A IMPORTÂNCIA DE ADERIR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
DAIANA THAIZ DA SILVA SOARES
MARIA ROSANGELA DA SILVA
TATIANA DA SILVA SOARES
RESUMO
O trabalho realizado consiste na observação e nas práticas propostas pela Escola X situada no município de Colíder, MT, que teve como método a pesquisa realizada através do questionário de entrevista, de cunho documental, real, sobre a importância de aderir novas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, que tem como objetivos analisar a importância das novas práticas pedagógicas, conhecer o contexto histórico da identidade do professor, reconhecer a necessidade de interação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem, portanto facilita a aprendizagem da criança devido a necessidade de atender as especificidades dos alunos de acordo com a realidade dos mesmos, ou seja, o processo de construção do conhecimento do aluno depende muito da busca de novas possibilidades de ensino do professor, onde a relação professor-aluno é evidentemente necessária para uma aprendizagem significativa. Proporcionando assim um ensino de qualidade, desenvolvendo o intelectual, psicomotor, cognitivo. Deve-se ressaltar ainda a necessidade de motivar e incentivar o aluno dentro da interação professor-aluno, o dialogo sendo assim um educando mais criativo e ativo.
Palavras-chave: Ensino Aprendizagem. Práticas Pedagógicas. Interação.
- INTRODUÇÃO
O trabalho realizado trata-se de um paper de seminário, que aborda o tema A Importância
De Aderir Novas Práticas Pedagógicas No Processo De Ensino-Aprendizagem, sendo assim,
realizamos nossa pesquisa em uma Escola X situada no município de Colíder, Mato Grosso,
através do questionário de entrevista, em livros, artigos online, seguido dos respectivos objetivos,
analisar a importância das novas práticas pedagógicas, conhecer o contexto histórico da identidade
do professor, reconhecer a necessidade de interação professor e aluno no processo ensino-
aprendizagem.
Em pleno século XXI é necessário e preciso que aja práticas pedagógicas condizentes com
as necessidades dos alunos, ou seja, a sociedade passou por diversas mudanças ao longo dos
tempos, principalmente quando falamos em educação, as metodologias, e ao conjunto que envolve o
1AUTORES
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processo de ensino aprendizagem do indivíduo ao longo da sua vida, por isso ao decorrer deste
trabalho veremos, a identidade do professor, a relação aluno professor e a importância de aderir
novas práticas pedagógicas.
- PRÁTICAS PEDAGOGICAS: O QUE SIGNIFICA?
As práticas pedagógicas são as estratégias ou metodologias que os professores utilizam para
melhorar o processo de ensino aprendizagem, mais do que isso é um conjunto que envolve desde o
planejamento até a ação em sala de aula. Além disso, é o cruzamento entre a teoria e a pratica, ou
seja, tudo o que o professor estudou, agora ele vai aplicar em sala de aula a ação do professor em
sala de aula é pratica pedagógica, mas não quer dizer que se fecha só em sala de aula, também é
vista como uma aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Segundo Franco (2016):
As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, e, por meio desse processo, criar nos alunos mecanismos de mobilização de seus saberes anteriores construídos em outros espaços educativos. O professor, em sua prática pedagogicamente estruturada, deverá saber recolher, como ingredientes do ensino, essas aprendizagens de outras fontes, de outros mundos, de outras lógicas, para incorporá-las na qualidade de seu processo de ensino e na ampliação daquilo que se reputa necessário para o momento pedagógico do aluno.
Tomando base com isto nas diferentes ações e relações presentes no interior da escola e as
influencias que recebem nas práticas externas, ou seja, tenha que tomar como base essas diferentes
relações, que é a cultura dos alunos os costumes e as crenças, para que possa fazer uma boa pratica.
Pode se entender que a pratica são ações que envolvem a elaborações e implementações do
currículo em suas diferentes dimensões.
E o que seria esse currículo?
Ter um planejamento que pode ser semanal ou quinzenal e nesse planejamento deve conter a
metodologia ou o método que será desenvolvida para trabalhar com as crianças e quais materiais
serão utilizados, tem que ter estratégias para que possa ter um bom resultado, de que forma
abordar esse assunto, forma legal onde as crianças fique entusiasmadas para saber aquele conteúdo
depois realizar uma avaliação, onde a avaliação ocorrera, ou seja, ao longo de todo o processo de
ensino aprendizagem.
