Buscar artigo ou registro:

EAD E ENSINO SUPERIOR: UM DESAFIO A SER SUPERADO

Josinaldo Gerônimo da Silva[1]

 

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo discutir os desafios da EAD no Ensino Superior, e analisar quais as metodologias e que os professores e as instituições têm feito para solucionar esses problemas com as metodologias de ensino EAD para motivar os alunos e também conseguir fazer com que os estudantes dessas modalidades tenham um bom desempenho no desenvolvimento da sua aprendizagem, e também aproximar a EAD da sociedade e mostrar que é possível aprender mesmo usando com as tecnologias em instituições EAD.

Palavras-chave: Educação Superior e EAD; desafios da EAD; metodologias do EAD; motivação dos alunos.

 

ABSTRACT:

This article aims to discuss the challenges of distance learning in higher education, and consider what methodologies and that teachers and institutions have done to solve these problems with distance learning teaching methods to motivate students and also be able to make students of these modalities to perform well in the development of their learning, and also approach the EAD of society and show that you can learn even using with the technologies in distance education institutions.

Keywords: higher education and distance education; challenges of distance education; ODL methodologies; student motivation.

 

1. INTRODUÇÃO

A educação é um processo a ser construído diariamente e que as pessoas aprendem de maneiras diferentes, algumas pessoas podem aprender diferentes das demais e atualmente a educação à distância EAD, tem dado grandes avanços na educação em todas as modalidades de ensinos, como na educação básica de jovens e adultos, no ensino de cursos técnicos, no ensino profissionalizantes, além de outros seguimentos como na área de educação, na área administrativa entre outras áreas especificas e esses avanços são notados também no Ensino Superior, porém ainda são encontradas algumas dificuldades em relação a essa modalidade em algumas áreas, pois ainda temos pessoas que não acreditam que a educação a distância seja uma porta de saída para ajudar no avanço da educação.

A tecnologia tem contribuído de forma significativa para a sociedade e hoje é cause impossível viver sem ela, pois ela está presente em todos os meios. Na educação a tecnologia tem sido uma ferramenta muito significativa para o ensino-aprendizagem, pois ela contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, pois ela facilita a pesquisas em diversas áreas de conhecimentos o que possibilita aos alunos poderem desenvolver suas inteligências.

As instituições de ensino superior por meios dos cursos à distância têm usados esses meio para desenvolverem cursos a EAD em todas as áreas do conhecimento, porém a EAD no Ensino Superior e em alguns cursos não estão alcançando os objetivos desejados pelas instituições e pelos os órgãos responsáveis pelas fiscalizações da EAD no Ensino Superior e esses pontos negativos na EAD se dá por vários fatores, como por exemplo, a falta de disciplinas dos alunos em estudar as disciplinas e com isso alguns alunos não consegue aprenderem o suficiente do seu curso.

Tanto na educação regular como na educação à distância existem alguns desafios a serem alcançados pelos os professores principalmente nas metodologias que devem ser desenvolvidas na aprendizagem dos alunos, a EAD vem ganhado cada vez mais espaços nos cursos de graduação e pós-graduação e um dos desafios da EAD são provar para a sociedade que esses métodos de educação a distância é uma ferramenta muito importante nos dias atuais para o ensino-aprendizagem e que os alunos podem aprender por essa forma de ensino de qualquer lugar por meios apenas das tecnologias como os vídeos aulas, a internet e outros meios que favorecem no desenvolvimento do conhecimento dos alunos. Além disso, alguns professores não estão familiarizados no uso das tecnologias para prepararem aulas usando os meios tecnológicos para os seus alunos, alguns ainda usam os métodos tradicionais de educação deixando de lado as tecnologias como data show, internet, a vídeos etc. Esses meios facilitam tanto os trabalhos dos professores como na aprendizagem dos estudantes. Segundo, Stahl (1997, p. 299) “as exigências feitas à educação pela era da informação constituem‑se também em grandes e específicos desafios para os professores”.

Tudo que é novo é diferente e tem-se um olhar diferente pela sociedade para aceitação, pois isso é cultura. A educação regular presencial sempre foi o meio desenvolvido pela as instituições de ensino, e com a chegada e entrada de EAD na instituição de ensino começamos até uma nova visão de educação, porém essas novas metodologias no inicio tem ainda uma grande trajetória para mudarem a cultura e a visão que temos em relação à educação a distância.

