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PROJETO CHEGA DE DESPERDÍCIO

Roseli Kochenborger [1]

Clarice Aparecida de Mello Freitas[2]

Patricia Magalhães da Silva[3]

 

RESUMO

É muito triste ver pessoas jogando lixo no Rio sem nenhum pudor, gastando água em abundância para lavar calçadas, construindo casas em terrenos ilegais e com risco de desabamento, sem se preocupar que isso e todos os itens citados vão prejudicar a vida e segurança deles mesmos e de seus filhos. E adianta falar com esses adultos que cresceram com essa realidade que devem parar de fazer isso? Não, não adianta. Então o que fazer? Simples, educar quem serão os futuros adultos: as crianças. Fazer com que eles cresçam com uma consciência diferente da de seus pais, não só por uma ideologia, mas até por questão de sobrevivência deles e das futuras gerações. Enfim, este tema é de extrema importância, pois a cada dia podemos observar como o planeta está sendo destruído e isso tudo por falta de uma conscientização ecológica da população. E as nossas crianças são o futuro do planeta, por isso se faz necessária a educação ambiental desde o início da EI.

Palavras-chave: Desperdício. Recursos naturais. Consumo consciente.

 

ABSTRACT

It is very sad to see people throwing garbage in the river without any shame, spending plenty of water to wash sidewalks, building houses on illegal land and at risk of collapse, without worrying that this and all of the above items will harm life and their safety same and his sons. And use talking to those adults who grew up with this reality that should stop doing it? No, no use. So what to do? Simple, educate adults who will be the future: children. Cause them to grow up with a different consciousness of their parents, not only by an ideology, but as a matter of their survival and future generations. Anyway, this issue is extremely important, because every day we can observe how the planet is being destroyed and it all by lack of ecological awareness of the population. And our children are the future of the planet, so if environmental education is necessary since the EI.

Keywords: Waste. Natural resources. Conscious consumption.

 

INTRODUÇÃO

 

                            O tema “ DESPERDÍCIO”, foi escolhido por diversas razões. Acredita-se hoje em dia que a educação escolar para crianças de 0 a 6 anos é fundamental para o que essa criança irá se transformar no futuro.

É uma fase onde os neurônios estão no ápice do seu funcionamento, onde elas aprendem tudo que lhes é ensinado e carregam isso para toda sua vida.

Por conta disso é de extrema importância a introdução da educação ambiental nessa fase. Como nunca, pode-se afirmar que vivemos a era do desperdício.

O planeta Terra é pensado e tratado como se tivesse recursos infinitos. Vive-se um presente frenético que entorpece a preocupação com as gerações futuras. O que está por trás dos comerciais que tudo querem vender? O estímulo a um consumismo voraz que fortalece a cultura do descartável e do trato irresponsável com o meio ambiente? Vale pensar.

Outro problema é o  lixo. Ele é hoje um dos problemas sociais mais graves que as cidades enfrenta e é, também, fator determinante para um meio ambiente saudável. Só prestar serviços de limpeza urbana não resolve o problema.

A questão do trato com o lixo é cultural e deve ser equacionada com a responsabilidade compartilhada entre poder público, empresas privadas e cidadãos. 

Ao ato de separar e/ou coletar materiais já usados, mas que são recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), conforme sua constituição, para que não sejam descartados como lixo dá-se o nome de Coleta Seletiva.

O objetivo final é a reciclagem, artesanal ou industrial, que é a transformação da matéria-prima já usada na confecção de um novo produto. 

 

DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO GERAL: 

 Reconhecer a matéria (lixo) como produto advindo dos recursos naturais, compreendendo a necessidade de aproveitamento, objetivando a integração e a harmonização entre ser humano e meio ambiente, para uma melhor qualidade de vida.

     O projeto irá trabalhar com o currículo específico para o primeiro através da interdisciplinaridade e também incutir na criança a capacidade de reverter o atual quadro de desperdício com o lixo, evitando jogar lixo no meio ambiente e praticando três regras: 

     Reduzir: gerar menos lixo evitando desperdícios Ex: utilizar a frente e o verso do papel para escrever. 

     Reutilizar: usar o lixo antes de descartá-lo, para a mesma função ou utilizá-lo de outras formas. Ex: usar garrafas de plástico para fazer vasos, guardar grãos.  

     Reciclar: aproveitar produtos jogados no lixo para a fabricação de novos objetos. Ex: O plástico usado em bolsas e soro pode dar origem a canos de PVC.

             

 OBJETIVO ESPECÍFICO:

 - Reciclar para evitar desperdício e preservar o meio ambiente;

 - Transformar o lixo em objetos úteis;

 - Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser

    reciclados;

 - Apreciar e refletir sobre o produto final;

 - Incentivar a criatividade como forma de gerar renda (escamo).

 

METODOLOGIA

1ª ETAPA:

Esse é o momento de mostrar às crianças a importância do tema. Pode-se propor, de início, a seguinte questão: “quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” – independentemente de ser tratada, filtrada ou mineral.

