O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS
Beatriz Mayara Jose
RESUMO
Este trabalho busca identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores na utilização dos recursos tecnológicos em suas práticas, trazendo uma reflexão sobre a falta de aceitabilidade por parte de alguns dos profissionais da educação quanto ao uso das tecnologias educacionais. Aborda questões relacionadas à formação inicial do professor e destaca que as transformações da sociedade estão aliadas ao desenvolvimento tecnológico e ao aumento da competitividade daí a necessidade desenvolver uma cultura de valorização dos recursos tecnológicos onde o uso de tecnologia passe a fazer parte do cotidiano da formação docente. O problema evidenciado apontou questões relacionadas à gestão da escola; à inadequada formação dos professores em relação à utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem. Os professores aprovam o uso dos recursos, porem como já citado a ausência de capacitação adequada torna a usabilidade da mesma pouco frequente.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Desafios.
1 INTRODUÇÃO
O presente Projeto de Ensino tem como tema: O Uso Das Tecnologias No Processo De Ensino Aprendizagem. A área de concentração escolhida foi Metodologias De Ensino.
A escolha do tema deu-se devido às observações realizadas no decorrer do estágio curricular obrigatório II, o processo de Alfabetização e Letramento deve ser trabalhado com muito carinho e dedicação, nesse paradigma a tecnologia torna-se um meio facilitador que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, resultando em uma melhoria do aprendizado do educando.
De acordo com os paradigmas referentes ao papel do educador no século XXI (Schwartz, 2014, P. 12) relata que: “O papel dos educadores, das escolas e das práticas sociais é redefinido por sistemas de informação e comunicação cuja arquitetura responde cada vez mais aos imperativos de uma nova economia política do conhecimento adequada às moralidades pós-modernas”.
Os objetivos para desenvolver esse trabalho foram: analisar as metodologias diferenciadas no contexto educacional; analisar o uso das tecnologias no contexto escolar e verificar se os educadores estão preparados para fazerem uso das tecnologias em suas práticas pedagógicas.
2 EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
2.1 TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Ao longo dos anos, tudo vem se transformando, passando por inúmeras mudanças diversas foram às invenções criadas principalmente após o século XX, invenções as quais requereram inovação, essa que para Drucker (2008), é simplesmente reinventar algo já criado, mas de uma maneira diferente. Para que tudo isso ocorra são necessárias pessoas capacitadas.
Pode-se dizer que a sociedade está em plena revolução tecnológica e que essas mudanças ocorrem em todos os ambientes que nos cercam, (Kohn, 2007) enfatiza que:
Novas concepções surgiram, novas práticas, ocupações, tudo mudou em tão pouco tempo. Fala-se em Sociedade Midiática, em Era Digital, Era do Computador; a sociedade passou a ser denominada não por aquilo que é ou pelos seus feitos, mas a partir dos instrumentos que passou a utilizar para evoluir.
A educação é a base da formação humana e ao longo de todo nosso tempo são utilizadas inúmeras ferramentas para a busca do conhecimento e aprendizado visando a formação de cidadãos críticos, transmissores de informações, valores, éticos e moral.
O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso meio social, essas grandes mudanças vieram para contribuir com a sociedade de maneira positiva e as transformações tecnológicas estão de certa forma interligada a educação. Contudo sabemos que os avanços na educação são gradativamente analisados pelas instituições mantenedoras e isso ocasiona em certos processos burocráticos que por sua vez tornam-se mais demorados para que essa tecnologia seja implementada na educação, mas percebe-se resultados evidentes em relação aos seus avanços. Hoje podemos notar que nas maiorias das salas tem pelo menos um notebook, um laboratório de informática na escola, data shows, e outras ferramentas que tendem a contribuir para o processo de ensino/aprendizagem.
2.1 A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
A importância das tecnologias no ambiente escolar é indispensável diante das demandas exigidas do nosso mundo atual as nossas atividades cotidianas cada vez mais atarefadas, os trabalhos a maior parte informatizados, e hoje podemos ter acesso a informações a qualquer momento e a qualquer lugar.
