Buscar artigo ou registro:

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS

 

Cristiane Bergmann
Jessica Barbosa Costa
Rosineide Vieira Pereira de Lima
Rosilene Rodrigues de souza oliveira
Francielli Ribeiro de oliveira

 

RESUMO

Este artigo apresenta uma historia da leitura, desde as pinturas nas cavernas até ao desenvolvimento econômico e social, surgindo á necessidade de importar escolas publicas. A leitura adquire assim grande importância por ser um meio de facilitar a comunicação entre as pessoas, expandindo ideias, conhecimento e sentimento. As pessoas que se encontram distante da leitura, pode se tornam excluídos dos processos produtivos e sociais. O professor, o funcionário responsável pela a biblioteca, ou a equipe da escola, podem ser mediadores da leitura. O mediador da leitura é o agente que o aproxima do livro de forma prazerosa. Nas series iniciais do ensino fundamental a leitura infantil é uma grande aliada. A biblioteca deve ser uma extensão, da sala de aula é preciso ser organizada, arejada e receptiva.

 

Palavra chave: biblioteca, mediador, livros.

 

1Introdução

A leitura e uma das principais elementos para o crescimento intelectual do individuo, podemos dizer que é um meio de se construir a cidadania e promover, a capacidade de discernimento a criatividade, a logica, a logica e a pesquisa.

  A leitura é uma função permanente na condição humana na qual precisa ser adquirida desde cedo e treinada. E fundamental no desenvolvimento do ser humano e a escola possui um papel importante no desenvolvimento do habito de ler. 

 O professor deve trabalhar com o intuito, de promover a leitura, como um algo significativo e prazeroso, criando estratégias que desenvolva na criança o prazer pela leitura.

Os livros apresentados as criança podem conta os mas variados temas e assunto desde que sejam adaptados a idade, a compreensão da luta e significativos ao seu universo.

O tema abordado: A leitura nas serieis iniciais do ensino fundamental. Delimitação do tema: A importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. Os problemas que fundamentaram a pesquisa foram. Qual a importância da leitura na series iniciais do ensino fundamental? E quais as estratégia para desenvolver o interesse do aluno e o prazer pela leitura?

O objetivo geral: conhecer a importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. E os objetivos específicos; conhecer um pouco da historia da cultura. Reconhecer a importância da leitura nas series iniciais, incentivar nos alunos o habito da leitura, conhecer estratégias para torna a leitura prazerosa e agradável para o aluno.

A metodologia a pesquisa realizada tem como base um analise qualitativa de dados coletados de alguns autores.

A pesquisa tem como uma abordagem exploratória. Utilizado para essa analise de dados livros, revistas, setes, e outros autores.

Justificativa, a leitura é uma função permanente da condição humana na qual precisa ser adquirida desde cedo e treinada. Lê si para entender, escrever para sonhar, conhecer, viajar, na imaginação por prazer ou curiosidade. Ter o domínio da leitura garante o exercício da cidadania e o acesso aos bens culturais e a inclusão social.

 O mediador da leitura com a utilização de estratégia pode despertar no aluno o prazer e o interesse pala leitura.

 O texto esta delimitado em capítulos: Resumo, Introdução, desenvolvimento dividido em dois subcapítulos, a importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental e a biblioteca. Após a metodologia e as Referencias.







2A IMPORTANCIA DA LEITURA NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

               O saber ler é fundamental nas series iniciais do ensino fundamental, os alunos sabem ler, possuem mais facilidades, em acompanhar os conteúdos ensinados, sendo necessário que a escola e o professor deem prioridade, para a leitura.

