A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
VANESSA CRISTINA DE SOUZA GONZALES
RESUMO:
A educação infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e mental da criança. Este é o grande desafio dos educadores da Educação Infantil, apresentar aulas interessantes e criativas. Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, expor a importância da inclusão de jogos e brincadeiras, ludicidade, estratégicas pedagógicas para o professor. Assim sendo, conforme nossos estudos, o jogo de alto-estima, ou seja, envolve todo o domínio do esquema corporal. Por fim, são grandes fontes para o desenvolvimento psicomotor do aprendiz que assim, utilizado entretenimentos, cria-se, portanto, um ambiente de interação no qual a criança vive o mundo e passa a conhecer os diversos sentimentos e conhecimentos.
PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira. Jogos. Desenvolvimento.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como tema, A importância do brincar na Educação Infantil, com o intuito de demonstrar quais são as estratégicas pedagógicas que devem ser adotadas, para estimular o desenvolvimento e o aprendizado das crianças.
Portanto, os professores devem elaborar um plano de aula que integre atividade como leitura de história, recortes com papéis, desenhos, cantigas de roda, dentre outras. E também é uma das brincadeiras que as crianças desenvolvem sua capacidade de expressão e comunicação. A brincadeira, porém, é uma forma que surpreende o aprendizado, além de proporcionar a inclusão entre as crianças, brincar é uma prática que ajuda a criança no seu desenvolvimento em geral e ainda proporciona animação e divertimento, desenvolver criatividade, estabilidade emocional, estimulação, motivação, concentração e o lado cognitivo da criança.
Na tentativa de clarear a grande confusão conceitual construída historicamente sobre a brincadeira, Kishimoto (2005, p. 21) diz que brincar é o ato da criança ao desempenhar as regras do jogo, mergulhando na ação. Assim, brinquedo e brincadeira associam-se diretamente com a criança, não se confundindo com o jogo.
Já que o brincar auxilia na aprendizagem, porem é necessário que os professores estejam a favor do lúdico, já que ao contrário a escolarização infantil poderá ser o principal aspecto. Mas o lúdico que o educador obtém, são informações valiosas sobre os alunos, além de estimular a criatividade na construção do raciocínio lógico matemático, contribuindo no desenvolvimento do universo infantil.
DESENVOLVIMENTO:
Este texto tem por objetivo apresentar à importância da ludicidade, brincadeiras e jogos na educação infantil, mediante de varias atividades as crianças expressam suas ideias e interagem com o meio, construindo um vasto conhecimento do mundo. Com isso é notório a importância dos objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita.
Natureza e Sociedade e Matemática. Assim o processo de ensino-aprendizagem é facilitador das atividades mais dinâmico, fazendo com que a criança possa apreender com maior clareza. Além disso, é importante que o pedagogo, tenha a formação adequada e o domínio de conhecimentos específicos, de maneira que: as fases do desenvolvimento infantil, as diferentes linguagens, os conhecimentos escolares essencial de cada faixa etária, para ser um facilitador entre a criança e o conhecimento, através dos jogos e brincadeiras, associadas sempre na teoria à práxis, conforme imagem 01:
Imagem 01: Construção do conhecimento através da inclusão.
Fonte: Drumond (2013).
Porem a criança torna-se o centro do planejamento curricular, e todas as ações precisam ser direcionadas para o seu desenvolvimento integral, tratando-a como sujeito histórico de direitos, já que através das interações, experiências cotidianas, ela constrói a sua identidade e o conhecimento de mundo.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil: “As práticas que compõe o argumento curricular da Educação Infantil necessita ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, as quais devem ser observadas, registradas e avaliadas” (DCNEI, 2009). Essas interações ocorrem entre aluno e professores/adultos; as crianças entre si; as crianças e os brinquedos; a criança e o ambiente; a criança, as instituições e a família, (Brinquedos e Brincadeiras de Creche: Manual de Orientação Pedagógica, 2012).
O educador pode ter um aspecto de igualdade ou superioridade, facilitando ou dificultando as ações de interação do estudante. Portanto é importante notar que interação e brincadeira caminham juntas e que o planejamento das ações pedagógicas deve contemplar experiências que proporcione o conhecimento de si e do universo, tornando-se os processos cuidar, educar e brincar, uma vez que no eixo do trabalho pedagógico com crianças pequenas vão compreendendo no cotidiano das creches e pré-escolas, possibilitando a construção do conhecimento.
Diante do exposto, podemos inferir que considerar o lúdico importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança vai muito mais além do que o simples discurso teórico do professor, uma postura lúdica exige do professor de educação infantil a quebra de paradigmas, bem como a construção de ações concretas e planejadas dentro da sala de aula (SUZUKI, 2012, P.64 apud BARRETO, et al., 2016, p. 05).