Quando os estudantes em EAD de qualquer área estão fazendo um curso e não têm disciplinas nos estudos, como por exemplo, não fazem as atividades propostas pelos os professores mediadores, esses alunos acabam não tendo um desenvolvimento satisfatório no seu conhecimento. Os alunos que estão fazendo curso a distância devem ter disciplinas para os seus estudos e só com disciplinas podem alcançar um aproveitamentos satisfatório nos seus cursos, as disciplinas deve ser estudadas e revisadas pelos estudantes e  também devem sempre estudarem as atividades que os professores/mediadores passaram para serem feitas por eles.

Segundo (ROSINI, 2007, p. 121), “o indivíduo se torna sábio a partir do momento que exercita o que aprende”. Somente a troca da inteligência, dons e excelências é que pode transformar o homem e, consequentemente, a humanidade.

Além das dificuldades encontradas pelos professores no acompanhamento dos alunos no ensino-aprendizagem, sejam eles na graduação, ou em pós-graduação, profissionalizantes entres outros cursos e acompanhar as atividades proposta para os estudantes e saber se realmente eles estão aprendendo.

 

2. EAD E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO SUPERIOR

 

Atualmente percebemos um avanço muito grande nos cursos EAD, as instituições de ensinos estão usando cada vez mais as tecnologias como meio de levarem o conhecimento em diversos lugares, com o uso dessas tecnologias por parte de algumas instituições de ensino tem fortalecido os desenvolvimentos da educação no Ensino Superior no Brasil, e com isso contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e para que mais pessoas possam tem a oportunidade de alcançarem o Ensino Superior.

A educação é o pilar para a transformação de qualquer sociedade, e as instituições devem adotar medidas que possibilitem o ensino para todas as pessoas e a EAD é uma das ferramentas que possibilitam esse desenvolvimento educacional.

De acordo com, Simão Neto, (2012, p. 3) a educação é.

Ao se observar a transformação que vem ocor­rendo na sociedade contemporânea percebe‑se que estas implicam diretamente na educação. Hoje, o conhe­cimento passou a ser considerado fundamental para a produção de riquezas, o que exige mudanças significati­vas nos modelos educacionais, pois, as práticas pedagó­gicas desenvolvidas muitas vezes não têm dado conta de atender os desafios que o atual momento exige.

 

Quando falamos de tecnologias na educação a sociedade como professores, alunos e outros educadores têm na mente que a tecnologia esta resumida apenas nos computadores, porém a tecnologias vão além dos computadores, os computadores são sim umas das principais ferramentas, mas não a única.

As tecnologias estão presentes em nossas vidas para facilitarem nossas atividades atuais como facilitar nosso trabalho, nossas pesquisas escolares em outros meios de utilidades e na EAD essas ferramentas tem um papel fundamental que contribuir na formação dos estudantes que utilizam essas ferramentas como meio didático.

De acordo com, Pupo Silveira (2012, p. 03).

 

Tecnologia não é só computador, não é só internet ou somente os equipamentos que envolvem essa rede mundial. Ainda, esses equipamentos e o sim­ples acesso ao meio cibernético não são a salvação dos problemas educacionais. Entretanto, a tecnologia é um apoio, um facilitador e, não raras vezes, um complicador das situações de aprendizagem. De um modo muito simples, é possível afirmar que tecnologia é todo instrumento utilizado para rea­lizar alguma tarefa, algum propósito, com a intenção de facilitar a ação humana e conseguir se chegar a bom termo.

 

 

Não temos dúvida que a EAD é uma maneira de universalizar a educação superior, pois uma pessoa pode atualmente estudar no conforto da sua casa, no seu trabalho e nos momentos que esteva disponível, além de poder escolher um curso que não esteva disponível presencialmente em sua cidade, ou seja, o espaço e tempo é um fator que contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos em EAD.

            “Qualquer pessoa, independentemente de idade, ocupação tempo e lugar pode fazer uso dessa estratégia”. (et al. ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO, 2004).

