MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gracieli Cristina Betarelli
RESUMO
O presente trabalho buscou analisar a importância que as múltiplas linguagens têm na formação e no desenvolvimento da criança, considerando-a como um ser que pensa, sente e faz. Seja no aspecto pedagógico ou no aspecto artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia a criança no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. A escola é um espaço de conhecimento e aprendizagem, assim, as artes- música, literatura, pintura, escultura, teatro- passam a ser fundamentais para o desenvolvimento perceptivo da criança. Quando falamos em linguagem é comum nos remetermos à linguagem verbal e escrita que, sem dúvida, é fundamental para o desenvolvimento infantil, no entanto, algumas propostas pedagógicas acabam priorizando apenas essas duas formas de linguagem no trabalho com as crianças, em detrimento de outras possibilidades. Dessa forma acabam privando-as de novas vivências e novas experiências que favoreçam a ampliação dos conhecimentos delas. Aborda a importância e as possibilidades de trabalhar essas formas de comunicação e expressão como possíveis linguagens na educação das crianças pequenas.
Palavras – chave: Múltiplas linguagens. Educação Infantil. Professores.
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar com as múltiplas linguagens em Educação infantil significa ajudar as crianças a perceber suas qualidades e características nem sempre evidentes no dia a dia, buscando com que as crianças desenvolvam essas linguagens de modo mais profundo e significativo. Buscamos hoje uma visão de mundo em que prevaleça a crença na incompletude do saber, desafiando na busca pelo conhecimento. Sabe-se também que, é importante prestar atenção em cada gesto e atitude das crianças buscando enxergar novas atitudes de diferentes ângulos.
Hoje com as novas tecnologias a sociedade não mais nos permite leituras que objetivem em uma única interpretação, nem mesmo leitores apenas de livros, com as tecnologias temos livros digitais, revistas e jornais acessíveis com apenas um click. É cada vez mais necessário que os nossos alunos sejam capazes de compreender as múltiplas linguagens existentes, como por exemplo, as plásticas, gestuais, musicais, de imagem, do cinema, do teatro, histórias infantis, entre tantas outras.
Quando falamos de múltiplas linguagens, queremos ainda enfatizar, o teatro, as histórias infantis, pois são linguagens que servem de apoio ao processo ensino/aprendizagem. Cabe ao professor, preparar aulas que incluam esses recursos como auxiliares significativos ao seu oficio. A informática é outro recurso que pode ser explorado nas instituições de ensino com tudo que a criatividade conseguir desenvolver.
O objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto as múltiplas linguagens são importantes para a educação infantil, pois através das linguagens professores podem proporcionar aos seus alunos um aprendizado de forma lúdica e divertida, assim despertando o interesse dos mesmos para as atividades que lhe são propostas. Este trabalho também visa apresentar e promover a reflexão sobre algumas das múltiplas linguagens presentes na educação das crianças. Aborda a importância e as possibilidades de trabalhar essas formas de comunicações e expressões como linguagem na educação das crianças pequenas.
Por fim o trabalho irá falar um pouco do papel do professor neste processo de apresentar as múltiplas linguagens aos seus alunos e de algumas das linguagens utilizadas na educação infantil.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Desde o momento que as crianças nascem, elas são envolvidas em contextos sociais diversos onde lhe são apresentadas vários tipos de cheiros, sons, cores, formas, texturas, gestos, choros. Bem sabemos que é na infância que se faz a construção social e histórica da criança. Neste momento da vida, as crianças são consideradas sujeitos com direitos, de estar no mundo manifestando, experimentando a cada instante suas brincadeiras, invenções, fantasias e desejos sendo assim permitindo a elas a construção do mundo das quais fazem parte. É com as linguagens que as crianças aprendem a se relacionar umas com as outras, trata-se do jeito deles viverem a vida de forma intensa, podendo provar vários sentimentos como alegria, tristeza, amor, carinho e amizades. Podendo demonstrar amplo interesse por várias coisas, mas muitas vezes acabam sendo incompreendidas por nos adultos.
Gobbi (2010. p. 01) ressalta que é por meio das linguagens que as crianças se expressam e constroem a si mesmas e as culturas nas quais estão inseridas. Desse modo,
...levando-as ao encontro entre palavras, choros, sons, movimentos, traçados, pinturas, todos imbricados em ricas manifestações, mas que, por vezes, encontra-se enfraquecida no cotidiano infantil devido à ausência de propostas, que mesmo simples, procurem garantir processos de criação em que os questionamentos, a busca criativa por diferentes materiais, o respeito pelo trabalho individual e coletivo, estejam presentes.
