TDAH E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Luciana da Silva Santana
RESUMO
Este trabalho tem por objeto relatar os problemas enfrentados na sociedade pelas pessoas portadoras de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade,(TDAH) bem como sua inserção no ambiente escolar e as dificuldades encontradas por elas em serem compreendidas, onde esses transtornos são acompanhados de hiperatividade física e cerebral, gerando assim grandes dificuldades na vida escolar, afetiva, social, profissional e emocional. Pessoas diagnosticadas com TDAH tem algumas limitações, porem quando medicadas levam sua vida normalmente como qualquer outra pessoa, sabemos que a educação é uma pratica social , dentro de um contexto sócio econômico e politico, que realiza um modelo absoluto de competividade e lucratividade, reproduzindo e reforçando a exclusão social. Sendo assim a pratica pedagógica passa a ser extremamente eficiente trazendo e benefícios para todos e principalmente contribuindo para assegurar os direitos de cada cidadão, facilitando a aprendizagem da criança, compreender seus transtornos, dificuldades e suas limitações.
Palavras-chave: Escola. Educação .Déficit de Atenção /Hiperatividade.
INTRODUÇÃO:
O grande desafio que as escolas vem enfrentando hoje é a inclusão, não só de alunos com necessidades especiais e transtornos ,mas com a falta de capacitação dos professores para atender essas crianças, onde essa capacitação pode acontecer muitas vezes na própria sala de aula , onde o professor aprende como aluno e o aluno com o professor, enquanto professores não temos uma capacitação especifica para cada necessidade , mas buscamos através de cursos e palestras, meios para melhor atender esses alunos. A inclusão de alunos com deficiências e transtornos nos coloca em processo de mudança ,desde a educação comum, até os serviços de apoio especializado, com vistas a promover o desenvolvimento da criança na escola e no meio social em que ela esta inserida, incluir pra não excluir é o grande desafio que enfrentamos na atualidade. A Inclusão não é apenas de pessoas com deficiência, mas sim buscar formas de melhorar o relacionamento entre os sujeitos reforçando as identidades culturais, independentemente de diferenças linguísticas, religiosas, entre outras, isso propõe uma reflexão harmoniosa dentro das diferenças, ampliando assim os conhecimentos sobre a realidade cultural dos grupos sociais, sem exigências ou adaptações.
DESENVOLVIMENTO:
A educação inclusiva é um desafio com função social , econômica e política, onde a prática inclusiva gera benefícios e assegura o direito do aluno de participar do processo educacional e social e a importância dessa inclusão. Vivemos em uma sociedade que precisa reconhecer e valorizar essas diferenças, mostrando assim que a diversidade constrói uma sociedade, e diante dessas diversidades encontramos no ambiente escolar, crianças com necessidades especiais e transtornos independente das suas peculiaridades. Pois na Idade Antiga , os humanos que tinham comportamentos diferentes, eram associados à imagem do diabo, bruxos, feitiços e até mesmo do pecado, diante disso as pessoas com necessidades especiais, tinham um comportamento consequente de forças sobrenaturais.
Na Antiguidade clássica as pessoas com deficiência forma consideradas possessas de demônios e de maus espíritos.[...].Os modelos econômicos, sociais e culturais impuseram as pessoas com deficiências uma inadaptação geradora de ignorância ,preconceitos e tabus que, ao longo, dos séculos e séculos, alimentaram os mitos populares da ‘perigosidade’ das pessoas com deficiência mental e do seu caráter demoníaco, determinando atitudes de rejeição, medo e vergonha.(VIEIRA;PEREIRA 2003,p.17).
No Brasil, na década de 60, houve uma explosão de escolas especiais, centros de reabilitação, oficinas protegidas e muito mais. Essa educação especial estava ligada ao atendimento clínico às pessoas com necessidades especiais, sendo assim surgiu a necessidade de inserir as pessoas com necessidades especiais sem mudar a sociedade.
“Meu irmão entrou para a escola
Não era uma escola como a minha ;
Parece que lá todos eram um pouco parentes.
Todos tinham o mesmo jeito esquisito de andar,
De mover os braços, e eram poucos os que falavam”. (Portela,1998,p.8)
Durante esse processo de integração no Brasil e no mundo percebeu –se que o que deveria ser mudado era a sociedade e não as pessoas com necessidades, surgindo então a Educação inclusiva, apontando a “igualdade de direitos”, com a declaração dos direitos humanos de 1948, onde relata o que vem a ser: Educação Especial, Educação Inclusiva, Integração, Inclusão, Exclusão, Segregação, apontando a diferença entre cada uma.