Pode-se dizer que as crianças nascidas nessa era tem maior facilidade no uso das tecnologias digitais, partindo dessa premissa as mesmas tendem a ter certos interesses em recursos midiático, ou seja, com a utilização dos mesmos os educandos aprendem com uma facilidade, por outro lado é necessário saber que essas tecnologias, por si só, tendem a ser trabalhadas com as metodologias corretas afim de desenvolver a capacidade o aprendizado, segundo (Dioginis, Cunha, Cristovam, 2015, p. 4):
É fundamental que os educadores busquem outras práticas metodológicas, não somente o livro didático, o quadro negro, o giz e as aulas expositivas. Diante desta conjuntura, entende-se que uma melhor qualidade do ensino deverá contar com educadores preparados para a construção de redes interativas.
Quando essa prática funciona na realidade, os resultados obtidos são notáveis o aprendizado coletivo sobressai e os métodos tradicionais que por sua vez devem ser alinhados com as novas práticas tendem a apresentar crescimento no processo de ensino, assim como, o profissionais tornam toda essa tecnologia em uma ferramenta que pode acrescentar no processo de construção do conhecimento ainda sobre o assunto Valente diz que:
[...] a implantação da informática como auxiliar do processo de construção do conhecimento implica mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola – alunos, professores, administradores e comunidades de pais – estejam preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para utilização dos mesmos (1999, p.04).
Desta forma pode-se observar que a tecnologia é indispensável para a sociedade, assim como também deve estar presente na escola e ser utilizada para a construção do conhecimento enriquecendo o processo de ensino aprendizagem, mas para isso é necessário que os profissionais da educação estejam de fato preparados para utilização das mesmas, de acordo com Almeida:
Nós, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta – A TV, o vídeo, a telefonia celular. A informática aplicada à educação tem dimensões mais profundas que não aparecem a primeira vista (ALMEIDA, 2000, p.78).
2.2 FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA TRABALHAREM COM AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Uma das maiores dificuldades encontradas em sala de aula com o uso da tecnologia é a sua utilização de maneira adequada, sua utilização deve ser objetiva, facilitadora e estar focada no aprendizado. Ferreira (2008, p. 72) afirma que:
A maioria dos professores pertence a uma geração que não nasceu com a informática, se surpreendeu com o seu surgimento e ainda se assusta (ou pelo menos se incomoda) com a presença da tecnologia, a cada dia mais forte, nas escolas. Acostumados a viver em uma cultura escrita, se torna difícil pensar de uma forma desvinculada dela. Pensam nos efeitos da inserção do computador na educação, que ainda está sendo desvendado e temem por aquilo que já é de nosso domínio. A internet, a abundância de informações disponíveis e a possibilidade de acesso a elas, a velocidade de uma comunicação em tempo real, a aproximação de pessoas e de culturas distantes, são coisas que, muitas vezes, por não saber como lidar com elas, causam estranheza.
Como a humanidade caminha em busca do conhecimento e a tecnologia esta cada vez mais avançada, ela está presente no dia-a-dia dos alunos e de praticamente todas as pessoas, ponderando-se de inúmeros recursos cada vez mais modernos.
Com esse avanço tecnológico pode-se observar diversas ferramentas para os professores utilizarem em sala com os alunos, possibilitando uma fonte de informação imensa para os mesmos, dessa forma o processo educativo torna-se mais dinâmico inovador e eficiente pois, pois diante de tal avanço a educação deve acompanhar esse processo utilizando em forma de material didático para as atividades na escola, deve ser instigada a curiosidade em busca de conhecimento desde a educação infantil aproveitando os recursos oferecido através da tecnologia.
A sala de aula é um espaço de absorção de conhecimento, onde os professores visam tornar as aulas atrativas e eficientes para passar conhecimentos a seus alunos, com o auxilio das tecnologias podemos expandir este paradigma, buscando novos conceitos, linguagens, demonstrações, inovadas metodologias, sabendo que as tecnologias disponibilizam ferramentas que possibilitam inovar nas formas de ensinar.
Seu uso assume uma importante missão na educação, sendo imprescindível também um estudo dessa ferramenta de ensino elaborada com preparação e controle. Visando a melhor maneira de aprender, a internet possibilita inúmeras formas de ensinar, sendo assim é essencial que os professores busquem conhecer as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como buscar novos métodos de trabalhar com tais para que possam trabalhar com seus alunos de maneira mais produtiva.
