A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Paula Thomaz de Aquino Frare
RESUMO
As atividades lúdicas estão relacionadas aos jogos e brincadeiras, sendo que o lúdico é muito importante no processo de ensino- aprendizagem fazendo com que a criança possa conhecer a si mesma, e começar a viver em sociedade, vivenciando novas culturas, percebendo a realidade do mundo, e descobrindo assim a liberdade enquanto brincam. Todo ato de brincar e jogar já é naturalmente uma forma de aprender, pois nesta ação a criança simula situações, cria e resolve problemas, gera suas próprias regras, despertando assim hábitos e comportamentos. Assim, este trabalho teve o objetivo de analisar a importância das atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Atalaia, localizada no município de Colíder-Mt. Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se o questionário como técnica de pesquisa, no qual os professores foram os sujeitos pesquisados. A coleta de dados foi por meio de um questionário descritivo com 06 (seis) perguntas padrões para 05 (cinco) professores. Também destacamos no trabalho os momentos que os professores utilizam jogos e brincadeiras em sala de aula, mostrando as atividades lúdicas mais utilizadas. Foi observado que cada professor busca os trabalhar os conteúdos de forma lúdica para desenvolver atividades de ensino, de forma que, quando o conteúdo programado é exposto de maneira lúdica, as crianças aprendem com mais facilidade, pois compreendem e assimilam por meio de atividades com materiais coloridos e concretos no qual elas lembram a brincadeira e assim adquirem o aprendizado.
Palavras-chave: Lúdico; Aprendizagem; Educação.
A ludicidade no cotidiano das crianças na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental é de extrema importância, pois é por meio desta que elas desenvolvem a criatividade, descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato e pelo domínio sobre o meio em que vivem. Devemos inserir o “brincar” nos projetos desenvolvidos na escola, tendo consciência clara de suas intenções em relação ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, para que elas possam aprender de forma divertida, seja por meio de brincadeiras, jogos, música, dança, etc.
O presente trabalho teve por objetivo evidenciar a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental, salientando sua importância nesse processo na prática nas escolas.
As atividades lúdicas são bastante utilizadas pelos professores, pois por meio delas os alunos são motivados com mais facilidade, aprendem de uma maneira mais espontânea, com mais prazer, facilitando a socialização das crianças com a realidade vivenciada.
A escolha do tema deste trabalho se deu pela experiência adquirida no período do Estagio Supervisionado nas escolas do município, onde ficou claro todo o auxílio que o lúdico proporciona aos alunos e professores quando inserido através de jogos, brinquedos, brincadeiras, músicas e vídeos referentes ao conteúdo programado pelo professor, tornando os resultados sempre positivos para ambos.
O trabalho está estruturado da seguinte forma: introdução, no primeiro capitulo esta estabelece a construção do objeto de pesquisa, apresentação do tema, justificativa e relevância, os objetivos gerais e específicos.
O segundo discorre a ludicidade, o lúdico e a aprendizagem infantil, brinquedo, brincadeira e jogo no processo de aprendizagem.
Com o terceiro capitulo é destacado a metodologia da pesquisa, delineamento, população do estudo, local de estudo, descrição do local da pesquisa, instrumento de coleta de dados, aspectos éticos e legais e análise de dados.
No quarto capitulo é exposto o resultado e discussão, materiais pedagógicos para o desenvolvimento de atividades lúdicas, analise dos resultados dos questionários.
E por fim considerações finais, referências bibliográficas e apêndices.
CAPÍTULO I
CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA
Apresentação do tema
O brincar é a atividade predominante na infância e vem sendo explorada no campo científico como forma de intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças. Destaca-se como problema da pesquisa que em todas as culturas, das mais diversas formas, a brincadeira sempre esteve presente, então a brincadeira é coisa séria? Brincar para quê? Percebe-se que a brincadeira oferece às crianças uma ampla estrutura básica para as mudanças das necessidades. A criança descobre seu papel, seus limites e necessidades, brincando e explorando seu universo, a partir do domínio, das habilidades de comunicação.