“A educação a distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia a aprendizagem sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos estudantes. Implica em novas relações para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques tecnológicos”. (LHAMAS: 1986, p. 10)

A EAD teve inicio no final do século XVIII na Europa essa EAD era feita por correspondência ao quais os agricultores eram instruídos a desenvolverem suas culturas fazendo cursos a distância por correspondências, com o desenvolvimento das tecnologias EAD deu um grande avanço essas tecnologias eram o radio, a tv, os computadores e principalmente a internet que atualmente tem contribuído de forma significativa para a educação a distância. Com o desenvolvimento das tecnologias as instituições de ensino investiram mais nos matérias pedagógicos, pois eles são fundamentais para que os alunos tenham uma boa aprendizagem e que a sociedade perceba que é possível aprender usando as ferramentas disponíveis nos cursos EAD.

 O MEC define curso a AED da seguinte forma: A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversas. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).

 

3. ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM EAD

O ensino-aprendizagem e EAD as aulas seguem uma metodologia diferente na abordagem das disciplinas usadas e também da função do professor, pois nas aulas presencias os professores tem um espaço marcado, um tempo definido e as atividades as quais ele pode acompanhar os alunos nos seus desenvolvimentos e com isso ficar mais fácil para o professor observar quais as dificuldades dos alunos e poder direcionar eles para um caminho correto.

Conforme CORTELAZZO, 2000, [s. p.]).

Educar é mostrar que a inter‑relação, a par­ceria, a colaboração são necessárias para o crescimento pessoal e da comunidade. Educar é despertar no homem a possibilidade da ação comprometida com o interpessoal e a consci­ência de que toda ação tem reflexo para além do pessoal e atinge os que estão ao seu redor. Educar é permitir, aos interlocutores educati­vos, a dúvida, o erro, a possibilidade de revisar e alterar posições – a partir de argumentação sólida.

 

Na aprendizagem a troca de informações é fundamental para temos um bom conhecimento, pois a partir desse compartilhamento de informações entre professores e alunos, facilitando que os alunos que estão inseridos na educação à distância e fazendo o uso das TICs, além de envolverem todas as pessoas, estão nesse meio a adquirem conhecimento por base nas ferramentas disponíveis para EAD, portanto para que se tenha um desenvolvimento de qualidade pelos alunos e importante que as instituições de ensino superior invistam nas tecnologias de informação e comunicação e com isso teremos ter uma educação superior e EAD de qualidade.

A para aprender precisamos de vários meios de informações e materiais e a educação a distância fundamental para que novas pessoas sejam inserida nos cursos a distância e conseguindo uma profissão que se dependesse das faculdades presenciais não seria possível por vários fatores como os valores dos cursos presenciais as suas localizações o que torna difícil.

“A aprendizagem é o resultado de uma construção de conhecimentos e de uma afetividade na interação com outros sujeitos que, por meio de influências recíprocas, constroem‑se como sujeitos históricos” (LOPES, 1996, p. 111).

            No ensino EAD os professores estão interagindo com os estudantes a partir das tecnologias e lembrando que qualquer tecnologia pode ser um meio didático e que os professores tenha essas tecnologias como auxiliares no acompanhamento dos alunos, para que possa existir uma troca de conhecimento. E com essas interações nos uso das TICs, professores e alunos irem fazer uma aprendizagem juntas.

Conforme CORTELAZZO, 2000, [s. p.]).

Essa interação pressupõe o funcionamento das faculdades de pensamento superior que resulta em zonas de desenvolvimentos. Assim, o indivíduo organiza seu pensamento nas relações sociais e com o mundo que o cerca, ou seja, aprende‑se por meio de intera­ções sociais com outros sujeitos mais experientes.

Certamente, a comunicação é um processo de interação social democrático por meio do qual as pes­soas compartilham suas experiências “sob condições de acesso livre e igualitário, diálogo, e participação” (BEL­TRAN, 1981, p. 19).

Por outro lado na educação a distância os professores tem um papel fundamental como mediadores nas atividades dos alunos, porém com dificuldades de conversar com os alunos e saber quais são as dificuldades encontradas pelos estudantes, além de manter professores separados e sem diálogos com os alunos o que é considerado um problema muito grande, pois é com dialogo que adquirimos o conhecimentos e se não a dialogo o conhecimento se torna difícil e esse dialogo entre professores e alunos podem serem dados por vários meios de informação como os e-mail, vídeo conferencia, fórum, chat, Skype entre outros formas tecnológicas, as formas de dialogo são diversas.

Os professores/mediadores devem desenvolver aulas que motivem os alunos e que estejam sempre usando as TICs para se comunicarem com os seus professores e também colegas e de uma forma geral contribuindo para a aprendizagem de todos.

