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A NATUREZA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

 

 

Marcia Mendes dos Santos

Prof. Orientador: Paulo Sérgio Leite
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia- (Ped. 1299) Seminário V
21/06/2017

 

 

RESUMO

 

Na educação infantil e no inicio do ensino fundamental é muito importante conscientizar a sensibilização, interação, cuidado e respeito das crianças com a natureza. É importante para que quando eles chegarem aos anos finais de ensino eles convém a desenvolver um raciocínio crítico, e que eles saibam o dever da cidadania com o meio ambiente para melhor qualidade de vida. Mas especialmente para a busca da justiça socioambiental frente as desigualdades sociais que expõem grupos sócias economicamente vulneráveis em condições de risco ambiental. A educação ambiental ajuda a construir uma sociedade mais integra em relação com a sociedade e o meio ambiente e para garantir qualidade de vida nas futuras gerações precisamos mudar valores e atitudes individuais e coletivas, que o professor e a comunidade são peças fundamentais na efetivação de metodologias para a educação ambiental, é uma forma de motivar a sociedade e o trabalho do professor. Começando a pensar no bem do planeta acreditamos que um pensamento crítico mais responsável e solidário, menos individualista pode nos levar aos jovens estudantes a uma postura que permitira um presente e um futuro sustentável, por tanto cabe ao professor fazer uma aula diferenciada desenvolvendo projetos, oficinas e assim dará maior dinamismo as aulas e aproximando conteúdos com as vivências no dia a dia dos alunos, apresentar a natureza com suas belezas e fragilidades mostrar o lado negativo e positivo da ação do homem, e valorizar a preservação do meio ambiente para que seja agradável limpo para um bom convívio.

 

Palavras-chave: Educação. Natureza. Ambiente

 

1 INTRODUÇÃO

Na era da tecnologia temos que nutrir uma infância conectada a natureza, investir em uma criação mais sensível as questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância de preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde, com aulas diversificadas num ambiente que a criança possa sentir livre para se interagir.

Atentas com a importância do contato com a natureza as escolas apostam na sustentabilidade, para trabalhar um ensino orientado por vivências mais sistêmicas e menos fragmentado.

O deficit de natureza na vida das crianças é muito grande, mas quando a criança esta em um espaço prazeroso onde há um contato direto com a natureza, todo seu potencial se abre para a construção do conhecimento, é o que facilita o aprendizado dos alunos. A valorização do meio ambiente e da natureza acontece também por meio da rotina das crianças na escola com atividades ao ar livre e brincadeiras fora da sala de aula.

Onde eles podem participar de projetos na escola como, horta e pomar na escola, farmácia viva, reflorestamento, jardim na escola, entre outros, as crianças tem um contato direto com a natureza um espaço onde vão aprender a cuidar das plantas e sobre o seu ciclo de vida como das raízes e princípios ativos de ervas medicinais. A criança desenvolve cuidado com a natureza quando se relaciona a ela, esse gosto e esse cuidado vêm muito da infância.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ambiente escolar é um dos principais passos para a conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente, ele deve ser introduzido em todos os conteúdos interdisciplinar em contato com as pessoas com a natureza, conscientizando que a preservação ao meio ambiente é preparar um mundo melhor para a humanidade do futuro e protegê-la.

A criança que tem contato com a natureza esse relacionamento com o meio ambiente desde cedo aprende a ter um cuidado, um conhecimento maior que o solo é um corpo vivo e que é composto por quatro partes: ar, água, matéria orgânica (restos de animais e plantas) e é nela que se decompõem os restos dos animais, alimentos e as folhas que caem das arvores.

E que é nesse importante processo que acontece a transformação no solo e é por isso que devemos cuidar do meio ambiente não jogando lixo, mas sim fazendo a reciclagem e o reaproveitamento, não fazendo desmatamento e queimadas que ameaça a biodiversidade do cerrado a degradação da vegetação e prejudicando o meio ambiente.

Devemos conscientizar que a natureza nos ensina que tudo que necessitamos esta disponível, restando a nós a sabedoria de encontrar formas equilibradas para suprir as nossas necessidades sem provocar o esgotamento da fonte.

FIGURA 1- REAPROVEITAR, REUTILIZAR, RESPEITANDO A VIDA E A ECOLOGIA

 

FONTE Disponível em:<//Projeto meio ambiente para educação.html/>Acesso em 19. JUN. 2017

As crianças aprendem com a natureza com a interação ao meio ambiente garante a ela um desenvolvimento importante no seu emocional, social, intelectual, espiritual e físico. São mais capazes de conviver com os outros, são mais saudáveis e mais felizes escolas que usam a natureza como sala de aula há melhor desenvolvimento dos alunos em algumas áreas como, estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática.

Brincadeiras ao ar livre estimula a criatividade da criança os brinquedos são criados e reinventados o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho, além de proporcionar a experiência do belo, o acesso a natureza aumenta a paz o autocontrole e a autodisciplina, são mais ativas conscientes sobre sua alimentação. O contato com a natureza pode reduzir significativamente os sintomas de transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade do estresse e até a ocorrência de doenças como miopia e obesidade na infância.

Crianças que plantam seus próprios alimentos são mais propensas a comer frutas e vegetais, tem um conhecimento maior sobre nutrição, e tem mais chances de manter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida, além do contato com a terra os estudantes aprendem lições de sustentabilidade e sobre os nutrientes encontrados nas sementes das plantas.

 

2.1 ATIVIDADES PARA EXPLORAR A NATUREZA

Na escola podemos explorar muito da natureza para uma boa aula com as crianças que vai além da imaginação e a criatividade delas como a chegada da primavera onde elas usam juntamente com os professores cartazes de flores e borboletas, painéis temáticos, ou aquele passeio ciclístico, com as bicicletas todas enfeitadas de flores, são varias as habilidades desenvolvidas pelas crianças, onde desde o novo vocabulário, relaciona com a natureza passando pela coordenação motora ao pintar, recortar e colar o contato com a arte.

Flores coloridas: É importante que as crianças conheçam o funcionamento das plantas, aprender a identificar cada uma delas reconhecer diferentes flores e arvores descobrir de que elas precisam para viver, quais os benefícios para a nossa saúde e o meio ambiente. Estimulando a sustentabilidade e consciência ambienta.

FIGURA II- ESTUDO SOBRE AS FLORES

FONTE Disponível em:<//www.colegioraizes.com.br./raizesdaserra/flores/>Acesso em 19. JUN.2017

Descubra a direção do vento: Essa atividade pode ser estimulada em um projeto para as crianças, sobre os estados físicos da matéria (solido, liquido, e gasoso) os elementos da natureza (terra, água, vento) assim as crianças usam a imaginação pegando galhos de plantas fitas coloridas objetos leves que possam se mover com o vento, assim vão observando os que voam mais outros menos por causa do peso qual o lado que o vento está mais forte.

O ar além de apresentar as crianças esse sistema que não tem cor, nem cheiro e forma ele permite a elas ir em busca do conhecimento pela investigação do novo e a posterior descoberta.

FIGURA III- CRIANÇAS ESTUDANDO A DIREÇÃO DO VENTO