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LÍNGUA INGLESA E CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS EM COLÍDER

 

Antonio Marlon de Lima Ferreira1
Josiane Aparecida Oliveira2

 

 

RESUMO:

O presente artigo refere-se a um trabalho desenvolvido na Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, localizado na cidade de Colíder-MT. O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de Língua Inglesa e Ciências da Natureza. A escola em questão é uma escola de tempo integral e visa trabalhar o protagonismo estudantil, a partir desse ponto existe as disciplinas eletivas que devem ser oferecidas aos estudantes de maneira interdisciplinar. Nesta direção, com o objetivo de possibilitar o protagonismo dos estudantes, foi criado para a aprendizagem dos alunos a Eletiva “Made in Roça”, uma atividade interdisciplinar de Língua Inglesa e Ciências da Natureza que ocorreu de forma desafiadora e dinâmica tanto para os educandos quanto para os professores, constituímos nossas ações da disciplina, priorizando práticas pedagógicas que permitissem a participação ativa do aluno, dessa forma desenvolvendo o protagonismo estudantil. Concluímos que o trabalho desenvolvido foi satisfatório, pois os alunos se envolveram nas atividades teóricas e práticas, e foram protagonistas das suas ações.

 

PALAVRAS-CHAVE: Protagonismo. Interdisciplinar. Eletiva.

 

INTRODUÇÃO

 

O presente artigo expõe as experiências pedagógicas vivenciadas durante aplicação da disciplina eletiva “Made in Roça” na Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros no ano de 2019, na disciplina de Língua Inglesa e Ciências da Natureza, sendo um projeto interdisciplinar.

A Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, é uma escola que oferece o ensino de tempo integral e na sua grade curricular existe a necessidade de trabalhar disciplinas eletivas que são criadas pelos professores e que devem ser realizadas de maneira interdisciplinar.

Diante disso, os professores de Língua Inglesa e Ciências da Natureza optaram por trabalhar juntos e criaram a disciplina “Made in Roça” onde trabalharam conteúdos teóricos das disciplinas alinhando seu funcionamento com a prática. Essa disciplina foi oferecida para os alunos do sétimo ano até o nono ano do ensino fundamental, onde eles estudaram conteúdos das disciplinas em sala de aula e realizaram ações de maneira prática.

O foco principal de uma disciplina eletiva é fazer com que os alunos exerçam seu protagonismo, os professores apenas realizam pequenas orientações para que o trabalho possa ser desenvolvido pelos alunos, objetivando sempre a autonomia e o protagonismo.

 

Desenvolvimento da Horta pedagógica na área de Ciências da Natureza

 

Vários são os benefícios do desenvolvimento de uma horta no ambiente escolar, os estudantes aprenderão as técnicas de manejo e preparação do solo, semeaduras, escolhas das plantas ideal para o tipo de solo, cultivo das plantas, controle das pragas através de fabricação de produtos naturais, uma alimentação nutritiva, saudável, ambiente sustentável, entre outros.

O projeto horta escolar objetiva a sensibilidade dos alunos para respeitar o meio ambiente, uma alimentação saudável e a formação social. De tal forma a metodologia e a capacitação dos alunos, o preparo do solo e a formação de canteiros, semeadura e manutenção da horta será de forma pratica e orientada, enriquecendo o ambiente, buscando mostrar a importância do trabalho coletivo para o bem comum, bem como a valorização dos trabalhos dos produtores que cultivam esses alimentos, pois os estudantes entenderam as dificuldades para o cultivo dos mesmos( TOSCAN, 2016).

O solo é um recurso natural muito importante para os interesses humanos, pois é através do mesmo que produzimos e retiramos os nossos alimentos. Para a produção da horta, precisamos fazer sua a limpeza e o preparo de canteiros, assim escolhemos as ferramentas e utensílios mais simples, como enxada, enxadão, rastelo, carriola, pás, regador dentre outros.

Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças, entre elas a enxada que é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos, corretivos como serragem à terra, além de nivelar o terreno capinar e afofar a terra, o enxadão é utilizado para cavar e revolver a terra, regador serve para irrigar a horta, além de nivelar o terreno, e a carriola que é utilizado para transportar terra, adubos e ferramentas( IRALA e FERNANDEZ, 2001).