Não basta à escola adquirir recursos tecnológicos e materiais pedagógicos sofisticados e modernos, mas os professores limitarem-se apenas ao treinamento para o uso destes. Faz-se necessário na educação, construir novas concepções pedagógicas elaboradas sob a influência do uso dos novos recursos tecnológicos que resultem em práticas que promovam o currículo nos seus diversos campos dentro do sistema educacional. Desta forma, os recursos tecnológicos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, promovendo uma educação mais estimuladora, ganhando destaque enquanto recurso pedagógico (CARVALHO, 2009, p.03).
Para que os professores possam trabalhar com tais recursos faz-se necessário uma gestão progressistas que avalie a tecnologia como ferramenta passível de contribuir com o processo de ensino/aprendizagem, com isso tende a responsabilidade dessa gestão, a disponibilização de capacitação para os profissionais da educação com ênfase ao uso dessas novas ferramentas de ensino, de acordo com Carvalho (2009, p.03-04):
Para os educadores se inserirem neste contexto é fundamental que apóiem em dois eixos orientadores, a saber:
- a formação continuada em serviço, na qual se destaca a importância da pesquisa e da reflexão sobre a prática docente, será viabilizada pela ação efetiva da equipe pedagógica e através dos recursos disponíveis no portal dia a dia educação (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br), inclusive a formação continuada que poderá ocorrer através do Grupo de Trabalho em Rede (GTR);
- a perspectiva de uma aprendizagem significativa que com ênfase na prática pedagógica, articulada aos recursos tecnológicos disponíveis, possibilite aos alunos superar suas dificuldades e construir seus próprios conceitos. Cabendo ao professor, buscar meios que levem os educandos a refletir e construir conceitos na medida em que as informações são repassadas, conjugando o novo com o já conhecido incorporando-o, dando-lhe um sentido próprio.
A escola com que sonhamos é aquela:
que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. O mundo está permeado pela televisão, pela Internet, pelos jornais, pelas revistas, pelas músicas de sucesso. A escola e a sala de aula precisam dialogar com esse mundo. Perceber o potencial da comunicação contemporânea não significa repeti-lo, mas estabelecer um elo com a percepção do aluno (CARVALHO, (2009, p.08).
A escola com o papel de formar cidadãos para a sociedade moderna tende condizer com questões referente ao aprendizado, Hernández e Sancho (2011) relata que:
Uma pessoa aprende melhor se o aprender não é considerado apenas como um ato cognitivo, e sim como uma experiência vinculada à construção de sentido, relacionada à própria pessoa, aos outros e ao mundo. Isso significa reconhecer-se e ser reconhecido como sujeito de experiência que, a partir da sua aspiração a ser, relaciona-se a outras experiências – de saber, de vida, de "alteridade". Sem esquecer que aprender não é uma experiência que só olha para o ser, porque também se projeta em uma posição política que supõe reconhecer-se com capacidade de autoria.
2.3 DIFICULDADES ENCONTRADAS DIANTE DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DENTRO DA SALA DE AULA
As dificuldades que são encontradas é o falta de capacitação de alguns profissionais diante das demandas do uso das tecnologias, falta de cursos de capacitação por parte dos órgãos competentes para que possa adequar esses profissionais diante das demandas referente a tecnologia, falta de materiais de apoio pedagógico, e na maioria das vezes poucos computadores para atender a demanda da escola. Fagundes (1999) explica que:
Conseguir alguns computadores é só o começo. Depois é preciso conectá-los à internet e desencadear um movimento interno de buscas e outro, de trocas. Cabe ao professor, no entanto, acreditar que se aprende fazendo e saindo da passividade da espera por cursos e por iniciativas da hierarquia administrativa (FAGUNDES, 1999, p. 25).
É necessário elencar que alguns profissionais apresentam certa resistência quanto ao uso dos recursos tecnológicos, ou seja, tendem a utilizar somente os métodos tradicionais, que na maioria das vezes encaram como uma desafio o uso das mesmas em suas práticas, assim como relatam o autor como Kenski (1997, p.61):
Favoráveis ou não, é chegado o momento em que nós, profissionais da educação, que temos o conhecimento e a informação como nossas matérias-primas, enfrentamos os desafios oriundos das novas tecnologias. Esses enfrentamentos não significam a adesão incondicional ou a oposição radical ao ambiente eletrônico, mas, ao contrário, significam criticamente conhecê-los para saber de suas vantagens e desvantagens, de seus riscos e possibilidades, para transformá-los em ferramentas e parceiros em alguns momentos e dispensá-los em outros instantes.
