Buscar artigo ou registro:

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMAN0

               

                               

                        Vanessa Batista da Graça

 

Resumo

O presente artigo apresenta a importância da leitura que todo aluno deveria possuir, desde a infância. Na leitura e escrita os alunos tem mostrado bastantes desafios. Os mesmos estudam e se dedicam por muitos anos, antes de ingressar no ensino superior, mesmo assim possuem dificuldades em elaboração e interpretação de textos, nesse caso ao entrar a uma universidade deparam-se com os textos mais complexos, mais elaborados, onde surge as preocupações e desistências de muitos. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória,

Palavras-chave: importância, escrita, leitura.

 

Abstract 


This article presents the importance of reading that every student should have, since childhood. In reading and writing students have shown many challenges. They study and dedicate themselves for many years, before entering higher education, even though they have difficulties in writing and interpreting texts, in this case when entering a university they face the most complex, elaborate texts, where the concerns and dropouts of many. Reading stimulates creativity, works imagination, exercises memory,

Keywords: importance, writing, reading.







1.Introdução

No momento em que nos deparamos com algo relacionado à leitura, automaticamente, pensamos em uma ideia a ser passada adiante. A leitura é um modo de aprender a ver o mundo com outros olhos. Por outro lado, a leitura pode ser um instrumento de alienação, uma vez que o autor, através de bons argumentos, transmite seu ponto de vista ao leitor. Entretanto, a liberdade que a escrita nos proporciona é superior.

A leitura torna-se fundamental, a partir do momento em que é usada para ensinar novas formas de falar com os outros, ou seja, diversas linguagens. O leitor se torna, aos poucos, um excelente comunicador. Assim, as pessoas conseguem interagir melhor, tanto por meio da linguagem oral como da escrita. Sendo assim alguns indivíduos pensam que ler é apenas compreender o que está sendo dito, mas a leitura vai além disso. Ler é compreender e interpretar também o não dito, porém aquele que consegue entender o sentido das palavras, fazer uma leitura com pausas, respeitando corretamente as pontuações é um leitor competente.

Portanto a leitura é um exercício muito importante para o aprendizado. Sendo leitores críticos e competentes, temos certeza de que estaremos prontos para exercer a cidadania, ou, em outras palavras, estaremos prontos para a vida.

 

  1. Leitura

A importância da leitura está diretamente relacionada ao desenvolvimento do próprio ser. Além de ser fundamental para aprofundamento em assuntos diversos, ela aprimora, indireta e diretamente, a escrita. Falar de leitura é muito subjetivo, pois ela está inteiramente ligada a gostos pessoais, devido os variados tipos de gêneros, algumas pessoas leem porque gosta, para estudar, para se informar ou até mesmo por necessidade, por isso, sugerir textos ou obras pode ser uma tarefa muito arriscada. Apesar de que a prática da leitura aprimora o vocabulário, a escrita e dinamiza o raciocínio e a interpretação. 

É comum algumas pessoas dizerem que não têm paciência para ler um livro, no entanto, é tudo uma questão de hábito, de transformar a leitura em prazer. Vale lembrar que, além dos livros didáticos, previstos em diversas etapas dos estudos, é importante buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo. Por isso, mesmo cumprindo o cronograma escolar ou lendo as obras para o vestibular, por exemplo, os estudantes podem dedicar-se a leituras descompromissadas, fazendo das férias tempo propício para isso. 

O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve o intelecto, a imaginação, atenção e a linguagem das crianças. Infelizmente esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído por aparelhos celulares, televisores, vídeo games.

 

Nesse caso é importante que o professor seja um mediador diante dessa situação, fazendo escolha de material que seja significativa para o aluno, é importante que o aluno se sinta à vontade para fazer suas escolhas para a leitura também.

 “Ensinar as crianças a ler no seu próprio dialeto é fundamental para formar bons leitores”. (CAGLIARE, 2003, p.154).

Para tanto, cabe a escola a função de oferecer aos alunos um trabalho de leitura, a fim de que eles, sistematicamente, aprendam a ler todos os gêneros que estão presentes na sociedade em que vive, e aprenda que leitor é aquele que analisa e compreende as ideias dos autores. Enfim, temos que ensinar todas as crianças a ter o hábito da leitura desde a pré-escola, para que no futuro desenvolva esse hábito com prazer e não por uma obrigação. 

“Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, e a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, seguido as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta”. (MARTINS, 1999,p.34).


2.1 No que a leitura ajuda

Ler faz bem! Todo mundo já ouviu essa frase, provavelmente mais de uma vez, mas é fato consumado que ler é ótimo para o cérebro e para os estudos – a sua inteligência agradece. São inúmeras as pesquisas que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. É como fazer ginástica, só que para a cabeça! Além disso, você fica mais inteligente quando lê muito, melhorando assim a escrita e seu vocabulário.

Outra habilidade que se desenvolve mais é a da criatividade: quando lemos um livro em estilo romance, por exemplo, a capacidade de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, além da imagem física dos personagens, leva a criar um outro mundo dentro de nossas cabeças. O mais legal é sempre buscar ler livros que mostrem uma época muito diferente da nossa, para que seja atrativo e curioso. 

A leitura nos enriquece mentalmente, ajudando nosso cérebro a funcionar de maneira ideal. É necessário que a leitura seja feita de maneira profunda, conectando personagens, ações e capítulos, e comparando-os com o mundo real, sendo assim ler nos permite ter empatia com personagens muito diferentes, a quem seguimos durante suas aventuras. Muitos nos fazem experimentar sentimentos que já conhecíamos, obviamente, este exercício será aplicado à vida real com mais frequência se estivermos habituados a ler.

Dessa forma a leitura nos ajuda nos conhecimentos do mundo, das culturas, melhorando assim como já citado o vocabulário e a escrita, fazendo com que diminua também o estresse do dia a dia, porque no momento em que tiramos o tempo para a leitura fazemos uma pausa de nossas obrigações, não só estamos dedicando esse momento a nós mesmos, mas também estamos aplicando nossa concentração a algo que prenda a nossa mente.

 

2.3 Como transformar a leitura um hábito

Não é fácil começar a ler se não temos o hábito de fazê-lo. Algumas pessoas perderam esse hábito, outras nunca o tiveram. Agora que já sabemos que a leitura é importante, podemos nos concentrar em como aumentar sua regularidade em nossas vidas. Entenda que ler é prazeroso, é difícil, se você não tem o hábito de fazê-lo, entender que a leitura é divertida. Mas é importante dar-lhe a oportunidade de nos mostrar isso.

Quando estamos lendo, devemos ver o livro como uma conquista, um sentimento positivo, principalmente após a realização de terminar a leitura e querer começar outro. Leve seu livro para qualquer lugar, ter ele nas mãos pode ser útil para usar o tempo livre para ler, seja em uma sala de espera, no ônibus, em uma fila, em vez de olhar para o nosso celular podemos fazer uma boa leitura.

Para que a leitura vire um hábito em sua vida, comece por textos pequenos, mas comece, escolha um bom livre, nem que seja de poucas páginas, é certo que de início livros com muitas páginas, com tamanho da fonte pequena, muitas vezes assusta quem quer iniciar o hábito da leitura constante. Existem muitas opções de livros com poucas páginas, mas de conteúdo riquíssimo, o importante é começar. É importante também estabelecer metas, por exemplo, ler um capítulo por dia, ler durante uma hora ou até mesmo ler um livro por mês, não sei o importante é ler, para que não sejamos obrigados a acreditar no que nos dizem.

Porém, conter uma boa leitura, um bom vocabulário não é a única maneira de “vencer na vida”, pois é preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações. Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.

 

 

 

 

 

 

  1. Considerações Finais

Acredito na importância da leitura para o desenvolvimento humano,  dessa forma devemos incentivar a leitura já na infância para as crianças, e que sejam estimuladas e percebam as vantagens que a leitura pode trazer, leitura é uma viagem que nos leva a vários lugares e nos abre novas linhas de pensamentos, imaginações e criatividades, sendo assim, através da leitura você pode conhecer também novos costumes e culturas. Além disso ela nos propicia formar pensamentos e dar opiniões sobre os diversos assuntos, aumentando assim nossa participação na sociedade, fazendo com que contribuímos na melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura é fundamental não apenas na formação do aluno, mas também na formação de cidadãos críticos, espero que o processo de ensino-aprendizagem se modifique,  trabalhando de maneira renovada, de modo a propiciar cada dia um momento importante na construção do seu conhecimento em leitura.

  1. Referências

https://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm

https://amenteemaravilhosa.com.br/7-beneficios-da-leitura-diaria/