O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Edna Adriana da Silva
Maria Aparecida Lima
RESUMO
Atualmente a área da matemática é muito utilizada, porém ainda há muita restrição com relação ao ensino, nota-se que, algumas crianças desde o ensino fundamental já rejeita a disciplina pois, consideram difícil de aprender. A educação é repleta de desafios, muitas vezes rotineiros, o ensino de matemática é um deles, o pedagogo que atua no ensino fundamental 1, não tem uma base aprofundada de matemática, e muitas vezes o alunos vai para o fundamental 2 sem saber o básico, isso é o que grava os desafios da educação, faz-se necessário novas possibilidades para intervenção nesses pontos críticos. Esse trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de uso do Geogebra no ensino fundamental. Como metodologia usaremos a pesquisa bibliográfica, que segundo Marconi & Lakatos (2011, p. 1), “a pesquisa é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.
PALAVRAS-CHAVE: Geogebra. Matemática. Metodologia .
ABSTRACT
Currently the area of mathematics is widely used, but there is still much restriction with regard to teaching, it is noted that some children since elementary school already rejects the discipline as they consider difficult to learn. Education is full of challenges, often routine, mathematics teaching is one of them, the pedagogue who acts in elementary school 1, does not have an in-depth math, and often the students goes to the fundamental 2 without knowing the basics , this is what embodies the challenges of education, new possibilities for intervention at these critical points are necessary. This work aimed to analyze the possibilities of using
Geogebra in elementary school. According to Marconi & Lakatos (2011, p. 1), "research is a formal procedure, with a reflexive method of thought, which requires a scientific treatment and constitutes the way to know the reality or to discovering partial truths. "
KEY WORDS: Geogebra. Mathematics. Methodology.
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INTRODUÇÃO
Atualmente a área da matemática é muito utilizada, porém ainda há muita restrição com relação ao ensino, nota-se que, algumas crianças desde o ensino fundamental já rejeita a disciplina pois, consideram difícil de aprender. No entanto com o avanço das tecnologias se faz necessário que os profissionais da educação adicionem novos paradigmas para facilitar o ensino, assim estarão inseridos na informática na educação e contribuindo com aprendizagem diferenciada.
Acredita-se que a disciplina de matemática desde o ensino fundamental os alunos sentem dificuldade, pois é considerada muito difícil por conter muita informação que envolve cálculos e formulas, sendo assim o auxílio do computador pode ajudar no desenvolvimento do raciono lógico do aluno. O tema é de interesse cientifico, visto que, apresenta uma relevância nos estudos relativos a educação e as necessidades de novas técnicas de ensino, principalmente da matemática, uma disciplina sempre vista como obstáculo para a maioria dos alunos.
Devemos entender que o objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas. De maneira geral, esse tipo de argumentação tem levado a uma subutilização do potencial do computador que, além de economicamente dispendiosa, traz poucos benefícios para o desenvolvimento intelectual do aluno. (VALENTE, 2012)
O GeoGebra é um software gratuito de matemática dinâmica para ser utilizado em ambiente de sala de aula e foi desenvolvido nos Estados Unidos por Markus Hohenwarter. Recebeu muitos prêmios internacionais incluindo o prêmio software educacional Alemão e Europeu. Esse software permite a realização de construções geométricas utilizando régua e compasso digitais mantendo, porém, passos e características fundamentais à construção convencional.
Busca-se oferecer uma possibilidade do uso do software GeoGebra no ensino fundamental, porem apoios no uso das tecnologias para contribuições da Educação proporcionam conhecimentos diversificados. O foco desse trabalho é a base do conhecimento aplicada na educação com o uso do software Geogebra, na disciplina de matemática, mas os conteúdos podem ser explorados de forma dinâmica
Conforme Borba (2005, p.53) o software calculador gráfico, pode se tornar imperativo no desenvolvimento de um raciocínio feito por um grupo de alunos na relação seres-humanos-com-tecnologia. Em outras palavras o Geogebra deve servir para desenvolver a criatividade do aluno utilizando-se da forma dinâmica dos gráficos que o software disponibiliza e nesse processo aluno venha compreender melhor o conteúdo.
Neste contexto levanta-se a hipótese de que os livros didáticos não fornecem meios dinâmicos para o aluno compreender melhor a representação gráfica de conceitos matemáticos, dessa forma o software Geogebra pode contribuir para com as aulas de matemática proporcionado a interação com a aprendizagem.
O presente trabalho, objetivou através de uma pesquisa bibliográfica, analisar as possibilidades de uso do Geogebra no ensino fundamental e ainda propor metodologias que otimizem o uso software em sala, analisando a importância da inclusão tecnológica na escola, e com isso colaborar com novos métodos de ensino.
O software Geogebra é um programa indicado para se trabalhar com aprendiz acima de 12 anos de idade, pois fornece para o ensino de funções uma grande versatilidade para expressar as atividades, visto que os aspectos gráficos e algébricos da função podem ser explorados de forma dinâmica.
