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UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL




ADRIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA





 

SUMÁRIO



  1.     TEMA..................................................................................................................4

 

  1.     DELIMITAÇÃO DO TEMA..................................................................................4

 

  1.     FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ......................................................................4

 

  1.     HIPÓTESES .......................................................................................................5

 

  1.     OBJETIVOS .......................................................................................................6

 

5.1  OBJETIVO GERAL...........................................................................................6

 

5.2    OBJETIVOS ESPECÍFICOS...........................................................................6

 

  1.     JUSTIFICATIVA .................................................................................................7

 

  1.     METODOLOGIA.................................................................................................8

 

  1.     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................10

 

8.1    O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.............................10

 

8.2    O COMPUTADOR COMO AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM .........................12

 

8.3    O USO ADEQUADO  DO COMPUTADOR E SEUS  BENEFÍCIOS PARA EDUCAÇÃO ..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................18

 

  1. TEMA




Analise de como os professores têm aplicado os recursos computacionais na Escola Municipal Educação Infantil Criança Esperança de Colíder- MT, com criança na faixa etária de 0 a 5 anos.



  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA




O desenvolvimento deste projeto de pesquisa será de analisar a dificuldade da aplicabilidade dos recursos computacionais no ambiente de ensino aprendizagem da Escola Educação Infantil Criança Esperança Colíder – MT, com alunos de faixa etária de 0 a 5 anos. Este tema surgiu, a partir de experiências atuando diretamente nessa escola e vivenciando através da formação continuada as necessidades deste estudo.



  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA




Sabe-se que a informática está em todos os lugares e na Educação Infantil não   é diferente, em uma observação na Escola Educação Infantil Criança Esperança, percebe-se que existe uma dificuldade dos professores para auxiliarem os alunos com a faixa etária de 0 a 5 anos no laboratório de informática. Por esse motivo, sente-se a necessidade de pesquisar alternativas de trabalho com as novas tecnologias que sejam úteis no processo de ensino aprendizagem desta instituição escolar em específico.

A partir das observações preliminares constatou-se que foi desenvolvido um projeto  com o nome “Meio de Comunicação: O Computador” na escola, para abranger várias disciplinas, que vislumbrava o uso de laboratório de informática de maneira que os docentes de forma interdisciplinar desenvolveriam nas crianças suas habilidades   (desenho, pintura, cores, formas, lateralidade, números, letras, coordenação motora entre outros).

No  entanto,  esse projeto  citado acima não  obteve sucesso por  falta de capacitação dos  professores nas áreas sugeridas,  o que dificultou o planejamento das aulas atrelando os conteúdos às ferramentas tecnológicas e consequentemente ocasionou desestímulo por parte dos alunos, pois, estes recursos tecnológicos não

 

faziam parte da realidade das crianças, gerando certo resguardo dos mesmos.

 

Ao   verificar   que e os   professores de   modo geral, não   estão ainda preparados  para trabalhar com recursos  tecnológicos utilizando estas  ferramentas para o processo de ensino aprendizagem através do computador, neste sentido qual a dificuldade encontrada pelos docentes ao levar as crianças no laboratório. Porém, a direção e coordenação se mostrou aberta para receber informações e instruções sobre  o uso da tecnologia em sala de aula como esse recurso auxiliará para o processo ensino aprendizagem.

Em reuniões de formação continuada, realizadas quinzenalmente, estuda-se uma  forma de qualificar o aprendizado de todos os funcionários da escola,  como troca de experiências, esclarecimento de dúvidas sobre determinados conteúdos, com este projeto averiguou-se a necessidade da formação de um minicurso para os funcionários,  como proposta buscar os recursos computacionais através de sites Online Educativos e algum software disponível no Linux Educacional para Educação

Infantil.

 

Diante  do exposto  com esta pesquisa  pretende responder a  seguinte questão:

  1. a)     Se os professores  não utilizam estes recursos  pela dificuldade de manter as crianças no laboratório devido à faixa etária?

 

  1. b)     A grande   dificuldade dos   professores seria   como lidar com as máquinas   e de saber a maneira de buscar   os conteúdos para melhorar a aprendizagem das crianças?

 

  1. c)      No laboratório da escola existem Softwares Educativos instalados nos computadores tais como: jogo caça palavras e-books entrem outros?