                 Segundo Fisher (2006)

Em seu livro ‘’Historia da leitura’’ aborda questões referencia aos primeiros leitores, quem foram era realizadas em sua época. A leitura e a Aristóteles, Sócrates, e Platão, via a leitura em sua época. A leitura e a escrita não existiam como prioridade autônoma. Eram meros complementos ao discurso. A decodificação da mnemônica (auxiliam á memoria) é de imagens (figuras pictóricas) também ode ser chamada de leitura, ainda que e os primeiros Homo Sapiens liam entre eles em anos sinalizando algo que lhes fossem significativos pontuação de jogos ou marcação de ciclos lunares. Havia também outras formas de se transmitir mensagens assim, como as tribos primitivas liam em cascas de arvores e couro que eram ricas em detalhes. A sinalização dessas mensagens pode ser lida simbolicamente de longe: Bandeira, fumaça, fogo, reflexos em metais polidos entre outros.

 

Outros relatam que mais ou menos 40.000 anos os homens pintavam nas paredes das cavernas touros e bisões, renas e cavalos, o que é denominado de pictografia. 

           No desenvolvimento da escrita o homem, substitui a representação visual pela sonora. O sinal se liberto do objeto e a linguagem adquire sua verdadeira natureza que é a oral.  A humanidade é possuidora da razão, possibilitando a comunicação e o relacionamento entre os homens.

 Antigamente, o conhecimento era transmitido oralmente, por isso a arte da oratória era a base dos ensinamentos, sendo através do diálogo que os mestres, ensinávamos aprendizes. Devido as dificuldades de publicar divulgar as obras escritas, o leito era um ouvinte, onde leitores tinham mais contado no sentido de resinificar os textos. Os textos eram escritos em volumes, rolos de pipira, um dos primeiros d registrar os pensamentos.

         A leitura e a escrita estavam restritas a poucos privilegiados. Na Grécia, restringia-se aos filósofos e aristocratas, enquantoem Roma a escrita tornou-se uma forma de garantir os direitos dos patrícios as propriedades. Na idade média na memória era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros, e as abadias converteram-se nos únicos centros de cultura letrada. Nos mosteiros e abadias medievais encontravam e restauravam textos antigos da herança greco-romana.

        A educação formou entrou em crise na alta idade media clerical. Durante o período merovíngio a igreja manteve escolas episcopais para garantir a formação do clero enquanto dentro dos mosteiros realizavam-se as leituras e copias de documentos escritos e de alguns livros da civilização grego romana. A leitora tinha um caráter religioso não tendo obrigação de ensinar a ler aquelas que não fosse seguir a vocação religiosa, assim à igreja passou a monopolizar as obras que seriam transcrita. A escrita tornou-se um símbolo sagrado, com isso a igreja veiculou a ideia de que os indivíduos laicos tinham que respeitar sem contestar os ensinamentos sagrados, devendo apenas escuta-los e memoriza-las.

         Por muito tempo a leitura ficou atrelada a esfera clerical, porém em meados século XI, com o aumento das atividadescomerciais e manufaturais, que provocou o crescimento da zonas urbanas, a igreja começou a perder o poder sobre o ensino. A escrita avançou então além dos muros da igreja, chegavam também dos leigos.

         Devido ao desenvolvimento econômico e social, aumentou a necessidade de instrução na população gradativa de escolas publicas. O nível de leitura da população brasileira sempre apresentou deficiência. As taxas de analfabetismo ainda e muito elevado devido o baixo poder aquisitivo das pessoas e a ausência de politicas publicame culturas.

        A leitura é uma das atividades fundamentais desenvolvidas na escola para formação dos cidadãos leitores na sociedade.

 

Segundo LENER (2002).

Ler e entrar em outros mundos possíveis. E questionar a realidade para compreendê-las, e distanciar-se do texto e assumir uma postura critica frente ao que de fato se diz e que se que disser e assumir uma cidadania no mundo da cultura. Ler é uma descoberta é uma viagem por horizontes, faz uma conexão com o mundo real com o imaginário. Viagem essa deve ser interpretada, compreendida, interrogada, ampliada. E é dessa forma que nasce o prazer de conhecer ou imaginar de inventar a vida. A cultura é um bom ato de esferas de conhecimento antes não experimentada.