Muitos professores tem dificuldade em passar aos alunos os conteúdos de matemática, principalmente no ensino fundamental, nos dias atuais, o que chama a atenção é a tecnologia, e sendo o computador uma forma de interagir com o aluno e prender sua atenção ao mesmo tempo, justiça-se essa pesquisa pela necessidade de oferecer um apoio ao professor de matemática no ensino fundamental.
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DESENVOVLIMENTO
A educação é repleta de desafios, muitas vezes rotineiros, o ensino de matemática é um deles, o pedagogo que atua no ensino fundamental 1, não tem uma base aprofundada de matemática, e muitas vezes o alunos vai para o fundamental 2 sem saber o básico, isso é o que grava os desafios da educação, faz-se necessário novas possibilidades para intervenção nesses pontos críticos.
Atualmente nota-se que a informática este presente por todos os contos da sociedade, seja em casa através de aparelhos eletrodomésticos, nas ruas por meios de semáforos, nas escolas entre outros ambientes é possível interagir e perceber sua presença e as transformações que ela proporciona ao homem. Portanto as escolas vêm acompanhado essas inovações e inserindo a informática na educação com intuito de enriquecer o aprendizado do aluno.
Deste modo as experienciais mostraram o quanto são relevantes às condições apontadas para se obterem avanços no uso eficaz da informática na educação matemática. Como se observa o exposto por Guajardo (apud
Purificação, Brito, 2011) que o professor de matemática “necessita sistemas educacionais que se tornam obsoletos diante da evolução tecnológico, deve ser usado para construir, produz novas formas de compreensão da realidade.”
Geogebra é um software livre e pode ser usado facilmente como uma importante ferramenta para despertar o interesse pela busca do conhecimento matemático principalmente com alunos do ensino fundamental, pois possibilita trabalhar com forma dinâmica permitindo a abordagem diversos conteúdos especialmente os relacionados com geometria e funções. Ele foi desenvolvido por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas.
2.1 O ENSINO DE MATEMÁTICA, O LÚDICO E A TECNOLOGIA
A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitas vezes os próprios professores já declaram para os educandos que essa matéria é complicada e com isso já se frustram e encontram grandes dificuldades para entender os conteúdos propostos. A resolução de problemas é uma metodologia adotada pelos professores que tem ganhado muitas discussões nos últimos tempos. Como descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais que, “todavia, tradicionalmente, os problemas não têm desempenhado seu verdadeiro papel no ensino, pois, na melhor das hipóteses, são utilizados apenas como forma de aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos (Brasil, 1997, p.42)”.
É comum a todos que as aulas de matemática, geralmente, já são repletas de resoluções de problemas. O que nos faz ter a falsa intuição de que não seria interessante abordarmos tal assunto neste trabalho. Porém, de modo geral, o que mais vemos são aplicações desta ferramenta embasadas em excessivos exercícios repetitivos, desgastantes e rotineiros (a maioria dos livros didáticos são ótimos exemplos) o que faz com que não se desenvolva na criança a criatividade e autonomia em matemática. (BRAGA, 2014)
A aula de matemática para muitos é um desafio, entende-se que ali apenas se usa o raciocínio logica, mas envolve diversos conhecimentos, que muitas vezes não são efetivamente contemplados, o uso no computador faz com que o aluno apresente um interesse maior, e assim aplica de forma mais eficiente o conhecimento, desde a matemática, que é o foco, a também o conhecimento de novas possibilidades, interpretação de texto e muito mais.
Os PCNs (1997) também enfatizam que a matemática não é só aplicação de problemas através de uma sequência de dados e sim compreender o que foi proposto com aquela atividade e obter respostas usando técnicas adequadas que estimule a aprendizagem aonde o professor conduz o aluno dando lhe oportunidade de se expressar respeitando os seus conceitos.
Assim como afirma Braga, trabalhar o lúdico na matemática é essencial para atender à necessidade de elaborar aulas com maior aproveitamento e rendimento, ajudando o indivíduo a analisar e compreender situações problemas que possam ser propostas em aula, transportando tais conhecimentos para o seu dia-a-dia. Com isso, possibilitando o aluno de se conhecer e de se desenvolver através de seu próprio prévio conhecimento do conteúdo e da realidade na qual o mesmo está inserido. (BRAGA, 2014)
A tecnologia se tornou um fator fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e a expansão da comunicabilidade. Em especial, o ensino de matemática em muito foi contribuído com o seu avanço, pois a mesma é para o professor uma ferramenta de grande importância no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Proporcionando maiores relações em sala de aula, tendo em vista que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas. (BRAGA, 2014)
2.2 O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO
Na percepção de Costa et al (2016), é indubitável que a tecnologia da informação toma cada vez mais espaço em meio a sociedade globalizada. Segundo uma pesquisa realizada pelo comitê gestor da internet em 2015, o uso do celular superou os computadores no acesso à internet pelas crianças e adolescentes, aumentando consecutivamente a quantidade de informação obtida por eles.
A aula então se torna um desafio para o professor, com tantos estímulos externos em contraste com a aula, se torna difícil ter a tenção dos alunos. O uso do celular é uma possibilidade, porém envolve dados pessoais e nem todos os alunos tem acesso a essa tecnologia, com isso, tem-se a oportunidade do uso do computador para a fixação do conhecimento, sendo apenas necessário que a escola possua um laboratório adequado.