  1. HIPÓTESES




O computador é uma ferramenta de ensino de grande valia, pois, por meio dos softwares educacionais os professores e alunos conseguirão trabalhar de forma mais dinâmica conseguindo o melhor resultado na aprendizagem das crianças. Mas, para que a aprendizagem ocorra será preciso que o profissional da educação tenha

 

a  capacitação  necessária para  lidar com as novas  tecnologias e os conteúdos sistematizados, para que aconteça um trabalho satisfatório. Segundo Telecki (2010, p.11):  “é preciso orientar as crianças desde o começo. É função de o professor mostrar a utilização adequada do computador”.

Entretanto,   esses recursos   computacionais poderão   contribuir para o desenvolvimento e a curiosidade dos alunos. O docente tem que ter clareza que a utilização  destas ferramentas de forma adequada, possibilita para aluno um bom desempenho, porém se suas aulas forem  dinâmicas e motivadoras facilitará a assimilação dos conteúdos.

Com  a realização  desta pesquisa  espera-se contribuir  para que ocorra o esclarecimento das dúvidas e das dificuldades em relação ao uso do laboratório de informática e das tecnologias em geral e se os alunos não estão sendo prejudicado, por esta falta de informações que é o uso do computador na escola, principalmente nesta faixa etária que é o começo do ensino aprendizagem das crianças e a forma correta de inserir e analisar as barreiras que  a Escola Municipal Educação Infantil Criança esperança se encontra.




  1. OBJETIVOS



5.1  Objetivo Geral




Analisar como os professores têm utilizado os recursos computacionais com as crianças de 0 a 5 anos na Escola Municipal Educação Infantil Criança Esperança.



5.2 Objetivos Específicos




-  Analisar  como a escola  está utilizando o  computador como auxílio  no processo de ensino aprendizagem;

- Coletar a opinião dos docentes que trabalham na instituição, através de questionários,  para verificar a visão dos mesmos em relação à vantagem ou desvantagens de se ter o uso da informática na Educação Infantil;

- Identificar a importância do uso do computador na educação, que gera curiosidade e a socialização das crianças com as tecnologias entre si;

- Observar se os computadores são utilizados de forma adequada, e se

 

trazem realmente benefícios e aquisição de conhecimentos para as crianças de 0 a

 

5 anos;




alunos;

-  Verificar  se os softwares  utilizados  são compatíveis  à faixa etária dos




-  Ministrar  um minicurso  na escola com  os professores mostrando  os

 

meios de buscar os recursos que a tecnologia oferece.




  1. JUSTIFICATIVA




Este  tema foi  escolhido com  a finalidade de  analisar a importância  que o computador pode ter em um ambiente escolar, uma vez que está presente em toda parte da sociedade e vem causando diversas transformações, inclusive nas escolas, porém, se bem utilizado é uma ferramenta que enriquecerá o trabalho do docente em busca do conhecimento.

Por essa razão, faz-se necessário que a sociedade esteja caminhando lado a  lado com esses avanços tecnológicos, cabendo à escola se atualizar também, tendo em vista que, ela é um órgão muito importante para a vida em sociedade, visto como, depois da família a escola é o lugar em que a criança passará o maior tempo de seu dia, sendo considerado o segundo lar da criança.

Em conversa preliminar com os professores e a direção da Escola Municipal Educação  Infantil Criança Esperança de Colíder- MT, verificou-se que houve a implantação de um projeto  que teve por finalidade levar as crianças a conhecer o computador e suas partes, o qual abrangeu várias disciplinas (linguagem, ciências naturais  e matemática e ciências sociais). Porém, constatou-se que o projeto desenvolvido pela escola ainda não obteve resultado satisfatório, uma  vez que, o conhecimento adquirido pelo professor, não foi suficiente para dar continuidade neste trabalho, não tendo nenhuma perspectiva do projeto elaborado pela escola de vir  a ser novamente trabalhado. Por isto, a motivação em estudar o uso da tecnologia no ambiente educacional infantil, para contribuir através de um minicurso com novas informações  e expectativas positivas para os profissionais da Escola Municipal Educação Infantil Criança Esperança.

 

  1. METODOLOGIA




Primeiramente  será feita uma  pesquisa bibliográfica  com revistas, livros, artigos entrem outros, buscando conhecer teorias a respeito do uso da Informática na Educação Infantil.

