DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NO ESPAÇO ESCOLAR
Roseli Kochenborger [1]
Clarice Aparecida de Mello Freitas[2]
Patricia Magalhães da Silva[3]
RESUMO
Apesar dos sintomas de preconceito racial manifestar-se na sociedade moderna, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Cabe a nós pedagogos tomar uma atitude visando mudar essa trajetória e minimizar essa realidade. Trazendo formas como conscientização aos alunos, por exemplo, o teatro. Busca-se através desta pesquisa um entendimento mais sucinto sobre o combate á violência e preconceito juvenil porque trabalha a formação do cidadão, e não podemos esquecer que a educação é o único processo capaz de gerar mudanças sociais e mudança social é o alvo, ou um dos alvos da escola, precisa agir afim de que essa mudança seja feita em nossa sociedade, e para melhor. A escola pode ser a porta de entrada para essa tarefa.
Palavras-chave: Discriminação. Preconceito. Convívio social.
ABSTRACT
Although symptoms of racial prejudice manifest in modern society, the only underlying cause of racial prejudice is ignorance. It is for us educators to take action aimed at changing this trend and minimize this reality. Bringing forms as awareness to students, for example, the theater. Search It is through this research a more succinct understanding of the fight against violence and juvenile prejudice because it works the training of citizens, and we must not forget that education is the only process capable of generating social change and social change is the target, or the school's targets, need to act in order that this change is made in our society, and for the better. The school may be the gateway to this task.
Keywords: Discrimination. Preconception. Social life.
INTRODUÇÃO
“Preconceito racial” _O que é isso? O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo mundo.
È diagnosticada pelos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio.
Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Cabe a nós pedagogos tomar uma atitude visando mudar essa trajetória e minimizar essa realidade.
Trazendo formas como conscientização aos alunos, por exemplo, o teatro.
A nosso ver a gestão escolar, por meio de atitudes e projetos envolventes oportuniza o combate á violência e preconceito juvenil porque trabalha a formação do cidadão, e não podemos esquecer que a educação é o único processo capaz de gerar mudanças sociais e mudança social é o alvo, ou um dos alvos da escola, precisa agir afim de que essa mudança seja feita em nossa sociedade, e para melhor. A escola pode ser a porta de entrada para essa tarefa.
DESENVOLVIMENTO
Nós enquanto pedagogos temos que minimizar essas atitudes preconceituosas, para que isso passe a ser algo do passado. Para que tal aconteça temos que realizar um trabalho de conscientização, com nossos alunos, orientando-os e realizando ações que os levem a se respeitarem, a serem solidários e tolerantes uns com os outros.
Uma boa atividade que pode ser desenvolvida é ao teatro, essa atividade pode ser trabalhada com alunos dos 2º ano do ensino fundamental, onde será desenvolvida uma peça teatral com 3 atos e 6 crianças, 4 brancas e1 negra as quais serão as figuras principais da peça.
A 6º criança será a mãe de uma delas. No 1º ato, as crianças brancas, na rua praticam o bullying com a negra e ela chora e vai embora.
No 2º ato, a criança negra encontra a mãe de uma delas caída no chão, pois sofreu um acidente de bicicleta e a ajuda, avisando o resgate, o qual a salva levando-a para o hospital.
No 3º ato a mãe acidentada, chama todas as crianças, agradece aquela que a salvou e mostra-lhes que o importante no ser humano não é a cor, da pele e sim as atitudes de solidariedade, respeito e tolerância que uma pessoa tem pela outra, pois ela poderia não ajudar por raiva da discriminação que avia sofrido, porém demonstrou que, o importante é amar, e respeitar o próximo.
Após a apresentação do teatro as crianças devem elaborar cartazes sobre o assunto para serem expostas na escola, mostrando para todos que não deve haver discriminação e preconceito no espaço escolar e na vida de cada um. Não podemos esquecer para que o pedagogo consiga bons resultados precisamos também que as famílias de nossos alunos compartilhem junto a nós para termos melhores, resultados sabem que trabalho em conjunto sempre da certo.
O pedagogo sabe ao pegar uma sala de aula ele vai encontrar alunos bons e também aqueles que são rebeldes, falta de educação, então tem que estar preparado para resolver os problemas que La encontrar, infelizmente no mundo que vivemos o preconceito sempre está em primeiro lugar, muitas vezes esse mal vem de muito cedo, as crianças já nasce preconceituosas, isso vem de berço e também onde os pais passam o preconceito aos filhos sem perceber, criança aprende com
muita facilidade em tudo.
“Tenho um exemplo de preconceito dentro de minha própria casa tenho um filho que está um pouco acima do peso e minha filha mais velha é muito magra e ela sempre chama o irmão de gordo, baleia, buchudo, isso é um, preconceito, ele sofre muito com essa situação”.
Mais o mundo é cheio de preconceitos vai ser difícil dizer que isto um dia não vai existir mais, temos que tentar minimizar através de exemplos e trabalhar para conscientizar nossos alunos. (A escola deve se tornar a escola da diversidade, da inclusão e da valorização do “eu” e do “nós”.
(A escola e nos pedagogos devemos promover o respeito nos relacionamentos sociais, para que a diversidade humana seja respeitada e valorizada).
CRONOGRAMA
ATIVIDADES |
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OUT
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Pesquisa do tema |
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Definição do tema |
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Pesquisa bibliográfica |
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Desenvolvimento das ações |
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Conclusão do PLANO DE AÇÃO |
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Entrega do PLANO DE AÇÃO |
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CONCLUSÃO
Apesar de nós pedagogos não conseguir resolver o problema do preconceito cabe a nós passar conhecimentos promover projetos e desenvolvimento na tentativa de minimizar o preconceito nas salas de aula. Como conclusão do meu trabalho foi colocar formas pedagógicas em forma de teatro para trabalhar os alunos em minimizar o ato de bullyng e o preconceito racial, acredita-se que o trabalho seja bom.
REFERÊNCIAS
Strecke Heidi comunicação e linguagem:pedagogia ll /Heidi Strecker.-São Paulo:Pearson prentice hall, 2010.
Fioravante-Tristão,Daniele Pedrosa Psicologia da educação ll/Daniele Pedrosa Fioravante –Tristão.-São Paulo:person education do Brasil,2010.
Costa, Vilze Vidotte O trabalho do pedagogo nos espaços educativos: pedagogia/ Vilze Vidotte Costa. –São Paulo: person prentice haull, 2009.
Silva, Samira Fayez Kfouri da À ação docente e a divercidade humana: pedagogia/ Samira Fayez Kfouri da Silva, Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Zuleika Aparecida Claro piassa.-São Paulo: person education do Brasil, 2010.