Então pratica pedagógica nada mais é do que teoria vezes a pratica.
Para Verdum (2013) o marco inicial de uma concepção da prática pedagógica pode ser
adjetivada pelo termo dialógica, em que a construção do conhecimento é vista como um processo
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realizado por ambos os atores: professor e aluno, na direção de uma leitura crítica da realidade.
Portanto a pratica pedagógica utilizada pelo professor deverá ser condizente com a realidade, e as
possibilidades de ensino, proporcione ao mesmo uma aprendizagem de acordo com as necessidades
do educando.
2.1 ENFOQUE: QUAL A IMPORTANCIA DE ADERIR NOVAS PRATICAS PEDAGOGICAS
NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?
A escola assim como a sociedade em geral se transforma todos os dias, por tanto qual a
importância de aderir novas práticas pedagógicas? Seria a necessidade de mudança simplesmente,
ou a necessidade de melhorar o desempenho no que diz respeito ao processo de ensino
aprendizagem?
Praticamente as duas estariam correta mais principalmente para melhorar o processo de
aprendizagem do educando, pois cada um possui sua particularidade e especificidade que devem ser
sanadas, no entanto cada um aprende de uma forma, ou seja, de acordo com uma metodologia, ou
didática, mais para que isso ocorra é de suma importância que o professor possibilite buscando
novas metodologias, é necessário buscar e criar novas estratégias de aprendizagem não importe o
tempo ou época, precisamos estar atentos as mudanças e necessidades dos nossos alunos.
Um dos grandes desafios a ser enfrentado na formação de professores é acabar com a ideia de um modelo único de ensino. Portanto, pode-se afirmar que nada está pronto, que este é um momento no processo de redefinição da profissão e da compreensão da prática. E para esta redefinição, é necessário estar atento as mudanças que estão sendo exigidas do profissional da educação, estar aberto aos conhecimentos que se produz nesta área e que é fundamental para o fortalecimento da profissão e para a própria sobrevivência do educador, existe a necessidade de inovar e criar novas estratégias de aprendizagem sempre. O educador deve se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua (ARAÚJO; YOSHIDA, 2009.p1).
As metodologias devem estar relacionadas com as necessidades do aluno e com a realidade
do mesmo, por isso, a utilização de práticas pedagógicas inovadores são uma “ferramenta”
facilitadora para uma aula com qualidade, sendo mais criativa e reflexiva.
Para Araújo e Yoshida (2009, p.3):
Assim, o educador do séc. XXI deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade os conhecimentos teóricos e críticos sobre a realidade, tendo o mesmo que centrar-se numa prática pedagógica de êxito, com uma aprendizagem satisfatória e significativa, pois as constantes mudanças ocorridas na sociedade exigem uma nova postura do professor, bem como um repensar crítico sobre a educação. Portanto, torna-se necessário buscar novos caminhos, novos projetos, emergentes das necessidades e interesses dos principais responsáveis pela educação, é necessário transformar a realidade escolar, utilizando as novas TICs como recursos para aprimorar e motivar a busca do conhecimento.
Portanto o papel do educador é de mediação entre o aluno e o conhecimento, onde ao
mesmo tempo que o professor ensina o aluno aprende com o mesmo, há uma troca de saberes,
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conhecimento, confiança e interação que são itens pertinentes para uma educação de qualidade, e
uma nova estratégia de ensino:
O papel do educador é de mediação entre o aluno e o conhecimento a ser trabalhado e construído, ou seja, deve conceber estratégias de ensino que visam ensinar a aprender, bem como persistir no empenho de auxiliar os alunos a pensarem de forma crítica é aprender novamente a aprender como ensinar, onde através da troca de experiências se cria um espaço de formação mútua, e cada educador desempenha simultaneamente, o papel de formador e de formando e o aluno interioriza um conjunto de valores favoráveis à aquisição de cidadania (ARAÚJO; YOSHIDA, 2009.p5).