Cabe ao professor o papel de mediar e estimular a construção do conhecimento da criança, favorecendo o desenvolvimento e despertando a curiosidade, o pensamento e a criatividade dos alunos. (STEINLE, 2013, P.19, apud BARRETO, et al., 2016, p. 05).
Durante as brincadeiras a criança expõe suas ideias ao interagir com o meio, construindo um amplo conhecimento de mundo. Com isso é evidente a importância dos objetos de conhecimento: atividade, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem é mais dinâmico, fazendo com que a criança possa apreender com maior facilidade. Além disso, porem é importante que o pedagogo, tenha a formação adequada, domínio de conhecimentos específicos, tais como: as etapas do desenvolvimento infantil, as diferentes linguagens, os conhecimentos escolares essencial de cada faixa etária, para que a criança tenha seu conhecimento, através dos jogos e brincadeiras, associando sempre a teoria à práxis educativa.
A criança precisa de equilíbrio emocional para desenvolver o aprendizado. O afeto pode ser uma maneira afetiva de aproximar o sujeito e a ludicidade em parceria com professor-aluno, ajudar a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. E quando o professor dá ênfase às metodologias que baseiam nas atividades lúdicas, percebe-se um máximo encantamento do aluno, pois se aprende brincando.
Portanto a ludicidade tem conquistado um espaço na educação infantil. A brincadeira é a essência da infância, porem permite um trabalho pedagógico que proporciona a produção do conhecimento da criança. Ao assumir a função lúdica e pedagógica, a brincadeira proporciona diversão, entretenimento e a construção do conhecimento. Brincar é uma experiência fundamental para qualquer idade, principalmente para as crianças da Educação Infantil, como visto na imagem 02.
Imagem 02: Ludicidade.
Fonte: LIMA (2015).
Esse período deve ser um fator importante a ser planejado com confecção do brinquedo. Porem é preciso analisar se há tempo hábil para confeccionar e desfrutar com brinquedo proposto, bem como é necessário explicar para as crianças as fases da confecção, principalmente quando os brinquedos precisam secar para serem utilizados. Desta forma, ajudamos as crianças a lidarem com as frustrações e ansiedades.
Porem tem todo cuidado no planejar atividades lúdicas, devemos também dar a voz e vez para as crianças a fim de que elas manifestem quais são os brinquedos que lhes agradam e expliquem e o por que. Englobar o lúdico no na educação infantil é também contribuir com a construção de uma sociedade alegre, que reconhece a ludicidade como um comportamento social da criança.
CONCLUSÃO:
A brincadeira é a principal forma de comunicação entre as crianças, e é por meio dela, onde demostram o seu cotidiano. Lembrando que é uma atividade essencial para as crianças, vale ressaltar que o interesse do brincar é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo, tentando conscientizar pais, educadores e sociedade de que o ato de brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa que não á apenas lazer, mas sim, um ato de aprender. Ainda brincar é uma das funções fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança.
Dessa maneira a criança, desde de pequena , pode-se comunicar por meio de gesticulações , sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolve sua imaginação. Portanto, é preciso uma valorização da escola, da família e da sociedade em geral em relação à ludicidade que deve ser vivenciada na infância. O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância.
No entanto, até pouco tempo, a brincadeira era desvalorizada, destituído de valor a nível educativo. Com o passar dos tempos, houve varias mudanças na forma como se compreende o brincar é muito importante no processo de desenvolvimento da criança, pois é uma ferramenta muito importante para que a que a criança desenvolva essas qualidades no cotidiano e dentre dos seus lares.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Lenita da Silva; ZANINI, Maira dos Santos; GONZALES, Maria Aparecida Ribeiro da Silva; VARGAS, Priscila Oliveira da Paz; GONZALES, Vanessa Cristina de Souza. Ludicidade e educação Reflexão e a prática sobre a Arte e o Jogo na Educação Infantil. Colíder: Universidade Norte do Paraná. 2016. 9 p.
DRUMOND, Simone Helen. O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil. Online. Disponível em: <http://simonehelendrumond.blogspot.com/2013/06/o-ludico-jogos-brinquedos-e.html>. Acesso em: 07 de Agosto de 2019.
LIMA, Ana Paula. Minhas vivências e expectativas!!!. Online. Disponível em: <http://anapaulalimaludicidadeeencantamento.blogspot.com/2015/06/vivencias-e-expectativas-ludicidade-e.html>. Acesso em: 07 de Agosto de 2019.
SUZUKI, Juliana Telles Faria; CAVA, Laura Célia Sant’Ana Cabral; Steinle, Marlizete Cristina Bonafini; FOGAÇA JUNIOR, Orlando Mendes. Ludicidade e educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil; 2012. 180 p.