Segundo Kenski (1996) insiste que “[...] É preciso reconhecer que quero me comunicar, que quero trocar informações com alguém e que, nesta troca, vou me transformar, vou aprender” (KENSKI, 1996, p. 135).

Para Cortelazzo (2000) a aprendizagem depende de vários meios.

Aprender através da linguagem, via leitura dos mais diversos meios (texto impresso, vídeo, fil­mes, programas de rádio e de TV, programas de computador tutoriais) ou via aulas ministra­das por professores permite‑nos uma leitura das ideias, dos pensamentos, das opiniões e dos conhecimentos de outras pessoas e de outras épocas, assim como um confronto com as mesmas (CORTELAZZO, 2000, [s. p.]).

           

Alguns alunos conseguem aprenderem sem a ajuda de um professor com mediador, porém outros precisam da presença de um professor/mediador para desenvolverem sua aprendizagem.

            Conforme (Pupo, 2012, [s. p.]) explica as zonas de aprendizagem.

A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é esta­belecida pela diferença entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. O desenvolvimento real ou efetivo é aquele em que o sujeito resolve proble­mas sem ajuda, sem auxílio de outra pessoa ou de um mediador externo. No desenvolvimento potencial, o indi­víduo resolve problemas com auxílio de outras pessoas mais experientes ou de um mediador externo.

 

Outro ponto principal em relação às tecnologias de informação e comunicação é que a sociedade não tem acesso a essas tecnologias, o que dificulta o avanço do ensino superior e EAD, pois se tivéssemos tecnologias de fácil acesso e com um peço econômico, teríamos com certeza mais pessoas no ensino superior nas modalidades em EAD e também mais profissionais aptos a desenvolverem metodologias no EAD.

O uso do computador e dos equipamentos eletrônicos nas escolas brasileiras ainda é um desafio a ser enfrentado, embora a cada dia esteja um pouco mais acessível adqui­ri‑los em função da queda de preços e da aquisição em larga escala de equipamentos distribuídos nas escolas.

            A Unesco emitiu um relatório em que aponta que as TICs não tiveram um avanço positivo em relação a educação a distância, os fatores são a condições econômicas, pois nem todas as pessoas ainda tem acesso as essas tecnologias e não podem adquirirem e outro fator e  a questão cultural dos países latino-americanos, porque algumas pessoas desses países ainda não aceitam essas tecnologia presente em suas vidas fazendo atividades manuais que poderia serem usadas as tecnologia para desenvolverem tais atividades o que dificulta bastante a implementação desses meios como forma didática nas instituições de ensinos.

            Atualmente essa cultura vem mudando de forma considerável no Brasil e a população esta aceitando as tecnologias nas atividades indústrias, comerciais e também nas instituições de ensino e com essa aceitação pela a sociedade EAD vem ganhando espaço na área da educação e principalmente nos cursos de graduação e pós-gradução.

Conforme (Pupo, 2012, [s. p.])

As condições econômicas e culturais díspares em países latino‑americanos dividem a popu­lação entre as que possuem ou não acesso aos benefí­cios das tecnologias da informação. Dez anos depois da Conferência Mundial de Educação Superior, em 1998, a Unesco emitiu um documento que afirma que os resultados obtidos na utilização das TICs na educação superior.

Segundo o referido relatório, o uso de TICs não con­tribuiu para que a educação fosse protagonista na redução das desigualdades entre os países industrializados e os países em desenvolvimento. Outros aspectos levantados pelo documento da Unesco referem‑se às transformações da educação frente aos problemas do século XXI. Não há evidências claras de difusão e desenvolvimento do saber universal a todas as camadas das populações, o que permite concluir que as orientações por meio da lógica de mercado, ou seja, as políticas de difusão das tecno­logias da informação, não são disponibilizadas à maioria das pessoas. Um dos fatores determinantes é o acesso, e mais, o acesso com eficiência por toda a sociedade, pois as ferramentas estão dispersas nas casas ou em centros privados. Portanto, é preciso uma política que socialize em espaços públicos e a escola, um espaço privilegiado.

 

 

4. EAD E OS PROFESSORES/MEDIADORES

 

Na educação a distância o professor tem um papel diferente do professor tradicional das salas de aulas presenciais, pois no espaço de EAD ele tem várias funções como ser o mediador o qual buscar conhecer os alunos pelas as tecnologias e além disso, esse conhecimento dos alunos é fundamental para que o professor possa ter um dialogo com os alunos e também analisar quais as dificuldades dos alunos. Quando falamos em educação tanto os professores que trabalham com os alunos de forma presencial como aqueles professores que trabalham em EAD eles têm a mesma preocupação como os alunos que eles estão trabalhando e formandos, que é a preocupação se esses alunos estão aprendendo e como esta sendo esse aprendizado.