Diante dessa situação Masetto (2001, p.144 apud Araújo e Yoshida, 2009.p5):
[...]seja explicitado como pode ser entendida a mediação pedagógica em um ambiente de aprendizagem. Por mediação pedagógica entendemos a atitude, o comportamento, do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem não uma ponte estática, mas uma ponte 'rolante', que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
2.2 O CONTEXTO HISTORICO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR
A identidade do professor ao longo dos anos mudou, pois ela é construída em seu meio, em
seu momento histórico-social. Diante disso o mesmo iniciou se a partir da Grécia, passando por
Roma, chegando ao Brasil.
O professor na Pedagogia tradicional é visto como detentor do saber ou centro do ensino, o
aluno simplesmente seria um ‘depósito” cabe ouvir e aceitar os conteúdos e regras, quando não
cumpridas seria punido, o método era a decoreba.
Na Grécia um dos precursores professores na época eram chamados de mestre ou guia de
acordo com Saviani (2008, p.4) apud Barbosa (2016, p.6), a origem do sentido da palavra
pedagogo, aquele que conduz.
A pedagogia romana teve início mais tarde do que a Grécia, porem possuíam elementos
semelhantes, a educação romana era voltada com interesses para a questão política e militares, onde
o saber era autoritarismo, mais passou por várias fases, onde nesse período surge a preocupação de
uma educação voltada para a formação humana.
Pedagogia é a ciência da educação. Por ela é que a ação educativa adquire unidade e elevação. Educação sem Pedagogia, sem reflexão metódica, seria pura atividade mecânica, mera rotina. Pedagogia é ciência do espírito e está intimamente relacionada com filosofia, psicologia, sociologia e outras disciplinas, posto não dependa delas, eis que é uma ciência autônoma (BARBOSA, 2016. p.38)
Portanto percebe se que a identidade do professor ao longo das épocas se modificou, ou seja,
assim pedagogia na atualidade é considerada uma ciência pois é conjunto que envolve o
desenvolvimento integral do ser humano. Se dividindo em diferentes linhas, tendências:
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Pedagogia Liberal é aquela tradicional, possui como base o sistema capitalista, ou seja, o
indivíduo precisa adaptar se as normas da sociedade vigente. Conforme Líbano (1990.p 21) apud
Barbosa (2016, p 21): A Pedagogia Liberal tem como doutrina:
[...] defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada “sociedade de classes”. A pedagogia Liberal, portanto, é uma manifestação própria desse tipo de sociedade.
As tendências da Pedagogia Liberal de acordo com Barbosa (2016, p 38 e 39) são:
Tendência Tradicional: o professor é o detentor do saber, ao aluno cabe ouvir e aceitar os conteúdos e regras expostas, passível de punição. A decoreba é o meio de conseguir a obtenção de boas notas. Tendência Renovada Progressista: os conteúdos são desenvolvidos a partir do interesse dos alunos, o professor tem o papel de auxiliar o processo de ensino. Tendência Liberal Renovada não Diretiva (Escola Nova): nesta tendência, os problemas psicológicos são mais importantes que o processo pedagógico ou social. O professor é facilitador, aceitando a pessoa do aluno, demonstrando ser uma pessoa confiável e que acredita no autodesenvolvimento do aluno. Tendência Liberal Tecnicista: a escola funciona como modeladora do comportamento humano. Trabalha com o intuito de preparar o indivíduo para o trabalho. A comunicação é simplesmente técnica entre professor e aluno.
Já a Pedagogia Progressista é aquela que se refere a análise crítica das realidades sociais da
educação. São três tendências de acordo com Barbosa (2016, p 39):
Tendência Libertadora: é conhecida como pedagogia de Paulo Freire. A educação é não formal. Os professores e alunos constroem seus conhecimentos a partir da realidade. O conteúdo de ensino é através de temas geradores. Tendência Libertária: à escola compete manter a democracia, onde o professor é orientador e o mesmo mistura-se ao grupo para uma reflexão comum. Os conteúdos são colocados à disposição dos alunos.
Tendência Crítico-Social dos Conteúdos: cabe a escola garantir bons estudos. Os conteúdos adquiridos historicamente precisam ser estudados e reavaliados frente as realidades sociais. O papel do professor é de mediar todo o processo.