Segundo  Marconi e  Lakatos (2005,  p. 185): “a pesquisa  bibliográfica, abrange toda  bibliografia já torna pública  em relação ao tema de estudo,  desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa e entre outros”.

Gil (2007, p. 44) confirma que:




[...]  a pesquisa  bibliográfica  é desenvolvida  com base em material  já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em  quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há  pesquisa desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Boa parte   dos estudos exploratórios pode ser definida pesquisas bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que propõem à analise das diversas posições acerca de problema , também costumam   ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas [...].



Haverá   uma pesquisa   de campo realizada   na escola através de questionários  com os professores, direção e funcionários,  com a finalidade de esclarecer sobre a realidade  da utilização do computador na Escola Municipal Educação Infantil Criança Esperança de Colider - MT, com objetivo de o professor fazer  uso do computador no ambiente escolar, para obter uma coleta de dados referentes aos objetivos, entrevistar os professores sobre a maneira utilizada para se trabalhar  com esses recursos, se estão preparados e se percebem avanços no ensino com uso do computador, conhecendo também a realidade da escola e os obstáculos que foram   encontrados, sendo assim, é possível adquirir muitas informações sobre o tema.

Gil (2007, p. 53), também argumenta que:




[...]    O estudo    de campo focaliza    uma comunidade, que   não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de  estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas   explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a análise de documentos, filmagem e fotografias [...].

 

Com as informações adquiridas através das pesquisas, averiguando qual a dificuldade dos professores em levar os alunos no laboratório de informática, e após analisadas,  será aplicado um minicurso para auxilia-los em busca de recursos tecnológicos que será uma ferramenta para enriquecer suas aulas e aprimorar o desenvolvimento dos alunos, com a participação de todos os funcionários da escola e   com os conhecimentos adquiridos, pretenda-se abordar a importância da tecnologia à educação, uma vez que está ligada diretamente a sociedade, explicando como o computador vem sendo útil no processo   de ensino aprendizagem.

Para Brandão (1981, p.11),




conhecer a sua própria realidade. Participar da produção deste conhecimento e tomar posse dele. Aprender a escrever a sua história de classe. Aprender a reescrever  a Historia através de sua historia. Ter no agente que pesquisa uma gente de espécie de gente que serve. Uma gente aliada, armada dos conhecimentos científicos que foram sempre negados ao povo, àqueles para quem a pesquisa participante – onde afinal pesquisadores e pesquisados são sujeitos de um  mesmo trabalho comum, ainda que com situações e tarefas diferentes – pretende ser um instrumento a mais de reconquista popular.



Os  questionários  que serão utilizados  para desenvolver a pesquisa  são constituídos de questões abertas e fechadas, ou seja, perguntas de alternativa, para que  haja uma análise dos resultados de forma mais clara e precisa, segundo Marconi e Lakatos (2005, p. 206), “perguntas abertas são aquelas que permitem ao informante  responder livremente, usando uma linguagem própria, e emitir suas opiniões”.

Os dados levantados nesta pesquisa servirão como base para desenvolver a aplicação do ensino aprendizagem, espera-se com isso, analisar a importância que o  computador representa, podendo o mesmo trazer benefícios nesse processo na educação infantil, conhecendo a forma como o computador vem sendo,  utilizado como auxílio à educação e se realmente esses recursos são aplicado na aprendizagem.

Após  coletar  os dados,  será realizada  uma análise quantitativa,  ou seja, visando saber qual a porcentagem dos docentes daquela instituição que trabalham no   laboratório de informática, com o objetivo de organizar as informações, constatando-se  a utilização do computador no ambiente escolar e como caminha todo esse procedimento.




Para  compreender  esta distinção,  imagine que o leitor  esteja interessado em descrever de que modo o trabalho afeta a vida de adolescentes. O leitor poderia  usar uma abordagem quantitativa e desenvolver um questionário, que seria aplicado a uma amostra de adolescentes. O questionário poderia incluir  perguntas sobre número de horas de trabalho, tipo de trabalho realizado, nível de estresse, notas escolares e uso de drogas. Depois

atribuir valores numéricos às respostas [...]. (Cozby 2009, p. 124)




Através  dessa pesquisa,  pretende-se analisar  os dados coletados e  se realmente a utilização   do computador na educação   Infantil, será mais uma ferramenta de auxílio na sala de aula para o professor desenvolver com qualidade suas práticas e aprimorar o ensino aprendizagem dos educandos.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



8.1 O uso do computador na educação infantil




Conforme o que foi analisado através das pesquisas bibliográficas realizadas preliminarmente para construção deste projeto, constatou-se que existe uma gama de informações e instruções de como aplicar o uso do computador nas instituições escolares,   de maneira que haja a integração dos conteúdos formais e as tecnologias.