Valente (2012) afirma que o computador para ser efetivo no processo de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar não pode ser inserido na educação como uma máquina de ensinar. Nessa perspectiva, entendemos que o computador é uma ferramenta, assim como o quadro ou o livro didático, ele não deve ser entendimento como uma metodologia, faz-se necessário, um planejamento preciso para o uso do mesmo.
De maneira geral, o computador no paradigma construcionista deve ser usado como uma ferramenta que facilita a descrição, a reflexão e a depuração de ideias. Isso é possibilitado quando o computador é usado na atividade de programação e, ainda mais efetivamente, quando a linguagem de programação apresenta as características do Logo gráfico (VALENTE, 2012)
2.3 O GEOGEBRA
Nascimento (2012) afirma que o GeoGebra está rapidamente ganhando popularidade no ensino e aprendizagem da matemática em todo o mundo. Atualmente, o GeoGebra é traduzido para 58 idiomas, utilizado em 190 países e baixado por aproximadamente 300.000 usuários em cada mês. Em pesquisa recente para esse artigo, não foram encontrados dados atuais, estima-se que apenas a quantidade de usuários cresceu.
Com o uso, cresceu as possibilidades e está utilização crescente obrigou o estabelecimento do Internacionais GeoGebra Insitute (GII), que serve como uma organização virtual para apoiar GeoGebra locais iniciativas e institutos. (NASCIMENTO, 2012)
Geogebra é um software livre e pode ser usado facilmente como uma importante ferramenta para despertar o interesse e a busca do conhecimento matemático principalmente com alunos do ensino fundamental, pois possibilita trabalhar com forma dinâmica permitindo a abordagem de diversos conteúdos especialmente os relacionados com geometria e funções.
Ele foi desenvolvido por Markus Hohenwarter da Universidade de Salzburg para educação matemática nas escolas. Uma das funções da janela do Álgebra é exibir as informações dos objetos que se encontra na janela de visualização, é possível editar propriedades de qualquer elemento na janela Álgebra, informações importantes sobre “objetos livres” que são aqueles que podem se movimentar sem que eles se dependam de outros objetos e “Objetos dependentes”, são os que foram feitos a partir de outros objetos (HOHENWARTER,2009)
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para Valente (1993, p.6):” a verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem. O professor deve deixar de ser o repassador de conteúdo […] e passar a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno”. ( apud. N. M. L. Costa, p.96).
Diante das reflexões realizadas ao longo deste trabalho, foi notável que as discussões sobre o uso de ferramentas tecnológicas no ensino aprendizagem é de suma importância, já que as tecnologias se tornaram algo relevante na vida das pessoas, seja no lar, no trabalho, lazer e na escola o seu uso torna-se algo indispensável, pois desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento do estudante.
Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivou realizar um estudo sobre o uso de softwares educacionais no ensino aprendizagem da disciplina de matemática, conceituando o software Geogebra como uma ferramenta capaz de contribuir na resolução de cálculos de funções no ensino fundamental.
No entanto, é importante destacar que para a construção do trabalho foram realizadas diversas leituras e estudos que revela a presença da informática como instrumento que auxilia no processo de ensino aprendizagem da matemática, como por exemplo, as tendências do ensino de matemática; a história da matemática na educação matemática; a informática na educação matemática; resoluções de problemas, assim como o estudo do software Geogebra.
4. Referencias
VALENTE, José Armando. Por quê o computador na educação?. 2008. Acesso em, v. 11, 2012.
PACHECO, José Adson D.; BARROS, J. O uso de softwares educativos no ensino de matemática. Diálogos–Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, Garanhuns, n. 8, p. 5-13, 2013.
DE OLIVEIRA BRAGA, Eduardo dos Santos. RELEVANTES ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2014
NASCIMENTO, Eimard GA do. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. XII Encontro de PósGraduação e Pesquisa da Unifor, ISSN, v. 8457, p. 2012, 1808. 2012
ARAÚJO, Luís Cláudio Lopes de. Aprendendo matemática com Geogebra/
Luís Cláudio Lopes Araújo, Jorge Cássio Costa Nóbriga. – São Paulo: Editora Exato, 2010.
ÁVILA, Geraldo Severo de Souza. Introdução à analise matemática 2ª edição revista- 1999 - Editora Edgard Blucher Ltda. São Paulo.
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LIMA, Elon Lages, 1929 – curso de análise. Rio de Janeiro, Instituto de matemática pura e aplicada, 1999.
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MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. Ed. Atlas S.A, São Paulo: 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – DEB (1997). Relatório do Projecto “Reflexão
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STEWART, James. Calculo volume1/James Stewart; tradução técnica Antônio Carlos Moretti, Antônio Carlos Gilli Martins; Revisão técnica helena Castro. – São Paulo: Cengage Learning, 2012.
TAJRA, Sanmya Feitosa – informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade / Sanmya Feitosa Tajra. – 9. edição revisão atual. E ampliação. – São Paulo: Erica, 2012.