Ser professor é buscar a todo momento melhores condições e metodologias para os alunos,
ou seja, é uma busca incessante que torna a profissão do professor algo rico instigante, onde as
aulas são mais produtivas, os alunos se tornam seres críticos, reflexivos e ativos no processo de
ensino aprendizagem. Fica claro que a identidade do professor, cabe a ele mesmo, pois não é algo
que se tem, mais que se desenvolve ao longo da vida.
Segundo Carlos M. (2009, p. 2) apud Barbosa (2016, p 70):
É preciso entender o conceito de identidade docente como uma realidade que evolui e se desenvolve, tanto pessoal como coletivamente. A identidade não é algo que se possua, mas sim algo que se desenvolve durante a vida. A identidade não é um atributo fixo para uma pessoa, e sim um fenômeno relacional. O desenvolvimento da identidade acontece no terreno do intersubjetivo e se caracteriza como um processo evolutivo, um processo de interpretação de si mesmo como pessoa dentro de um determinado contexto.
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Percebe se que a identidade do professor no século XXI é aquele que sem dúvida nenhuma
está aberto a mudanças, é flexível e sempre está pronto para se aperfeiçoar e buscar novos
conhecimentos.
2.3 A IMPORTÂNCIA DE RECONHECER A NECESSIDADE DE INTERAÇÃO PROFESSOR
E ALUNO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
O espaço escolar é formado por um conjunto de elementos, grupo de pessoas, onde há a
troca de informações, saberes e convivências que influenciaram na formação como cidadãos de
bem, então se faz necessário a interação professor e aluno, pois o mesmo, é professor, amigo e
principalmente seres humanos, para que haja o diálogo e a alteridade.
Nos espaços escolares, tanto como professor, como aluno, nos encontramos, dialogamos, trocamos olhares, buscamos nos informar como cada um está. Há risos, abraços, confusão, críticas, decepções, e muitas alegrias. Esse movimento apresentado é de suma importância para a formação do aluno, a qual ocorre em todos os momentos de sua vida e em todos os lugares e em grupos sociais. Não é diferente na escola (BARBOSA, 2016, p.76).
A relação professor e aluno ao meio social é muito importante, ou seja, uma relação baseada
em respeito e confiança torna a aprendizagem mais eficaz, porque o processo de aprendizagem
envolve muito mais que a penas a atenção ao conteúdo, onde a metodologia, a didática e o diálogo
são fundamentais no cotidiano.
A relação professor-aluno é uma condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Apesar de estar sujeita a um programa, normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo. A relação professor- aluno pode se mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores e objetivos diferentes. Podemos observar dois aspectos da interação professor-aluno: o aspecto da transmissão de conhecimento e a própria relação pessoal entre professor e aluno e as normas disciplinares impostas. Essa relação deve estar baseada na confiança, afetividade e respeito, cabendo ao professor orientar o aluno para seu crescimento interno, isto é, fortalecer lhe as bases morais e críticas, não deixando sua atenção voltada apenas para o conteúdo a ser dado (MULLER, 2002, p.276).
Além disso a escola tem o papel socializador, que cria vínculos que se levam para a vida
toda sejam lembranças do primeiro dia de aula, do recreio ou algo que foi especial, querendo ou não
a vida será marcada de diferentes maneiras de acordo com cada um, por isso por que não fazer da
escola um meio pelo qual a interação aluno professor ou professor aluno seja uma das vertentes da
aprendizagem.
Conforme Georges Gusdorf (1970, p.7) apud Barbosa (2016, p.76);
Cada um de nós conserva imagens inesquecíveis dos primeiros dias de aula e da lenta odisseia pedagógica a que se deve o desenvolvimento do nosso espírito e, em larga medida, a formação da nossa personalidade. O que nos ensinaram, a matéria desse ensino, perdeu-se. Mas se, adultos, esquecemos o que em crianças aprendemos, o que nunca desaparece é o clima desses dias de colégio: as aulas e o recreio, os exercícios e os jogos, os colegas”.
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Quando percebe se que ensinar é muito mais do que transmitir conhecimentos, ou seja,
ensinar é aprender a aprender, pois ao mesmo tempo que ensino, aprendo também porque o ato vem
carregado de interação.