Diante  destas informações  , percebeu-se a necessidade  de pesquisar um pouco mais sobre o uso da tecnologia na Educação Infantil. Por este motivo optou- se  por escolher a Escola Municipal de Educação infantil Criança Esperança, que atende crianças de zero a três anos que frequentam a creche e as pré-escolas com faixa  etária entre quatros há cinco anos, as quais pertencem à primeira etapa da Educação básica que é chamada de Educação Infantil.

Segundo Steinle e Suzuki (2009, p.1)




A  educação  para a infância  originou-se dos ideários  das inúmeras lutas políticas   e sociais, travadas por várias   gerações em diferentes contextos e momentos históricos, com o objetivo de conceder e assegurar à criança  o direito de viver em plenitude esse momento tão importante. Garantir o direito à infância constituiu, portanto, a primeira preocupação da educação infantil. Com curso do tempo, o foco de atenção deslocou-se para a formação e desenvolvimento do infante.



A Educação  infantil que  atende crianças  em creche e pré-escolas,  porém,

 

pode-se ser uma instituição pública ou privada, que tem por finalidade o direito de brincar  e receber cuidados, mas de maneira ampla, trabalha para desenvolver capacidades, e   também, ampliar conhecimentos. Apesar da pouca idade já entendem muita coisa sobre o mundo, uma vez que, estão imersos em informações e  estímulos desde que nascem além do fato de que, essas instituições precisam passar aos pais confiança e convencer os mesmos da qualidade do cuidado e da educação que o seu filho receberá quando vão para o trabalho.

Conforme Steinle e Suzuki (2009, p.11)




As instituições de educação para a infância surgiram no século XVIII, para  acolherem as crianças vítimas dos maus-tratos, da pobreza e do abandono  familiar, sendo os serviços nelas prestados organizados pelas mulheres da comunidade.  Inexistiam, então, propostas educacionais que priorizassem o ensino e aprendizagem, pois  o interesse maior resida na oferta de abrigo, na formação de bons princípios, nos hábitos de higiene e na incorporação de valores religiosos.



Para desempenhar um bom trabalho a comunidade e a escola tem que ter um bom relacionamento  havendo tranquilidade e segurança para as crianças, que os profissionais possam trabalhar tendo um bom desempenho nas suas atividades, priorizando o bem estar e desenvolvimento das crianças.

Segundo Steinle e Suzuki (2009, p.16) confirma que a participação em geral: “família  e escola precisam trabalhar juntas, não para que cumpram funções ou atribuições  que são do outro, mas para solidariamente edificarem condições para que as crianças aprendam, desenvolvem sempre melhor”.

Além de cuidar e educar as crianças necessitam de espaços abertos e com o  mínimo de condições higiênicas e físicas (luz, ventilação, amplitude,  etc.) para sentirem-se à vontade. Se o espaço for muito pequeno, pouco iluminado  e pouco acolhedor, provavelmente irá gerar apatia, agressividade, nervosismo e   uma sensação de incômodo nas crianças.

Oliveira (2010, p. 196) diz que:




[...] as pesquisas são claras em demostrar a importância da significação que a  criança pequena empresta ao ambiente físico, que pode lhe provocar medo ou curiosidade, irritabilidade ou calma, atividade ou apatia [...].



E  ainda  enfatiza  que o mais  importante é a  criança o seu bem  estar, é preciso lembrar que, para isso acontecer, é necessário que os demais trabalhadores

 

também se sintam à vontade e conte com espaço necessário para realizar bem sua

 

tarefa.

 

Do mesmo modo, os ambientes internos e externos para o desenvolvimento das  atividades têm que ser um lugar acolhedor, para que as crianças fiquem  a vontade e seguras, conforme Oliveira (2010, p. 196): “todo contexto ambiental é um sistema  de inter-relações dos vários componentes físicos e humanos que dele participam”, incluindo  a adaptação do mobiliário, dos equipamentos e do próprio espaço, à escola permite uma maior  autonomia e independência, favorecendo o processo de desenvolvimento a partir de sua interação com  o meio físico, com diversidade de materiais educativos disponíveis, bem como cadeiras e mesas leves que possibilitem o deslocamento da criança.