Educação Especial: trata –se do atendimento em instituições especializadas.
Educação Inclusiva: trata-se da inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas comuns.
Integração: segundo Mantoan (2003,p.23),a integração insere o aluno no contexto 3scolar, porem não garante a inclusão deste aluno. O aluno transita entre o sistema escolar ,mas não participa como sujeito ativo em meio a uma educação para a diversidade, trata-se do “especial na educação”.
Inclusão: a inclusão insere todos os alunos em salas de aula comuns, garante o acesso a permanência e a efetiva participação em prol a educação para a diversidade. Considera as necessidades de todos os alunos.
Exclusão: a exclusão acontece quando separamos os alunos com necessidade especiais, quando trabalhamos a parte ,quando não consideramos a educação para a diversidade e limitamos a participação de todos os alunos . A exclusão pode acontecer em qualquer esfera da sociedade.
Segregação: por muito tempo as pessoas com necessidades especiais foram segregadas. Isto acontece quando as crianças são isoladas e separadas em grupos, em instituições de atendimento especializado, não frequentam a escola comum e não interagem com diversidade.
É importante percebermos que as mudanças estão ocorrendo em nossos sistemas de ensino e, consequentemente, influenciam a sociedade como um todo, estarmos preparados e prepararmos os nossos alunos para uma convivência harmoniosa e respeitosa com os outros é o mais importante papel da escola inclusiva, pois ensinar é comprometer-se como outro, e a inclusão escolar desafia essa mudança de atitude, que é essencial para a sociedade que queremos formar.
A escola inclusiva educa todos os alunos em salas de aula comuns, isso significa que todos, sem exceção, receberam educação e consequentemente oportunidades educacionais adequadas, um local onde existe aceitação e cooperação entre os seus membros. Mas para que essa educação inclusiva acontecesse foram necessários que leis fossem criadas para garantir o direito a educação de qualidade dessas pessoas portadoras de necessidades especiais , e em nossa legislação educacional, esse direito esta assegurado na LDB 9.394/96 ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) em seu capitulo V, artigo 58 que trata exclusivamente da educação especial. O documento mais recente no que se refere a educação inclusiva, é a portaria nº948/2007,esse documento foi elaborado por um grupo de trabalho do Ministério da Educação que “acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir politicas publicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos”, este documento também objetiva “assegurar a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”.
Dentre a inclusão desses alunos, esta o mais comum em salas de aula : o TDAH ( Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade).
3.1 Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade ,o TDAH tem características básicas como: desatenção, agitação e impulsividade, que é um problema neurológico ,que surge quando o individuo é ainda criança ,e o acompanha por toda a vida , e alguns dos seus sintomas são a inquietude, a falta de concentração, esquecimento , o baixo rendimento escolar ocasionando assim notas baixas. É uma doença que é pouco conhecida e afeta cerca de 330 milhões de pessoas no mundo inteiro e que mesmo assim ainda é pouco conhecida.
Estuda –se muito ainda sobre as causas prováveis do TDAH, e alguns estudos revelam que essa doença esta relacionada com algumas alterações na região frontal do cérebro e as suas conexões, onde o mesmo é responsável pelo nosso comportamento, nossa capacidade de prestar atenção, memoria. A região frontal orbital é uma das mais desenvolvidas no ser humano em comparação com outras espécies animais e é responsável pela inibição do comportamento (controlar ou inibir comportamentos inadequados, como :capacidade de prestar atenção, memoria, autocontrole, organização e planejamento). Essas alterações estão relacionadas aos neurotransmissores que passam informações entre os neurônios, dentre alguns fatores considerados importantes e predisponentes, são o uso de substancias durante a gravidez, como o tabaco que ocasiona o baixo peso, outra característica relacionado ao TDAH é que a criança tem dificuldade em manter a atenção especialmente em atividades que exijam raciocínio ou leitura ,e tem dificuldade em se organizar. Porem sabemos que os portadores de TDAH não tem cura , mas os pacientes tem uma vida normal, onde o plano de tratamento deve combinar medicação diária ,psicoterapia pra combater os sintomas de desatenção e hiperatividade.
