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A NATUREZA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

 

 

Marcia Mendes dos Santos

Prof. Orientador: Paulo Sérgio Leite
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia- (Ped. 1299) Seminário V
21/06/2017

 

 

RESUMO

 

Na educação infantil e no inicio do ensino fundamental é muito importante conscientizar a sensibilização, interação, cuidado e respeito das crianças com a natureza. É importante para que quando eles chegarem aos anos finais de ensino eles convém a desenvolver um raciocínio crítico, e que eles saibam o dever da cidadania com o meio ambiente para melhor qualidade de vida. Mas especialmente para a busca da justiça socioambiental frente as desigualdades sociais que expõem grupos sócias economicamente vulneráveis em condições de risco ambiental. A educação ambiental ajuda a construir uma sociedade mais integra em relação com a sociedade e o meio ambiente e para garantir qualidade de vida nas futuras gerações precisamos mudar valores e atitudes individuais e coletivas, que o professor e a comunidade são peças fundamentais na efetivação de metodologias para a educação ambiental, é uma forma de motivar a sociedade e o trabalho do professor. Começando a pensar no bem do planeta acreditamos que um pensamento crítico mais responsável e solidário, menos individualista pode nos levar aos jovens estudantes a uma postura que permitira um presente e um futuro sustentável, por tanto cabe ao professor fazer uma aula diferenciada desenvolvendo projetos, oficinas e assim dará maior dinamismo as aulas e aproximando conteúdos com as vivências no dia a dia dos alunos, apresentar a natureza com suas belezas e fragilidades mostrar o lado negativo e positivo da ação do homem, e valorizar a preservação do meio ambiente para que seja agradável limpo para um bom convívio.

 

Palavras-chave: Educação. Natureza. Ambiente

 

1 INTRODUÇÃO

Na era da tecnologia temos que nutrir uma infância conectada a natureza, investir em uma criação mais sensível as questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância de preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde, com aulas diversificadas num ambiente que a criança possa sentir livre para se interagir.

Atentas com a importância do contato com a natureza as escolas apostam na sustentabilidade, para trabalhar um ensino orientado por vivências mais sistêmicas e menos fragmentado.

O deficit de natureza na vida das crianças é muito grande, mas quando a criança esta em um espaço prazeroso onde há um contato direto com a natureza, todo seu potencial se abre para a construção do conhecimento, é o que facilita o aprendizado dos alunos. A valorização do meio ambiente e da natureza acontece também por meio da rotina das crianças na escola com atividades ao ar livre e brincadeiras fora da sala de aula.

Onde eles podem participar de projetos na escola como, horta e pomar na escola, farmácia viva, reflorestamento, jardim na escola, entre outros, as crianças tem um contato direto com a natureza um espaço onde vão aprender a cuidar das plantas e sobre o seu ciclo de vida como das raízes e princípios ativos de ervas medicinais. A criança desenvolve cuidado com a natureza quando se relaciona a ela, esse gosto e esse cuidado vêm muito da infância.

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ambiente escolar é um dos principais passos para a conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente, ele deve ser introduzido em todos os conteúdos interdisciplinar em contato com as pessoas com a natureza, conscientizando que a preservação ao meio ambiente é preparar um mundo melhor para a humanidade do futuro e protegê-la.

A criança que tem contato com a natureza esse relacionamento com o meio ambiente desde cedo aprende a ter um cuidado, um conhecimento maior que o solo é um corpo vivo e que é composto por quatro partes: ar, água, matéria orgânica (restos de animais e plantas) e é nela que se decompõem os restos dos animais, alimentos e as folhas que caem das arvores.

E que é nesse importante processo que acontece a transformação no solo e é por isso que devemos cuidar do meio ambiente não jogando lixo, mas sim fazendo a reciclagem e o reaproveitamento, não fazendo desmatamento e queimadas que ameaça a biodiversidade do cerrado a degradação da vegetação e prejudicando o meio ambiente.

Devemos conscientizar que a natureza nos ensina que tudo que necessitamos esta disponível, restando a nós a sabedoria de encontrar formas equilibradas para suprir as nossas necessidades sem provocar o esgotamento da fonte.

FIGURA 1- REAPROVEITAR, REUTILIZAR, RESPEITANDO A VIDA E A ECOLOGIA

 

FONTE Disponível em:<//Projeto meio ambiente para educação.html/>Acesso em 19. JUN. 2017

As crianças aprendem com a natureza com a interação ao meio ambiente garante a ela um desenvolvimento importante no seu emocional, social, intelectual, espiritual e físico. São mais capazes de conviver com os outros, são mais saudáveis e mais felizes escolas que usam a natureza como sala de aula há melhor desenvolvimento dos alunos em algumas áreas como, estudos sociais, ciências, artes da linguagem e matemática.