 

Para que a leitura escolar seja uma experiência estimulante e relevante. E necessário a mediação de professores com boa cultura geral, domínio dos conhecimentos, que goste de ler e dos meios para fazê-los com eficácia. Sendo necessária uma alimentação permanente e variada de texto .

            A leitura é o procedimento no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento do assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de retirar informações, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica tática de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência.

E o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldadesde esclarecimento, autentica no texto suposições.

           A maioria dos problemas encontrados pelos alunos no decorrer dos anos de estudos é devida á dificuldades em ler. 

             O aluno que não aprende ler apresenta dificuldade em interpretar textos, problemas de matemática e de ouras disciplinas.

             A leitura adquire, assim, grande importância, por ser um meio de facilitar a comunicação entre as pessoas, expandindo ideias, conhecimento e sentimentos. Para que o individuo viva e se interagem em meio a sociedade.

    As pessoas que se encontram distante da leitura, pode se tornar excluídos dos processos produtivos e sociais.

                   De acordo com VIGOSTKI (2003).

Devemos proporcionar diversas experiências recas para que a criança desenvolva sua criatividade. A criação é consequência da soma das experiências e vivencias humana. O mais que a criança experimentar, vivenciar, conhecer mais ela poderá. E preciso que acriança se torne uma leitora, para que possa tonar uma produtora de textos.

 

A mesma é um dos principais meios para o desenvolvimento intelectual do individuo, podemos dizer que e um meio de se construir a cidadania e promover a capacidade de discernimento, a criatividade, a lógica e a pesquisa.

Pesquisa mostra que a criança que lê e tem contato com literatura desde cedo, principalmente com a participação dos pais, incentivando-as, é beneficiada em diversos sentidos: na aprendizagem e na pronuncia das palavras. E por meio da leitura que a criança desenvolve sua criatividade imaginação, adquire cultura conhecimento e valores. A cultura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, facilita a alfabetização, ajuda em todas as disciplinas e ajuda a fixar a gráfica correta da palavra. 

As crianças que começa a ler desdecedo, nas primeiras series do ensino fundamental se torna muito mas preparados para os estudos futuros, para o trabalho e para a vida.

A escola necessita ensinar seus alunos a ler e compreender as palavras, as historias e os textos específicos de cada disciplina.  

 O professor, o funcionário responsável pela biblioteca, e a equipe da escola, podem ser mediadores da leitura. O mediador da leiturae o agente que aproxime do livro de forma prazerosa, induzindo o leitor no mundo magico da leitora, compartilhando com o leitor o prazer de ler, de conhecer e de descobrir o que os livros tem a oferecer. Ele pode contar historias, expor os livros, fazer recital de poesia, planejar rodas de leitura, promover debates, apresentar as novidades, enfim e ele que denomina a leitura.

 As atividades desenvolvidas pelo mediador da leitura devem ser realizadas de forma natural. A leitura deve fluir sem cobranças estabelecidas nos conteúdos pedagógicos da escola ou familiar, mas como algo prazeroso. O livro precisa ser vistos com um objetivo lúdico.

            O local deve ser preparado para receber os diversos tipos e não leitores, deixando agradável e receptivo. Depois o encher de livros e texto. O trabalho do mediador e comparado com ao do agricultor que consiste em preparar a terra, adubar, jogar as sementes, irrigar e depois colher. Então precisa cuidar e irrigar os pensamentos do dia-dia, não deixar secar o imaginário e a fantasia.

           Enfim colher a fruto daqueles que foram germinados, desse momento em leitor apaixonado, suas praticas serão prazerosas, a cada dia novas descobertas vão surgindo. Os próprios alunos vão trazendo novidades e tornando colabores da leitura, se sentindo satisfeito em compartilhar. 

           Observando que as crianças estão cada vez mais cedo apropriando do mundo tecnológico: televisão, vídeo game, telefone, celular, computadores etc. 