Em relação ao uso dessas tecnologias deve haver um alinhamento entre tecnologia e educação na própria escola, esta deve estar precedida de todo apoio por parte das gestões e/ou leis que amparem a educação, é aqui que se inicia o preparo do profissional para o uso adequado das mesmas De acordo com Neira (2016):
Educação e Tecnologia caminham juntas, mas unir as duas é uma tarefa que exige preparo do professor dentro e fora da sala de aula. Ao mesmo tempo em que oferece desafios e oportunidades, o ambiente digital pode tornar-se um empecilho para o aprendizado quando mal usado (NEIRA, 2016 p. 04).
Conforme o trecho acima nos traz realmente essa união é mais difícil do que parece pois ainda existem muito despreparo por parte dos profissionais em relação ao uso das Tics como ferramenta educacional.
É preciso competência para educar-se continuamente em acompanhar a dinâmica da atualidade; domínio da informática para evitar subutilização e/ou supervalorização, aversão e/ou endeusamento dos recursos disponibilizados por ela; disposição para estudar tendo em vista a necessidade de educação continuada e “conquista” das ferramentas computacionais; capacidade de ousar para quebrar as amarras das especificidades das formações educacionais tradicionais; cumplicidade com o educando para estabelecer parcerias na busca por soluções e construções; criatividade para fazer jus ao adjetivo humano e avançar além de cópias de reproduções para criações e aperfeiçoamentos contínuos; e habilidade para socializar “saberes” e fazeres com o intuito de garantir o desenvolvimento da coletividade (COX, 2003, p.117).
Diante das questões que se refere ao uso das tecnologias, nota-se um grande desafio aos professores, que ainda não estão habituados com tal prática, de acordo com Pena:
Para que o professor passe de um ensino convencional a um ensino apoiado nas novas tecnologias, bem como desenvolvido em ambientes virtuais, exige que a instituição estabeleça o desenvolvimento de um projeto de formação de professores que priorize a inserção das TICs numa perspectiva construtiva e reflexiva da ação docente (PEÑA, s/d,p. 9).
Kenski (2001, p.74) acredita que:
O professor precisa ter condições para poder utilizar o ambiente digital no sentido de transformar o isolamento, a indiferença e a alienação com que costumeiramente os alunos frequentam as salas de aula, em interesse e colaboração, por meio dos quais eles aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem melhores pessoas e cidadãos participativos.
É sabido que os educandos de hoje em pleno século XXI já obtém certa facilidade no uso de algumas ferramentas tecnologias como, smartfones, computadores, tablets entre outros, Kenski (2009, p.103) afirma que:
um dos grandes desafios que os professores brasileiros enfrentam está na necessidade de saber lidar pedagogicamente com alunos e situações extremas: dos alunos que já possuem conhecimentos avançados e acesso pleno às últimas inovações tecnológicas aos que se encontram em plena exclusão tecnológica; das instituições de ensino equipadas com mais modernas tecnologias digitais aos espaços educacionais precários e com recursos mínimos para o exercício da função docente. O desafio maior, no entanto, ainda se encontra na própria formação profissional para enfrentar esses e tantos outros problemas.
Diante de toda evolução da sociedade e considerando o rápido desenvolvimento tecnológico em todos os meios que nos cercam faz-se necessário a inserção da mesma, mas que essa aconteça de forma a respeitar todas as vertentes já implementadas e também que os órgãos competentes disponibilizem ferramentas de capacitação aos profissionais que as utilizarão, assim como relata Lévy (1999, p.08):
Não se trata aqui de utilizar qualquer custo as tecnologias, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que está questionando profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educativos tradicionais e, notadamente, os papeis de professor e aluno.