Raizer (2009, p. 30) confirma que:




[...]  a elaboração  de padrões mínimos de  infraestrutura quanto a  espaços interno e externo;   instalações e equipamentos; mobiliário   e materiais pedagógicos; adequação às crianças   com necessidade especiais; a garantia de meios para  que todas as instituições de educação infantil formulem seus projetos pedagógicos, com a participação   dos profissionais de educação nelas envolvidas [...].



No entanto, o uso do laboratório de informática contribui para um ambiente mais interativo proporcionando a construção do conhecimento e o desenvolvimento por  inteiro dos alunos. Para Tajra (2007, p. 49) as ferramentas que estão sendo disponível como “o computador em relação aos demais recursos tecnológicos,  no âmbito educacional, está relacionado à sua característica de interatividade, sua grande possibilidade como instrumento para facilitar a aprendizagem”.

O  uso  do laboratório  na educação infantil  é de grande valia, pois,  explora diretamente o lado lúdico do processo de ensino aprendizagem.



8.2  O computador como auxílio na aprendizagem




A  cada  dia percebe-se  com maior intensidade  que a educação procura utilizar o computador como uma ferramenta a mais para enriquecer o conhecimento do aluno.

Conforme Tajra (2007, p. 52) “a necessidade de formação e atualização dos educadores,    a tecnologia atrai mais atenção dos alunos na escola”,

 

isso  ocorre  porque a  tecnologia já  faz parte do cotidiano  das pessoas e vem conquistando um espaço grande na educação de crianças, jovens e adultos.

Dessa  forma, a  inserção desses  recursos torna-se  um objeto de estudo significativo, podendo possibilitar avanços nos conhecimentos das crianças desde o jardim de infância.

Conforme Telecki (2010, p. 10) “a tecnologia no ensino infantil pode ser de uso  diário e, sem dúvida, agrega conhecimento”, verifica-se então que, o docente deve utilizar de forma adequada esta ferramenta, uma vez que o uso do computador permite   que professor interaja com os alunos através de aulas dinâmicas e motivadoras levando o aluno a aprender com auxílio de jogo, atividade de coordenação motora entre outros.

Atualmente,  mesmo com uma  grande quantidade  de computadores nas escolas, presencia como parte da inserção da realidade tecnológica ainda é difícil os professores tirarem proveito destas ferramentas, visto que uma grande parte destes professores não recebe uma capacitação necessária para desenvolver um trabalho satisfatório, atrelando teoria e prática, a conteúdos formais e tecnologia.

Papert (2008, p. 22) “diz que as crianças mais novas estão completamente absortas  em mundo de exploração imediata, elas serão capazes de explorar um mundo além do tato e da visão”.

Lollini (1991, p. 166, 167) acrescenta que,




desde a motricidade até a percepção, vai-se desenvolvendo a capacidade de  análise... vai-se intensificando o interesse pelas formas, as cores e as dimensões dos objetos. Além dos brinquedos e do material tradicional, hoje existem jogos eletrônicos próprios para as crianças [...].



No entanto, aprender com o computador traz mudanças diariamente para as crianças,  já que “brincando” aprende a contar, desenhar entre outros. O uso da tecnologia no universo infantil faz-se necessário uma vez que, o avanço tecnológico está em todos os lugares inclusive na vida escolar e extraescolar das crianças.

Por  isso,  as instituições  escolares são de  fundamental importância  para difundir o uso do computador na construção do saber e para a inserção da criança no meio onde vive.

De  acordo  com Assis  (2000, p. 24):  “a criança que passa  por um bom programa de Educação Infantil chega ao ciclo lendo, escrevendo e trabalhando com

 

quantidades muito bem. Além disso, molda uma boa autoestima”.

 

Sabe-se   que hoje,   grandes partes   das crianças estão   conectadas as tecnologias  diariamente, estão dando os  primeiros passos em relação ao  uso do computador antes mesmo de entrar na escola. No lugar dos livros e cadernos elas usam nintendo, videogames, smartphones e tablets de última geração, que dispõe de informações  claras e objetivas, para a criança aprender  a digitar corretamente, ser organizada além de estimular o desenvolvendo do seu raciocínio lógico.