           As tecnologias podem nos proporcionar uma melhor qualidade de vida. Mas acontece que em dia as crianças tem acesso a computadores desde cedo e passam das condições, para de internautas sem estas totalmente comas competência leitoras adquiridas.

          O grande mal é que um usuário tecnologias e as falhas nesse processo de formação do leitor com várias deficiências cognitivas sem senso criticam necessário para sua promoção e participação em sociedade.

         O mediador da leitura precisa ser conhecedor dos atrativos das tecnologias para planejar atividades, fazer com que o livro ganhe seu espaço, junto às crianças de forma e espontânea. 

           As crianças possuem uma imaginação fértil, livre de preconceitos, uma vez estimulados, estão abertas as novas estruturas e a novidades apresentadas. Devendo ser estimuladas a abrir as janelas do imaginário e da vontade de por si próprio fazer as descobertas, conhecer as letrinhas que cantam e encantam.

         Nas series iniciais do ensino fundamental e literatura infantil e uma grande aliada, pois desperta nas crianças curiosidade e o prazer pela leitura.

         Por isso a importância dada atualmente a introdução lúdica do pré-leitorno mundo da literatura, mesmo antes de ter iniciados o processo de sua alfabetização. Nessa ordem e ideias, torna-se claro que a formação do pequeno leitor deve começar bem cedo prossegui em gradativo profundamente até o final do ciclo de estudo na escola. E de notar, ainda que a escola vem sendo entendida atualmente como grande espaço de iniciação á que cada um cumpre viver em seu meio social, dessa iniciação depende que o convívio essencial do educando com o livro ( ou a leitura) possa continuar fecundando pela vida a fora.

 

COMO AFIRMA BOMBERGER (1997, pág., 36)que a dos 2aos 6 anos.

E a fase de mentalidade magico, em que a criança faz pouca diferença entre o mundo externo e o interno. A literatura vai ajuda-la a fazer a distinção entre o “eu’’ e o mundo, através dos livros, gravuras, de objetos de seu maio”. Entre 4 a 6 anos a criança prefere a leitura do realismo magico: conto de fadas, lendas, mitos, fabula que podem oferecer mudanças imaginativas, pois nessa fase do seu desenvolvimento a criança é essencialmente sustentável e fantasia.

 

 A escola, esta atrelada a literatura e livros. E preciso ter em mente o tipo do leitor, que educamos e por que estamos educando. A leitura caracteriza-se com um dos processos o presente e o futuro.

 

Segundo Piaget (1975)

 O desenvolvimento cognitivo está atrelado a capacidade de criar símbolos, a qual depende de imitação, do jogo, do sonho e da representação. Nos primeiros anos escolares, as crianças estão em plena fase no jogo simbólico, a literatura, a literatura pode ser importante aliadano desenvolvimento cognitivo, pois ativa a função simbólica, o imaginário ,a linguagem, a compreensão de mundo por meio do faz-de-conta. Na literatura, a criança preenche significados e recreia o mundo por maio do conhecimento e da emoção.

 

Pode-se afirma que a literatura é a mais importância das artes, pois sua matéria é a palavra, pensamento, ideias e imaginação. São exatamente aquilo que destingiu ou define a especificidade do ser humano. Além disso, sua eficácia como instrumentos de formação do ser humano esta diretamente ligada a uma das atividades básicas do individuo em sociedade: leitura.

A despeito de muitas discordâncias que hoje, se defrontam no âmbito de ensino, principalmente quando aos métodos ou objetivos em aprender a leitura e a escrita, um fator permanente em comum a todos. A certeza de que o domínio da leitura pelo individuo é um fenômeno que ultrapassa de muito a mera alfabetização. 

           Passando a ser entendida, como possibilitando de penetração no mundo da cultura. A fase da pré-leitura estende-se aos seis anos de idade, sendo um período em que a criança participa da pré-escola, na qual procura desenvolver as capacidades e habilidades que tornarão aptas a período da construção de símbolo, de estabelecimento de relações entre imagens e as palavras do futuro e do presente.

