A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sandra Maria de Souza {1}
Keila Oleksem de Andrade Gomes {2]
Wãnia Lucia Mendes[3]
RESUMO
A psicomotricidade infantil esta presente em todas as atividades que envolvem movimento do corpo da criança. Devemos acompanhar com maior cautela essas fases, principalmente o que se diz respeito à psicomotricidade, desenvolvimento motoro, cognitivo e afetivo. Pois a psicomotricidade é muito importante, para o processo educativo, no intuito de desenvolvimento da criança é satisfatório e ao mesmo tempo contribui para uma evolução psicossocial e o sucesso escolar da mesma. É um trabalho constante que requer auxilio do professor através da estimulação, envolvendo todos os profissionais no ensino aprendizagem. Consideramos que a psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que nos auxilia a promover recursos preventivos e de intervenção proporcionando resultados satisfatórios, no processo de ensino-aprendizagem. A psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem visa contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança individual e coletivo sendo vista com bons olhos do profissional da educação. Sendo através do movimento que se desenvolve na criança a capacidade afetiva, cognitiva e motora, além dos estímulos corporais, desenvolvem de forma concreta os aspectos psicológicos e com isso qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos.
Abstract
Child psychomotor skills are present in all activities involving the child's body movement. We should follow these phases with greater caution, especially with regard to psychomotor, motor, cognitive and affective development. For psychomotricity is very important, for the educational process, in the developmental purpose of the child is satisfactory and at the same time contributes to a psychosocial evolution and the school success of the same. It is a constant work that requires the help of the teacher through stimulation, involving all professionals in teaching and learning. We consider that psychomotricity is a very rich instrument that helps us promote preventive and intervention resources providing satisfactory results in the teaching-learning process. Psychomotricity in the teaching-learning process aims to contribute in a pedagogical way to the integral development of the individual and collective children, with a good view of the education professional. Being through the movement that develops in children the affective, cognitive and motor capacity, in addition to body stimuli, concretely develop the psychological aspects and thus qualifies the teaching-learning processes, making the child more open to new knowledge.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento psicomotor do corpo e da mente diária da criança na primeira infância, de uma forma geral a primeira infância caracteriza desde a concepção do bebe até o momento em que a criança ingressa na educação formal, a mesma apresenta movimentos corporais já na sua vida intrauterina e, após o nascimento, fará uso da motricidade para conhecer e se comunicar com o mundo, consolidando suas afetividades e ampliando as suas relações sociais.
O equilíbrio corporal são frutos da relação entre mente e corpo. Isso faz com que o contato da criança com o mundo também é influenciado pelas peculiaridades de determinado contexto. A relação entre mente e corpo é estudada por um ramo cientifico especifico, chamado psicomotricidade, a qual por sua vez, possui três dimensões: a cognitiva, afetiva e a motora.
A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, principalmente na primeira infância, é uma a ciência que tem como objeto de estudo o indivíduo através de seu corpo em movimento e em semelhança ao seu mundo interno e externo a mesma esta relacionada ao processo da maturação onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo ela um meio de construção e de expressão da personalidade.
1 Psicomotricidade e Aprendizagem
A psicomotricidade no método ensino-aprendizagem tende a contribuir de forma pedagógica para o desenvolvimento integral da criança, tendo em vista o aspecto mental, psicológico, social, cultural e físico, no qual se acredita que as atividades de psicomotricidade possam ser trabalhadas em conjunto com a escola, de forma a auxiliar no processo de aprendizagem do aluno. Piaget descreve que a necessidades das fases, como a primeira infância sendo fundamental para o desenvolvimento de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação. Piaget afirma que os seres se desenvolvem a partir de interações pelo mundo.
A primeira infância e caracterizada por um período marcado pela preocupação com o desenvolvimento da criança em relação ao tempo e ao espaço, sempre concentrando maior atenção para a aquisição da coordenação do equilíbrio motor. Quando nasce, o desenvolvimento da criança ocorre de forma constante e gradual, de maneira que todos os movimentos utilizados ao longo do processo pós-natal indicam sua maturidade.
