A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR AUXILIAR EM SALA DE AULA
FRANÇA, Leosani
ABDALLAH, Siliane Muller
CARNIELETTO, Veridiane
ABDALLAH, Erik (orientador)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A história revela que por muitos séculos o centro de atenção das necessidades infantis fora voltado a cuidados básicos, como alimentação e higiene da criança, método que perdurou até o século XIX.
Por volta de 1970, o cenário nacional foi surpreendido com a multiplicação da população infantil em espaços extraescolar, o que gerou uma necessidade estatal: a de municipalizar os cuidados desse público. Mas não apenas isso, foi preciso adaptar-se a essa nova realidade social, o que acarretou no desafio da elaboração de propostas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento cognitivo e linguístico infantil.
Esse novo contexto, de ampliação do rol de cuidados voltados ao infante, culminou no aperfeiçoamento da formação de profissionais da pedagogia, aperfeiçoamento este chancelado em 1990, com a publicação do sólido Estatuto da Criança e do Adolescente.
Educar crianças é ensinar e, com elas, aprender; é falar, mas também é ouvir e entender. E para garantir eficácia e qualidade no processo de ensino ao público infantil, surge no cenário profissional um ator fundamental: o professor auxiliar.
O auxiliar é a extensão dos olhos e ouvidos do titular, é a complementação dos seus braços, pernas e mente.
A partir dos cuidados do auxiliar de sala, o titular tem mais liberdade para desenvolver suas atividades no processo ensino-pedagógico, pois labora com a garantia de que os pequenos estarão bem assistidos e guarnecidos de atenção. Além disso, percebe-se acentuado grau de aprimoramento na função desse elementar partícipe da educação, pois o professor auxiliar, em muitas ocasiões deixa de ser mero cuidador e passa a atuar de maneira dinâmica na educação, propriamente dita, com a mesma capacidade de solucionar situações problemas e sugerir propostas a serem implementadas, em total sintonia com o titular, num processo educativo onde quem sai ganhando é o pequeno de hoje, para que seja um grande adulto amanhã.
Palavra chave: Professor auxiliar, educação, licenciatura.