem e a metodologia apresentada foi na forma de Sequência Didática (SD) voltada ao exercício da leitura e da escrita, a partir de contos de diversos autores da Literatura Infantil, Charges, histórias em quadrinhos(HQ). Com o resultado do estudo, foi possível perceber que quando deficitária a aquisição de linguagem, o aluno apresenta dificuldades na escrita, na leitura e na capacidade de interpretar e produzir textos, e essa condição, embora se mostre comum, pode ser revertida a partir de um trabalho específico, visando ao desenvolvimento de competências nessa área.
Palavras-chave: Leitura. Interpretação. Dificuldade. Intervenção.
Introdução
O objetivo desse projeto é de recuperar alunos que apresentam defasagem na aprendizagem na leitura e interpretação textual buscando alternativas pedagógicas que se fundamentam em aprendizagens significativas, através do desenvolvimento de habilidades e competências. Contatou-se que através de um diagnostico, que na turma do 8º ano b da Escola Coronel Antônio Paes de Barros, que há um número significante de alunos com defasagem na aprendizagem em relação a série/ano.
Foi observado que esses alunos apresentavam dificuldades em aprender os conhecimentos elementares dos anos iniciais, como leitura, escrita, interpretação textual.
Dessa forma, demonstrando aproveitamento inexpressivo. Com essas observações o projeto de intervenção visou trabalhar com esses alunos ,através de uma sequência didática que pudesse envolver e aprimorar a leitura e a interpretação dos referidos alunos, tentando auxiliá-los a compreender, contextualizar e processar a informação lida de forma oral e escrita. Acreditamos que é possível promover na turma envolvida o avanço e recuperar a defasagem criando novas estratégias que possibilitem os alunos um aprendizado significativo visando melhores resultados e avanços. Certamente, a prática da leitura e da escrita se faz necessário no contexto escolar. É irrefutável, a responsabilidade do mediador em oferecer esse direito aos alunos.
É uma permuta constante: se queremos alunos leitores, produtores de textos de diferentes gêneros,capazes de pensar e refletir sobre aquilo que leem e escrevem,temos que, enquanto educadores,propiciar esse hábito nas salas de aula. pois alfabetizar letrando não parte de uma mágica, mas de um processo contínuo, assim como nos sugere Carvalho ao descrever as práticas oportunas de alfabetização e letramento:
Não se ensina a gostar de ler por decreto, ou por imposição, nem se forma letrados por meio de exercícios de leitura e gramática rigidamente controlados. Para formar indivíduos letrados, a escola tem que desenvolver um trabalho gradual e contínuo(CARVALHO, 2007,p.67).
Nessa perspectiva, acreditamos em um trabalho que contemple o uso social da leitura e principalmente da escrita, utilizando-se de modelos reais de textos que circulam na sociedade para inserirmos os alunos a essa prática e principalmente de estratégias significativas que contribuam para evolução da aprendizagem.
Nesta perspectiva, destacamos as sequências didáticas como uma estratégia que promova à aprendizagem aos indivíduos de forma mais significativa,que segundo Nery:
As sequências didáticas estão direcionadas para se ler com as crianças diferentes exemplares de um mesmo gênero ou subgênero, diferentes obras de um mesmo autor ou diferentes textos sobre um mesmo tema. (LERNER, 2002, p. 89).
Nesse sentido, o trabalho com sequência didática torna-se importante por proporcionar que os conhecimentos sejam construídos gradativamente, seguindo uma progressão das atividades propostas, em etapas encadeadas, contextualizadas e significativas, promovendo a consolidação dos conceitos e tornando-se mais eficiente o processo da aprendizagem.
Desenvolvimento do plano
Diagnóstico inicial,foi através das avaliações externas e internas, observações de atividades realizadas em sala de aula, exercícios de sondagem, situações-problema, trabalhos em grupo,em conjunto esses e outros instrumentos de avaliação ajudaram a enxergar os diferentes saberes de cada um. Tendo um diagnóstico bem feito, que aponte exatamente os problemas de cada um em relação aos conteúdos trabalhados em sala até o momento, é possível dividir a classe, um grupo será constituídos pelos que não apresentam problemas e precisam continuar avançando,os demais devem ser divididos em no máximo três agrupamentos com dificuldades comuns entre integrantes.
A proposta de trabalho com a intervenção era de 16h, sendo 4 h semanais no período de 04/11/2019 á 291/11/2019 utilizando a metodologia de uma sequência didática,com diversos desenvolvimentos de atividades com os gêneros literários histórias em quadrinhos, contos e charges.
De acordo com o cronograma aula de intervenção e metodologia sequencial inciou-se conceituando os temas trabalhados para que os alunos tivessem reconhecimento dos gêneros abordados através do conhecimento prévio dos alunos sobre os gêneros a ser estudado com uma produção de texto inicial para a descoberta de sua própria identidade.
Etapa 1º - Nesta etapa deve-se perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas;
Questionar sobre quais contos eles lembravam que já foi estudado em; Provocar indagações e ouvir os alunos para, em um segundo momento, explicar por meio de aulas expositivas sobre o conto, a estrutura e seus tipos.
No final de todas as atividades, questionar os alunos a respeito do que acharam da atividade ,dos problemas/dificuldades que surgiram e os pontos positivos no culminar de todo trabalho desenvolvido.
E dando sequência a aula de intervenção no dia 07/11/2019 ainda em contato com o gênero conto os alunos desenvolveram atividades relacionadas a leitura individual e a interpretação do conto “ O Caboclo , o padre e o estudante”.
Dividi a sala em quatro grupos. Entreguei uma copia do conto para cada grupo,para que em um primeiro momento fosse feita uma leitura prévia e uma releitura do conto e em seguida um reconto por dois integrantes do grupo para os demais colegas sobre a história/enredo e que os colegas pudessem encontrar o descritor a qual os alunos informados pela intervenção conseguissem identificar qual era a finalidade do texto , bem como as informações implícitas contidas no texto.
(Imagem 1)
Imagem 01- 1ª etapa relacionada ao conto.
Imagem 02- Produção textual de contos.