De acordo com Barbosa (2016, p. 77) a interação professor e aluno, nos remetemos
diretamente ao ato de ensinar e aprender. Ato esse que vem carregado de interação, onde a relação
que se realiza entre os elementos (professor e aluno) dão o tom para uma aprendizagem
significativa.
Portanto a definição de aprender se basearia no conjunto de saberes para Charlot (2000,
p.67) apud Barbosa (2016, p.77):
“Aprender, sob qualquer figura que seja, é sempre aprender em um momento de minha história, mas, também, em um momento de outras histórias: as da humanidade, da sociedade na qual vivo, do espaço no qual aprendo, das pessoas que estão encarregadas de ensinar-me. Continua a autora: “A relação pedagógica é um momento, isto é, um conjunto de percepções, de representações, de projetos atuais que se inscrevem em uma apropriação dos passados individuais e das projeções – que cada um constrói – do futuro”.
Dessa maneira aprender ocorre em qualquer espaço, momento ou situação, porem o que
envolvem essa aprendizagem é a interação com o mundo, com o outro a possibilidade de novas
construções por meio da relação e troca entre professores, alunos e grupo social.
No parecer de Haydt apud Barbosa (2006, p. 57) quando tratamos do processo de interação
na construção do conhecimento:
No processo de construção do conhecimento, o valor pedagógico da interação humana é ainda mais evidente, pois é por intermédio da relação professor-aluno e da relação aluno- aluno que o conhecimento vai sendo coletivamente construído. O educador, na sua relação com o educando, estimula e ativa o interesse do aluno e orienta o seu esforço individual para aprender. Primeiros anos de vida dos seres humanos são marcados pela curiosidade, descobertas, experiências e aprendizagens que se dão por meio de interações de um indivíduo com o outo, partindo deste pressuposto podemos dizer que o lúdico é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, pois no período da infância a mesma tem mais facilidade de aprendizagem onde pode ser estimulado todos os seus sentidos, com as brincadeiras, jogos, danças, desenhos.
2.4 APRENDIZAGEM: MOTIVAR E INCENTIVAR
Como sabemos para alguém aprender é necessário que queira aprender, pois a partir do
momento que o professor incentivar os alunos, motivando os mesmos a aprender há um estimulo,
vontade e curiosidade sobre tal assunto, sendo assim uma estratégia de conhecer e aprender.
Conforme Oliveira (2014, p.10): “Para que alguém aprenda é necessário que queira
aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso, é muito
importante que o professor saiba incentivar os seus alunos.”
A palavra motivar de acordo com o dicionário Aurélio (2006, p.566) significa dar motivo a;
causar. Despertar o interesse, a curiosidade[...], portanto são simples atos que fazem toda a
diferença no processo de ensino aprendizagem.
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Provocar interesse, curiosidade, entusiasmo, vontade de pesquisa, estímulo, amor pelo conhecimento, problematização do conteúdo, são estratégias que contribuem neste processo e que deveriam ser mais empregadas na prática docente. A motivação deve partir dessa prática docente, do interesse do aluno e da necessidade de conhecer, tendo o conteúdo obrigatoriamente significação e que a interação entre professor e aluno não sofra nenhum bloqueio ou outro tipo de interferência que funcione como inibidor da aprendizagem (OLIVEIRA, 2014.p 11).
Psicologicamente a motivação se desenvolve no interior, onde se é estimulado, ação versus
reação, tudo que se almeja, se alcança dependendo do esforço de se realizar, mas o mais importante
é que tudo isso depende da possibilidade que o professor proporciona para seus alunos, ou seja, se
busca motivá-los.
Motivação, psicologicamente, é o processo que se desenvolve no interior do indivíduo e o impulsiona a agir, mental ou fisicamente, em função de algo. O indivíduo motivado encontra- se disposto a despender esforços para alcançar seus objetivos. Motivação, didaticamente, é o processo de incentivo destinado a desencadear impulsos no indivíduo, a fim de predispô-lo a querer participar das atividades escolares oferecidas pelo professor[...] (OLIVEIRA, 2014, p.12).
