Buscar artigo ou registro:

 

O USO DA METODOLOGIA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Aurineide Rodrigues Ribeiro Vieira
Cirleide da Silva
Ana Paula Freitas de Farias
Jéssica Janaína da Silva
Juliana Aparecida da Silva



RESUMO 

 

O presente trabalho tem como finalidade, mostrar a importância do lúdico para o aprendizado das crianças desde seus primeiros anos de vida, onde relata o aprender brincando como uma forma fundamental e divertida de conhecer a si mesmo e o mundo ao seu redor. Além de inserir a criança para uma melhor socialização, comunicação, desenvolvimento cognitivo e motor. As brincadeiras, jogos, filmes entre outros, são alternativas de metodologia lúdicas, que estão sendo muito usadas pelas escolas infantis como estratégias de ensino. O ato de brincar pode ser coordenado independente, do espaço, tempo ou objetos a serem manuseados, o importante é que através da brincadeira a criança vai utilizar o seu imaginário, dando vida a suas histórias de um universo imaginário. Para realização desse trabalho foi necessário uma pesquisa bibliográfica, pautada em livros, artigos, revistas e sites referente ao tema, assim o trabalho tem como principal objetivo auxiliando os pais e professores sobre a importância do brincar.



PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil; Lúdico; Brincar.




INTRODUÇÃO

 

Na atualidade, muitos professores, pesquisadores e estudiosos tem ressaltado a grande importância do uso do lúdico na educação infantil. Muitas contribuições são elaboradas e compartilhadas para aprofundar essa recente metodologia. Pois através do lúdico a criança tem a possibilidade de aprender sobre seu meio social e histórico dando ênfase a sociedade escolar.

De acordo com D’Ávila (2006) Apud Silva (2014), a palavra lúdica conceitua-se sobre a ideia de prazer que consiste no que se faz, sendo que tem ganhado um espaço muito importante entre profissionais de várias áreas, por sua relação com a realidade socioeconômica, política e cultural, que definem o mundo contemporâneo.

Esse trabalho analisa de uma forma ampla o lúdico como um todo, suas aplicações que por meio de jogos, brincadeiras e filmes torna-se um aprendizado eficaz. A utilização de ferramentas que proporciona um momento agradável de aprendizado é considerada metodologia lúdicas, através delas os alunos aprendem brincando tornando assim um método muito utilizado nas escolas principalmente para a alfabetização.

Usado como forma de estratégia o lúdico abre grandes possibilidades, segundo Silva (2014): 

 

O lúdico, como estratégia de ensino, pode ser um grande aliado no ensino aprendizagem dos alunos, principalmente se tratando da educação infantil, que é uma fase na qual as crianças movimentam-se intensamente buscando desvendar o mundo que os cerca. Pode estar associado a jogos, brincadeiras, interesse, prazer, além de ajudar a desenvolver a criatividade e de proporcionar bem-estar aos educandos (Silva, 2014 p. 8).

 

O uso do lúdico na atualidade e fundamental nas escolas, pois trata-se de um método importante que direciona o aluno ao aprendizado integral, de forma criativa as atividades lúdicas auxiliam as crianças em seu desenvolvimento social, motor e afetivo

 

O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do lúdico na educação infantil, bem como ressaltar sua importância na aprendizagem. Esse artigo aborda ferramentas que auxiliam na aprendizagem através do lúdico, como metodologias que podem ser aplicadas em sala de aula.

 

DESENVOLVIMENTO 

 

O brincar é considerado uma das principais formas de aprendizado, nele as crianças aprendem brincando, sem serem forçadas. Nesse sentido as informações se torna mais atrativo e interessante. Assim, os pais ou professores conseguem um ótimo resultado através da metodologia do lúdico, seja ele, brincadeiras, jogos, filmes etc, o importante é que as crianças aprendem sorrindo e se divertindo.