“O indivíduo se torna sábio a partir do momento que exercita o que aprende. Somente a troca da inteligência, dons e excelências é que pode transformar o homem e, consequentemente, a humanidade” (ROSINI, 2007, p. 121).

“Educação não lida com matérias primas iner­tes, mas com mentes vivas que se preocupam, ins­tintivamente, com a preservação, em primeiro lugar, de sua própria integridade e, em segundo, de todas as pessoas à sua volta” (DYER, 1968, p. 13).

Umas das dificuldades ainda encontradas atualmente no uso das tecnologias pelo os professores e como trabalharem elas, pois alguns não têm o conhecimento básico para desenvolverem atividades com essas tecnologias principalmente com o uso delas como materiais pedagógicos.

De acordo com JUKES; DOSAJ, 2003 apud MERCADO, 2012, p. 31.

A desconexão entre a forma como os estu­dantes aprendem e a forma como os profes­sores ensinam é fácil de compreender quando consideramos que o sistema escolar atual foi projetado para um mundo agrário e de manu­fatura. Entretanto, o mundo mudou e continua a mudar rapidamente. Os alunos multitarefa de hoje estão mais bem equipados para esta mudança do que muitos adultos.

 

As instituições devem qualificar os professores que iram trabalharem com essas tecnologias nos desenvolvimentos de aulas em EAD e também em aulas presenciais, para facilitar a compreensão dos alunos e fazer com que eles tenham uma maior interação nos ambientes virtuais criados pelas as faculdades para que nessas interações os alunos possam se comunicar e construírem conhecimentos, para isso acontecer os professores devem estar bem preparados para lidarem com essas metodologias de ensinos e não tenha medos de fazerem uso delas juntos dos seus alunos, pois como mediadores os professores irão desenvolverem espaços que possibilitem um maior interação entre os alunos e motivação para que os mesmo exporem o máximo possível dessas tecnologias para formação do seu conhecimentos.

De acordo com (Saad Weinhardt, 2012, [s. p.])

Para que a produção do conhecimento ocorra na educação é preciso que os professores tornem‑se facilitadores da aprendizagem. Pode‑se afirmar que ele (o professor) atua como agente condutor do processo educativo e provocador de situações desafiadoras. Ele instiga o aluno a buscar e a investigar novos caminhos para uma aprendizagem significativa.

O professor on‑line constrói uma rede de aprendi­zagem, em que define o que será estudado ou explo­rado, e o aluno vai ao encontro dessa exploração, oca­sionando o aprendizado. O professor não é o detentor do saber, mas, sim, aquele que dispõe teias, cria possi­bilidades de envolvimento e estimula a intervenção dos alunos como participantes do processo.

 

O indivíduo se torna sábio a partir do momento que exercita o que aprende. Somente a troca da inteligência, dons e excelências é que pode transformar o homem e, consequentemente, a humanidade (ROSINI, 2007, p. 121).

Os cursos superiores em EAD estão se desenvolvendo bastante em virtude do grande número de pessoas que atualmente utilizam, os professores que trabalham com as tecnologias em EAD, eles têm um grande fator ao seu favor que é a atual facilidade que as pessoas têm em usarem e ao acesso esses materiais educativos.

Segundo (Pupo, 2012, [s. p.]), atualmente vivemos em mundo dividido entre letras e bytes.

Portanto, essa divisão entre os “analfabytes” e os nativos do ciberespaço pode provocar uma dificuldade nessa inevitável mudança de aprender e ensinar do século XXI. A maneira como os professores devem entender seus alunos é sob a ótica de que há uma geração que absorve informações e aprendem de formas muito dife­renciadas: uma geração que pensa mais graficamente e menos textualmente, uma geração que está acostumada à conectividade e a ver o mundo por meio dos olhos das missões dos games e da diversão da web.

 

Segundo Moran (2007, p. 50), “aprendemos hoje muito pela interação, mas esquecemos de que o conhecimento só se faz forte, só se consolida, quando o reorganiza­mos de nossa própria perspectiva, de nosso universo e repertório”.