A ludicidade tem a função de educar e brincar. Independente de época, cultura ou classe social, os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, pois ela vive no mundo de fantasias, onde a realidade e o “faz-de-conta” se confundem. O jogo está na gênese do pensamento, da descoberta de si mesmo, de criar e de transformar o mundo. Oportuniza ao educador a compreensão do seu significado e da importância nas atividades a serem desenvolvidas na sala de aula, inserindo o “brincar” em seus projetos educativos, tendo intencionalidades, objetivos e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem infantil, pois este é um período fundamental para a criança em todas as formas significativas.
A infância é a idade das brincadeiras, e acreditamos que por meio delas as crianças satisfazem, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares privilegiando a inserção na realidade, expressando como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo.
Por meio das atividades lúdicas, as crianças têm a oportunidade de formar conceitos, selecionar ideias, estabelecer relações lógicas, integrar percepções, além de ser indispensável no desenvolvimento das relações, contribuindo na atenção, memorização, imaginação e como estímulo na aprendizagem.
Justificativa
Os conteúdos lúdicos são muito importantes na aprendizagem das crianças durante a educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. As iniciativas lúdicas nas escolas potencializam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos alunos.
A pesquisa sobre a temática “ludicidade na educação” investiga como as atividades lúdicas contribuem para as várias habilidades, como a atenção, memorização, imaginação em todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem dos alunos em formação, sendo a base da formação educacional de todo cidadão, tendo que ter o recurso pedagógico que envolve no desenvolvimento cognitivo.
Elaborando jogos e brincadeiras em salas de aulas como meio de aprendizagem faz com que os professores tenham uma ferramenta indispensável para o cotidiano escolar. Os jogos e brincadeiras fazem com que os alunos necessitem atenção e concentração ao participarem e auxiliam no amadurecimento cognitivo estimulando o desenvolvimento.
Para que o lúdico contribua no processo de ensino-aprendizagem é necessário que o educador direcione toda a atividade e estabeleça os objetivos fazendo com que a brincadeira tenha caráter pedagógico. Assim, foram definidos os seguintes objetivos deste trabalho de conclusão de curso.
Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
Analisar a importância das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola Municipal Atalaia, localizada no município de COLÍDER-MT.
1.1.2 Objetivos Específicos
- Identificar a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança;
-Observar como os professores da educação infantil utilizam o lúdico como forma de ensino e aprendizagem;
- Compreender os benefícios oferecidos pela ludicidade para a criança em curto prazo e seus reflexos;
- Analisar como o lúdico pode contribuir para a aprendizagem, desenvolvendo e enriquecendo o aprendizado dos alunos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Ludicidade
Para Piaget (1978), a ludicidade tomou proporções devido a necessidade de cada um, pois é necessário evoluir para educar. Ensinar através do processo lúdico é induzir ao prazer por atividades recreativas, pela arte de aprender criando, pois com essas atividades os alunos exploram sua criatividade e expõem seus potenciais.
Toda e qualquer atividade lúdica exige uma boa orientação para atingir o objetivo desejado, e para que não haja competitividade, que os alunos conversem entre sim, e consiga solucionar juntos qualquer tarefa designada a eles. Nesse contexto, o professor deve estar bem preparado.
É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É na brincadeira que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos (VYGOTSKY, 1989, p. 109).
Pelo ato de brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua imaginação, a autoestima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade. O brinquedo revela o seu mundo interior e leva ao aprender fazendo. A escola que respeitar esse conhecimento de mundo prévio da criança e compreender o processo pelo qual a criança passa até a alfabetização, propiciando-lhe enfrentar e entender com maior tranquilidade os primeiros anos escolares, poderá ser considerada um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
Segundo Vygotsky (1998, p. 130), o brinquedo produz uma zona de desenvolvimento proximal, no qual a criança encontra-se em frequentes mudanças psicológicas, formando assim sua personalidade. Segundo esse autor:
A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo (VYGOTSKY, 1998, p. 130)
Kishimoto (2002, p. 62) afirma que durante o renascimento a brincadeira era um condutor livre que favorecia o desenvolvimento da inteligência facilitando o estudo.