Brincar é um direito e também atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças pequenas. Pode-se afirmar que esta é a primeira atividade social da criança para a construção e reconstrução das relações sociais, culturais, artísticas e históricas. Dessa maneira, que as escolas de Educação Infantil, cada dia buscam inovar o ambiente escolar, para melhor atender as necessidades das crianças em aprender através do brincar (LOPES et.al, 2017).

A metodologia através do lúdico, a criança vai criando um mundo imaginário, onde aos poucos ela vai inserindo, objetos, coisas, pessoas, animais etc, assim desenvolve sua própria história e transfere para o mundo real. Pois a criança tem a capacidade de ir modificando o mundo através de seus sonhos e imaginação, produzindo e dando vida para suas invenções.

Neste brincar a criança age em um universo imaginário, gerido por normas análogas ao mundo adulto real, sendo a subordinação às regras de conduta e normas sociais a razão do prazer que ela experimenta no brincar (VITURI, 2014).

Através de brincadeiras, musicas, filmes, jogos entre outros, a criança vai desenvolvendo melhor sua socialização, comunicando com seus coleguinhas e automaticamente melhorando seu desenvolvimento pessoal, intelectual, social, cultural e motor.

Hutim (2010) afirma que:

Apresentar atividade lúdica para criança como uma ferramenta no desenvolvimento das inteligências múltiplas, dos saberes e na construção do conhecimento dentro do ambiente escolar, a atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal–linguística coordenação motora, dentre outras (HUTIM, 2010).

 

Assim aprender brincando, a criança vai se conhecendo melhor, entendendo suas limitações, identificando os obstáculos e vencendo seus próprios medos. Também perceberá que na vida não são apenas vitorias, mas que temos derrotas, e que precisamos saber superá-las e enfrentá-las. Isso é fundamental para o aprendizado da criança, pois estamos em um mundo onde a competição existe a todo instante.

O brincar é uma das atividades básicas para a ampliação da identidade e autonomia da criança, na qual ela demonstra o seu sentimento através da brincadeira. Nos jogos e brincadeiras as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação, espera sua vez, imaginação e a memória, o seu jeito de brincar reflete na sua forma de pensar e sentir (HUTIM, 2010).

O desenvolvimento da criança passa pelo brincar sendo que essa atividade está relaciona ao espaço e tempo que o educando está inserido, sabemos que o aprendizado através de brincadeiras é mais amplo e eficiente, e desenvolve capacidades que a criança irá levar por toda vida. Exemplo uma cambalhota, a criança que pratica esse exercício, quando ficar adulta não terá dificuldade para praticar essa atividade já uma criança que nunca deu uma cambalhota quando adulta terá mais receio ao realizar o exercício. Pensando assim podemos dizer que o lúdico faz parte da infância, pois sabemos que essas atividades refletirão por toda a vida do educando.

 

O brincar constitui-se em um conjunto de práticas, conhecimentos e fatos construídos e acumulados pelos sujeitos no contexto em que estão inseridos e que facilitam a aprendizagem, ensinando e repassando valores essenciais para a vida do ser humano, dando a ele uma nova concepção de mundo (SANTOS; COSTA e MARTINS, 2015 p. 2).

 

O lúdico, ou seja, as brincadeiras, jogos e brinquedos na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades primárias, as quais trazem benefícios nos aspectos físico, intelectual e social. Brincando, o aluno amplia a identidade e a autonomia, assim como a habilidade de socialização, através da interação e experiências de regras diante a sociedade (HAX, 2011).

Por meio de atividades que estabelece uma conexão com o meio onde a criança está localizada, a mesma procura compreender o que acontece ao seu redor, sendo assim as brincadeiras tornam-se um meio de adaptar e conhecer elementos que fazem parte de sua realidade, possibilitando o desenvolvimento dos sentidos principalmente do tato.