As práticas agrícolas e de manejo de solo inadequados provocam a intensificação, ou seja o desgaste do solo, pela exposição, remobilização e desagregação, e a alteração do escoamento superficial. Diante das situações mencionadas que o solo já sofreu e ainda sofre, precisamos recuperar a fertilização, para a obter uma boa produção das nossas hortaliças. Uma das formas naturais de resgatar essa fertilização é através de adubos orgânicos como a compostagem que pode ser desenvolvida através de restos de alimentos da própria cozinha da escola, como cascas, galhos, troncos dentre outros. Além da compostagem também podemos utilizar o esterco de produção origem animal, como das aves e bovinos.

Os adubos orgânicos sobre as propriedades físicas do solo são fundamentais para a melhoria da estrutura, a aração, armazenamento de água e drenagem interna do solo. Favorecem a diminuição das variações bruscas de temperatura do solo que interferem nos processos biológicos do solo e na absorção de nutrientes pelas plantas (TRANI et. al., 2013).

Propõe-se a cultivar diversas hortaliças, frutas e legumes de forma intercalada. Para tal o projeto funcione, depende da escolha correta desses alimentos, em função do tipo de solo, clima e estação do ano. Dessa forma será cultivados alfaces, rúcula, almeirão, couve, pepino, tomate-cereja, cebolinha, salsa, abóbora, maxixe, mamão, mandioca, banana entre outros.

O impacto do clima, temperatura e o tipos de solo, na produtividade e na qualidade final dos cultivos é amplamente reconhecido, respondendo a incerteza climática por substancial parcela do risco que afeta a atividade agrícola. Pois precisamos identificar os alimentos que consegue se adaptar melhor ao nosso clima, solo da região ( MONTEIRO, 2009).

As hortaliças são essenciais para manter uma boa qualidade de vida, pois são ricas em valores nutricionais, como vitaminas, sais minerais e fibras. No entanto são plantas muitas delicadas que precisa de um cuidado especial. Algumas hortaliças, não podem ser transplantadas, ou seja não aceita mudar de um espaço para outro, já existe outras que precisam ser mudadas, pois necessitam de um espaço maior para crescer. Assim para as plantas que serão mudadas, utiliza as técnicas de berçário, onde são semeadas as sementes em recipiente, com pouco exposição aos raios solares e depois serão transplantadas para um canteiro, com no máximo duas mudas e um espaço entre as plantas de 30 a 35 centímetro, assim como entre as linhas.

O sucesso do sistema de produção começa com o plantio de mudas de alto vigor e alta sanidade, que ao serem transplantadas para o canteiro ou campo resistem mais facilmente às adversidades climáticas, as mudanças bruscas de temperaturas, doenças e pragas, podendo melhor expressar sua qualidade e potencial produtivo(NUNES e SANTOS, 2007).

O meio ambiente passa por processo crescente de grandes degradação causadas principalmente pelo homem, através de desmatamento, queimadas, lixo, agrotóxicos dentre outros. Diante dessas realidades nos docentes, trabalhando no âmbito de direcionar os nossos estudantes a respeitar o meio ambiente, assim como obter alimentos mais saudáveis, utilizamos os métodos de combate as pragas através de caudas com produtos naturais e urina de bovinos com fumo. Dessa forma obtemos alimentos saudáveis e colaboramos com meio ambiente. Neste sentido Nunes e Santos (2007) afirmam que:

 

A proteção do meio ambiente, da saúde do produtor e do consumidor requer o uso de técnicas naturais de produção sem o uso de agrotóxicos sintéticos. Ao mesmo tempo, os consumidores visando uma vida mais saudável se tornam cada vez mais exigentes, demandando alimentos que apresentem melhor qualidade e isentos de resíduos maléficos à saúde. Nesse contexto, o sistema de produção convencional, caracterizado por uso de pesticidas e de adubos químicos de alta solubilidade, vem sendo substituído por um sistema orgânico de produção que tem como característica principal a preservação do meio ambiente e da saúde humana. (NUNES e SANTOS, 2007, p. 48 ).

 

Além da produção de alimentos de zero de agrotóxicos na horta escolar, os estudantes aprenderam desenvolver essas técnicas naturais, para aplicar em suas residências, onde a maioria de seus famílias possui pequenos plantio para seu sustento, e quando se deparam com as pragas, acabam por perder suas plantões, pois não conhecem meios de combatê-las.