Por isso, foi adotada como instrumento de aprendizagem de conteúdos escolares, assim mudando a concepção de que as crianças eram adultas em miniaturas.
A educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento da criança e no processo de ensino-aprendizagem. No ato de brincar a criança se apropria da realidade atribuindo-lhe significado.
O Lúdico e a Aprendizagem Infantil
Segundo Piaget (1998), quando a atividade é desenvolvida pelo professor, ele cria uma situação de aprendizado e envolve o aluno em todo o processo educativo. Com isso o professor é o eixo norteador do aprendizado. E assim o professor deve progredir para suprir a necessidade que o processo lúdico pedagógico necessita para ter um resultado satisfatório. E com ele que se desenvolve e entende o raciocínio das crianças.
Já para Vygotsky (1984) a realidade é representada através do auxílio da língua escrita, e assim adquirir sistema simbólico. No entanto, todas as formas de desenvolvimento sejam de desenhos, desempenho, gestuais contribui para esse processo, ressalta que todo conhecimento é originado de relações interpessoais geridas por um sistema de signos.
Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras (VYGOTSKY, 1987, p.134).
Para ele o conhecimento deve ser adquirido pela criança através de brincadeiras, onde realiza atividades em um lugar colorido, alegre e descontraído o aluno aprende mais rápido, seu desenvolvimento é mais proveitoso e gratificante.
É de suma importância, saber especificar a aprendizagem de maneira lúdica, saber relacionar a importância do jogo com o conteúdo programado, haja visto que há mais áreas a serem abrangidas por esse processo educativo como: cultural, educativo, educacional e psicológico.
Vygotsky (1994) ainda ressalta que:
Definir o brinquedo como uma atividade que dá prazer à criança é incorreto por duas razões. Primeiro muitas atividades dão à criança experiências de prazer muito mais intensas do que o brinquedo, como, por exemplo, chupar chupeta, mesmo que a criança não se sacie. E, segundo, existem jogos nos quais a própria atividade não é agradável, como, por exemplo, predominantemente no fim da idade pré-escolar, jogos que só dão prazer à criança se ela considera o resultado interessante. [...] (VIGOTSKI, 1994, p.121).
A ludicidade é tudo que diverte, chama a atenção em realizar com disponibilidade e alegria, realizado com interesse e prazer, podendo ser realizado em grupo ou individualmente, porém, no ambiente escolar é necessário o intermédio de uma pessoa, mais especificadamente o professor, ele vai programar o conteúdo e vai orientar os jogos e brincadeiras lúdicas.
Através do lúdico, trazer o prazer por atividades que desenvolva a criatividade, e assim buscar ao máximo seu potencial, por acreditar que a atividade lúdica tem grande atribuição na motivação e vontade de aprender. Toda atividade com recreação faz parte da aprendizagem, pois disponibiliza inúmeras perspectivas de cenários culturais, proporcionando o desenvolvimento da criança.
O brincar deve estar presente no cotidiano das crianças, e principalmente em atividades da infância, aliada a diversas culturas, visando que o brincar é um comportamento complexo, pois cada brinquedo, brincadeira ou jogo são marcados pela identidade cultural de cada espaço ou grupo social. Por isso, a brincadeira possui aspectos universais, e também específicos que irão se manifestar de acordo com fatores como características socais, físicas e culturais de cada criança. A “brincadeira é uma atividade que a criança começa desde seu nascimento no âmbito familiar” (KISHIMOTO, 2002, p. 139) e continua com seus pares.
Ao brincar e jogar a criança aceita que outras crianças participem, percebendo a importância da socialização, aprende regras, a ganhar e a perder, que são os princípios fundamentais para a vida e para a formação de sua personalidade.
Percebe- se que o brincar está lado a lado com o processo de aprendizagem durante a educação infantil, já que o brincar é um impulso natural da criança e, nesse sentido, satisfaz uma necessidade interior. Segundo Campos (2008):
O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.