O bebê para realizar o reconhecimento de algum objeto precisa do uso do tato, ao pegar o brinquedo o mesmo começa a reconhecer o elemento e memorizar, com isso inicia uma forma de aprendizado, ao utilizar um exemplo palpável em uma sala de aula principalmente nos anos iniciais a pratica por meio do sentido tato proporciona uma memorização do conteúdo, e o educando aprende com maior facilidade.

O lúdico é um método muito importante para o desenvolvimento do aluno na educação infantil, porém é necessário proporcionar ao mesmo um ambiente descontraído para estimular o interesse, a criatividade e a interação dos alunos proporcionando assim uma aprendizagem de qualidade (Silva, 2017).

Portanto o uso do lúdico nas series inicias são de fundamental importância pois auxiliam no desenvolvimento motor, social e afetivo da criança. 

 

No contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiência do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiência social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar (SANTOS; COSTA e MARTINS, 2015 p. 2).

 

Quando a criança brinca, ela é espontânea, livre e na Educação Infantil encontramos um papel social que é “valorizar os conhecimentos que as crianças possuem e garantir a aquisição de novos conhecimentos” (MEYER, 2008, p. 44 Apud HAX, 2011), ou seja, através das brincadeiras as crianças estarão assimilando novas ideias e novos conceitos. Desenvolvendo assim várias práticas bem como valores e experiências que refletem no seu desenvolvimento como pessoa no futuro.

O acréscimo do lúdico em sala de aula reflete não só na ampliação do conhecimento intelectual da criança bem como em outros fatores primordiais para o desenvolvimento do caráter. Nas series iniciais as crianças passam por várias fazes de comportamento e o professor de forma lúdica pode aplicar regras e ensinar deveres, que fortaleçam o desenvolvimento da criança, por isso a forma de ensinar lúdica, torna-se tão importante e fundamental na educação desda da infância.

O professor pode aplicar atividades lúdicas diferenciadas para sua aula, assim o aluno completa as atividades com maior desenvoltura e aprendizado. Na elaboração de exercícios que remetem ao aprendizado dentro e fora da escola, podemos dizer que as mesmas possuem cunho pedagógico bem como auxilia no desenvolvimento motor e intelectual da criança (imagem 1).






Imagem 1 – Bingo do Alfabeto

Fonte: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm#capitulo_6.1

 

A imagem acima faz parte de uma brincadeira que envolve raciocínio logico, tendo como objetivo principal o aprendizado e a memorização do alfabeto, o aluno aprende brincando de forma interativa e dinâmica, essa atividade pode desenvolver o intelectual e fortalecer a memorização da criança.

Através das atividades realizadas em sala pode-se observar que as mesmas ensinam brincando através da ludicidade contida em cada atividade de jogo ou brincadeira, assim proporcionam uma aprendizagem significativa, prazerosa, eficaz e de qualidade (Silva, 2017).

Os profissionais da educação podem elaborar diversas brincadeiras, que facilitam o saber da criança, a criatividade faz parte da transmissão do conhecimento através do lúdico, o momento que o professor utiliza para criar metodologia ou adaptar maneiras de ensino é o que faz com que a escola possua um aprendizado de qualidade. 

Os jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva. Para uma aprendizagem eficaz é preciso que o aluno construa o conhecimento, assimile os conteúdos. E o jogo é um excelente recurso para facilitar a aprendizagem (FantacholI s/d p.6 Apud Silva 2017).

O desenvolvimento motor do aluno depende muito dos primeiros exercícios realizado na educação infantil, a base disso e o aprendizado através de cambalhotas, pulos, exercícios físicos e brincadeiras de pátio (imagem 2).

Imagem 2 – Atividades de pátio Percurso

Fonte: http://willarte.blogspot.com/p/brincadeiras-pedagogicas-no-chao.html

 

A imagem acima mostra uma quadra escolar pintada com diversas atividades como amarelinha, caracol e percurso. Todas essas atividades podem ser desenvolvidas no âmbito escolar, sendo de suma importância para que o aluno desenvolva seu sistema motor.