O Ensino Superior EAD tem que formar e qualificar os professores/mediadores e os profissionais da educação para que possam atingir o objetivo esperado de levarem o conhecimento aos seus alunos de forma positiva e que os professores utilizem essas tecnologias principalmente os computadores e as redes de internet, pois atualmente são as principais usas em cursos superiores em EAD. A globalização tem ganhado espaço em todos os setores e na educação não é diferente.

De acordo com Gadotti (1997, p. 33).

 Declara que diante da crise paradigmática que “atinge a escola esta deve se per­guntar sobre si mesma qual é seu papel numa socie­dade caracterizada pela globalização da economia, das comunicações, da educação e cultura e do pluralismo político”. Isso requer uma redefinição do papel da escola e do próprio conhecimento mediante uma sociedade cada vez mais interconectada pelas tecnologias da infor­mação e comunicação.

Brunner, (apud Tedesco) A educação vive um momento revolucionário, carregado, por isso mesmo, de esperanças e incertezas. Isso se manifesta claramente na aproximação entre educação e novas tec­nologias da informação e da comunicação... Existe hoje um verdadeiro fervilhar de concei­tos e iniciativas, de políticas e praticas [...] as esperanças se misturam com as frustrações, as utopias, com as realidades (2004, p.17).

 

Conforme Brunner (apud TEDESCO, 2004, p. 34).

A educação é mais do que apenas a transmissão de conhecimentos e a aquisição de competências valorizadas no mercado, envolvem valores, forja o caráter”. Isto porque o sujeito não é um mero depositário de conhecimentos, pensa e reage a cada nova situação que se lhe apresenta e estabelece relações humanas e sociais capazes de gerar novas for­mas de interação entre os sujeitos.

 

            Os professores na modalidade EAD devem desenvolver materiais capazes de motivarem os alunos para essas novas realidades ao qual eles são os principais formadores de conhecimentos e o que tem se observado nos cursos EAD é a desmotivação dos alunos em relação aos cursos, pois eles se sentem sozinhos e com isso acabam desanimando e em seguida desistem dos cursos, pois eles acham que estão sozinhos e que não estão aprendendo e acham difícil estudarem e organizarem seus estudos. Por isso é de total importância que os medidores construam materiais que possibilitem a interação e a motivação dos alunos, fazendo com que os alunos possam ser construtores de seus conhecimentos e não se sinta sozinhos nas realizações das atividades nos curso EAD. O professor tem um papel muito importante nos cursos EAD.

De acordo com, Andrade (2003, p. 137 – 138).

O professor passa a exercer o papel de con­dutor de um conjunto de atividades que procura levar a construção do conhecimento; daí a necessidade de esse material apresentar‑se numa linguagem dialógica que, na ausência física do professor, possa garantir um certo tom coloquial, reproduzindo mesmo, em alguns casos, uma conversa entre professor e aluno, tornando sua leitura leve e motivadora.

Nos programas de educação à distância os mate­riais didáticos tem uma considerável importância, uma vez que subsidiam e apóiam a aprendizagem, servindo como o elo de ligação entre o aluno, o professor e o conhecimento, sendo, na maioria dos modelos de pro­gramas de EaD, o ponto de referência para o aluno: onde em determinado momento do processo de ensino e aprendizagem assume o lugar de ponto de partida, de estímulo e desafio para o ato de aprender, e ora assume o lugar de ponto de chegada, apresentando as convergências do processo.

Existe uma certa concordância quanto a impor­tância da presença de práticas inovadoras no con­texto das instituições educacionais, bem como, a necessidade do desenvolvimento de competências para estas atividades nos processos de formação básica e permanente das pessoas.

 

Qualquer que seja a metodologia adotada pelas instituições tanto as de ensino regular presencial como as instituições de ensino de curso superior EAD, o professor é peça fundamental no ensino-aprendizagem dos acadêmicos.

Segundo Tomaz (2005, p. 38).

Todo e qualquer suporte didático deve ser visto como apoio e nunca como substituto do pro­fessor. A escola, os alunos, todos interagem no processo didático, mas o professor quem pode melhor avaliar como e quando o conteúdo vai ser ensinado e é ele, portanto, quem pode decidir que instrumentos e recursos poderão fazer com que esse conteúdo seja interpretado e aprendido de maneira adequada e significa­tiva (2005, p. 38).