2 Desenvolvimento Físico
São mudanças que ocorrem nas estruturas corporais desde o momento da concepção ate a morte, num sentido mais amplo. Estas mudanças, em diferentes fases evolutivas, podem ser analisadas por meio de diversos parâmetros (peso, altura, perímetros, dobras, cutâneas, entre outras). Oferecem informações preciosas sobre o estado de crescimento global do organismo e sua adaptação.
Estágio inicial
Representa a primeira meta orientada da criança na tentativa de executar um padrão de movimento fundamental. A integração dos movimentos espaciais, temporais e pobres. Tipicamente os movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores de crianças de dois anos de idade estão no nível inicial.
Estágio elementar
Envolve maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos fundamentais. Segundo os autores, as crianças de desenvolvimento normal tende a avançar para o estagio elementar através do processo de maturação, porem alguns não conseguem sair desse estagio permanecendo nele por toda a vida.
Estágio maduro
Caracterizado mecanicamente eficiente, coordenado e de execução controlada. Tipicamente as crianças tem potencial de desenvolvimento para estar no estagio maduro perto dos 5 ou 6 anos, na maioria das habilidades fundamentais.
3 Desenvolvimento da Criança
O ser humano se desenvolve o tempo todo. Portanto a educação na primeira infância e indispensável, pois é a fase que esta em desenvolvimento o cérebro e o físico da criança. Os aspectos relacionados ao crescimento excessivo, ou a falta de desenvolvimento esta ligada a alimentação. Pois a nutrição esta diretamente relacionada com o cognitivo, afetivo e físico. Os pais devem ter atenção com os filhos em relação à alimentação, pois se deve inserir na mesa frutas, legumes e alimentos saudáveis, para serem ensinados desde infância que e através da alimentação que desenvolveram a cognição e uma saúde de qualidade, tornando abito para aprender ao decorrer de toda sua vida.
O corpo é considerado a primeira forma de linguagem para a criança, já que com ele, a criança introduz sua comunicação com o meio. A psicomotricidade através do movimento desenvolve no indivíduo capacidades afetivas, cognitivas e motor além de tratar dos estímulos corporais da criança, desenvolvem de forma concreta os aspectos psicológicos e, com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos.
Como metodologia foi utilizada uma revisão literária através de livros e artigos, para melhor conhecimento da psicomotricidade e como essa beneficia o desenvolvimento infantil. Pode-se conclui que é de suma importância o desenvolvimento da psicomotricidade com as crianças, pois, além de tratar dos estímulos corporais da infância, desenvolvem de forma concreta os aspectos psicológicos e, com isso, qualifica os processos de ensino-aprendizagem, tornando a criança mais aberta a novos conhecimentos, uni termos: Aprendizagem, Psicomotricidade, Educação Física.
Sendo assim, fica fácil perceber quanto a educação evoluiu para alcançarmos toda essa organização escolar do que dispomos hoje e o quanto ela tende a evoluir a cada dia, pois vivemos em função do meio em que nos situamos. A escolha das atividades a serem desenvolvidas com o objetivo de desenvolver integralmente o indivíduo é de suma importância. Nesta perspectiva observa-se que:
[...] realizar atividades de alinhavo, perfurar papel, fazer bolinhas de papel para montar mosaicos não é necessariamente uma atividade psicomotora, mas é quase sempre, apenas uma atividade motora, uma execução mecânica, descontextualizada da vida da criança e o que é pior, sem ser considerado o espaço onde a criança está inserida, o que leva automaticamente a não construção do ambiente educativo, aquele que só existe a partir das relações que se têm nos espaços (ALMEIDA, 2004, p. 28).
A educação psicomotora é, pois, a educação através de seu próprio corpo e de seu movimento, levando em consideração a idade, a maturação e os interesses da criança (Barretos 2010). Hoje favor de uma sociedade mais democrática, prega-se uma educação mais democrática que valorize o ser humano na sua forma de pensar, agir e sentir.