E outra palavra significante para o mesmo é incentivar que refere se de acordo com o
dicionário Aurélio (2006, p.469) dar incentivo; estimular. “Incentivar é despertar o interesse e a
atenção dos alunos pelos valores contidos na matéria ensinada, criando nos mesmos o desejo de
aprendê-la, o gosto de estudá-la e a satisfação em cumprir as tarefas que a mesma exige”
(OLIVEIRA, 2014, p12).
Além disso a maior dificuldade da escola está em diagnosticar os interesses e necessidades
de seus alunos, porque cada um possui suas especificidades e necessidades individuais no processo
de aprendizagem. Para Oliveira (2014, p.12): “Grande parte das dificuldades da escola tem sua
origem nos problemas da motivação, ou seja, na tarefa de diagnosticar os interesses e necessidades
dos alunos, na consideração das diferenças individuais, nesse aspecto, e nos problemas de
aprendizagem.”
Para o aprendizado é necessário que tenha uma relação especial entre escola, família e
criança a fim de expor os benefícios em conjunto, devido ser uma fonte de saber ligada ao seu
desenvolvimento integral, os alunos só são livres quando há o diálogo, a interação entre si, fato em
que criam e desenvolvem sua autonomia além do desenvolvimento de habilidades sociais,
emocionais, cognitivas.
Portanto é crucial que o professor respeite a identidade do aluno para que ambos sejem
respeitados.
- REFLEXÃO DO QUESTIONÁRIO DE ENTREVISTA
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As experiências conquistadas neste trabalho foram de grande importância e sabemos que irá
acrescentar positivamente em nossa formação docente, além disso tivemos a impressão de que a
escolha da escola foi um item de extrema importância não só pela aparência desta instituição, mas
também pela recepção da diretora, e demais profissionais que concederam a escola para que
pudéssemos realizar nosso questionário do seminário, de acordo com as perguntas que estão em
anexo segue as seguintes respostas:
As entrevistadas são pedagogas, a professora B atua a oito anos, na educação, sendo que sua
concepção teórica na educação infantil se baseia na Pedagogia Montessori e o no construtivismo de
Piaget, já para a professora C, que atua a cinco anos, seu principal teórico é Vygotsky, com o
sociointeracionismos e o construtivismo, onde os principais desafios pedagógicos e epistemológicos
no processo de ensino-aprendizagem é de conscientizar as famílias a assumir as responsabilidades
de educar os filhos, a participação dos mesmos na vida das criança em reuniões, atividades
participativas que dependem da ajuda dos mesmos, a maior dificuldade é a falta de recursos e de
formações com relação as TICs para solucionar os problemas existentes no interior da escola.
No dia a dia, o planejamento de ambas é semanal com os objetivos e conteúdo que condizem
com as atividades propostas. Precisando ter todas as atividades já anexadas em cada dia da semana.
Um roteiro que segue, se contemplou os eixos da língua portuguesa, matemática e demais
disciplinas. Toda semana precisamos contemplar todos os eixos em uma sequência didática,
lembrando sempre que não é a quantidade mais a qualidade, sendo flexível, ou seja, se necessário
mudar alguma metodologia ou estratégia para que comtemplem todas as crianças no processo de
ensino aprendizagem, de acordo com a realidade dos alunos.
Para as mesmas é muito importante a relação professor aluno, pois quando a criança vai à
escola, creche ou jardim, pela primeira vez chora, porque deixa sua casa, seu aconchego e
brinquedos, ou seja, não percebe no novo espaço vínculos afetivos, ela não conhece ninguém, ali se
rompe o vínculo a família. Portanto é necessário um sorriso, um carinho, atenção e afetividade ao
longo do processo de interação no desenvolvimento integral da criança.
As práticas pedagógicas inovadoras são aliadas no processo de aprendizagem, onde facilita o
desenvolvimento, porque cada criança tem suas especificidades. O professor do XXI não tem a
penas a função de ensinar, mais também de desenvolver o ser integralmente, nos aspectos cultural,
social, político e como pessoa humana, respeitando as diferenças e fortalecendo a aprendizagem das
mais diversas formas. Além disso estar sempre disposto a buscar conhecimento, formação
continuada, a melhorar e mudar suas metodologias.
Para um estabelecimento de ensino ser uma escola de qualidade é preciso, que a equipe de
profissionais desenvolva atividades no coletivo com compromisso e responsabilidade tendo em
vista o desenvolvimento do aluno.
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- MATERIAIS E METODOS
Este trabalho foi realizado no município de Colíder, Mato Grosso, através do questionário de
entrevista e pesquisas em diversos materiais impressos, livros, artigos online, com o objetivo de
mostrar a importância de aderir novas práticas pedagógicas, conhecer o contexto histórico da
identidade do professor, reconhecer a necessidade de interação professor e aluno no processo
ensino-aprendizagem, onde ajudou-nos a ver a necessidade de aderir as práticas pedagógicas, pois
auxilia o professor a ensinar de forma criativa e prazerosa, estimulando o cognitivo, motor e
intelectual.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
De acordo com os resultados nas pesquisas os professores buscavam metodologias
diferenciadas para poder atender as necessidades de cada educando, deixando claro que não era
fácil, pois, havia falta de recursos e formações referentes às TICs, e principalmente a dificuldade da
participação dos pais, além disso, frisaram a importância das práticas pedagógicas inovadoras, que
os mesmos deveriam buscar e criar metodologias para desenvolver o processo de ensino
aprendizagem dos educandos. Portanto o questionário foi de suma importância, pois os objetivos
foram alcançados, onde aprofundamos os conhecimentos, que acrescentara a base da formação
como futuros pedagogos.
6 CONCLUSÕES
Depois de muitas pesquisas e análises acreditamos que as práticas pedagógicas são
facilitadoras, veio a ajudar o docente, pois exerce um papel muito importante dentro da escola, pois
é uma fonte imensa de conhecimento, auxiliando para que o mesmo consiga ensinar de forma
prazerosa, oferecendo uma comunicação aberta, desenvolvendo as aprendizagens, cuidando sempre
do relacionamento interpessoal dos alunos relação professor aluno, na qual refletem um ensino
inclusivo e de qualidade.
A respeito deste trabalho chegou-se à conclusão que é de suma importância aderir novas
práticas pedagógicas no processo de ensino aprendizagem, que os educadores desenvolvam
atividades embasadas na melhoria e no desenvolvimento integral do ser humano, metodologias
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lúdicas, de psicomotricidade, pois a brincadeira é um a forma reconhecida de linguagem e
aprendizagem, que nos como futuros pedagogos estimulem mais em nossas crianças a brincadeira
com objetivos bem claros para que as mesmas consigam construir sua autonomia e conhecimento, o
cognitivo, físico, motor e psicológico do aluno, proporcionando lhe uma educação de qualidade,
quebrando as barreiras do preconceito e da diferença. Portanto é necessário reconhecer a interação
professor aluno no processo de ensino aprendizagem, pois a construção do conhecimento do aluno
depende muito da busca de novas possibilidades de ensino do professor, demonstrando que o
mesmo vive em um processo de desenvolvimento, ou seja, sua identidade depende do meio
histórico-social em que vivemos.
REFERÊNCIAS
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ANEXOS
FIGURA 1- BRINCAR É IMPORTANTE
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FONTE: RUELA, Karina. Brincar é importante para criança.
FIGURA 2- PROFISSOES DO FUTURO PARA SEU FILHO
FONTE: COLEGIO, Metodista granbery. http://colegio.granbery.edu.br/noticias/testes-vocacionais- auxiliam-n. Acessado em 15/09/2017.
FIGURA 3- CRIANÇAS BRINCANDO
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FONTE: PROFESSORA, Denise. http://www.papodaprofessoradenise.com.br/wp- content/uploads/2016/06/criancas-brincando-44092.jpg. Acessado em 22/04/2018.
FIGURA 4- ATIVIDADE EM RODA
FONTE: BERTULETTI, Amanda e VELOSO, Maria Fernanda. http://www.escoladavila.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/Co%CC%81pia-de- IMG_8511.jpg. Acessado em 22/04/2018.
FIGURA 5- JOGO DO DADO
15
FONTE: BERTULETTI, Amanda e VELOSO, Maria Fernanda. http://www.escoladavila.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/Co%CC%81pia-de- IMG_8511.jpg. Acessado em 22/04/2018.