Conforme  Lollini (1991,  p.169) a  escola precisa  estar convicta de  que a aprendizagem não  é possível somente com o  uso do papel, do lápis e do  pincel”, mas sim, dos recursos que a tecnologia oferece para ser aplicado na educação.

No entanto, o docente precisa estar preparado para todo tipo de mudanças, porém   só assim, conseguirá unir o uso da tecnologia com os conteúdos sistematizados  em suas aulas de modo que haja o ensino e uma aprendizagem satisfatórios, levando o aluno a aprender e se desenvolver.

Para Rampazzo e Suzuki (2011, p.94),




[...] o professor terá a necessidade de atualização constante, tanto em sua disciplina   específica, quanto às metodologias de ensino e as novas tecnologias. Neste   sentido, destacamos a importância da formação continuada. Além disso, espera-se do  professor do século XXI que seja capaz de desenvolver os conteúdos não só de forma individual,  mas também coletiva e que saiba manejar os instrumentos específicos dos novos tempos.



Neste sentido, o docente precisa conseguir adaptar suas aulas e aprimorar seus métodos de ensino sem prejudicar os métodos dos conteúdos sistematizados. Segundo Pulaski (1980, p. 207), “Piaget é totalmente a favor dos “novos métodos de educação”,  em contraposição à abordagem tradicional”, é preciso que o docente entenda que antes de mostrar o computador é necessário apresentar para a criança os conteúdos na íntegra de modo formal, explicando verbalmente usando todos os recursos convencionais como, o barro, o brinquedo, o lápis, o papel, o giz de cera entre outros. Enfim, o uso do computador entrará como uma ferramenta a mais no processo de ensinar e aprender.



8.3 O uso adequado do computador e seus benefícios para educação




Como havíamos comentado no capítulo anterior, verifica-se que existe uma

 

grande  evolução  tecnológica  e o computador  é uma realidade no  cotidiano da população, principalmente das crianças, por isso faz-se necessário que o docente de qualquer  nível de ensino possa ter consciência dos benefícios do uso desses recursos.

Na  educação infantil  ao utilizar esses  meios, o professor necessita  buscar maneiras de aprimorar a transmissão desse conhecimento. Nesta faixa etária de 0 a

5 anos a criança desenvolverá o seu aprendizado de maneira mais ampla, ou seja,

 

ela  está aberta  a todo tipo de  informações, por isso,  saber conduzi-la para que consiga  assimilar de modo correto, nesse momento,  tudo que aprender será de grande importância.

No entanto, com o uso do computador não poderia ser diferente, é preciso conduzir  e conscientizar as crianças sobre o uso e limites para trabalhar com as tecnologias, de maneira que por si só, entenda que ela não pode deixar o mundo de lado e viver em função do computador, (jogos, redes sociais e entre outros).

Conforme Rampazzo e Suzuki (2011, p.92),




[...]   diante dessa  realidade entendemos  que, se por um lado,  temos privilégio de usufruir dos benefícios advindos dos recursos tecnológicos, por outro, estamos diante de efeitos imensuráveis que podem ser causados nos aspectos físicos, psicológicos e sociais.



Hernández  (2002, p. 25)  complementa que,  “a escola tem a obrigação  de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual toda possa viver com dignidade”, por isso será a partir da educação infantil que  a criança receberá as primeiras instruções para interagir com sociedade com dignidade e adquirindo seus direitos como cidadão.

Porém, cabe ao educador ficar atento e saber direcionar o aluno ao que diz respeito  o uso do computador de forma adequada desde a educação infantil, por isso que  terão que aprender a conviver com essas máquinas na vida escolar, e também, mais tarde capacitar-se para ser um profissional competente no futuro.

Diante disso Papert (2008, p.79) relata que:




assim, essa questão está ancorada na preocupação dos professores sobre o tipo de pensamento apropriado para as crianças – porém, de tal maneira complexa, de modo a conferir grande importância ao segundo critério para uma boa conversa sobre a aprendizagem: os conhecimentos necessários e a  experiência. Muito mais do que “treinamento”, é necessário que os

 

professores     desenvolvam a     habilidade de beneficiarem-se     dos computadores e de levarem esse beneficio para seus alunos.



Para realizar um bom trabalho com o uso do computador o professor precisa ter     conhecimento dos recursos tecnológicos que ele oferece para fazer com que a tecnologia e o seu planejamento pedagógico andem juntos.