Sabemos que esse transtorno causa grande impacto principalmente nas crianças, ocasionando assim um baixo rendimento escolar, bem como a baixa auto estima e a dificuldade de relacionamento com os colegas e familiares. Muitas vezes não sabemos ao certo o que é Déficit de Atenção e nem Hiperatividade, pois os mesmos tem significados diferentes que por sua vez podem e são confundidos, há portanto uma explicação para cada um deles sendo assim:
Déficit de Atenção: esta ligado apenas a concentração, que por muitas vezes apresenta um comportamento apático e são caracterizados por:
- Dificuldade em concentrar-se em tarefas ou em jogos.
- Não presta atenção no que lhe é dito.
- Tem dificuldade de seguir regras e instruções.
- Geralmente não termina o que começa.
- É desorganizado com as tarefas e com os materiais.
- Perde coisas importantes.
- Distrai-se facilmente com coisas que não tem nada a ver com o que estava fazendo.
- Esquece compromissos e tarefas.
- Tem dificuldade em lembrar recados, mesmo os mais simples.
Hiperatividade: esta relacionada com a falta de atenção e intensa agitação física, acompanhada por impulsividade exagerada, e suas características são:
- Ficar mexendo com as mãos ou pés quando sentado.
- Não parar sentado por muito tempo.
- Pular e correr excessivamente em situações inadequadas.
- Apresenta uma sensação interna de inquietude.
- É bastante barulhento pra jogar e divertir-se.
- É extremamente agitado sempre.
- Fala demais e muito depressa.
- Responde as perguntas antes de elas serem finalizadas.
- Sente grandes dificuldades em esperar sua vez.
- Intromete-se em conversas em jogos dos outros.
- Distúrbio de ritmo na fala.
Este transtorno ainda não ainda não tem causa definida, e as principais causas poderiam ser:
- Pré - natal: álcool e drogas ,prematuridade.
- Perinatais : Anóxia e hemorragia intracraniana.
- Pós- natais: encefalites, meningites, traumatismo craniano.
- A incidência é maior em meninos, chegando a 80% dos casos, do que em meninas.
- Alguns autores colocam que cerca de cerca de 20% dos pais e 21% dos irmãos também apresentavam este transtorno.
Estudos em todo o mundo e inclusive no Brasil ,revelam que a prevalência do TDAH é semelhante em diferentes regiões , o que indica que o transtorno não é secundário a fatores culturais, ou ao modo como os pais educam os seus filhos, ou resultados de conflitos psicológicos.
3.2 Como trabalhar com uma criança com diagnostico de TDAH?
Para se trabalhar em sala de aula com crianças portadoras de TDAH, são necessários que tenhamos um pouco mais de cautela e muita paciência ,pois os mesmo requerem uma atenção mais especial, portanto :
- Devemos sempre usar o tom de voz calmo e claro com a criança, sem gritos.
- Ter sempre uma rotina para todos os dias, e avisar antecipadamente alguma mudança.
- Dar responsabilidade ao aluno, que ele possa cumprir.
- Incentiva-lo sempre.
- Avaliação deve ser frequente sobre o comportamento da criança.
- Superar de não gostarem muito de leitura, incentiva- lós a ler algo que gostem.
3.3 Psicoterapia – Um caminho para o auto- resgate
Uma criança que nasce com TDAH, é sempre ‘guloso’ ou seja curioso, quer saber de tudo, falar tudo, fazer tudo, ou seja fazer varias coisas ao mesmo tempo, ficando ao mesmo tempo ansiosa e desorganizada, onde muitas delas abandonam os estudos, pois seu tempo é diferente das demais crianças, tudo é pra ontem, devido a essa grande ansiedade é importante que as crianças façam terapia, pois a mesma a desenvolver o que é de mais precioso, o resgate da sua individualidade, sua energia, seu equilíbrio, respeitando e sendo respeitado, a psicoterapia também ajuda a desenvolver a capacidade do ser humano de se cuidar, investir em si mesmo, e desenvolver sua maturidade emocional, assumindo assim uma responsabilidade para sua própria vida, tornando o um ser mais completo e maduro.
As pessoas com TDAH se caracterizam para três sintomas básicos que são: a desatenção, a impulsividade e a hiperatividade física e mental, que normalmente se manifesta na infância e continua por toda vida adulta, esse transtorno por sua vez, afeta homens e mulheres, causando- lhes sérios transtorno em sua vida.