Portanto vale ressaltar que o desenvolvimento de projetos na área escolar é de suma importância para a realização de atividades lúdicas, a escolas que promovem atividades diferenciadas em sua estrutura física traz ao aluno um ambiente mais agradável. Tornado a escola um espaço diferenciado de interação social.

 

CONCLUSÃO

O uso do lúdico e atividades diferenciadas para o ensino na educação infantil é de suma importância pois auxilia na alfabetização trazendo novas formas de aprendizado bem como aprimora as técnicas a serem usadas pelo professor.

A arte do brincar é de extremo valor na educação nos anos iniciais o mesmo, atua como provedor do progresso educacional, realizando um momento social e agradável a criança, onde a mesma consegue ampliar suas etapas em relação ao desenvolvimento infantil.   

Ao utilizar novas técnicas de ensino, o profissional da educação desenvolve em seus alunos maneiras diferenciadas de como observar o mundo. A utilização de material pedagógico, brincadeiras de pátio dentre outras atividades auxiliam na forma de ensino e contribuem com a convivência em sociedade desenvolvendo a cultura e a moral, pois com o uso do lúdico nas escolas, aumenta-se o raciocínio logico e amplia o processo cognitivo da criança.

As metodologias que podem ser adotadas pela instituição de ensino, exemplo a quadra pintada em forma de percurso, faz com que as crianças aprendam brincando de forma colorida e divertida trazendo a ela o desenvolvimento motor, afetivo e social. 

contudo o uso do lúdico tornam-se essencial pois promove ao aluno inovação no conhecimento, aprimorando seu potencial de estudo e facilitando as diversas formas de aprender, por outro lado o professor transmitem de forma mais clara e concisa o conteúdo a ser mediado ao aluno. 

 

REFERÊNCIAS

HAX, Cristiane de Souza Amaral. Importância do lúdico na educação infantil: contribuição para a prática docente.  Portal da Educação 2011. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-contribuicao-para-a-pratica-docente/18913> acesso em: 28 de julho de 2019.

HUTIM,Marciley Maria. ENSINAR NUMA PERSPECTIVA LÚDICA A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Aparecida de Goiânia 2010. Disponível em :<http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa/ENSINAR%20NUMA%20PERSPECTIVA%20L%C3%9ADICA%20A%20PARTIR%20DOS%20JOGOS%20E%20DAS%20BRINCADEIRAS%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20-%20MARCILEY%20HUTIM.pdf> Acesso em: 28 de julho de 2019.

LOPES, Ana Claudia Fernandes. et al. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DO PIBID-PEDAGOGIA/UEL NA BRINQUEDOTECA. Formação de professores:contextos,sentidos e práticas 2017. Disponível em :<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23967_12541.pdf> acesso em: 28 de julho de 2019.

LUCIANA , Luciana Virginia. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.Universidade Federal do Paraná curso de especialização em coordenação pedagógica Curitiba 2014. Disponível em :<https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47310/R%20-%20E%20-%20LUCIANA%20VIRGINIA%20VITURI.pdf?sequence=1&isAllowed=y> acesso em: 28 de julho de 2019.

SANTOS, Cristiane Cimelle da Silva; COSTA, Lucinalva Ferreira da; MARTINS, Edson. A PRÁTICA EDUCATIVA LÚDICA: UMA FERRAMENTA FACILITADORA NA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ENSAIOS PEDAGÓGICOS Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET ISSN 2175-1773 – dezembro de 2015. Disponível em < http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO6.pdf > acesso em: 28 de julho de 2019.

SILVA, Benedita da Conceição Mendes. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Monografia Brasil escola 2017. Disponível em: < https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm#capitulo_6.1> acesso em: 29 de julho de 2019.

SILVA, Natália Zanatta da. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 2014. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5483/1/MD_EDUMTE_VII_2014_94.pdf > acesso em: 28 de julho de 2019.