O professor deve ler seus alunos, para que eles sejam possuídos pelos textos, se apaixonem e sintam o prazer pela leitura.

Pois sem professores que leiam e sintam prazer na leitura muito dificilmente será mudado e estado atual da leitura escolar.

Os atos de leitura na sala de aula se mostram insuficiente, para prepara cidadãos que percebam que ela faz parte do cotidiano. Acontece quando o professor faz uso só por cumprimento de um deve.

A leitura é uma grande aliada do professor como mediador, deve propiciar diversas oportunidades de leitura, etc. E necessário não ter nem um tipo de superstição ela é fundamental, para conhecer a realidade em que vivemos á aquisição de conhecimento, bem com a liberdade, interiorização e a reflexão.

Segundo Silva (2002; p. 22) em sue livro de leitura diz que:

 Dentre os pré-requisitos aqui apresentado para o ensino e a dinamização da leitura escolar. O trabalho do professor que além de se posicionar como um leitor assíduo, demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potencia e feito.

E de suma importância que o professor inicie as crianças nas letras, incentivando o gosto pela leitura. Ele deve indicar os livros oferecendo-lhes um repertorio de títulos, para que possam seguir suas referências e interesses. A seleção do material e o primeiro passam para a formação do habito da leitura, pois a qualidade do material é fator decisivo para eficácia do trabalho.

Escolher um livro para criança não é tarefa que dispense cuidados apreciação do projeto gráfico, tendo em vista sua adequação e ser potencial de apelo á criança características presentes apenas nos livros de concepção criativa. E essencial levar em conta o tamanho e o tipo da fonte, ou seja, da leitura assim como fonte, ou seja, da leitura assim como garantir que o livro apresente condições de legibilidade, por parti de um leitor em formação. Letras miúdas, frases com entrelinhas apertadas, afastam o leitor infantil. Espaçamento adequado assim com o uso variado de tipos gráficos, atraem as crianças aos livros.

Também não podemos esquecer que eles se tornam leitores de imagens, antes mesmo de serem leitoras de palavras, fundamental é o papel de exercer, na ampliação de expressividade de obras o texto visual ou as ilustrações que acompanham o texto.

Levando em conta a idade daquele a quem a obra se destina é essencial, na apreciação da obra, verifica em que medida ela permite ao leitor infantil identificar universos de referencia de livro.

           Os elementos da narrativa, personagens, trama, tempo, espaço, e foco, narrativo. 

           E dispensável um acervo acessível á criança na sala de aula, como um canto da leitura, ajuda a estimular na criança o hábito de ler. 

           O professor deve organizar o ambiente, colocando os livros em um lugar acessível, para que possam manipula-los e lê-los junto com seus familiares.

           Apresentar uma variedade textual e a principaisestratégias. Alguns textos como poesias, parlendas, os jogos de palavra, embalagens, histórias em quadrinhos, outdoor, propaganda, pois possibilita a atenção dos alunos, não só para os conteúdos mas também para as formas, aos aspectos sonoros de linguagem, como rimas e também questões culturais e afetivas.

               Para TOBEROSKY; COLOMER; 2003. P 127

Para se obter uma leitura interativa, o professor não precisa transformar mas a leitura do texto, que participem da leitura de muitas maneiras: olhando as imagens enquanto o professor ler o texto, aprendendo a produzir  as respostas verbais [.....]. Ao escutar a leitura as crianças aprendem que a linguagem escrita pode ser reproduzida, repetida e comentada.

 

   A sala de aula pode ser um espaço dialogo entre a obra e o leitor. O professor pode criar um ambiente lúdico em torno do ato de ler. Deve levar cestas com livros, conta historia para as crianças. Mas antes de começar as atividades em sal de aula ou na biblioteca, o professor deve conferir o conhecimento prévio do aluno. Pois permitira eficiência no seu trabalho.