 

Desenvolvimento da Horta pedagógica na área de Língua Inglesa

 

No trabalho interdisciplinar, na eletiva “Made in Roça” a disciplina de Língua Inglesa ficou encarregada de trabalhar a aquisição de vocabulário referente aos elementos que estão inseridos na Horta Pedagógica, como exemplo: as ferramentas utilizadas para manuseio do solo e tipos de verduras que foram plantadas. Para tal atividade o trabalho interdisciplinar se mostra vantajoso tendo em vista a participação mútua de outras áreas de estudo. Outra justificativa para a adoção da prática interdisciplinar como positiva para a escola é a forma como ela se apresenta para o aluno e os demais sujeitos envolvidos no processo, a realidade, e a crítica desta. A interdisciplinaridade constitui-se em um processo contínuo e interminável de elaboração do conhecimento, orientada por uma atitude crítica e aberta à realidade.

De modo a aprimorar o vocabulário de Língua Inglesa, foi realizada no primeiro momento a separação de todas as ferramentas que foram utilizadas no trabalho e também de todas as verduras que foram plantadas. Isto se fez necessário para que os alunos realizassem a pesquisa e posteriormente a tradução destes objetos e plantas para a Língua Inglesa.

 

Das Ferramentas: Das Verduras:

Português

English

Português

English

Alicate

Pliers

Abóbora

Pumpkin

Arame

Wire

Alface

Lettuce

Caixa d´agua

Box water

Pepino

Cucumber

Carrinho de mão

Wheel barrow/ pushcart

Berinjela

Eggplant

Enxada

Hoe

Abobrinha

Zucchine

Madeira

Wood

Cenoura

Carrot

Martelo

Hammer

Couve

Cabbage

Shovel

Mamão

Papaya

Prego

Nail

Maxixe

Maxixe

Rastelo

Rake

Pimenta

Chili

Regador

Sprinkler

Pimentão

Pepper

Serrote

Saw

Quiabo

Okra

Sombrite

Sombre

Rúcula

Rucola

Tesoura

Scissors

Tomate

Tomato

 

Após realizar a tradução dos elementos que foram trabalhados da horta pedagógica, nós partimos para a parte prática de etiquetagem dos canteiros e das ferramentas utilizadas. Em relação aos canteiros utilizamos madeira e tinta para escrever o nome das hortaliças para identificação e nos demais objetos realizamos apenas a escrita também em Língua Inglesa este sendo a parte diferencial da atividade, pois proporciona ao aluno a assimilação do vocabulário por completa, uma vez que ele estará cm contato constante com o vocabulário escrito. Notamos que esta proposta pedagógica alcançou uma efetividade considerável, pois se trata de momentos que saíram do ambiente rotineiro dos estudantes além de propiciar uma motivação extra nos estudos. De acordo com Dalacorte (2000), “a motivação pode ser vista como um estado de atividade emocional e cognitiva que gera atos conscientes e que promove um período de esforço intelectual e/ou físico para atingir objetivo(s) preestabelecido”.

Neste mesmo caminho, objetivando o desenvolvimento pleno dos estudantes, nesta atividade interdisciplinar, faz se necessário ressaltar a teoria Sócio Histórico Cultural de Lev Semyonovitch Vygotsky que aborda sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD).

De acordo com Andrade (2007, p. 54) também considera que o pressuposto básico pertinente a ideia da ZDP “[...] refere-se à possibilidade de se beneficiar da ação colaboradora do outro e é fundamentada no pressuposto de que existem dois níveis de desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial”. O desenvolvimento real do estudante refere-se à capacidade de conhecimento que este pode adquirir sozinho, sendo um campo limitado, diferente da capacidade potencial, onde o estudante será mediado por uma pessoa mais experiente e seu campo de aprendizagem será ampliado de maneira significativa.

Ainda nesse tocante, Hollanda (2007, p. 44-45) destaca:

 

A zona de desenvolvimento proximal permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Aquilo que é seu nível de desenvolvimento potencial hoje constituirá o nível de desenvolvimento real amanhã, isto é, aquilo que uma criança só puder fazer presentemente com a ajuda do outro poderá fazer sozinha no futuro. Ao postular este conceito, o autor enfatiza a importância da educação para o processo de apropriação da cultura e o desenvolvimento das potencialidades humanas.

 

Andrade (2007, p. 59) ressalta que “[...] a implicação do conceito da ZDP para o ensino escolar é imediata, uma vez que é nela onde a interferência de outros indivíduos, especialmente do professor e das demais crianças da escola, é mais transformadora”. Desse modo fica fundamental neste processo que o professor interfira na ZDP dos alunos para promover avanços que não aconteceriam de modo espontâneo. Tal metodologia se mostra eficiente no trabalho interdisciplinar da Horta Pedagógica, uma vez que são trabalhados vocabulários até então desconhecidos pelos alunos com uma mediação direta do sujeito mais experiente, no caso os professores.