Mas é preciso que fique claro para o professor no momento do seu planejamento a diferença entre um jogo pedagógico de um jogo com caráter apenas lúdico, ou seja, o jogo pedagógico tem o objetivo de potencializar aprendizagem significativa com a construção de um novo conhecimento. Mas um aspecto muito importante do jogo pedagógico é a capacidade de auxiliar no desenvolvimento de uma habilidade operatória, assim como da “capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a construir conexões” (CAMPOS, 2008).
A utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras é de vital importância na prática pedagógica na Educação Infantil. Esses não devem ser utilizados apenas como lazer, mas são elementos que podem ser explorados para potencializar a aprendizagem. Então, “os professores precisam estar cientes de que a brincadeira é necessária e que traz enormes contribuições para o desenvolvimento da habilidade de aprender e pensar” (CAMPOS, 2008).
METODOLOGIA DA PESQUISA
Para a coleta de dados utilizamos questionários semiestruturados com roteiro pré-estabelecido. Os dados foram coletados no mês de novembro de 2017.
Elaboramos um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e a Carta de Autorização Institucional e a Pesquisa para os professores.
Para atingirmos os objetivos realizamos uma observação estruturada, onde foi elaborado um questionário com seis (06) perguntas abertas, descritivas. Antes de começarmos a pesquisa, todos os professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental da escola Municipal Atalaia foram informados sobre os objetivos da pesquisa e questionados se gostariam de participar.
Adotamos o mesmo procedimento com todos os sujeitos da pesquisa. Inicialmente, fizemos a observaçãoe nos dias agendados entregamos o questionário para preenchimento durante o período posterior das atividades pedagógicas.
A presente pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada por meio de questionário, definidos como: “[...] procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos”. Gerhardt & Silveira (2007, p. 17) afirmam que “só se inicia uma pesquisa se existir uma pergunta, uma dúvida para a qual se quer buscar a resposta [...]”. Segundo os mesmos autores, “Pesquisar, portanto, é buscar ou procurar resposta para alguma coisa”.
Assim, optamos pela pesquisa numa abordagem qualitativa utilizando como instrumento de pesquisa o questionário.
A população de estudo compreendeu um grupo de cinco professores formados na área de educação que atuam na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, e com grandes experiências profissionais, expondo suas ricas e válidas experiências no âmbito escolar. Esses professores foram denominados nesta pesquisa como; professores A, B, C, D, E.
Selecionamos dois (02) professores da educação infantil, três (03) professores que trabalham com os primeiros anos do ensino fundamental, totalizando cinco (05) sujeitos pesquisados atingindo 10% dos professores da Escola Municipal Atalaia. Os professores assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), concordando em participar da pesquisa. A faixa etária das crianças que esses professores trabalham é de quatro (04) a nove (09) anos de idade.
Todos os sujeitos da pesquisa têm graduação em Pedagogia, três (03) pós-graduados em Psicopedagogia, um (01) em Letramento e Desenvolvimento Infantil e outra professora está concluindo a pós-graduação em Neuropsicopedagoia e Educação Inclusiva.
1.1.3 Caracterização do Local da Pesquisa
A respeito da estrutura e organização da escola Municipal Atalaia, cinco (05) salas de aulas estão climatizadas, outras sete (07) ainda necessitam serem climatizadas e melhoradas em seu espaço físico, tornando-as mais agradáveis e as aulas menos cansativas.
A Escola dispõe de uma sala dos profissionais da educação, uma sala que é utilizada para reforço, necessitando adequações; uma biblioteca para alunos e reforço, porém, faz-se necessário a permanência de um profissional, para promover a interação, estimulando o acesso à leitura, e ao atendimento da comunidade escolar.
Dispõe também de uma sala de recurso e apoio pedagógico, equipada com diversos materiais para oferecer um atendimento diferenciado aos alunos portadores de necessidades especiais e alunos que apresentam dificuldades acentuadas na aprendizagem.
Conta também com uma cozinha ampla e equipada, com fornos, geladeira, freezers, fogões, e diversos materiais. Possui dois bebedouros, sendo que um precisa ser substituído para atender a demanda escolar.