         De acordo com BARROS (2015. P. 01).

Brincar com teatro, fantasias buscando a representação dos textos lindos também é uma excelente forma de incentivar a leitura, pois o aluno percebe que para similar precisa ter um texto, uma historia em mente. Além disso, o teatro é uma forma prazerosa de se aprender, promover descontração e muita troca de conhecimento.

 

Para formar bons leitores, é preciso romper os muros da escola, não podendo ficar confinado só a delimitação da escola, levando os alunos a conhecer a sociedade os acontecimentos lá fora.

               Sendo papel do educador, ampliar os horizontes do aluno. O profissional da educação deve estimular sugerir, revelar lugares e situações, procurando possibilitar que o educando vivencie experiências, promovam conhecimento e estimulem curiosidades.



A SALA DE LEITURA OU BIBLIOTECA

 

A escola deve propiciar condições adequadas, para que o processo de ensino e aprendizado. Nesse sentido a biblioteca e imprescindível. 

           Para (CASTRILON 1983, Apud MAYRINK 1991,pág. 304)

Em uma instituição do sistema social que organiza bibliográficos, audiovisuais e outros meios e os coloca á disposição e uma comunidade educacional constitui parte integral do sistema educativo e participem de seus objetivos, metas e fins. A biblioteca escolar é um dos instrumentos de desenvolvimento do currículo e permite o fomento da leitura e a formação de uma atividade cientifica; constitui um elemento que forma o individuo para a aprendizagem permanente, estimula a criatividade, a comunicação facilita a recreação e apoia os docentes em sua capacitação e lhes ofereceu a informação necessária para a tomada de decisões em aula trabalha também agentes da comunidade.

 

          Muitas bibliotecas veem sendo utilizada de forma inadequada, para simples depósitos de livros. Com relação a questões administrativas, é comum encontramos pessoas, que apesar da boa vontade, não estão capacitados de desempenho desde oficio. No entanto nem toda escola é igual, muitas valorizavam este tesouro e tornam a biblioteca uma extensão da sala de aula e uma aliada.

 Na sala de leitura biblioteca é possível desenvolver atividades avançados. Precisa estar equipado, organizado e planejada para propiciara leitura. 

         A escola que tem um profissional responsável pela biblioteca este deve esta ciente do planejamento do professor regente da turma.

       E necessário que a biblioteca seja organizada, arejada, bem ventilada, iluminada, pintura com cores alegres e claras, tem que ter bastante livros armários, bem identificados, de fácil acesso, e adequado as condições físicas da criança e aberto no período da aula.







Metodologia

 

A pesquisa realizada tem como base um referencial e analise qualitativo de dados coletados de alguns autores, ou seja, uma pesquisa indutiva, isto é o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir dos dados coletados, para comprovar teorias, hipótese e modelos pré-concebido.

          O tema abordado é A Importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental.

Com os dados coletados dados sobre a importância da leitura nas series iniciais do ensino fundamental. E estratégias para desenvolver o interesse do aluno e o prazer pela leitura. 

           Este trabalho estará pautado na pesquisa utilizado livros, revistas, sites e outros. Após os dados obtidos, realizada a analise, trazendo para o campo da discussão dos aos atores referenciados. 

         Para finalizar a pesquisa tem como uma abordagem exploratória e com finalidade básica desenvolver, esclarecer, modifica ideias e conceitos, proporcionando uma visão geral do tema abordado, ao mesmo tempo discussões advindos desde trabalho. O trabalho não é um resumo, mas é uma exposições dos resultados e as conclusões obtidas com os estudos abrindo possibilidades para novas estudos. A final exige compreender que a leitura é uma deforma de inserção na sociedade.