 

Resultados Obtidos

 

Os resultados obtidos neste presente objeto de estudo interdisciplinares com a participação da disciplina de Língua Inglesa se mostraram satisfatórios, pois compreendemos que os educandos aderiram a proposta metodológica de trabalho e com isso alcançaram os objetivos propostos que tinha como foco central de estudo a aquisição de vocabulário especificamente sobre os elementos que rodeavam o trabalho em uma horta. Os educandos se mostraram motivados, pois estavam alinhando o conteúdo teórico com os afazeres da prática que necessita uma horta.

A eletiva da horta no que tange a disciplina de Ciências da Natureza, obteve ótimos resultados diante do que foi proposto para os estudantes. Ao iniciar os integrantes aprenderam o manejo do solo, tanto na limpeza, assim como em sua adubação, também tivemos as técnicas de semeaduras no berçários , assim como nos próprios canteiros prontos, além das escolhas corretas das hortaliças diante da atual estação, para combater as pragas os estudantes aprenderam a desenvolver produtos de fabricação própria. Como um dos principais objetivos foi a produção para o próprio consumo e a importância dos alimentos sem uso de agrotóxicos. Dessa forma os estudantes aprenderam a valorizar o trabalho e consequentemente construíram o protagonismo diante de suas ações.

 

CONCLUSÃO

 

Com o presente trabalho foi possível compreender a importância do trabalho interdisciplinar com os alunos do ensino fundamental, pois quando se busca alinhar disciplinas diferentes, trabalhando de maneira mais dinâmica, ágil e prática, os alunos demonstram muito mais vontade de estudar, de participar daquele momento de construção de conhecimento.

A interdisciplinaridade se mostrou eficaz no que diz respeito ao desenvolvimento autônomo dos alunos, o seu protagonismo, uma vez que as orientações eram passadas e o trabalho era desenvolvido de maneira satisfatória. Todos os conflitos, divergências de opiniões e de ações foram resolvidos por parte dos alunos, demonstrando que o ponto principal, o protagonismo, foi exercido de maneira eficaz.

Os alunos saem dessa disciplina muito contentes, pois trabalharam conteúdos teóricos e alinharam a prática. Na disciplina de Língua Inglesa, eles assimilaram o vocabulário específico de uma horta e na disciplina de Ciências da Natureza, foi compreendido por parte deles, todo o processo de plantio e colheita, do inicio ao fim.

 

Referências

 

ANDRADE, Rosimeire Costa de. A rotina da pré-escola na visão das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. 301f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

 

DALACORTE, M. C. F. A participação dos aprendizes na interação em sala de aula. In: MELLO, H. A. B. de; DALACORTE, M C. F. (Org.). A sala de aula de língua estrangeira. Goiânia, Editora UFG, 2000.FAZENDA, Ivani. C.. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 2002.

 

HOLLANDA, Monica Petralanda de. Formação em contexto de professoras da educação infantil: um estudo de caso. 2007. 290f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

 

IRALA,Clarissa Hoffman; FERNANDEZ, Patrícia Martins. HORTA Manual para Escolas: A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasília, 2001. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf> Acesso em: 13 de junho de 2019.

 

MONTEIRO ,José Eduardo B. A. Agrometeorologia dos Cultivos: O fator meteorológico na produção agrícola. BRASÍLIA – DF 2009. Disponível em:<https://www.embrapa.br/documents/1355291/37056285/Bases+climatol%C3%B3gicas_

 

G.R.CUNHA_Livro_Agrometeorologia+dos+cultivos.pdf/13d616f5-cbd1-7261-b157-351eaa31188d?version=1.0> Acesso em: 17 de junho de 2019.

 

NUNES,Maria Urbana Corrêa, SANTOS, Júlio Renovato dos; Tecnologia para produção de mudas de hortaliças e plantas medicinais em sistema orgânico. Aracaju, SE, 2007. Disponível em:<http://www.agroecologia.gov.br/sites/default/files/publicacoes/31%20tecnologias%20para%20producao%20de%20mudas%20de%20hortalicas.pdf> Acesso em: 17 de junho de 2019.

 

TOSCAN Ivonete Vanderlinde. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Paraná 2016 Disponível em:< http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_cien_unioeste_ivonetevanderlindetoscan.pdf> Acesso em: 04 de junho de 2019.

 

TRANI, Paulo E. et. al. Adubação Orgânica de Hortaliças e Frutíferas. Campinas (SP) 2013 Disponível em: <http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/83.pdf> Acesso em: 05 de junho de 2019.

1Graduado em Licenciatura Plena em Letras.

2Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas