PESQUISA E PROFISSÃO: FORMAÇÃO DOCENTE
Fátima Sgoti¹
Luziane Nascimento Silva
Alexandra Magalhaes Frighetto
Sâgela Silva dos Santos
RESUMO
Este trabalho pretende mostrar a importância da formação do docente e suas práticas de ensino como futuros professores, e fazendo a diferença com os seus métodos de trabalho e para ter um ensino de qualidade, os docentes sempre tem que ir em busca de qualificação pedagógica, buscando sempre novos conhecimentos através de palestras, seminários, e tendo a formação pessoal e profissional, e ter um bom desempenho na sua formação e buscar um bom aprendizados para estar oferecendo aos seus alunos, e trabalhando com as diferenças em salas de aulas, desenvolvendo o seu potencial e em busca de novos caminho e desafios, junto com o seu conhecimento profissional, e a importância da prática pedagógica é a construção realizado para o professor na suas responsabilidade e na fase de ensino e saber, e uma educação de qualidade, respeitando todos por igual, e obtendo bons resultados produtivos pedagógicos, e desenvolvendo habilidades profissionais para o desempenho dos alunos, e mostrando para as crianças que eles tem a capacidade de compreender e suas competência são desenvolvidas a cada dia que passa, valorizando a participação do ensino e do seu aprendizado em busca de um conhecimento melhor, desempenhando o seu saber e as tarefas escolares com suas responsabilidades profissional destacando a diferença no contexto escolar, e todos os seus desafios na pratica pedagógicas.
Palavras chave: EDUCAÇÂO, FORMAÇÃO, INCLUSÃO.
1 INTRODUÇAO
Este trabalho ele vem mostrando a importância da formação de professores e suas melhorias na pratica pedagógica eles vem enfrentando várias exigências no dia a dia e mudanças acontecem a cada dia, por isso o professor sempre tem que estar se qualificando mais, buscando conhecimento todos os dias através da formação continuada, através de cursos e aperfeiçoamento profissional, a qualificação no ensino da aprendizagem, que os professores em si tenham em mente que o ato de ensinar exigirá de si mesmo muitas qualificações de ensino no processo de educar ensinar e o de transmitir o conhecimento, com qualificação profissional e os desafios enfrentados baseado no seu desenvolvimento e na sua competência profissional e sempre desempenhando a sua função com qualidade, e muita dedicação e a troca de experiência e o respeito e a valorização das pessoas, e o sucesso e a responsabilidade no que faz, vários treinamento necessários para sua qualificação, desenvolvendo o conhecimento na pratica e teórica sempre caminhando juntos lado a lado.
Na formação docente vem destacando as praticas pedagógicas e suas habilidades profissional, o melhor caminho para o professor é trabalhar em torno aos seus alunos, e tendo um investimento para ter bons resultados com planejamentos pedagógicos e mantendo um bom resultado profissional na sua carreira e enfrentando grandes desafios na vida profissional, o conhecimento e a informação estão em primeiro lugar, juntos com a sabedoria e a realidades dos profissionais com os métodos pedagógicos enfrentados.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De fato que quando se fala em formação docente, já existe uma intenção clara que se reflete, tanto sobre relações como de formação iniciada como também da formação continuada escola democrática já se tem uma visão de um conjunto de pessoas que trabalham com um mesmo intuito em uma mesma direção, sendo que cada um tem as suas opiniões diferenciadas e podem ser expostas, por isso é necessário, e importante uma formação continuada de qualidade pois é através dela que a maioria encontra reflexão, e se aprofunda cada vez mais sobre novos conhecimentos em busca de uma educação melhor e que tenha mais qualidade.
Ser um educador não e fácil, e quando se inicia uma carreira a formação continuada é de grande valia para uma experiência profissional onde começamos a encara de frente a realidade, e alguns todo um cuidado especial para com os professores iniciantes onde que é necessário uma formação continuada de qualidade esse é o principal processo formativo onde se usa a psicologia para um fundamento onde atua direto nas necessidades de mudanças das políticas dessas formações. Tendo em vista a a atual situação do sistema da educação e é muito importante que os professores busquem em suas formações, mais compromisso com educação por isso a importância da formação continuada, onde visa mais qualidade, reflexão e pratica em que buscam não só apenas formação, mais também encontram diálogo e refletem sobre as suas práticas de ensino.
2.1 A IMAGEM DO PROFESSOR NO MEIO SOCIAL
Até hoje nos dias atuais a imagem de um professor é muito bem vista perante a sociedade no meio social, em ases afetivas onde ele é o espelho e exemplo moral de seus alunos, sabemos que o professor é antes de tudo alguém que sabe alguma coisa e que sua função é ensinar e transmite conhecimento, tendo em vista que o professor muitas das vezes se torna o centro das atenções, onde uma atitude diz muito mais do que qual quer palavra por isso o pressuposto de que o respeito e a moral são a peça fundamental na imagem de um profissional. Sendo assim é necessário que o educador repense sore suas práticas e aprimore cada vez mais repassando assim confiança e autoridade e respeito perante seus alunos mantendo sempre uma postura profissional onde possa conquista cada dia o respeito e a confiança de seus alunos.
FIGURA 1 O professor no meio social
Fonte:Disponivel:em: https://.pinterest.com/2AMPhoto/white-nonsebse-roundup/ >. Acesso em 16, fev. 2019.
2.2 A FOMAÇÂO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÂO INCLUSIVA
Como se sabe a educação é feita através de paradigmas, ou seja tem la seus modos de enxergar encarar e compreender a realidade atualmente um dos maiores paradigmas a formação de inclusão que defende as escolas regulares , que e um direito de todos, onde defende as desigualdades na qual existe alunos que já foram agregados por serem diferentes daqui muitas escolas esperavam por isso que hoje as escolas devem serem aptas para receber todo e qualquer cidadão independente de suas diferenças, o não pois a escolas e direitos de todos onde não se deve existir diferenças nem segregação ou coisa alguma pois minguem pode ser excluído dentro de uma escola mais sabemos que para que tudo isso acontecer depende muito do trabalho do pedagogo, e a onde precisa bastante da formação continuada para que assim os professores se qualificam mais para entender melhor as necessidades de seus alunos, encimar as crianças com necessidade especiais juntamente com seus pais em escola comuns e importante, não apenas para prove a oportunidade de socialização e de mudar o pensamento estereotipado das pessoas sore as limitações, mais também para ensinar o aluno a dominar habilidades e conhecimentos necessários para a vida futura, dentro e fora da escola.
em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional... [...] No processo de avaliação, o professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem demandar ampliação de tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática cotidiana (BRASIL, 2007, p. 16).
A educação Inclusiva é o desenvolvimento social e econômico e ampliar o conhecimento aceitações das diferenças e valorizações de cada pessoas com necessidades especiais, adequando o espaço físico e os recursos oferecidos, atendimento educacional especializado a inclusão, e o mesmo direito e deveres de todos, a educação especial ela mostra uma evolução muito grande, a escolas fornece os apoios necessários para a inclusão desses alunos, a interação e a necessidade de ensino, sempre aprendendo lidar com as diferenças,
FIGURA 2 Formação dos Professores
Fonte:Disponivel:em: http://www.escoladavila.com.br/blog/?tag=formacao-de-ptofessores&paged=31 >. Acesso em 16, fev. 2019.
2.3 A FORMAÇÂO DOCENTE E A PRATICA DE ENSINO
O professor no seu aprendizado de ensino depara com diversas situações na prática pedagógica, atividades e transmissões de conhecimento na formação do docente são muito importante ampliar o aprendizado, o estudo ele constitui um espaço onde o professor aprende e se dedica no seu diferenciado, fazendo um aprendizado de formação e conhecimento caminhando sempre juntos em conjunto, proporcionando uma abertura de aprendizados na sua profissão, aprender e ensinar, é fazer um pedagógico diferenciado na pratica curricular, e ensinar com a realidade escolar, e transmitir conhecimento com suas capacidades de desenvolver sua formação fazendo um bom trabalho desenvolvido na prática.
Também tendo a oportunidade para o crescimento profissional, e tendo a capacidade de se desempenhar ao cargo desejado, e desenvolver a qualidade de ensino, e a capacidade de aprender e enfrentar as suas escolhas, e ter o conhecimento adquirido no ensino e suas habilidades como educador, e valorizando a qualificação profissional e o conhecimento no pedagógico, realizando no seu desenvolvimento e no seu potencial com muita dignidade.
FIGURA 3 formação e pratica de ensino
Fonte:Disponivel:em: https://nead.ufersa.edu.br/2018/0426/curso de formação-dorcente.reaprendendo-a formsr o profissional. Do novo milênio/ >. Acesso em 16, fev. 2019.
Ampliando o conhecimento e favorecendo as trocas de saberes, a educação e a socialização é um conjunto de valores na realidade e com responsabilidade nas escolas enfrentando desafios e mudanças no pedagógico, a formação profissional é uma conquista, sendo de qualidade para atender a sociedade, englobando a interação e o conhecimento, fazendo desenvolver as habilidades para lidar com as diferenças situações que surgem na prática do docente, com uma atuação de possibilidades ao educador, exigindo o ato de ensinar e aprofundando conhecimentos adquiridos na formação inicial.
“O professor será capaz de construir a sua própria prática por meio da reflexão, tornando-se importante formar o professor reflexivo e investigador, que revê a todo momento a sua prática favorecendo a aprendizagem dos seus estudantes”. (SCHLUNZEN, SANTOS 2016, p. 43).
E para ter um aprendizado melhor, sempre buscando conhecimento e sempre estando atualizado e se qualificando melhor, em suas realizações profissional, buscando um bons métodos de ensino e aperfeiçoando no pedagógico para ter um bons resultados.
2.4 A IMORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Pesquisa não e apenas formar um pesquisador, mais sim de produzir conhecimentos novos, e preparar profissionais para um bom desenvolvimento pedagógico, e trabalhar sempre em benefícios com a participação na educação, visando resultados de qualidades e de ensino, o conhecimento da comunidade ela contribui para o crescimento da escola e desenvolve bons resultados na qualificação profissional.
A pesquisa estabelece o conhecimento e exige as habilidades especificas, conhecer na pratica e na formação profissiomal contribuindo para o conhecimento, muitos pesquisadores utiliza os estudos para aprofundar mais nas pesquisas, ele devera identificar o tipo de pesquisa para o desenvolvimento do seu trabalho, e assim ele busca a satisfazer o seu conhecimento, devendo estudar e analisar caso antes de começar a realizar a pesquisa.
Nesse sentido, o que faz da aprendizagem algo criativo é a pesquisa, porque a submete ao teste, à dúvida, ao desafio, desfazendo tendência meramente reprodutiva. Aprender, além de necessário sobretudo como expediente de acumulação de informação, tem seu lado digno de atitude construtiva e produtiva, sempre que expressar descoberta e criação de conhecimento, pelo menos a digestão pessoal do que se transmite. Ensinar e aprender se dignificam na pesquisa, que reduz e/ou elimina a marca imitativa. (Demo,2001,p.43-44
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desse trabalho ele vem nos mostrar a importância da formação do docente na escola, é de fundamental importância os professores se qualificarem mais na sua vida profissional, sempre ir em busca de um pedagógico diferenciado, buscar vários conhecimento na sua área profissional, e envolvendo o seu processo de ensino, podendo fazer uma educação de qualidade para todos, os profissionais se qualificam diariamente para melhorar o seu ensino e aprendizados, fazendo formações continuada indo em busca de novos conhecimentos e trabalhando sempre em conjunto com a comunidade escolar, se qualificando mais, formando bons resultados positivos fazendo a diferença na sociedade.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA.NBR6022artigo em publicação cientifica impressa: apresentação. Rio De Janeiro,2003.
TAFNER, Elizabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSEL,2008.
______.NBR 6024: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003.
Disponível em:<fundamentos da educação especial>Acesso em:19Fev2019.
Disponível em:<https://educação infantil. aix.com.br>Acesso em:25Fev2019.
Disponível em:<Metodologia Cientifica>Acesso em 10Abril2019.
Disponível em<https:/educador brazilescola.com.br>Acesso em 22 Abril2019.
Disponível em<http://care.ac.uk/deowload/pdf