Muitas entendem o TDAH como doença, quando na verdade é um funcionamento do cérebro um pouco mais acelerado que o normal, onde acarreta a inquietude e impulsividade, e ate mesmo algumas alterações em suas atividades. Normalmente pessoas com TDAH tem muita dificuldade em se concentrar, ou enfrentar situações obrigatórias do seu cotidiano, porem podem ser também hiperconcentrados em algo que lhe desperte interesse ou paixão, como jogos eletrônicos, esporte, algo relacionado a computadores, normalmente conseguem se concentrar em algo que lhe proporcione prazer. Pessoas com TDAH agem por impulsos, não pensando nas consequência de suas atitudes, onde resulta em sofrimento, culpa, angustia e cansaço em seus relacionamentos cotidianos, são pessoas que falam o que vem na sua mente, gostam de brincadeiras perigosas e com reações exagerada, e na maioria das vezes são chamados de mau- educados, grosseiras, mas que na verdade tudo não passou ou passa de um ato impulsivo.
As pessoas com TDAH, quando não são compreendidas pelas pessoas do seu próprio convívio, agem de diferentes formas, como a agressividade, descontrole alimentar, gastos demasiados e uma tagarelice incontrolável, porem tem em sua essência, um profundo amor pela vida e buscam emoções, aventuras, projetos e amores e vivem intensamente. Normalmente é mais fácil identificar a hiperatividade em uma criança, já que se mostram agitados, e por muitas vezes ao invés de andar, dão pulos, pois seus passos se tornam lentos demais para acompanhar a energia contida em seus músculos, já os adultos conseguem administrar melhor essa compulsividade física, porem a impulsividade no adulto ocorre quando ele interrompe a fala do outro o tempo todo, muda de assunto antes que o mesmo termine, e na maioria das vezes não consegue dormir, devido a agitação do dia a dia. A desatenção, hiperatividade e impulsividade, são consequências do próprio desgaste do cérebro e das dificuldades encontradas por pessoas em todos os setores da sua vida, sua hiperatividade também é vista de outras formas como, rabiscar com frequência papeis, roem unhas, mexem o tempo todo no cabelo, e sempre estão a procura de manter as mãos ocupadas, isto é esses sintomas acompanham o seu cotidiano sempre, onde os portadores de TDAH, enfrentaram dificuldades em seus setores familiares afetivos, acadêmicos e profissionais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo da construção da leitura e interpretação desse trabalho sobre o Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade, onde o mesmo foi realizado através de leituras, pesquisa e vivenciado na pratica pedagógica diária ,ao qual tenho um aluno com esse transtorno, percebe-se que as pessoas com TDAH, principalmente as crianças tem muita dificuldade em interagir com a sociedade, pois por muitas vezes, foram discriminadas, por serem “bagunceiras”. Mas graças a mudanças que vem ocorrendo na sociedade, hoje são vistas como pessoas comuns, e o respeito a elas acontece de forma natural , assim como o manejo e a desorganização, bem como seu comportamento e diminuição de suas capacidades, portanto a escola tem papel fundamental nesse aspecto de esclarecer que alunos com TDAH, tendem sim a apresentar comportamento improprio. Usar o seu Transtorno a seu favor ,fazendo com que a criança, se sinta motivada a aprender sempre mais , isso baseado em estudos de aperfeiçoamento, jogos , brincadeiras que exijam um pouco mais de concentração por parte da criança, e é claro sua participação em atividades realizadas em grupo.
Referencia bibliográfica
Disponível em http://www.revistas.usp.br/paideia/article/viewFile/7302/8785
www.Paidéia.com.br set.-dez. 2011, Vol. 21, No. 50, 373-382 Artigo
Escola e desenvolvimento psicossocial segundo percepções de jovens com TDAH1
Édison de Britto Rangel Júnior2 Helga Loos Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, Brasil
Associação Brasileira do Déficit de Atenção
Silveira ,Tatiane dos Santos da/Educação Inclusiva/Tatiane Monteiro do Nascimento.Indaial:Uniasselvi,2013.221p.:il
Disponível em http://mentes inquietas: TDAH-desatenção, hiperatividade e impulsividade, por Ana Beatriz Barbosa Silva