Conforme as sugestões surgirem, anote-as em cartazes de papel craft ou reserve algumas revistas para que as crianças procurem imagens das ações e colem nos cartazes.

 Provavelmente a lista conterá itens como lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Como o uso doméstico não varia muito (ao menos em áreas urbanas), conversar sobre essas atividades ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante.

Caso surja alguma colocação sobre o preparo de alimentos, pergunte às crianças quanto de água elas acham que se usa com essa finalidade. Esse dado poderá ser retomado na terceira aula da sequência.

 

2ª ETAPA:

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem também sobre o uso do recurso na escola. Para isso, reserve um momento da aula para levar a turma até uma pia de uso comum.

Lá, peça que cada um lave as mãos com apenas 200 ml de água, medida correspondente a um copo de plástico de tamanho pequeno. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a água de um colega, caso alguém fique sem.

 

 

 

 

Ao final da atividade, pergunte a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fizerem suas colocações, conte a eles que, em muitos locais do mundo (inclusive do Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira – e não apenas para lavar as mãos, mas para todas as ações cotidianas.

 

3ª ETAPA:

Convide as crianças a acompanhar a limpeza da escola e a produção de alimentos na cozinha para verificar a quantidade de água utilizada nessas ações (combine previamente com os funcionários de apoio o melhor momento para realizar a atividade).

Em relação à limpeza, a quantificação do volume pode ser feita, por exemplo, a partir da contagem de baldes com água que foram usados – se possível, baldes cuja capacidade em litros seja conhecida.

Já na cozinha, as crianças podem acompanhar o cozimento de alimentos como arroz e feijão e conhecer, com a ajuda da merendeira, a quantidade de água usada no processo.

Ao voltar para a sala de aula, pergunte à turma se foram encontradas situações em que a água parecia ser desperdiçada. Se sim, quais foram essas situações? Questione ainda se as crianças viram algum exemplo de economia e de bom uso do recurso. A partir disso, você pode propor dois tipos de atividade:

- Pedir que a turma faça dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando como podemos economizar água. 

- Distribuir imagens de jornais e revistas que mostrem desperdício e economia de água (as imagens devem estar misturadas) e pedir que as crianças separem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção, a turma pode colar as imagens em cartolinas separadas.

 

4º ETAPA:

ENSINO DE ARTE E MÚSICA;

VAMOS CANTAR?

A Água

Cristina Mel

A água quando está no céu é nuvem

Se você ouve um trovão,

Logo a chuva vai cair (cair, cair).

A chuva serve pra molhar a terra

A chuva serve pra encher os rios

A chuva nos dá água pra beber

A chuva faz a planta florescer

 

Coro

 A chuva é água para tomar banho

A chuva é água pra escovar os dentes

É água pra mamãe cozinhar

É água pro papai se barbear.

 

- AGORA VAMOS ILUSTRAR A MÚSICA*

 

 

 

 

 

 

 

 

5º ETAPA:

 

Para a área de Artes: Confecção de um tambor com latas de leite em pó, tendo como objetivo o reaproveitamento de sucatas de forma geral. Trabalhar a musicalidade e as cores. Levar para a sala um tambor, papel de diferentes cores e texturas, latas de leite em pó vazia, cola, tinta, tesoura, etc.

                      

6º ETAPA:

Para a área de Matemática: Contar e comparar elementos do Meio Ambiente. Tendo como objetivo desenvolver e ampliar conceitos matemáticos, trabalhar conceitos(maior/menor, grosso/fino, largo/estreito, alto/baixo) e quantidades. 

 

 7º ETAPA:

Para a área de Natureza e Sociedade: Promover um teatro com a turma, tendo como objetivos, trabalhar o meio ambiente, debater sobre os devidos cuidados e possibilitar o reconhecimento e valorização do meio. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.

              

CONCLUSÃO

Na conclusão buscou uma série de avaliações sobre os seguintes quesitos:

- PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS;

- REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES;

- EXPRESSÃO ORAL/VERBAL DO ALUNO;

 

 

REFERÊNCIAS

SANTOS, Marli Pires dos. Brinquedoteca: Sucata Vira Brinquedo. Ed. Artmed. 

 

FREIRE, Paulo (2001). Educação Ecológica, desenvolvimento comunitário e cidadania planetária. Recife_PE.Biblioteca digital Paulo Freire.

 

 Revista Você Sabia? Turma da Mônica – Meio Ambiente. Ano – Maio/2004. Editora Globo. São Paulo/SP 

 



[1] Acadêmica de Pedagogia. Atua como auxiliar de turma na Escola Estadual Renee Menezes.

[2] Acadêmica de Pedagogia. Atua como auxiliar de turma na Escola Estadual Alto da Glória.

[3] Acadêmica de Pedagogia. Atua como Técnica da biblioteca da Escola Estadual Renee Menezes.