Gallo (2002) afirma que em 1998 as Diretrizes Curriculares Nacionais para a

 

Educação     Infantil estimulam     o uso das tecnologias     na educação:




ao  reconhecer  as crianças  como seres íntegros,  que aprendem a ser e conviver  consigo próprias, com os demais e  o meio ambiente de maneira articulada   e gradual, as Propostas Pedagógicas   das Instituições de Educação Infantil devem  buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para  a constituição de conhecimentos e valores. Desta maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação, expressão,  a natureza e as pessoas devem estar articulados com os cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida  familiar e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o lazer, a ciência e a tecnologia   (Parecer CEB022/98, MEC).



Com os  avanços da  tecnologia, o  docente precisa estar  preparado para a mudança,  somente dessa maneira conseguirá  adaptar o uso do computador em suas  aulas como forma de interação entre ensino  aprendizagem, com o intuito de abranger toda  a comunidade escolar e socializar o uso da tecnologia  no ensino

infantil.

 

Infelizmente nos dias de hoje ainda há presença de muitos professores que não  utilizam o computador como ferramenta para fins pedagógicos, visto que  é notório que precisam de capacitação para que possam desenvolver suas aulas através do auxílio do computador.

Tajra (2007, p.74) afirma que,




para que os professores se apropriem dos softwares como recurso didático, é  necessário que estejam capacitados para utilizar o computador com instrumento  pedagógico. Por maio da capacitação, os professores irão conhecer os vários recursos  que estão à sua disposição e, a partir daí, efetuar a adequação do software à necessidade educacional.



A tecnologia na escola envolve vários tipos de mídias como computadores, CD- ROM, vídeos, internet, blogs, redes sociais entre outros. O computador deve ser inserido o mais cedo possível na educação infantil, para auxiliar o desenvolvimento

 

das atividades no processo de ensino aprendizagem com a criança.

 

Para  Tajra (2007,  p.44): “A Tecnologia  Educacional está relacionada  à prática do ensino baseado   nas teorias das comunicações e   dos novos aprimoramentos tecnológicos (informática, TV, rádio, áudio, impressos)”.

Por isso, acredita-se ser de suma relevância a formação de capacitação dos profissionais da educação infantil, porque será o primeiro contato que a criança terá com  o mundo formal e em muitos casos com a tecnologia, mais especificamente com o laboratório de informática. Portanto espera-se que escola, professor, aluno, tecnologia e conhecimento  intimamente ligado em prol de um futuro melhor, tendo como meta a formação de um cidadão consciente e competente. Nesse sentido, tudo teve seu inicio lá na educação infantil, porém acredita-se, na importância e na qualidade do trabalho com o docente nessa faixa etária

REFERÊNCIAS



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Paulo, 1981.




COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento; tradução Paula Inez Cunha Gomide, Emma Otta; revisão técnica José de Oliveira Siqueira. 1. Ed. 2003 – 4. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2009.




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  1. Agosto 2002. Autor: Fernando Hernández.




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<http://www.anped.org.br/reunioes/25/excedentes25/simoneandreagallot07.rtf>

acessado em:  18 de agos de 2012




GIL. Antonio, Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – 9. reimpr. São

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LOLLINI, Paolo. Didática e computador. Quando e como a informática na escola. Trad. Antonio Vietti, Marcos J. Marcionilo. Edições Loyola, São Paulo, 1991.




MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo:  Atlas, 2005.




OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e

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PAPERT, Seymour. A máquina das crianças. Repensando a escola na era de informática. Trad. Sandra Costa. - ed. rev. – Porto Alegre: Artmed, 2008.




PRÁTICO, Revista Guia, Para professores de Educação infantil. Informáticas para os pequenos. ed. 92. PG. 10 a 11. Autora: Marina Telecki, 2010.




PULASKI, Mary, Ann, Spencer. Compreendendo Piaget. Uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. Editora LTC. – Rio de janeiro 1980.




RAIZER, Cassiana Magalhães. Organização e didática na educação infantil. Pedagogia – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.




RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologia em Educação. Pedagogia – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.




STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini; SUZUKI Juliana Telles Faria. Educação da criança de 0 a 5 anos: – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.




TAJRA, Sanmya, Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 7ª ed. – São Paulo: Érica, 2007.