Reconhecendo a relevância dos primeiros anos de vida no processo de formação dos indivíduos, o governo brasileiro sancionou o Marco Legal da Primeira Infância.
A legislação engloba diversas ações, além de inserir inovações em legislações vigentes, como a extensão da Empresa Cidadã. Também na frente de atuação junto às famílias, outro destaque é a previsão de oferta, pelo Estado, de programas de visitação domiciliar, orientação e formação para gestantes.
A finalidade do Marco é garantir, desde a fase uterina, o desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos de idade. No âmbito educacional, a normativa indica que a expansão da educação infantil deverá ser feita de maneira a "assegurar a qualidade da oferta, com profissionais qualificados, instalações e equipamentos que obedeçam a padrões de infraestrutura definidos pelo MEC".
Para Vygotsky, (1988, p,79), a criança aprende e se desenvolve através de atividades que realiza sozinha, mas também aprende na colaboração com as outras pessoas. Neste processo, através de experiências , observação e exploração continuam do ambiente que ela constrói, transforma e compreende.
Brougere (2000 p, 7).
O que propomos (...) é considerar o brinquedo como produto de uma sociedade datada de traços culturais e específicos. Por um lado, o brinquedo merece ser estudado por si mesmo, transformando-se em objetos importantes naquilo que ele revela de uma cultura. De outro lado, antes de ter efeito sobre o desenvolvimento infantil, é preciso aceitar o fato de que ele está inserido em um sistema social e suporta funções sociais que lhe conferem a razão de ser.
A educação da criança passa pelo movimento de seu próprio corpo, de acordo com sua idade, cultura corporal e seus interesses, a criança explora o ambiente, descobre novas experiências, tomando consciência de si mesmo e do mundo em que a cerca.
Segundo Fonseca(1993) a psicomotricidade é a evolução das relações reciprocas incessantes e plenamente dos fatores neurofisiológicos, psicológicos e sociais que intervêm na interação, elaboração e realização do movimento humano.
A psicomotricidade veio auxiliar os educadores no processo da alfabetização. Na primeira infância a criança já tem estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades, mesmo sem estar em uma escola, através das brincadeiras realizadas em casa com a família.
As atividades lúdicas ajudam a desenvolver a capacidade criativa da criança, proporcionando melhor qualidade da vida escolar infantil, na medida em que promova o desenvolvimento harmônico da criança auxiliando auto realização e também a interação com o grupo social que a cerca.
A pratica das brincadeiras é um instrumento eficaz que permite a interação do seu interior com o mundo exterior, a psicomotricidade contribui no processo do ensino e aprendizagem, com isso a criança torna-se um ser mais harmônico com o meio social, estimula sua inteligência, soltando sua imaginação e desenvolvendo a criatividade auxilia na concentração e na atenção.
A criança em idade pré-escolar se envolve em um mundo ilusório, imaginário, e faz de conta, onde seus desejos podem ser realizados através dos brinquedos que podem estar ligado a seu mundo simbólico.
A psicomotricidade acompanha o ser humano em todas as fases de sua vida, o fato de brincar tem objetivo, manter através de cada atividade realizada uma ligação com o consciente e o incociente, fazendo que aflorem seus desejos, permitindo a criança conhecer e explorar e compreender o mundo em seu redor.
A criança é um ser ativo sobre todos os aspectos, ela aprende com seus movimentos, a brincadeira expressa à forma como a criança reflete, ordena, destrói e reconstrói o mundo a sua maneira, utilizando suas fantasias, sentimentos e conhecimentos.
A psicomotricidade e o brincar faz parte do raciocínio, descobrir, persistir aprender a perder, sabendo que sempre haverá novas oportunidades para ganhar, esforçar-se sabendo ter paciência e não desistir. Cada criança constrói em si uma historia uma realidade emotiva, onde cada um escolhe um tipo de brincadeira.