Zúgaro (1976), apud OSSANA et al. (1994) con­sidera que material didático auxiliar é todo elemento estranho à aula e às atividades cotidianas e habituais dos alunos, e que servem para complementar o pro­cesso de ensino/aprendizagem.

 

 

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Como se vê as tecnologias que estão inseridas no ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino superior em EAD tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento dos conhecimentos dos mesmos.

Atualmente as tecnologias são fundamentais para o ensino-aprendizagem, pois sem essas tecnologias em nossa atualidade e quase que impossível temos bons desenvolvimentos na formação dos alunos que fazem um curso superior em EAD, temos também uma avanço muito grande nessas modalidades de ensino tanto no ensino superior, como em outros cursos de qualificações, cursos técnicos e no ensino básico, além disso, os jovens estão cada vez mais familiarizados com as novas tecnologias o que facilitam a interação dos alunos com os professores orientadores.

Os professores da EAD têm que buscar uma interação maior dos estudantes para os cursos em EAD, pois se os alunos perceberem que estão sozinhos no desenvolvimento dos cursos acabam desanimados e por fim abandonado os cursos, o professor é peça fundamental na interação dos alunos nos cursos EAD, e para isso tem que esta sempre buscando meios de qualificações para o desenvolvimentos de novas metodologias de ensino para o curso em EAD.

Falta de interação é um dos desafios que as instituições com cursos EAD têm que buscarem formas de solucionar e isso se faz com aulas as quais os professores/ mediadores estejam mais presentes interagindo com os alunos e dessa forma eles podem construir conhecimento e terem motivação para fazerem o curso ao qual estão matriculados.

Por fim, concluímos que, a educação a distância tem ganhado espaços e tem crescido consideravelmente no Brasil e é essencial para qualificação e desenvolvimento profissional de muitas pessoas, além de oferecer a possibilidade de várias pessoas sem distinção de classe social conseguir uma formação de qualidade no ensino superior, pois com EAD todos tem acesso ao ensino superior e também que os professores ainda não estão familiarizados com as tecnologias e da maneira como trabalharem em cursos EAD.

 

6. REFERÊNCIA

ALMEIDA, M. E. B. Prática pedagógica e forma­ção de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. In: ______;

ALMENARA, J. C.; CEJUDO, M. del C. L.; PUENTE, A. P. Alfabetización digital: un estudio en la Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra. Disponível em: <http://tecnologiaedu.us.es/nweb/htm/pdf/dominicana.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2010.

ANTUNES. M. C. P. Educação e linguagem: lin­guagem digital e linguagem analógica. Disponível em <http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v4n9/v4n9_05.html>. Acesso em: 4 set. 2009.

 

BAUM, W. M. Compreender o behaviorismo: ciên­cia, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artes Médi­cas.

 

CORTELAZZO, I. B. Práticas pedagógicas, aprendi­zagem e avaliação em EaD. Curitiba: Ibpex, 2009.______. Colaboração, trabalho em equipe e as tecnologias de comunicação: relações de proxi­midade em cursos de pós‑graduação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universi­dade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.boaaula.com.br/iolanda/tese/ensinar.htm>. Acesso em: 4 set. 2009.

 

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

DYER, H. Education for the 70s. Theory to practice: 1965. n.4, o.10-23.

 

 Weinhardt, FAEL, Interação e TICs.

 

FAGUNDES, L. C. et al. Um Ambiente Virtual para apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Anais do XVISimpósio Brasi­leiro de Informática na Educação, 2005.

 

FAGUNDES, L. C.; MAÇADA, D.L.; SATO, L.S. Apren­dizes do Futuro: as Inovações Começaram. Coleção Informática para a Mudança na Educação – Ministério da Educação. Brasília: Estação Palavra, 1999.

 

MORÁN, J. M. Introdução das Tecnologias na Escola. Salto para o futuro. Brasília, 2008. Dis­ponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/livro/1sf.pdf>. Acesso em: 4 set. 2009.



[1] Graduado em Ciências da Natureza e Matemática com habilitação em Matemática pela UFMT, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior em EAD pela  FAEL – Faculdade Educacional da Lapa, cursos de qualificações  em Educação Especial, validação de geometria, Metodologia para sala de aula e gestão em sala de aula. Atua como professor de Matemática da rede pública do Estado de Mato,  e trabalho como voluntario em uma ONG, ministrando aulas de Ciências.  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.