A escola possui um laboratório de novas tecnologias de informação e comunicação, com treze computadores funcionando e oito computadores aguardando instalação equipamentos, internet banda larga de 10 MB, que contribui na formação dos profissionais desta Unidade Escolar sendo que os profissionais têm disponível um horário de atendimento para pesquisas, minicursos conforme necessidade do profissional, e projetos que são executados como complemento em sua prática educativa. As atividades realizadas no laboratório, conta com a orientação de uma profissional licenciada em computação que auxilia os alunos e profissionais.
Aos alunos são oportunizados momentos para pesquisas, desenvolver e elaborar trabalhos, com tema sugerido pelo professor titular, em horário de aula e no contra turno. No entanto, o laboratório necessita de ampliação tanto no espaço físico quanto aos equipamentos e acessórios como: computadores, estabilizadores, mesas, fones de ouvido e um roteador.
Através do tempo no qual foi feito a pesquisa foi perceptível que a Direção Escolar e a coordenação estão em sintonia entre si e com os demais funcionários, são bem comunicativos, sanam dúvidas e acompanham os planejamentos, projetos e eventos escolares, auxiliando e orientando quando necessário, alunos e professores no desenvolvimento das aulas.
No setor da secretaria, o número de funcionários está de acordo com o que a lei estabelece e os serviços são desempenhados conforme a lei nº 2611/2012 onde constam as funções atribuídas.
O apoio administrativo educacional (vigia) desempenha suas funções de segurança e vigilância de maneira eficiente atendendo a comunidade escolar. Dados obtidos através de conversas com próprios funcionários da referida escola.
Com relação à merenda, o cardápio servido é bem variado, sempre inovado, pois as cozinheiras desempenham com muita criatividade, amor e zelo seu trabalho, isso é percebido no momento da merenda, pois todos saboreiam com alegria e desejo de repetição. São distribuídas frutas para complementação do cardápio, conforme orientação da nutricionista.
Com relação aos meios digitais didáticos, para uso pedagógico a Escola Municipal Atalaia conta com:
- Duas impressoras multifuncionais brother;
- Uma impressora a laser;
- Lousa digital;
- Quatro computadores;
- Dois roteadores;
- Uma data show (sem funcionar);
- Um projetor proinfo;
- Sete televisores;
- Quatro aparelhos de som (dois necessitam de conserto);
- Três câmeras digitais;
- Um aparelho celular;
- Três aparelhos de DVD;
- Um telescópio;
- Um microscópio;
- Uma mesa de som com duas caixas amplificadas e dois microfones sem fio;
- Um Microfone com fio e dois sem fio;
- Um notebook;
- Um telão;
- Três caixas de som;
- Um pen drive.
Entretanto, segundo relatos da direção da referida escola a necessidade de aquisição de mais um notebook, dois projetores multimídia com computador integrado, um computador e uma caixa de som.
A recepção da escola é feita com muito carinho e cuidado com entrada das pessoas no interior da escola, porém se faz necessário evitar a presença de estranhos no decorrer da aula na unidade escolar, para maior segurança dos alunos.
Os técnicos da infraestrutura são responsáveis, atenciosos, respeitam as crianças, procuram manter o ambiente e o material organizado.
Os profissionais da educação desta unidade escolar desenvolvem suas atividades de forma apropriada, se adequando às necessidades e exigências da escola, demonstrando participação ativa nas decisões deliberadas no coletivo.
A obtenção dos recursos financeiros dessa unidade escolar se dá por meio dos recursos do governo municipal e federal: Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE-, Adiantamento, Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos – (PAA) vinculada a Companhia Nacional de abastecimento (CONAE) e Brasil Carinhoso.
Instrumento de coleta de dados
Para a coleta de dados utilizamos questionários semiestruturados com roteiro pré-estabelecido. Os dados foram coletados no mês de novembro de 2017.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Análise dos resultados dos questionários
Para o desenvolvimento da presente pesquisa, foi elaborado um questionário descritivo com 06 (seis) perguntas direcionadas a professores que atuam na Escola Municipal Atalaia. Visando organizar os resultados da pesquisa, os professores foram identificados como professor A, B, C, D e E, para que suas respostas fossem analisadas com mais clareza.