2.4 CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS PERANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Sabemos que após a introdução da tecnologia como ferramenta de trabalho pelos educadores muitas mudanças aconteceram, de certa forma, facilitou e muito a vida tanto dos educandos quanto a dos professores, pois, na era em que estamos já não se consegue fazer absolutamente nada sem o uso das tecnologias ela esta presente em nosso cotidiano nas mais variadas formas, em casa, no trabalho, nos jogos, indústrias, entre outros,
A educação em suas relações com a Tecnologia pressupõe uma rediscussão de seus fundamentos em termos de desenvolvimento curricular e formação de professores, assim como a exploração de novas formas de incrementar o processo ensino-aprendizagem (CARVALHO, KRUGER, BASTOS, 2000, p. 15).
Sua utilização deve ser um método facilitador no processo ensino/aprendizagem favorecendo um leque de informações atualizadas, enaltecendo o trabalho em equipe.
Também devemos considerar que toda evolução que é notável também é tecnologia e que o educador se apropria daquela que melhor se adapta para utilização em suas práticas, segundo Moran,
A forma como organizamos em grupo, em salas, em outros espaços: isso também é tecnologia. O giz que escreve na lousa é tecnologia de comunicação, e uma boa organização de escrita facilita – muito – a aprendizagem. A forma de falar, gesticular, de falar com os outros: isso também é tecnologia. O livro, a revista, o jornal, o gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo são tecnologias importantes e muito mal utilizadas em geral (MORAN, 2003, p.153).
Em relação ao papel da mesma com o auxílio no processo de ensino/aprendizagem, essa também desempenha função crucial em todo ambiente educacional, De acordo com Ramos (s/d):
A incorporação das TICs deve ajudar gestores, professores, alunos, pais e funcionários a transformar a escola em um lugar democrático e promotor de ações educativas que ultrapassem os limites da sala de aula, instigando o educando a enxergar o mundo muito além dos muros da escola, respeitando sempre os pensamentos e ideais do outro. O professor deve ser capaz de reconhecer os diferentes modos de pensar e as curiosidades do aluno sem que aja a imposição do seu ponto de vista.
Vieira Pinto (2005, p. 792) apud Stinghen (2016, p.18) afirma que “A função da tecnologia coincide com a promoção da liberdade pelas perspectivas que abre ao homem para refletir sobre si, seus problemas e exigências”.
Contribui para o desenvolvimento do cidadão crítico, reflexivo, sensível acerca de das questões que se encontram cotidianamente, e que fazem parte de suas vidas.
Levando em conta esta perspectiva, acredita-se que os recursos tecnológicos podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando, ao educando, usufruir de uma maior gama de informações que auxiliem no conhecimento dos recursos disponíveisna escola. Assim, para concretizar o uso das TIC, como ferramenta pedagógica, é necessário investimento na formação continuada STINGHEN (2016, p.18).
Diante dessa premissa da tecnologia como ferramenta que tem como objetivo contribuir para o processo de ensino/aprendizagem, Prado (2003, p.10) considera que:
A interação compartilhada, de troca de experiências, sentimentos e reflexões ganha uma nova dimensão. Isto é, a interação passa a agregar uma atitude de comprometimento com o aprendizado do outro (...). O trabalho colaborativo, por sua vez, evidencia a necessidade de repensar valores bem como colocar em prática atitudes de abertura, humildade, compartilhamento, respeito, aceitação, acolhimento, cumplicidade e compromisso.
Podemos entender que quando se trabalha com a tecnologia na educação pode-se elencar o seu valor contribuinte no coletivo os educandos, de acordo com Araújo (2005, p.23-24):
O valor da tecnologia na educação é derivado inteiramente da sua aplicação. Saber direcionar o uso da Internet na sala de aula deve ser uma atividade de responsabilidade, pois exige que o professor preze, dentro da perspectiva progressista, a construção do conhecimento, de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidade cognitivas que instigam o aluno a refletir e compreender, conforme acessam, armazenam, manipulam e analisam as informações que sondam na Internet.
Conforme Dantas (2005, p. 17) apud Mercado (1999, p. 27):
As novas tecnologias criam novas chances de reformular as relações entre alunos e professores e de rever a relação da escola com o meio social, ao diversificar os espaços de construção do conhecimento, ao revolucionar os processos e metodologias de aprendizagem, permitindo à escola um novo diálogo com os indivíduos e com o mundo.