Brincadeiras ao ar livre estimula a criatividade da criança os brinquedos são criados e reinventados o galho que vira espada, a folha que vira um barquinho, além de proporcionar a experiência do belo, o acesso a natureza aumenta a paz o autocontrole e a autodisciplina, são mais ativas conscientes sobre sua alimentação. O contato com a natureza pode reduzir significativamente os sintomas de transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade do estresse e até a ocorrência de doenças como miopia e obesidade na infância.

Crianças que plantam seus próprios alimentos são mais propensas a comer frutas e vegetais, tem um conhecimento maior sobre nutrição, e tem mais chances de manter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida, além do contato com a terra os estudantes aprendem lições de sustentabilidade e sobre os nutrientes encontrados nas sementes das plantas.

 

2.1 ATIVIDADES PARA EXPLORAR A NATUREZA

Na escola podemos explorar muito da natureza para uma boa aula com as crianças que vai além da imaginação e a criatividade delas como a chegada da primavera onde elas usam juntamente com os professores cartazes de flores e borboletas, painéis temáticos, ou aquele passeio ciclístico, com as bicicletas todas enfeitadas de flores, são varias as habilidades desenvolvidas pelas crianças, onde desde o novo vocabulário, relaciona com a natureza passando pela coordenação motora ao pintar, recortar e colar o contato com a arte.

Flores coloridas: É importante que as crianças conheçam o funcionamento das plantas, aprender a identificar cada uma delas reconhecer diferentes flores e arvores descobrir de que elas precisam para viver, quais os benefícios para a nossa saúde e o meio ambiente. Estimulando a sustentabilidade e consciência ambienta.

FIGURA II- ESTUDO SOBRE AS FLORES

FONTE Disponível em:<//www.colegioraizes.com.br./raizesdaserra/flores/>Acesso em 19. JUN.2017

Descubra a direção do vento: Essa atividade pode ser estimulada em um projeto para as crianças, sobre os estados físicos da matéria (solido, liquido, e gasoso) os elementos da natureza (terra, água, vento) assim as crianças usam a imaginação pegando galhos de plantas fitas coloridas objetos leves que possam se mover com o vento, assim vão observando os que voam mais outros menos por causa do peso qual o lado que o vento está mais forte.

O ar além de apresentar as crianças esse sistema que não tem cor, nem cheiro e forma ele permite a elas ir em busca do conhecimento pela investigação do novo e a posterior descoberta.

FIGURA III- CRIANÇAS ESTUDANDO A DIREÇÃO DO VENTO

FONTE Disponível em:<//http:/naescola.eduqa.me/atividades/exploraranatureza/>Acesso em 19.JUN.2017

 

Caça aos insetos: Essa atividade vale a regra não podemos machucar os animais, no pátio da escola mesmo ou jardim o professor que propor essa atividade para as crianças com o objetivo de que eles vão fazer muitas descobertas sobre os seres vivos suas espécies, parte do corpo, os animais que voam ou rastejam de que se alimentam são perigosos ou não. Assim eles prestam atenção em todos os detalhes e compartilham em sala de aula.

FIGURA IV- CONHECENDO OS INSETOS E SUAS ESPECIES

FONTE Disponível em:<//http://www.pluricom.com.br.criançasinvestigamanimais>Acesso em 19. JUN.2017

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A educação ambiental é conscientizar as pessoas em relação o mundo em que vivemos, para que possa ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente, com objetivo de tentar criar uma nova mentalidade de como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento e acreditando na formação de cidadãos com um bom entendimento de preservação ao meio ambiente e a importância e as vantagens que a natureza nos trás como a paz o auto controle, autodisciplina e pelo poder que ela pode significante nos livrar de algumas doenças e contribuir para uma alimentação saudável preservando da obesidade na infância.

 

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de normas técnicas. NBR6022: artigo em publicação periódica cientifica impressa: apresentação. Rio de janeiro, 2003.

Metodologia cientifica / André Bazzanella; Elizabeth Penzlien Tafner; Everaldo da Silva; Antonio José (Org.). Indaial : Uniasselvi, 2013.

NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.

Disponível em: www . https://Catraquinha. catracalivre.com. br/>Acesso em 19. Jun.2017.

Disponível em: www. Na escola. Educa. Com . br>Acesso em 22.jun.2017.

Disponível em:www. Tempodecreche.com. br>Acesso em 28.mai.2017.