A primeira pergunta do questionário aos cinco professores foi em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, se esses trabalham com atividades lúdicas e quais são. Foi perguntado:
1-“Você costuma utilizar atividades lúdicas em sala de aula? Caso a resposta seja positiva, informar quais atividades lúdicas mais utilizadas? ”
Segundo o professor A: “Sim, o processo lúdico abrange diversas formas de ensinar, procuro jogos e brincadeiras em grupo, pois atinge a aprendizagem e a socialização entre as crianças”.
Professor B: “Sim, sempre que necessário com jogos que contribua na alfabetização, e matemática caixas do PNA/C”.
Professor C: “Sim, principalmente na aula de educação física, atividades com música interação em grupo, brincadeiras antigas e competições”.
Professor D: “Sim, eu tenho a jogoteca que é composta por dominó, quebra cabeça, cartas, memória, etc. Para muitos conteúdos de matemática uso dinâmicos que também envolvam ludicidade com materiais concretos”.
Professor E: “Sim, sempre! Atividades com jogos de raciocínio lógico como montagem das palavras, brincadeiras de adivinha, dominó de palavras entre outras”.
De acordo com todos os professores, as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis para a educação, porém devem ser bem planejadas para que os processos de ensino-aprendizagem alcancem os objetivos propostos. Independente da disciplina todos os educadores trabalham com atividades lúdicas. Procuram trabalhar com jogos, atividades e materiais que estejam dentro dos padrões e dos conteúdos programáticos.
A segunda pergunta foi sobre o que esses professores pensam em relação a contribuição das atividades lúdicas para a construção do conhecimento. A questão que foi apresentada aos professore foi:
2- “Você acredita que as atividades lúdicas auxiliam na construção dos conhecimentos? ”
O professor A respondeu que “sim, pois desperta a atenção dos alunos, e assim realizam as atividades propostas com mais prazer”.
O segundo professor B, “sim, devido serem mais atrativas e prazerosas para as crianças”.
Já para o professor C, “sim, devido serem mais atrativa e prender mais a atenção para o aprendizado”.
O professor D respondeu que “sim, auxilia muito porque nem sempre a criança compreende o que estamos falando e que quando ela colabora em prática através da brincadeira ela compreende”.
Para o professor E, “perfeitamente, pois as mesmas desenvolvem o raciocínio lógico e aprendizagem, funcionando como ferramentas importantíssimas na construção do conhecimento”.
Os professores acreditam que com as atividades lúdicas é mais fácil envolver os alunos a trabalhar na mesma intensidade, com as mesmas finalidades, percebem que a aula fica mais prazerosa onde eles mesmos buscam os conhecimentos, e nas dificuldades o professor auxilia, porém, as dúvidas são menores que em outras modalidades.
A terceira pergunta do questionário foi em relação as atividades lúdicas promoverem situações que auxiliem no desenvolvimento do raciocínio lógico e de conceitos. Então, foi perguntado:
3-“Como as atividades lúdicas podem promover situações desafiadoras que auxiliam as crianças a desenvolver o raciocínio lógico e a construir conceitos, de forma envolvente? ”
O professor A respondeu que “quando o professor propõe uma atividade, os alunos criam toda uma situação, com isso eles criam situações problemas e resolvem trazendo assim o aprendizado”.
Para o professor B “pelas brincadeiras as crianças são estimuladas pelo professor como mediador a criar situações onde os mesmos terão que construir algo que não em contato”.
O professor C respondeu que, “através das brincadeiras e perguntas, estingando as mesmas a serem desafiadas as respostas”.
Já para o professor D “através do planejamento que está por trás do brincar. Quando propomos ludicidade á criança sempre há um objetivo. E isso envolve brincadeiras adequadas à idade, que envolva material e coisas que atraem as crianças de determinada idade. Por exemplo: tenho uma sala de 3º ano, tenho que preparar brincadeiras que envolvam conteúdo do 3º ano e que eles sejam capazes de fazer. Se eu preparar algo muito fácil ou muito difícil, eles não farão com entusiasmo, ou vai fazer muito rápido, ou até não conseguir fazer, o que vai causar frustações e não contribuirá para o aprendizado.”.
E para o professor E “além de ser estímulo á criatividade, dar prazer e melhorar as habilidades, essas atividades lúdicas fazem com o que o discente evolua cada vez mais em suas ações, construindo um importante caminho para o crescimento pessoal e social”.
Ficou perceptível que, segundo as respostas dos professores, as atividades lúdicas contribuem para a promoção de situações desafiadoras que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Segundo eles, os próprios alunos buscam as soluções mesmo que para eles tenham que enfrentar desafios, buscam desenvolver de forma mais independente, e nos obstáculos aprendem a serem mais independentes. Porém, é papel do professor planejar muito bem tais atividades para que não haja um aprendizado equivocado.
Com relação a quarta pergunta, foi questionado quais seriam os pontos positivos e negativos das atividades lúdicas na educação. Então, foi feita a seguinte pergunta:
4- “Em sua opinião quais são os pontos positivos e negativos da utilização de atividades lúdicas na educação infantil? ”.
Para o professor A: “pontos positivos é que através do lúdico os alunos resolvem com mais vontade, pois esse processo é mais divertido, e o aprendizado é adquirido mais fácil. E para que não haja pontos negativos é necessário que o professor saiba conduzir todo esse processo”.
Para o professor B as atividades lúdicas trazem “somente pontos positivos pois nessa faixa etária as crianças devem ser estimuladas através de brincadeiras assim ajudando no seu desenvolvimento cognitivo e social”.
Para o professor C “somente pontos positivos também, principalmente na educação infantil, o desenvolvimento nessa idade deve ser estimulado através da ludicidade ajudando no crescimento social”.
O professor D enfatizou que “há muitos pontos positivos porque crianças tem que brincar e muitas crianças só brincam na escola pelo fato de terem coleguinhas. O ponto negativo é quando não há planejamento e brincadeira acaba virando bagunça não atingindo objetivo nenhum”.
E para o professor E as atividades lúdicas trazem pontos “positivos, desenvolvem habilidades motoras e assimilação do conteúdo que vem sendo abordado em sala de aula. Negativos ele não vê desvantagens”.
Ficou evidente que todos os professores acreditam que há pontos positivos enquanto são desenvolvidas atividades lúdicas em sala de aula. Os pontos positivos são citados como uma forma de desenvolvimento cognitivo, e motor. Já os pontos negativos, segundo os professores, estão relacionados ao mau planejamento da atividade.
A quinta questão formulada para os professores foi em relação a contribuição das atividades lúdicas para a socialização dos alunos. A seguinte pergunta foi feita:
5- “As atividades lúdicas em sala de aula favorecem a construção de conceitos e socialização dos alunos? Quais?”
O professor A ressalta que “sim, pois com atividades em grupo eles percebem que um precisa do outro para realizar. E com jogos as crianças aprendem regras, vivenciando direitos e deveres”.
O professor B enfatiza que “sim, através das atividades lúdicas a criança vai percebendo que ela não está só, e tem regras e normas que estão fazendo sua socialização acontecer gradativamente”.
Segundo o professor C “sim, na convivência e interação com as crianças e professores até mesmo para futuras socializações no cotidiano da criança”.
Ressalta o professor D que “sim, em todas as áreas do conhecimento, mas principalmente no conceito da matemática através de material concreto, na geografia ao manusear um mapa, em português ao fazer o ditado diferente, etc.”
Para o professor E “sim, pois se brinca ensinando valores e as brincadeiras em sala de aula devem servir como meio de troca de informações e adquirir experiências”.
Todos os professores sujeitos desta pesquisa percebem e admitem que as atividades lúdicas sejam indispensáveis para uma boa socialização, sendo que as crianças interagem e aprendem a viver em sociedade, buscando sempre uma boa educação.
E a sexta questão foi em relação à inclusão das crianças com necessidades especiais por meio das brincadeiras. Assim, foi feita a seguinte pergunta:
6-“Em sua opinião, as brincadeiras possibilitam a inclusão das crianças portadoras de necessidades especiais? ”
O professor A respondeu que “com certeza, mas para isso as brincadeiras devem ser bem planejadas, para envolver todas sem exclusão”.
Para o professor B “sim, é através do brincar que nós professores percebemos que os preconceitos estão em nós e não nas crianças, e estas vão assimilando conforme as atividades que vão sendo propostas a elas, por isso todo cuidado ao realizar atividades com todas as crianças”.
Para o professor C “sim, isso deve ser estimulado com frequência, principalmente a certos portadores especiais há casos de avanços na deficiência da criança”.
Já para o professor D “quando há casos de crianças portadoras as brincadeiras devem ser adaptadas a ela e não a enquadrar nas brincadeiras, que ela pode não ter condições de participar. Inclusão é todos falando a mesma língua e não propor tarefas diferenciadas entre alunos portadores e alunos não portadores. O professor precisa pensar nisso ao planejas a aula lúdica”.
Para o professor E “sim, pois o brincar é uma necessidade primária do ser humano, tornando-se indispensável sua prática na escola como fator que facilita a aprendizagem”.
Portanto, podemos notar que a ludicidade é um forte instrumento para o processo de ensino-aprendizagem, com as diversas técnicas que auxiliam as crianças a adquirir o conhecimento de forma mais espontânea e prazerosa, são muitas as formas de ensinar com o processo lúdico, e cabe ao professor preparar uma aula com jogos e brincadeiras que volte a atenção das crianças para a aula, para que se torne um recurso eficaz. Todo e qualquer jogo e brincadeira é uma forma de aprender, e se o professor souber usar essa ferramenta em prol da educação, será um momento muito proveitoso e favorável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Essa pesquisa nos proporcionou momentos de reflexão sobre a importância das atividades lúdicas no espaço escolar, não somente na alfabetização da criança, mas também, na própria formação e desenvolvimento do ser humano.
Percebemos também que para um bom resultado é necessário todo um planejamento, buscando meios para um ensino diferenciado, utilizando práticas que sejam compreensíveis para uma criança, formas de ensinar que busque o interesse dos alunos pelo aprendizado, para que não se torne um ato repetitivo, mas sim um momento de prazer e alegria. As atividades lúdicas muitos contribuem para isso, pois por meio delas é possível alternar as formas de ensinar, através dos estágios e da pesquisa foi possível perceber que buscar o novo e o atraente que faz com que o aluno tenha vontade de participar das atividades propostas.
Foi perceptível que dificuldades existem, mas condutas foram adequadas para usar brincadeiras, jogos, músicas, ou seja, vários métodos lúdicos foram usados em busca da melhor forma de ensinar. Diante das respostas, foi possível constatar o quanto o lúdico é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem e que por meio dele a criança adquire valores sociais, ética e firmeza motora.
Através da pesquisa conseguimos averiguar que o lúdico é um dos principais meios para a aprendizagem de crianças. Pois notamos que os docentes estão sempre em busca da melhor forma de lecionar, para que a construção do conhecimento tenha resultados positivos para os dois lados.
Algumas professoras têm certa dificuldade em gerir suas aulas com o lúdico, pois segundo sua formação o brincar era somente por diversão, mas usam brinquedos que a escola oferece para desenvolverem as atividades de acordo com o planejamento escolar. Já as demais gerem normalmente, pois já voltaram formadas tendo como elementos principais para ensinar e sempre inovam suas práticas.
A realização deste trabalho se tornou muito gratificante, nos auxiliando no crescimento tanto no aspecto pessoal como profissional. Pois todo o conhecimento adquirido foi de grande importância. Pois o lúdico pode ser muito explorado, suas formas de uso são muito diversificadas, cada uma tem seus benefícios, cabe a cada professor saber usar da melhor forma.
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