Com o objetivo da tecnologia na educação de ser considerada com uma ferramenta como o papel de auxiliar o professor tanto nos seu planejamento como no processo em si, Dantas (2005, p. 18) apud Mercado (1999, p. 61) afirma que:
A tecnologia é capaz de ajudar o professor, mas não o substitui. Pode ajudá-lo professor a ensinar melhor e com melhor qualidade. Mas não reduzirá o esforço necessário na sala de aula. Pelo contrário, creio que devemos aumentar o número de professores. (HAWKINS, 1995, p. 61).
4 MATERIAL E MÉTODOS
Este trabalho fundamentou-se diante de pesquisas bibliográficas em que elencava assuntos relacionados ao uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem, partindo da premissa que alguns profissionais não apresentam habilidade na utilização dos recursos tecnológicos oferecidos pelos respectivos mantedores dessas instituições.
Também foi realizado através de pesquisas em diversos materiais impressos, livros, artigos online, trabalhos de conclusão de curso, vídeos na internet que falam sobre a problemática.
Sobre a metodologia utilizada pode-se citar as pesquisas bibliográficas e as observações sobre assunto, assim como os materiais midiáticos disponíveis na rede mundial de computadores (internet)
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A presente pesquisa sobre o tema O Uso Das Tecnologias No Processo Ensino/Aprendizagem, traz reflexões sobre os benefícios obtidos através de seu uso como ferramenta. Também, as dificuldades encontradas no decorrer dessa evolução tecnológica nas escolas por parte de alguns profissionais da educação, pois, acredita-se que a maior dificuldade é por parte dos profissionais formados antes dessa inserção tecnológica no ambiente educacional.
Deve ser realizado cursos de capacitação, formação continuada incluídas na carga horaria ou procurar meios para que possam ampara-los.
Sabemos que os alunos que nasceram nas gerações das tecnologias tem maior facilidade tanto no acesso de equipamentos sofisticados, quanto na sua utilização, é como se fizesse parte de suas vidas quando se pergunta como imaginariam suas vidas sem acesso as tecnologias a maioria responderam que não imaginariam, que faz parte de sua vida alguns são consciente sobre os risco que podem causar se utilizadas da maneira errada, professoras dos anos iniciais relatam que pode ser trabalhadas inúmeras atividades em sala com os educandos, através de vídeos materiais impressos teatro cantigas, e no laboratório de informática as atividades práticas diretamente nos computadores, as atividades propostas são chamativas e educativas sem perder o foco do que esta sendo trabalhado em sala, pois nesta idades as crianças são instigadas pela curiosidade então quanto maior atraente for as aulas mais chance de obter sucesso.
Observou-se que aparatos tecnológicos, como: computadores, tablets, celulares e acesso à internet fazem parte do cotidiano da maioria dos alunos. Porém, conforme foi abordado esta familiaridade dos jovens com aparelhos tecnológicos não garante o uso crítico e criativo destes recursos. Então, na era da informação requer inúmeras mudanças no âmbito escolar, dentre elas, a capacitação dos professores. Este ao repensar suas práticas pedagógicas como a utilização de tecnologias de forma produtiva à aprendizagem dos alunos precisa atualizar-se.
6 CONCLUSÃO
Conclui-se que realmente nossas vidas sem as tecnologias, seriam diferentes da que observamos no mundo contemporâneo, e pode-se dizer que a tecnologia em suma contribui no desenvolvimento da sociedade, sendo a escola uma instituição que tem como papel principal a formação do cidadão para essa sociedade nota-se que a tecnologia está presente no ambiente educativo e tem como parâmetro a acrescentar de forma positiva no processo de ensino/aprendizagem com o uso das tecnologias.
Diante das questões que se refere, à falta de capacitação de alguns profissionais para o uso adequado da mesma, nota-se um grande sucesso em relação a esse paradigma e é importante identificar a melhor maneira de empregar o uso das tecnologias como ferramenta no processo ensino /aprendizagem garantindo satisfação tanto para os alunos quanto para os professores.
Os professores devem adotar uma postura em relação às tecnologias frente aos alunos, deve ser respeitada e organizada para que os alunos possam compreender com clareza o que se pretende ser trabalhado sabemos que o acesso a esses recursos traz vantagem tanto para os alunos quanto aos professores.
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