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A NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

 

Francisco Ribeiro dos Santos

Edilson dos Santos

 

RESUMO: Tradicionalmente a família tem sido assinalada como parte fundamental do sucesso ou fracasso escolar do aluno. A busca de uma afinidade entre essas duas realidades família e escola deve fazer parte integrante de uma ação educativa que tem como foco a formação de um indivíduo autônomo. Essa harmonia entre escola família baseia-se na divisão de trabalho de educação de criança, jovens e adultos, envolvendo anseios e desejos recíprocas. A neurociência vem se constituindo num campo de conhecimento multidisciplinar de estudo do cérebro. Uma limitação observada durante este estudo é de que os conhecimentos não são partilhados universalmente pelas diversas áreas de interesse, não se configurando uma desejável multidisciplinaridade. Para a realização dessa pesquisa, foi utilizado o método bibliográfico, aonde buscamos por opiniões diferentes de diversos autores, sobre o mesmo tema.

Palavras – Chave: Escolar. Autônomo. Multidisciplinaridade.

 

ABSTRACT: Traditionally the family has been marked as a fundamental part of the student's success or failure. The search for an affinity between these two realities family and school must be an integral part of an educational action that focuses on the formation of an autonomous individual. This harmony between family school is based on the division of labor of child, youth and adult education, involving reciprocal yearnings and desires. Neuroscience has become a multidisciplinary field of brain study. A limitation observed during this study is that knowledge is not universally shared by the various areas of interest, not being a desirable multidisciplinarity. For this research, we used the bibliographic method, where we searched for different opinions of different authors on the same theme.

Keywords: School. Freelance. Multidisciplinarity.

 

Introdução

 

Levando em consideração que o indivíduo aprende o tempo todo, nos mais diversos interesses que a vida lhe apresenta, o papel da família é essencial, que determina, desde cedo o que seus filhos precisam aprender, quais são as instituições que deve frequentar o que é necessário saberem para tomarem as decisões que o beneficiem no futuro.

No mundo atual civilizado é difícil conceber um modelo de sociedade que não tenha na sua base dois pilares fundamentais, a família e a escola, que são “duas instituições condenadas a cooperar numa sociedade escolarizada” (PERRENOUD, 1995, p.90). Estas células de extrema importância para a formação dos cidadãos do futuro têm ao longo da sua história, sobretudo no nosso país, vividas um pouco de costas voltadas, realidade essa que só há pouco tempo começou a dar sinais de mudança, é que,

 

[...] “por tradição os pais habituaram-se a entregar os filhos às escolas professores habituaram-se a (MARQUES, 1993, p.27)

 

Só recentemente começou-se a prestar mais atenção ao estabelecimento de relações entre a família e a escola, pois verificou-se que “Os efeitos positivos do envolvimento dos pais no aproveitamento escolar fazem-se sentir em todos os graus de ensino e grupos sociais” (o.c, p.25).

O neurônio foi conhecido como a unidade básica do sistema nervoso, funcionando com o suporte das células da glia, por mais de cem anos. A aprendizagem se dá, com particularidades, ao longo da vida do indivíduo.

 

2. A FAMÍLIA X EDUCAÇÃO

 

A família não é o único grupo social que contribui com seu desenvolvimento, mas é o primeiro que participa da inserção do indivíduo na sociedade. Segundo o Artigo 227 da Constituição Federal e o Artigo 19 do Estatuto das Crianças e do Adolescente: “A família é responsável por criar, cuidar, educar, proteger e garantir o desenvolvimento de suas crianças. Para isso, deve ter o apoio da comunidade e do governo”.

Este conceito de família sofreu inúmeras variações, ao longo da história, passando por diversas mudanças, acompanhado de muitas transformações sociais, em razão da perda de várias características, como a matrimonialização, o cunho, essencialmente, patrimonial, patriarcal e de unidade de produção.

Assim, pode ser definida como a instituição que tem a preocupação de preparar os filhos para o desenvolvimento da personalidade e o exercício da cidadania. É nela, também, que o indivíduo cria vínculos afetivos e efetivos. É responsabilidade de o Estado contribuir nesta formação cidadã.

Com a promulgação da Lei nº 11.340, de 2006, tem-se uma nova regulamentação da legislação da família, juridicamente compreendida como a “comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidades ou por vontade expressa, independentemente de orientação sexual”.

 

A definição da família de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por sua vez, não se restringe ao grupo domiciliar. Família - conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, residente na mesma unidade domiciliar, ou pessoa que mora só em uma unidade domiciliar. Entende-se por dependência doméstica a relação estabelecida entre a pessoa de referência e os empregados domésticos e agregados da família, e por normas de convivência as regras estabelecidas para o convívio de pessoas que moram juntas, sem estarem ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica. Consideram-se como famílias conviventes as constituídas de, no mínimo, duas pessoas cada uma, que residam na mesma unidade domiciliar (domicílio particular ou unidade de habitação em domicílio coletivo) (PNAD 1992, 1993, 1995, 1996).

  

Portanto, para operacionalizar o conceito da família e facilitar os estudos, vai-se restringir família ao mesmo grupo domiciliar, ligadas por descendência a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Assim, dentro de uma família, nos padrões do conceito adotado pela sociedade, sempre existe um grau de parentesco, no qual há o compartilhamento do mesmo sobrenome e as pessoas se veem unidas pelo desejo de estarem juntas para se complementarem e construírem algo em comum.

A escola é uma instituição importante na construção dos valores familiares e no desenvolvimento da pessoa. Portanto, ela é a principal responsável por agregar valores e incorporar transformações em todas as esferas sociais e por contribuir com a família na construção do caráter e personalidade de cada pessoa e por inseri-la no mundo social e do trabalho.

O ambiente familiar é o lugar das aprendizagens, onde a criança aprende a lidar com situações harmoniosas e aprende, também, a administrar e resolver conflitos, a controlar emoções, a expressar sentimentos que fazem parte das relações interpessoais e a lidar com as diferentes situações da vida. Segundo Szymanski,

 

[...] “ao se pensar na família, hoje, deve-se considerar as mudanças que ocorrem em nossa sociedade, como estão se construindo as novas relações humanas e de que forma as pessoas estão cuidando de suas vidas familiares” (SZYMANSKI, 2002, p.17).

 

Atualmente, a família contemporânea tem se deparado com muitas contradições na sociedade e, ao mesmo tempo, adaptadas às novas formas de contemporaneidade oriundas das mudanças ocorridas nessa. Valores antigos não têm influenciado e interferido nos hodiernos conceitos das novas gerações.

Hoje, os membros da família têm exercido papéis mais globalizantes, visto que os filhos estão crescendo em família com núcleos de diferentes modelos. Alguns são de um grupo familiar tradicional, com irmãos biológicos e outros com padrasto/madrasta, ou até união entre homossexuais que já fazem parte da modernidade, e isso torna-se muito conflituoso para as crianças.

A concepção de família está sofrendo um entrelaçamento de variáveis biológicas, sociais, culturais e históricas que exercem grandes influências nas relações familiares, constituindo base para as formas contemporâneas de entendê-la e, ao mesmo tempo, conviverem com elas. Os laços sanguíneos, as novas formas de união, o grau de intimidade das relações que se concretizam, as formas de moradias, a relações entre os companheiros, o compartilhar de renda são alguns dos fatores que permitem a identificação de inúmeros tipos de famílias, que são produtos de subsistemas resultantes da nova concepção de relações ético familiar.

De acordo com a concepção proposta por Zagury, “[...] o relacionamento entre pais e filhos ganhou mais autenticidade, menos autoritarismo. O poder absoluto dos pais sobre os filhos foi substituído por uma relação mais democrática. E o entendimento cresceu.” (ZAGURY, 2002, p.14).

Pode-se perceber que as famílias tentam passar princípios inerentes à boa formação para os filhos, e estes, visto que, estão convivendo com situações familiares, sociais, religiosas, culturais e outras, que, em muitos casos, os pais não aceitam essa realidade das mudanças de paradigmas sofridas na sociedade e não se preocupam em orientar os filhos sobre esta realidade. Os filhos, por sua vez, acabam aprendendo de forma imprecisa, influenciando todo um grupo de colegas da mesma faixa etária.

Esses problemas e desafios enfrentados pela família podem desenvolver padrões de relacionamento a algo que não está funcionando bem, tais como: maus tratos aos filhos, violência intrafamiliar, uso e abuso de substâncias proibidas, situações conflituosas. Nesses casos, as instituições como a escola, têm um papel importante, oferecendo apoio, de maneira direta ou indireta, por meio de programas educacionais que ajudem a família. E, para que a vida de uma criança fosse preservada no decorrer do movimento histórico da sociedade brasileira, foram criados mecanismos que viessem a garantir que esses direitos fossem respeitados.

Como no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Capítulo III, Seção I, no seu Artigo 19, quando afirma que: “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes” (BRASIL, 1990, p.26).

Segundo Knobel, [...] “a família é um dos grupos primários e naturais de nossa sociedade, nos quais o ser humano vive e consegue se desenvolver” (KNOBEL, 1996, p. 19).

Essas medidas criam laços afetivos entre pais e filhos e podem desencadear um processo de desenvolvimento saudável e de padrões positivos que possibilitam o ajustamento do indivíduo aos mais variados ambientes dos quais participam. O desenvolvimento de estratégias de enfrentamento das dificuldades encontradas pelos pais é influenciado pela qualidade das relações afetivas, coesão, insegurança, ausência de discórdia e organização, quer na família ou na instituição.

 

2.1. A NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

 

Reunir cientistas com educadores, integrar investigação e prática, com uma infraestrutura necessária para se produzir um estudo consistente de ensino e aprendizagem em ambientes educacionais, é a proposta de Fischer (2009).

Elaborar ações educativas com base no conhecimento da neurociência é dispor de ferramentas capazes de analisar o percurso da aprendizagem para que se alcance o potencial individual de desenvolvimento e aprendizagem. Goswami (2006, p. 6).

No século XVIII, antes do advento do microscópio composto, acreditava-se que o sistema nervoso funcionasse como uma glândula que secretava seus fluidos que seriam conduzidos pelos nervos para a periferia do corpo (Tabacow, 2006).

Fernández (2002) afirma que o que se pode concluir destes estudos é que a idade não é por si só um impedimento para a aprendizagem.

Conforme Cosenza (2011), o sistema nervoso é o primeiro sistema a surgir entre a terceira e quarta semana após a fecundação. O amadurecimento do neurônio promove a formação de sinapses. O cérebro do recém-nascido é pobre em sinapses, mas o cérebro infantil possui uma quantidade exagerada de sinapses que continua aumentando até o início da adolescência.

Alvarez e Lemos (2006, p. 182) comentam que, além destes dois aspectos, a aprendizagem solicita a contribuição do meio ambiente.

Segundo Eslinger (2000, p. 1), um conceito neuropsicológico de formulação recente. Relaciona-se com a organização, pelo executor, da informação formulando planos, definindo objetivos, controlando as variantes. “Em estudos neuropsicológicos, as funções executivas têm sido demonstradas como sendo muito diferentes da inteligência geral e memória”.

Hardiman e Denckla (2009, p. 1) discutem a educação com bases científicas e, neste contexto, ressaltam a importância da neurociência dizendo que “[...] a próxima geração de educadores deverá alargar a sua abordagem centrada não apenas no ensino da matemática, por exemplo, mas também na forma como o raciocínio matemático se desenvolve no cérebro”.

Fischer (2009) comenta a emergência de um campo de pesquisa em educação envolvendo a neurociência como base. São profissionais e pesquisadores que procuram trabalhar em conjunto em torno de questões e pesquisas para construir o conhecimento útil para a educação.

Fischer (2009) aponta a deficiência na educação deste tipo de infraestrutura que crie um terreno científico para que o processo ensino/aprendizagem seja submetido à pesquisa experimental em que a intervenção pedagógica é seguida de avaliação.

O sucesso da aprendizagem está, também, na dependência do currículo, do professor, do contexto da sala de aula e da comunidade como um todo. Serão estes fatores que farão a interação com as características de cada cérebro em particular (Goswami, 2006).

Neves & Almeida, (1996) destacam que o conceito de dificuldade de aprendizagem está intimamente relacionado com a capacidade avaliativa e expectativas de sucesso atribuídas às crianças pelos seus pais e professores. Contudo, Alencar (1995) considera que não há uma definição adequada e exata para a expressão.

Segundo Fonseca (1995), como se trata de uma temática complexa, controvertida e de abordagem transdisciplinar na maioria das vezes os profissionais não concordam em relação às suas definições. Empregando, vocábulos diferentes como seus sinônimos; é o caso de déficit, deficiência, fracasso, problema, transtorno e, comumente, distúrbio.

Distúrbio de aprendizagem é um termo que deve ser utilizado com cautela, pois cabe destacar, que dificuldade é um termo mais geral e mais abrangente com causas associados não somente à quem aprende, mas também aos conteúdos que são aplicados, ao professor educador, aos métodos de ensino e aprendizagem e ao meio ambiente físico e social.

Os distúrbios como termo e condição, se referem a um grupo de dificuldades, mais difíceis de serem simplesmente identificadas, mais próprias e pontuais, determinadas pela presença de transtorno neurológico, que é responsável pelo fracasso na escrita, na leitura ou no cálculo (Guerra, 2002; Rocha, 2004).

Smith e Strick (2001) afirmam que a determinação principal de uma dificuldade de aprendizado é o baixo rendimento, ou desempenho, em atividades como leitura, escrita ou cálculo matemático apresentado por crianças em idade escolar, em relação ao que se poderia esperar de acordo com sua inteligência e propriedades ocasionais.

Embora o baixo desempenho, desenvolvimento ou atuação escolar não seja definitivo para definir as dificuldades de aprendizagem, é necessário que os pais e professores estejam precavidos a ele porque representa um ponto de partida para a detecção de problemas relacionados à leitura, à escrita e ao cálculo matemático.

Assim, para não ficar restrita ao aspecto psicológico a dificuldade de aprendizado será caracterizada, para este estudo, como um distúrbio sistêmico relacionado à criança, seu meio social e ambiental e biológico o qual ela não atende padrões pré-estabelecidos de rendimento.

As dificuldades de aprendizagem em escrita podem se manifestar por confusão, inversão, transposição e substituição de letras, erros na conversão símbolo som, ordem de sílabas alteradas, lentidão na percepção visual, entre outros. Essas dificuldades podem se manifestar em áreas distintas como ao soletrar ou escrever uma palavra ditada.

Para ler e escrever é necessário que o sujeito possua a capacidade de realizar correspondências entre fonemas e grafia e significado

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A educação formal reveste-se de uma grande importância sociocultural no mundo contemporâneo e o desempenho escolar é indicativo de posterior sucesso social.

Há um grande vazio de aprendizagem nas primeiras séries do ensino fundamental em decorrência de um grande número de alunos com dificuldade em aprendizagem o que interfere diretamente no seu futuro desenvolvimento cognitivo e social.

As dificuldades de leitura implicam, normalmente, na falha do reconhecimento, ou a compreensão do material escrito, sua vocalização e conexão com a identidade de significado da palavra.

A linguagem escrita tem características próprias e com isso sua metamorfose é associada diretamente ao meio onde ela está inserida, assumindo diversos papeis sociais e econômicos. Sendo um processo mais complexo, pois envolve diferentes habilidades e implica em uma estruturação daquilo que se considera representar.

Entretanto a escrita passou a ser uma preocupação social recentemente, pois é vinculada à sociedade de forma intrínseca e por vezes utilizada como forma de subjugar e controlar através de ideologias.

Os conhecimentos em neurociência são produzidos numa velocidade vertiginosa, e a possibilidade de comprovação científica conta com exames de neuro imagem de alta tecnologia.

 

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