Conclusão 

 

       Este relatório nos mostra que a leitura é uma das atividades no desenvolvimento da escola e a mesma precisa esta preparada, organizada para propiciar nos alunos o prazere habito e principalmente proporcionar a curiosidade em ler. A leitura é uma função permanente da condição humana, precisando ser adquirida desde cedo e treinada. A pessoa que tem domínio da leitura perante o exercício da cidadania, o acesso aos bens culturais e a inclusão social.

Os alunos, que não sabem ler, possuem dificuldades em interpretar. Já os alunos que aprenderam a ler desde cedo, nas series iniciais do ensino fundamental estão mais preparados para estudos futuros.

A escola deve esta preparada, organizada equipada e com profissionais treinados para serem mediadores da leitura. Os mediadores precisam organizar o local, selecionar os textos podem conter os mais variados assunto e gêneros que sejam apropriados á idade.

        Aproximando o livro de forma prazerosa e natural, sem cobrança interesse com intuito de não diminuir o interesse e o entusiasmos dos alunos.

Com os avanços das tecnologias as crianças estão deixando a ler, podendo no futuro se tornarem um leitor com várias deficiências cognitivas e sem senso critico. Os mediadores precisam conhecer os atrativos das tecnologias e usa-las para estimular a leitura e também devem utilizar a literatura infantil (o lúdico) aproveitando assim a imaginação fértil elas possuem.

Esses mediadores da leitura precisam ser leitores, assíduos, críticos, competentes e apaixonados pela leitura só assim poderá contagiar seus alunos e estimula neles o habito de ler. 

A biblioteca da escola deve ser um lugar organizado, os mobiliários devem seradequados a idades das crianças e planejados para receber os diferentes tipos de leitores.

A pesquisa realizada mostrou que se desejamos cidadãos no futuro com senso critico, capaz de competir na sociedade, com qualidades de vida, conheciam bens seus direitos e deveres, devemos formar bons leitores e estimular neles o prazer pela leitura e assim terão prazer pela leitura como habito de ler é uma das principais.



























REFERENCIAS

 

BARROS s Jussara. Incentivo á leitura Na series iniciais. Disponível em <http://educador.brasilescola.com/orientaçoes/incentivo-leitura-nas-series-iniciais.htm> acesso em 15/06/2019.

BOMBERGER, R. Como incentivar o habito de leitura. São Paulo:cultrex. 1977

CARVALHO, B:.V. A leitura infantil: visão histórica e crítica. São Paulo:

CADEMARI, Lígia. O que é literatura Infantil. Teoria analise, didática. Ed. São Paulo; moderna, 2000, pg11.

FERREIRO, E. Com todas as letras: São Paulo: Cortez, 1992. FREIRE, PAULO. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á pratica educativa. São Paulo: paz e terra; 1996.

FISCHER. Steven. R. Historia da leitura tradução; Cláudia Freire. São Paulo.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Delia.

LERNER. Trad. Ernane Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MACHADO, M.L. Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo. 

MAYRINK. Paulo Tarcísio.

Diretrizes para a formação de coleção de bibliotecas escolares.

In. Congresso Brasileiro de biblioteconomia e documento, 16. 1991

Salvador. Anais. Salvador: Associação Profissionais dos bibliotecário do estado da Bahia, 1991. 2 v, v1. P. 304-314.002.   

Piaget Jean. A formação do símbolo da criança. Rio de janeiro. Zahar, 1975.

TEBEROSKY, A; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever, uma proposta construtivista.

RIBEIRO, Maria Solange Pereira. Desenvolvimento de coleção na biblioteca escolar. Uma contribuição; á formação critica social-cultural do educando, transformação.

São Paulo. V. 6.n 1/2/3, p.60-73, jan./dez. 1994. Porto Alegre: Artmad, 2003.1991 p. Cortez; 2.

SILVA. Ezequiel Theodoro. A produção da leitura na escola: pesquisa X Proposta. 2 ed. São Paulo: editora. Ática, 2002.

VYGOTSY, LS. Imaginam Y. Creacino em La adad infantil. Bueno Aires. Mestra. América. 2003.