Sobre esta abordagem Rossi (2012, p. 12) salienta que “[...] o professor primeiramente precisa conhecer sobre o desenvolvimento infantil e as funções psicomotoras, para posteriormente organizar o seu planejamento de aulas”.
4As principais metas da psicomotricidade na primeira infância
- A psicomotricidade ajuda a estimulação da criança, e tem como meta:
- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior.
- Cultivar a capacidade através dos movimentos realizados pela criança dando resposta ao movimento corporal.
- Organiza os movimentos expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
- Faz com que a criança expresse sua ação de criatividade, suas emoções e suas expressões.
Conclusão
Podemos dizer que analisado sobre psicomotricidade quando envolvida com a aprendizagem, traz sempre resultados, mas precisa de uma analise acerca do desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor, é importante compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizado da criança.
Na educação infantil o brincar e aprender estão ligados na mesma sintonia, para isso exige que espaço e rotina sejam planejados e organizados para proporcionar multiplicidade de experiência, é através desse espaço que as crianças vão socializar e ganhar autonomia.
O uso das atividades lúdicas na infância serve como base para o enriquecimento da pratica pedagógica é notório que a inclusão de atividades lúdicas, contribui muito para o processo de ensino e aprendizagem, a psicomotricidade pode ser forte aliada para os professores evidenciando que é um meio de ajuda-los a solucionar problemas encontrados no aprendizado de cada aluno.
O professor pode aderir a psicomotricidade no dia a dia, com técnicas criativas, atraentes para a criança, como finalidade para motiva-las, atrair sua atenção favorecendo o seu interesse em aprender, cabe ao professor dar condições de provocar o desenvolvimento cognitivo e proporcionar uma aprendizagem verdadeiramente significativa.
Sendo o professor mediador de todo o processo educativo na etapa da Educação Infantil Veiga e Viana (2010 apud PICCOLO; MOREIRA, 2012, p. 93) colocam que “a formação de professores é uma ação continua e progressiva, envolvendo várias instâncias e atribuindo um valor significativo para a prática pedagógica”.
Percebe-se que a Psicomotricidade contribui muito de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal do indivíduo e busca incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida do ser humano. Por meio de todas essas atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem, fazendo novas amizades e interagindo com outras crianças. Então é importante o educador conhecer as funções psicomotoras e sua contribuição para o crescimento infantil, pois sem esse conhecimento, o professor, poderá pular etapas do desenvolvimento motor infantil, que causará problemas futuramente para essas crianças.
REFERÊNCIAS
Disponível em: <Site. ufvjm.edu. br/revistamultidisciplinar/filles/2011/09>
Disponível em: <WWW colegiointeraçãoitupevacom. br/novo/escola/a contribuição-da-psicomoticidade-no –desenvolvimento-da-criança-na-primeira infância.
Metodologia cientifica/ André Bazzanella; Elizabeth PenzlinTafner; Everaldo da Silva;Antonio José Muller(Org.).Indaial: Uniasselvi,2013.206p.:il
Patel, Viviane Pessoa Padilha Psicomotricidade/Viviane Pessoa Padilha Patel e Scheila Krenkel. Indaial: Uniasselvi, 2012.208p.:il
Revista educação.com. VYGOTSKY, L. S.; Luria, A. R. (1996). "A criança e seu comportamento". In: Estudos sobre a história do comportamento:, o primitivo e a criança. Porto Alegre, Artes Médicas, pp.151-238.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2005.
https://neurosaber.com.br/a-importancia-da-psicomotricidade-para-educacao-infantil/
{1} Graduada em pedagogia Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi, Indaial Santa Catarina:
Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Faculdade Futura, WWW.GRUPOFAVENI.COM.BR
[2] Graduada em pedagogia Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi, Indaial Santa Catarina: Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Faculdade Futura, WWW.GRUPOFAVENI.COM.BR
[3]Graduada em pedagogia Universidade Paulista – UNIP: Pós-graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, Faculdade Futura, WWW.GRUPOFAVENI.COM.BR