Cabe aos professores juntamente com as crianças criar espaços criativos onde as mesmas possam expressar todas as suas criatividades, utilizando outros tipos de linguagem e não somente a escrita e a verbal.
Ainda conforme o autor, quando pensamos em linguagem sempre relacionada à fala, “deixa-se de pensar nelas associadas ao movimento, ao desenho, a dramatização, a brincadeira, a fotografia, a música, a dança, ao gesto, ao choro”.
Descobrir e conhecer linguagens utilizadas por crianças para se expressar, assim como os adultos fazem, é estar em interação com elas e assim perceber suas características e passar a ver a criança de outra maneira.
2.1 O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças estão entrando cada vez mais cedo na escola, com isso a Educação Infantil é uma fase importante na vida das crianças, pois é nesta fase que as mesmas podem se tornar um ser autônomo, independente. Essas características demostram que saber se comunicar entre si e com os adultos será de suma importância para a sua construção, por isso a escola deverá trabalhar com o desenvolvimento das linguagens.
É importante ressaltar que o professor será o mediador da criança dentro do âmbito escolar, pois o educador terá que fazer à interação entre ele e o aluno e entre este com os demais colegas de sala. Para que isso aconteça o educador terá que utilizar diversos métodos como a músicas, histórias, conversas utilizando variação de vocabulário, pois todas as crianças tem um contexto social diferente uma da outra e dependendo de sua idade, utilizar suas linguagens, tudo isso para que ela possa entender o que está sendo transmitido. Para Souza (2013, P 29) “Quando a professora tiver dificuldade de entender a fala da criança, deve estimulá-la e procurar meios de compreendê-la sem intimidá-la, pois pode gerar um desconforto, ficando a criança com dificuldade de expor suas ideias no futuro, ou seja, numa próxima conversa”.
Ao mesmo tempo em que a linguagem permite a comunicação e a interação, ela pode inibir a criança, por isso o professor e demais adultos tem que saber falar e interagir com a mesma para que não sofra frustrações e acabe uma criança que tenha vergonha ou tenha dificuldades em se comunicar.
A criança deve ser motivada a expor suas vontades e necessidades tudo isso com autonomia. A melhor maneira de se fazer é o professor orientar criança a expressar o que quer (comer, se está sentindo dor, ir ao banheiro, beber água, etc.) tudo isso usando a comunicação. Segundo Souza (2013, p. 31),
Da forma que está descrito, as atividades de roda de conversa dirigidas pelo professor não oferece possibilidades de a criança avançar na linguagem oral, deve-se ter conversas onde cada criança tenha a chance de expressar suas ideias e vivências, para o professor perceber o nível de oralidade da criança e poder ajudá-la na aquisição ou no desenvolvimento da mesma.
O professor tem que ter uma interação com seus alunos, podendo ser por meio de conversas não somente sobre conteúdos, pode ser sobre o cotidiano das crianças com isso o professor passa a ter um maior conhecimento sobre o seus alunos.
2.2 ALGUMAS DAS LINGUAGENS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sabemos que o aprendizado infantil se dá, a partir das experiências que as crianças tiverem no seu dia a dia, e por meio disso o professor consegue abordar vários tipos de linguagens, como: desenho, pintura, jogo, brinquedo, corporal, dança, teatro, música, mídia, e, também, oralidade e escrita. Com tudo isso a seu favor o professor consegue fazer com que a criança possa se desenvolver a cada descoberta através das linguagens trabalhadas em sala.
As crianças quando entram na idade de três a quatro anos, gostam muito de brincar de faz-de-conta, ou seja, começam a inventar e a contar historias. É a linguagem do jogo simbólico que desenvolve sua imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo. Segundo Santos (1999, p 81-82.):
Na brincadeira do faz-de-conta é onde a criança pode aprender muita coisa sobre o comportamento social. É representado o papel de mãe, pai, médico [...] que ela pode se colocar no lugar de outro, percebendo melhor cada papel que estes representam na sociedade e, assim, compreender seu próprio comportamento.
Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis. De acordo com Santos apud Lawall e Andrade (1999, p. 91.): “A brincadeira simbólica possibilita à criança ir até a fantasia, viver fantasticamente e voltar à realidade; ir até uma situação vivida pelo outro e voltar a si mesma”.
Com o faz de conta às crianças podem até resolver situações que no real ela não é capaz, que desse modo, seus medos e inseguranças são recriados ao seu modo.
Temos também o teatro que auxilia na imaginação, criatividade, socialização, e permite que os alunos viagem por meio de suas histórias. Segundo Reverbel (1997, p.602) “destaca que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história”.
Sendo assim, o trabalho com teatro na educação infantil, faz com que: o aluno aprenda a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário, habilidades para as artes, trabalha o emocional, cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, fábulas, reportagens. Os alunos não conseguiria ter toda essa compreensão de imediato devido a sua idade, mas vão adquirindo toda essa concepção com o decorrer dos anos.
Conforme Lima apud Reverbel (1997, p.602) “o objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana”.
Dessa forma o teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo de seus alunos, bem como seu desenvolvimento, trabalhando um melhor direcionamento pedagógico. A contribuição do teatro na educação infantil é grandiosa, pois possibilita ao aluno conhecer suas próprias potencialidades de expressão e comunicação, bem como proporciona o conhecimento da poesia e favorece o processo de produção coletiva do saber cultural tanto no valor estético como educativo.
A dança também é um tipo de linguagem que se for trabalhada de forma pedagógica pelo professor, este conseguirá atingir bons resultados com seus alunos. Não se pretende formar bailarinos, a dança consiste em oferecer ao aluno uma relação mais eficaz com a possibilidade de aprender a expressar-se criativamente por meio do movimento. Verderi (2009, p.22) declara que “a dança na escola deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, o professor contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas”.
A dança é de suma importância para se alcançar os objetivos da educação infantil, um deles sendo o desenvolvimento do aspecto afetivo e social. Deste modo, esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar. Segundo Laban, (1990, p.5) “Quando criamos e nos expressamos por meio da dança, interpretamos seus ritmos e formas, aprendemos a relacionar o mundo interior com exterior”.
Nessa perspectiva, compreendemos que a dança permite ao indivíduo não só uma busca de sua personalidade, mas ensina-o a viver em sociedade, a se relacionar com o seu eu e com o próximo, de forma prazerosa e não como uma obrigação.
Nesta perspectiva temos a pintura e o desenho que também são considerados como linguagem de expressão. Toda criança gosta de desenhar e pintar, seja com lápis de cor, tinta guache, giz de cera, canetinha, este pequenos pintam em papel, na areia e até mesmo na parede de suas casas, e, depois, mostram o resultado, orgulhosos, mesmo que sejam apenas alguns rabiscos.
Desenhar é uma característica importante do ser humano. Tudo começou na época em que o homem vivia nas cavernas e passou a desenhar nas paredes, os animais e as atividades que faziam parte de sua vida. Segundo Derdyk (2004, p.56.)
A criança rabisca pelo prazer de rabiscar, de gesticular, de se aprimorar. O grafismo que daí surge é essencialmente motor, orgânico, biológico, rítmico. Quando o lápis escorrega pelo papel, as linhas surgem. Quando a mão para, as linhas não acontecem. Aparecem, desaparecem. A permanência da linha no papel se investe de magia e esta estimula sensorialmente a vontade de prolongar este prazer.
A pintura e o desenho no processo da educação infantil são importantes para o desenvolvimento das crianças. Ela trás benefícios na coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar permitindo uma melhora na autoestima.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As múltiplas linguagens proporcionam muitas ferramentas para o desenvolvimento do processo de aprendizagem das crianças, no entanto o educador tem um papel fundamental no processo destas atividades, para que sejam aplicadas de maneira tranquila fazendo desse processo algo mais divertido e natural.
A participação da família e da comunidade também é importante, pois completa o contexto de aprendizagem da criança. Dessa forma, as múltiplas linguagens contribuem no desenvolvimento integral da criança, permitindo que a mesma expresse de forma espontânea e explore o ambiente onde está inserida.
REFERÊNCIAS
DERDYK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil . São Paulo : Scipione,1989.
Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?> Acesso em: 13 de maio de 2016.
Disponível em: < http://www.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca>.Acesso em: 13 de maio de 2016.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
REVERBEL, O. G. Um Caminho do Teatro na Escola 1997.
SANTOS, M. P. dos. Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores em creche. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
VERDERI, E. .Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.